Colunista:
Fino Trato – Flightline 17/11/2022 - 10h49min
FINO TRATO
FLIGHTLINE
I – INTRODUÇÃO
Desde a década de 70, quando fomos abençoados ao assistir a majestosa Campanha nas pistas do fenomenal SECRETARIAT, não havia surgido um Puro Sangue Inglês (PSI) que nos empolgasse, através de memoráveis exibições que tive o privilégio de assistir.
Passaram 52 anos para que eu voltasse a ter o mesmo privilégio de assistir às diferenciadas performances de mais um fenômeno das pistas de Corrida, sob o nome de FLIGHTLINE, que acabou fazendo parte do seleto Grupo de Históricos Fenômenos nas pistas, ou seja, MAN O’WAR (1917), SECRETARIAT (1970) e agora, FLIGHTLINE (2018), todos nascidos e corridos nos USA!
Não estou levando em consideração os diferenciados PSI que atuaram na Europa e em outros países que apresentem um Turfe desenvolvido!
II – FENÓTIPO
FLIGHTLINE
Antes de entrar no objetivo primordial deste Artigo, abordagem de Aspectos relevantes da Genética de FLIGHTLINE, não poderia deixar de assinalar alguns aspectos de sua Conformação Física (Fenótipo) que possibilitou sua fantástica Campanha nas pistas, materializando seu excelente potencial Genético!
Pelo que pude avaliar através de Fotos e Vídeos, trata–se de um PSI de Porte avantajado refletido em sua expressiva Altura, Musculatura poderosa, pesando cerca de 530 kg, tipo Esbelto, dono de marcante Equilíbrio de seus Conjuntos Físicos, notadamente do importante Conjunto Cabeça / Pescoço.
Nas pistas apresentou uma exuberante Mecânica de Movimentos, predicado primordial para seu extraordinário desempenho nas pistas de Corrida!
III – ASPECTOS da GENÉTICA
O campo de observação para elaboração do Artigo será o Genótipo de FLIGHTLINE, refletido no seu Pedigree de 6ª Geração que, por sua extensão, não é possível imprimir no espaço disponível para a elaboração do Artigo!
O primeiro Aspecto primordial a ser ressaltado, refere–se à afinidade entre os dois Alinhamentos Básicos de seu Pedigree ou seja, a "High Line" (HL) – Linha Alta Masculina Paterna do Reprodutor (TAPIT) e a "Middle Line" (ML) – Linha Intermediária Masculina do Avô Materno (INDIAN CHARLIE), evidenciando que ambas "bloodlines" da qual fazem parte, são pontuadas pelo mesmo Reprodutor, o fenomenal NASRULLAH, como demonstrado a seguir:
(HL) – TAPIT (Pai) – PULPIT – A.P.INDY – SEATTLE SLEW – BOLD REASONING –
BOLDNESIAN – BOLD RULER – NASRULLAH
TAPIT
(ML) – INDIAN CHARLIE (Avô Materno) – IN EXCESS – SIBERIAN EXPRESS – CARO –
FORTINO – GREY SOVEREIGN – NASRULLAH
INDIAN CHARLIE
A afinidade acima da média entre Reprodutor e Avô Materno é conhecido como "nick", no caso em pauta, trata–se de um "nick" natural, por se tratar do mesmo Reprodutor, o Temperamental e Fenomenal NASRULLAH!
NASRULLAH
NARULLAH (1940) é Filho de NEARCO (1935) que, em meu julgamento, se trata do mais importante e influente Reprodutor da Criação mundial do PSI, nos últimos 80 anos!
Além disso, NASRULLAH foi fortemente influenciado por seu Segmento Materno, pois sua Mãe, a Tordilha MUMTAZ BEGUM (1932), é Filha da mais influente das Matrizes da Criação mundial do PSI, ou seja, a fabulosa Tordilha MUMTAZ MAHAL (1921) ("The Flying Filly – A Potranca Voadora), até hoje considerada como o PSI mais veloz que já pisou em pistas europeias, sendo Filha do também Tordilho, o icônico, símbolo maior da Velocidade, THE TETRARCH (1911)!
THE TETRARCH
MUMTAZ MAHAL
Observo ainda, que o Tordilho TAPIT (2001) (Pai de FLIGHTLINE – 2018), em meu julgamento, é o mais importante e diferenciado Reprodutor da atualidade do Turfe mundial, sobretudo da Criação dos USA, não só da atualidade, como um dos mais importantes de todos os tempos, a nível mundial!
A Pelagem Tordilha de TAPIT foi herdada pela sequência de suas nove (9) Mães, todas Tordilhas, culminando com sua Mãe, a Tordilha TAP YOUR HEELS (1996), devendo ser enfatizado que uma sequência sem interrupções de Mães Tordilhas é o predicado mais decisivo e importante para elevar a Qualidade de um PSI, tanto para as pistas de Corrida, quanto para a sua posterior atuação na Criação do PSI!
A sequência das nove (9) Mães Tordilhas de TAPIT, teve início com a Tordilha SILVER BEAUTY (1928), Filha do Tordilho STEFAN THE GREAT (1916), cujo Pai era THE TETRARCH!
O terceiro Alinhamento Básico de FLIGHTLINE, reporta–se à sua "Bottom Line" (BL) – Linha Baixa, delineada pela sequência de suas Mães, pois FEATHERED (Mãe de FLIGHTLINE) pertence à Família Materna 20–b, pontuada por ESCALADE (F.C. – 1846) por TOUCHSTONE, destacado Reprodutor do passado.
FEATHERED (2012), apesar da Pelagem Castanha, apresenta em sua (HL), Linha Alta Masculina de INDIAN CHARLIE (Avô Materno de FLIGHTLINE), uma sequência de Reprodutores, como vimos anteriormente, com a presença de quatro (4) Reprodutores portadores de Pelagem Tordilha, ou seja, SIBERIAN EXPRESS (Avô Paterno de INDIAN CHARLIE), Filho do excelente Racehorse e Reprodutor, o Tordilho CARO, por sua vez, Filho do também Tordilho FORTINO, Filho do igualmente Tordilho, GREY SOVEREIGN, excelente Racehorse, e fortemente Temperamental, GREY SOVEREIGN, extraordinário Reprodutor, Filho do também Temperamental NASRULLAH, que era Castanho!
O Quadro de Duplicações em seus Ancestrais, evidenciado por seu Pedigree de 6ª Geração de FLIGHTLINE, assinala os seguintes "linebreedings:
1 – SECRETARIAT (5 X 6), Filho de BOLD RULER, um dos destacados Reprodutores da Criação do PSI dos USA, Filho de NASRULLAH!
SECRETARIAT (1970), tem um enorme contingente de experts no PSI que defendem sua condição de melhor PSI criado nos USA, pelo menos, até os dias de hoje, mas já com defensores de que FLIGHTLINE esteja, pelo menos, no mesmo patamar de SECRETARIAT!
SECRETARIAT
2 – NASHUA (1952) (6 X 6 X 6), Filho direto de NASRULLAH, considerado como o seu melhor Filho, tanto nas pistas, quanto no Haras, dotado de excepcional padrão de Velocidade que, por sua tríplice participação, certamente exerceu grande influência para o extraordinário desempenho de FLIGHTLINE nas pistas, onde ficou invicto.
NASHUA
3 – Mr PROSPECTOR (1970) (4 X 5 X 5), com tripla participação, um dos mais influentes e importantes Reprodutores da Criação Mundial do PSI da atualidade que, por seu Segmento Paterno, seu Pai, RAISE A NATIVE (5 X 6 X 6 X 6), foi um notável "sprinter" invicto em suas quatro (4) Apresentações, dotado de um alto padrão de Velocidade típica para os Velocistas ("sprinters").
RAISE A NATIVE era Filho do Tordilho NATIVE DANCER, excepcional Racehorse e Reprodutor, que recebeu sua Pelagem Tordilha da sequência de suas quatro (4) Mães, todas elas Tordilhas, culminando com sua 4ª Mãe, a Tordilha LA GRISETTE, Filha do Tordilho ROI HERODE, Pai de THE TETRARCH!
Pelo Segmento Materno de Mr PROSPECTOR, seu Avô Materno foi o veloz NASHUA (6 X 6 X 6), como vimos acima, com destacada Campanha nas pistas, que se caracterizou como um dos mais autênticos ícones da Velocidade Elástica, em conformidade com a mesma característica primordial de NASRULLAH, possivelmente o maior ícone desta característica de fundamental importância para um PSI.
Mr PROSPECTOR
RAISE A NATIVE
4 – NORTHERN DANCER (1961) (5 X 6 X 6), o quinto e último Ancestral duplicado do Quadro de Duplicações exibido pelo Pedigree de 6ª Geração de FLIGHTLINE, sendo que, atualmente, é o Reprodutor mais importante, influente e requisitado pelos Criadores, a nível mundial da Criação do PSI, sendo seus Descendentes Machos, em grande número, os mais adotados para a realização de Cruzamentos, no âmbito da Criação mundial do PSI, a partir da década de 70!
Seu Pai, NEARCTIC, foi destacado "sprinter" no Canadá, Filho do fundamental NEARCO!
O Segmento Materno de NORTHERN DANCER contempla, como seu Avô Materno, o excepcional NATIVE DANCER, Tordilho fortemente influenciado por ROI HERODE, Pai de THE TETRARCH !
O 2º Avô Materno de NORTHERN DANCER, foi o excelente Tordilho, MAHMOUD, cuja Mãe, a Tordilha MAH MAHAL, era Filha da fenomenal Tordilha MUMTAZ MAHAL, como vimos anteriormente, o maior fenômeno da Velocidade de todos os tempos que, Filha do não menos fenomenal, THE TETRARCH.
O 3º Avô Materno de NORTHERN DANCER, PEACE CHANCE, tinha como Mãe, a Tordilha PEACE, Filha do Tordilho STEFAN THE GREAT, como já vimos, Filho de THE TETRARCH!
NORTHERN DANCER
IV – CONCLUSÃO
Desta forma, pode–se concluir, do que foi acima detalhado e explicado, que FLIGHTLINE reuniu Ancestrais, Machos e Fêmeas, que possibilitaram que viesse exibir nas pistas de Corrida, Stamina e, sobretudo, Velocidade, bem acima do usualmente percebido nas pistas, não só para Velocidade típica de "sprinters", mas também, a considerada Velocidade Elástica, que expressa um alto padrão de Velocidade em distâncias mais alentadas, no caso, com Alcance Estamínico sintonizado nos 2000 m na pista de Areia ou Sintética!
Além disso, os Ancestrais duplicados no âmbito do Pedigree de 6ª Geração de FLIGHTLINE, ou seja, SECRETARIAT, NASHUA, RAISE A NATIVE, Mr PROSPECTOR e NORTHERN DANCER que, embora todos eles, apresentassem Pelagem Alazã e Castanha, foram fortemente influenciados pelo fenomenal Reprodutor Tordilho, THE TETRARCH e sua fenomenal Filha MUMTAZ MAHAL, também Tordilha, e pelo excepcional Racehorse e Reprodutor Tordilho, NATIVE DANCER!
Essas peculiaridades exibidas por FLIGHTLINE, sem margem para dúvidas foram herdadas do "blend" (mistura) das características recebidas, primordialmente, de NASRULLAH e THE TETRARCH, ambos ícones da Velocidade Elástica e da Velocidade típica de "sprinters", em sua maior expressão e, ainda que NASRULLAH seja portador da Pelagem Castanha, recebeu forte e decisiva influência da Pelagem Tordilha de THE TETRARCH e sua prodigiosa Filha, MUMTAZ MAHAL!
FIM
Autor: Orlando Lima
Data: 15 de novembro de 2022
Email: omlimapsi@gmail.com
[ Escolher outro colunista ]
|