Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 29/11/2006 - 00h01min
Ontemhojeesempre: vitória firme
Domingo, no Hipódromo da Gávea, foi corrido o GP Mariano Procópio (GIII), em 1.600 metros, para fêmeas de 3 anos, que serviu ao interesse de muitos proprietários (no caso, 14). Dos clássicos programados para a areia, foi um dos mais interessantes, pois dele constavam algumas potrancas promissoras.
ONTEMHOJEESEMPRE (Vettori e Mistletoe and Ivy, por Danzatore), uma das mais apostadas, obteve a vitória, e de maneira autoritária. Como já tem boa figuração na grama, deve ser vista como forte nome para a Tríplice Coroa de potrancas, ano que vem. Na dupla, a mais de dois corpos, mas em boa atuação, QUE FUERZA (Wild Event), que deixou em terceiro e quarto, separadas por pequena diferença, FANTASIA DO SUL (Notation) e QUEIJADA (Jules), completando o marcador SUPER ELETRIC (Choctaw Ridge). Em sexto, Reine Bardot, e em sétimo, Harmony of Cord. Da primeira à sétima, cinco corpos.
Ontemhojeesempre, criação e propriedade do Stud TNT, é treinada por Eduardo Garcia e teve a condução de Tiago Josué Pereira. Tempo na pista leve: 1Â’39”15. Foi a segunda vitória, primeira clássica, em seis apresentações.
A linha materna da ganhadora é excelente. Sua quarta mãe é a famosa Pocahontas (Roman), que produziu, entre outros, Tom Rolfe e Chieftain, sendo ascendente, ainda, de Alzao e Baligh, todos grandes reprodutores.
Dear–Est, em bonito final
Também no Hipódromo da Gávea, mas no sábado, aconteceu a Prova Especial Raphael de Souza Paiva, grama, sem sentido desde que passou a ser disputado após o Derby Paulista. Nenhum potro de 3 anos precisa conhecer agora a distância de 2.400 metros, considerando–se que o GP Cruzeiro do Sul só será realizado daqui a cinco meses. Poderia ser programado para fevereiro ou março, quando, então, seria mais útil.
A vitória, firme, ficou com DEAR–EST (Fantastic Dancer e Daisy Vase, por Fast Gold), que deixou em bom segundo, a um corpo, LEROIDESROIS (Roi Normand). OMG e OUTRO DESEJADO, filhos de Vettori, e MIND YOUR BUSINESS (Blush Rambler) completaram o marcador.
Dear–Est, criação do Haras San Francesco e propriedade do Stud Bucarest, foi pilotado por Rodrigo Salgado e é treinado por Christiano Oliveira. Assinalou 2Â’29”43, na grama leve, com cerca móvel.
Sua avó materna, Dorchester Queen, foi ganhadora clássica e é irmã inteira de Glorious Force (GPs Diana e José Guathemozin Nogueira) e materna de Fasing Tipton, ganhador de Grupo III. American Style: outro show
No sábado, no Hipódromo Paulistano, em Cidade Jardim, foi realizada, pela primeira vez, a Prova Especial Itamaraty, para produtos de 3 anos e mais.
A carreira serviu para comprovar que os turfistas estão diante de um exemplar de exceção. Refiro–me ao 3 anos AMERICAN STYLE (First American e Viva–Vida, por Exile King). Ganhou a galope, simplesmente esmagando os rivais, que fizeram um páreo à parte. RAINBOW DANCER (Shudanz), de 4 anos, a quase oito corpos, formou a dupla. Completaram o marcador PEGADOR (Fast Gold), de 7, NICE BET (Dubai Dust), de 4, e BASTÃO DE OURO (Blade Prospector), de 3. Nice Bet, que vencera de atropelada, na última, desta vez correu brigando pela ponta.
American Style, criação do Haras Vale Verde e propriedade de Renê Eduardo Hotz, teve a direção de João Moreira e é treinado por Alexandre Garcia Saldanha Correa. A milha, na areia molhada, foi percorrida em 1Â’35”041, tempo muito bom.
Knightsbridge vence de ponta a ponta
Ainda no sábado, em Cidade Jardim, outra nova carreira do calendário clássico, a Prova Especial Corpo Consular, em 2.000 metros, areia, para éguas de 3 anos e mais idade, que recebeu apenas cinco inscrições.
Resultado absolutamente normal, pois as únicas candidatas com credenciais prevaleceram. KNIGHTSBRIDGE (Yagli e All American, por Midnight Tiger) foi para a ponta e não mais se deixou alcançar, ainda que SPARKLING GOLD (First American) descontasse muito. Meio corpo separou–as. As demais chegaram distanciadas. Em terceiro e quarto, ARABESQUE (First American) e XODO RIDGE (Dr.Carter), e em quinto e último, a quase 20 corpos da ganhadora, LOVE IN AMERICA (First American), logicamente, ganhando prêmio e status clássico (!). A primeira, a segunda e a última têm 4 anos, enquanto Arabesque é um ano mais nova, e Xodo Ridge, a mais velha, tem 5.
Knightsbridge, criação e propriedade do Stud Friends 4 Ever, aos cuidados de Antônio Luiz Cintra, foi pilotada por Vagner Leal e assinalou 2Â’05”886, na pista molhada, tempo fraco.
Smashing: vitória facílima em prova fraca
Domingo, 26, foi o dia escolhido para a primeira realização da Prova Especial Cacique Negro, em 2.800 metros, grama, para produtos de 3 anos, com apenas cinco inscrições.
De ponta a ponta, e facilmente, venceu SMASHING (Trempolino e Shinning Candy, por Candy Stripes). A carreira não merece maiores comentários, pois seu campo era muito fraco. Para comprovar esta afirmação, basta dizer que FÉVIRTUDE (Clackson), que formou a dupla, em sete apresentações ainda não conseguiu vencer. Completaram o marcador, muito longe do vencedor, LORD OF TIJUCAS e QUERIDO PAMPA, irmãos paternos do segundo colocado, e a 42 corpos, LOT OF CLASS (Ski Champ). Este, agora, é cavalo clássico!
Smashing, criação e propriedade da Agro Pastoril Tibagi Ltda., foi pilotado por Antônio Queiroz e é treinado por Antônio Flório Barbosa. Tempo na pista pesada com cerca móvel: 3Â’05”114, pior que o de Somague em um pesos especiais, realizado dois páreos depois.
Próximas atrações
São Paulo
Sábado, no Jockey Club de São Paulo, teremos a realização do GP Presidente José Bonifácio Coutinho Nogueira (GII), para éguas de 3 anos e mais idade. Hurry Up, Nayara Gold e Queen Maud são as melhores, seguidas de Chanel Dawi, Northern Snow e Ivaneza.
Sábado, também, acontecerá a Prova Especial Almirante Joaquim Marques de Lisboa–Marquês de Tamandaré, para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.200 metros, areia, atendendo à necessidade de seis proprietários.
Em 800 metros, na grama, destaca–se, domingo, a Prova Especial Super Precoce – Potrancas, para 2 anos.
Rio de Janeiro
Semana razoável no Rio. Sábado será realizado o GP Frederico Lundgren (GIII), em 1.600 metros, primeiro teste real para o GP Estado do Rio de Janeiro (GI), primeira prova da Tríplice Coroa carioca, por ser na grama e para potros e potrancas. O equilíbrio é a tônica, mas Fala Mansa, Tareco, Ivoire e Al–Burak parecem ter destaque. Do mesmo programa consta a Prova Especial Mossoró, em 1.400 metros, areia, para produtos de 3 anos e mais idade.
Sábado será corrido o Clássico Dia da Justiça, na distância de 1.000 metros, grama, para produtos de 3 anos e mais idade. Destacam–se amplamente Nativo da Fronteira e Grená, seguidos de Super Duda.
[ Escolher outro colunista ]
|