Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 23/01/2007 - 19h39min
Cerutti surpreende Feito Craque
Domingo, no Hipódromo da Gávea, foi realizado o GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (GIII), para produtos de 3 anos e mais idade, em 2.000 metros, areia.
Quando da vitória de Feito Craque na Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos, corrida em outubro do ano passado, registrei que não fora normal o quinto lugar obtido por CERUTTI (Ghadeer e Arbulus, por Liloy). Agora, voltando a correr como em seus melhores dias, conseguiu expressivo triunfo, reafirmando ser muito bom arenático. Derrotou, por pescoço, mas com firmeza, o citado FEITO CRAQUE (Ski Champ), de 5 anos, portanto um ano mais novo. Em terceiro, afastado, BRAGIO (Ghadeer), de 4 anos, completando o marcador, longe, OVO FRITO (Vettori) e DANVIN (Vuarnet), ambos de 3. Não corresponderam Kalibanos e Quiz Show.
Cerutti, criação da Fazenda Mondesir e propriedade do Stud Premiere, é treinado por Leonardo José dos Reis e foi dirigido por Tiago Josué Pereira. Tempo sofrível, na pista leve: 2Â’06”58.
O ganhador é irmão materno, entre outros, de Aviación e Persane, ganhadoras de prova de grupo. Foi a oitava vitória, quarta clássica, segunda de grupo, em 24 atuações no Rio, São Paulo e Paraná.
Naco Corunilha: fácil triunfo
Sábado, no Hipódromo da Gávea, aconteceu a Prova Especial Odyr do Coutto, para potros de 2 anos, em 1.000 metros, grama. O páreo recebeu sete inscrições.
A vitória ficou com NACO CORUNILHA (American Gipsy e Guiada, por Mani Boy), um dos cinco estreantes. Mandou sempre na carreira e, no disco, tinha aproximadamente quatro corpos sobre outro inédito, EL BACANAL (Roi Normand). Mostrou superioridade. Afastados, completaram o marcador BUD GUY (Public Purse), o já corrido MCKEY MCKEENA (Monsieur Renoir) e PLATA Y PLATA (Golden Voyager).
Naco Corunilha, criação do Haras Corunilha e propriedade do Stud Eternamente Rio, foi pilotado por Acedenir Gulart e é treinado por Luiz Esteves. Tempo bom para as condições da pista, que estava macia: 56”73.
Celtic Princess vence com firmeza
Ainda no sábado, no Hipódromo da Gávea, as potrancas da nova geração também tiveram, a exemplo dos potros, seu primeiro compromisso clássico, a Prova Especial Cidade de Teresópolis, igualmente em 1.000 metros e na grama.
Dominaram a carreira CELTIC PRINCESS (Public Purse e Exotic Dinner, por Formal Dinner) e RUSSIAN GIPSY (American Gipsy), com vantagem de um corpo para a primeira, que dominou a outra no final. Completando o marcador, longe, MELANITA (Baligh), GRACIOUS SOLA (Sagamix) e ELAVEMCHEGANDO (Round Hill). Das cinco, só Melanita já correra.
Celtic Princess, criação e propriedade da Coudelaria Jéssica, teve a condução de Tiago Josué Pereira e é treinada por Dulcino Guignoni. Tempo, na pista macia, 56”67, melhor que o dos potros.
Avaliação da provas clássicas
O GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (GIII) teve campo razoável para uma prova de Grupo III. Dos sete concorrentes, um tinha vitória em prova de Grupo II, um em Grupo III e um em Prova Especial. Infelizmente, é a nova realidade das corridas no Brasil. Os melhores, ao menor sinal de qualidade, são exportados e os clássicos ficam restritos aos que sobraram.
Próximas atrações
São Paulo
No feriado de quinta–feira, no Hipódromo Paulistano, serão corridos o tradicionalíssimo GP 25 de Janeiro (GII), em 2.000 metros, para éguas de 3 anos e mais idade, e o GP Presidente do Jockey Club (GIII), milha para produtos de 3 anos e mais. Ambos na areia.
No sábado, acontecerá o Clássico Luiz Alves de Almeida (L), para potrancas de 2 anos, em 1.000 metros, grama.
Rio de Janeiro
Domingo, no Hipódromo da Gávea, será realizado o Clássico Jockey Club de Minas Gerais–Taça Presidente Tancredo Neves (L), em 1.200 metros, areia.
[ Escolher outro colunista ]
|