![](http://www.raialeve.com.br/images/apoio01.gif)
![](http://www.raialeve.com.br/images/banner/Banner-Pegasus-Brasil-2024.gif)
![](http://www.raialeve.com.br/images/apoio01.gif)
![](http://www.raialeve.com.br/images/tit_colunas.gif)
Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 09/01/2007 - 18h22min
Frisson Portenho: batismo clássico
Sábado, no Hipódromo da Gávea, dando início à temporada clássica carioca, foi realizado o Clássico Verão (L), para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.600 metros, areia.
Causou boa impressão o êxito de FRISSON PORTENHO (Missionary e Light Wave, por Candy Stripes), de 4 anos. Ganhou fácil, por quarto corpos, deixando em segundo e terceiro, separados por meio corpo, o 3 anos VIDEO ECO (Choctaw Ridge) e o 7 anos MARTINO (New Colony). Um pouco afastados, DECLÍNIO (Patio de Naranjos), de 5 anos, e o favorito PREMIER PLAN (Dodge), um ano mais novo, completaram o marcador. Official Dodge correu pouco e Golden Mountain parece não ser mais o mesmo.
Frisson Portenho, criação do Haras Santarém e propriedade do Stud Matute, teve a condução de Alex Mota e foi apresentado por Oswaldo Ulloa Neto. Tempo fraco: 1Â’39”69, na pista macia. Foi a quinta vitória, primeira clássica, em 17 apresentações
Classic Rápida vence e convence
Também no Hipódromo da Gávea, mas no domingo, foi corrida a Prova Especial Fernando Ramos Lemgruber, em 1.400 metros, areia, para éguas de 3 anos e mais.
Levou a melhor, com facilidade, CLASSIC RÁPIDA (Dodge e Classic Halo, por Southern Halo). Deixou a mais de seis corpos a favorita LIRA DA GUANABARA (Pitu da Guanabara), que terminou, por sua vez, cinco à frente de REINE BARDOT (Rainbow Corner). Como se pode observar, domínio absoluto das duas primeiras. A seguir, LADY BETONA (Spring Halo) e PARTE BOA (Patio de Naranjos). Das cinco, só a quarta tem 5 anos. As outras, 3.
Classic Rápida, criação do Haras Campestre e propriedade do Stud São Francisco da Serra, foi dirigida por Gilvan Guimarães e apresentada por Carlos Rodrigues. Tempo excelente na pista macia: 1Â’25”58. Foi a terceira vitória, primeira clássica, em oito atuações.
Novo show de Regenerada
Sábado, no Hipódromo Paulistano, aconteceu a Prova Especial Eleutério Prado, para potrancas de 2 anos, com cinco inéditas entre as 12 inscritas.
Uma das já corridas, REGENERADA (American Gipsy e Breaking, por Black Tie Affair), que vencera na estréia, voltou a dar exibição impressionante, mantendo a invencibilidade. Deixou, a aproximadamente oito corpos, PEROBA ROSA (Gregoriano), mostrando ser puro–sangue para exportação, não exatamente pela vitória, mas sim pelo estilo. Em terceiro, agarrada, animando, a estreante BOLINHA (Astor Place), completando o marcador, também perto da segunda, BIBICOTA (Music Prospector) e CHENIN BLANC (Midnight Tiger).
Regenerada, criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Alvarenga, teve José Aparecido como piloto e é treinada por Estanislau Petrochinski. Por causa das chuvas, a carreira foi transferida para a areia, que estava encharcada, e corrida em 1.100 metros, percorridos em 1Â’06”410. Um bom tempo.
Tum Tum Tum em final emocionante
Também no Hipódromo Paulistano, mas no domingo, foi realizada a Prova Especial Rafael de Barros Filho, onde três inscritos já corridos enfrentaram outros tantos inéditos. O páreo foi transferido para a areia e 1.100 metros.
Reservado a produtos de 2 anos (nenhuma fêmea foi inscrita), foi vencido por TUM TUM TUM (Public Purse e Estacion, por Music Prospector) que, como se diz em linguagem turfística, matou o estreante HUMAN FANTASY (Blade Prospector) em cima do disco. Chegaram aproximadamente três corpos à frente de VILLA–LOBOS (A Good Reason), que na areia não demonstrou a mesma elasticidade exibida na grama. Longe, completando o marcador, GÁLIO (Dodge) e TALLYRAND (Ghadeer). Tum Tum Tum, criação do Haras Fazenda Caporanga, pertence, assim como o terceiro colocado, Villa–Lobos, ao próprio treinador, Sérgio Garcia Dorneles, e foi dirigido por Vagner Leal. Foi a primeira vitória, na segunda atuação. Tempo na pista macia: 1Â’07”113.
Avaliação das provas clássicas
O Clássico Verão, Listed Race, em sua versão 2007, apresentou campo que fez jus à classificação pelas inscrições dos velhos Golden Mountain e Martino, ganhadores de Grupo III, e de Premier Plan, ganhador de Listed Race.
Próximas atrações
Rio de Janeiro
Sábado, no Hipódromo da Gávea, será realizado o GP Roger Guedon (GIII), em 1.600 metros, grama, que tem a função de dar às 3 anos oportunidade de testarem seu potencial visando à primeira prova da Tríplice Coroa de potrancas, indevidamente chamada de Tríplice Coroa de éguas.
Domingo, no GP José Buarque de Macedo (GIII), em 1.600 metros, grama, será a vez de potros de 3 anos mostrarem se têm condições de ser inscritos na primeira prova da Tríplice Coroa de produtos.
São Paulo
Sábado, no Hipódromo Paulistano, será corrido o Clássico Presidente João Tobias de Aguiar (L) em 1.200 metros, areia, mais uma prova clássica para as privilegiadas éguas.
![](http://www.raialeve.com.br/images/div02.gif)
[ Escolher outro colunista ]
![](http://www.raialeve.com.br/images/div02.gif)
![](http://www.raialeve.com.br/images/apoio01.gif)
|