Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago

Nosso Sentimento - Stud Hulk

Power Up - Haras Figueira do Lago









Colunista:

Fino Trato – Royal Ascot 2018 – Parte 5
30/08/2018 - 14h22min

FINO TRATO

ROYAL ASCOT 2018

PARTE 5


IV – CONSOLIDAÇÃO / CONCLUSÃO

O OBJETIVO desta Parte 5, foi o de estabelecer um Balanço dos aspectos primordiais abordados durante a ANÁLISE dos GENÓTIPOS de cada um dos três primeiros colocados nas oito Provas de Grupo 1 que integraram o Programa de Provas Clássicas do ROYAL ASCOT MEETING de 2018!

A Consolidação a que me referi no título desta Parte 5, será trabalhada para a formulação de parâmetros que possam indicar a tendência da Configuração Genética (Genótipo) que está predominando, no âmbito da Criação do Puro Sangue Inglês (PSI), na Europa, primordialmente, nestes últimos 10 anos do século 21!

Não tenho dúvida que a Análise dos Genótipos dos três primeiros colocados em cada uma destas oito Provas de Grupo 1, dará uma indicação segura da tendência da Criação europeia do PSI da atualidade!

Serão 24 observações para cada um dos parâmetros que selecionei a partir da Origem do PSI (Estirpe) e seguindo a ordem natural da sequência delineada pela continuidade pautada pela Dinastia, Linhagem de Referência, “Bloodline” e respectivos Alinhamentos, cada Fase destas, pontuada pela presença de notáveis Reprodutores que, expressivamente, transmitiram suas primordiais Características Genéticas a seus Descendentes!


IV.1 – ESTIRPE

Representa a origem histórica do PSI que, usualmente, aponta para três Reprodutores responsáveis por esta origem, ou seja, os Fundadores da Raça Equina conhecida como Puro Sangue Inglês (PSI), ou seja, BYERLEY TURK (Castanho Escuro, nascido em 1680), DARLEY ARABIAN (Castanho, nascido em 1700) e GODOLPHIN ARABIAN (Castanho, nascido em 1724)!

BYERLEY TURK

 

DARLEY ARABIAN

GODOLPHIN ARABIAN  

Acrescentei um quarto Reprodutor como Fundador do PSI, ou seja, ALCOCKS ARABIAN (Tordilho, nascido em 1712), Reprodutor que tive oportunidade de demonstrar em um dos meus Artigos mais importantes, sobre a origem do PSI de pelagem Tordilha, fato este devidamente comprovado cientificamente, cerca de um ano depois de meu Artigo para a ANPC, pela Animal Health Trust de Londres!

ALCOCKS ARABIAN 

Deve ser observado que, se comparado com os três Fundadores reconhecidos historicamente, no que se reporta à sua origem genética, e por se tratar de um Garanhão Árabe Branco, da estirpe ASIL, considerada como a mais nobre entre os Garanhões Árabes Brancos, podemos avaliar que ALCOCKS ARABIAN é o de melhor Qualificação Genética!

Resumindo: Todo PSI TORDILHO, até os dias atuais, descende de ALCOCKS ARABIAN, o que me fez agregar este Reprodutor, como o quarto Fundador da Raça Equina conhecida como Puro Sangue Inglês (PSI)!

Reprodutores Tordilhos que perpetuaram a continuidade desta Estirpe Tordilha do PSI, até os dias atuais, foram, respectivamente, ROI HERODE, Tordilho francês, nascido em 1904, e seu Filho, THE TETRARCH, fenomenal “Racehorse” e Reprodutor Tordilho, nascido na Irlanda em 1911!

Lamentavelmente, devo observar que, dentre os 24 PSI que se colocaram nos três primeiros lugares destas oito Provas de Grupo 1, nenhum deles descende pelo Alinhamento Masculino Paterno (HL), das Estirpes originadas por BYERLEY TURK (1680) e por GODOLPHIN ARABIAN (1724)!

Assim sendo, entre os 24 PSI colocados nos três primeiros lugares destas oito Provas, no que se reporta à suas respectivas ESTIRPES, 19 (79%) descendem da Estirpe pontuada por DARLEY ARABIAN (1700), enquanto apenas 5 (21%) descendem da Estirpe pontuada pelo Tordilho ALCOCKS ARABIAN (1712)! 

DARLEY ARABIAN

ALCOCKS ARABIAN

Apesar de estarmos tratando de Genética, reconhecida por sua inequívoca vocação para a Imprevisibilidade, julgo que estamos muito próximos da extinção, pelo Alinhamento Masculino Paterno (HL do Pedigree) das Estirpes pontuadas por BYERLEY TURK e  GODOLPHIN ARABIAN, dos quais foram Descendentes importantes Reprodutores que participaram ativamente da construção histórica do PSI, tal qual conhecemos atualmente!


IV.2 – DINASTIAS

Em sequência pelo Alinhamento Masculino Paterno (HL do Pedigree) dos Reprodutores que pontuaram as Estirpes acima assinaladas, representadas por Reprodutores que se destacaram tanto nas Pistas, quanto e principalmente na Reprodução, chegamos ao que convencionei chamar de DINASTIAS, que contribuíram decisivamente para fixar o Fenótipo (Perfil Físico) do PSI, basicamente, tal como o reconhecemos, sob o ponto de vista Físico, nos tempos modernos e atuais do Turfe!

Dando sequência às Estirpes, das quatro Dinastias que forjaram o PSI, apenas duas delas, no que se relaciona ao Alinhamento Masculino Paterno (HL) dos respectivos Genótipos dos 24 animais em foco, lograram estar representadas por Reprodutores que  se destacaram, tanto nas pistas, quanto na Reprodução! !

Pela Estirpe derivada de DARLEY ARABIAN (1700), tivemos o excepcional “Racehorse” e fenomenal Reprodutor, ECLIPSE, alazão nascido na Inglaterra em 1764, Tri Neto de DARLEY ARABIAN, portador de um defeito físico conhecido como “cavalo selado”, defeito este comprovado visualmente, porque seu esqueleto está preservado num Museu na Inglaterra!

Este defeito impediu que ECLIPSE viesse a ter uma Campanha normal nas pistas de corrida e ele só veio a estrear aos 5 anos, permanecendo invicto nas pistas nas 18 corridas das quais veio a participar!

ECLIPSE 

Pela Estirpe derivada de ALCOCKS ARABIAN (1712), tivemos o excelente “Racehorse” vencedor de 5 Corridas, entre as quais a importante Royal Plate de 100 Guineas, extraordinário Reprodutor, CRAB (1922), tordilho nascido na Inglaterra em 1722, Filho direto de ALCOCKS ARABIAN, precursor, como visto anteriormente, do PSI Tordilho, tal como o conhecemos atualmente!

CRAB

Seguindo, naturalmente, a mesma tendência das Estirpes, como não poderia deixar de ser, dos 24 animais que se colocaram nas três primeiras colocações destas oito Provas de Grupo1, 19 (79%) descendem da Dinastia pontuada por ECLIPSE, enquanto os 5 (21%) restantes, pertencem à Dinastia pontuada por CRAB!


IV.3 – LINHAGEM de REFERÊNCIA

Dando sequência às Dinastias, chegamos, pelo Alinhamentos Masculino Paterno (HL), às LINHAGENS de REFERÊNCIA pontuadas, também, por Reprodutores que se destacaram tanto nas Pistas de Corrida, mas sobretudo no exercício de sua função Reprodutiva, e participam dos Genótipos dos 24 PSI em foco!

A Linhagem de Referência mais atuante, foi pontuada por PHALARIS, Castanho Escuro, nascido na Inglaterra em 1911, dando continuidade à Dinastia de ECLIPSE!

PHALARIS

Em seguida, encontramos a Linhagem de Referência pontuada por NATIVE DANCER, Tordilho nascido nos USA em 1950, dando continuidade à Dinastia pontuada por CRAB!

NATIVE DANCER

Cada uma das Etapas que graduam a Descendência do PSI, sempre são pontuadas por Reprodutores diferenciados por suas Características Genéticas predominantes e específicas, que são transmitidas, em sua maior parte, para seus Descendentes Machos, pelo Alinhamento Masculino Paterno (HL do Pedigree) delineado pela sucessão dos Pais desses Reprodutores!

Em última análise, a sequência das Características Genéticas iniciadas nas Estirpes, continuadas por suas respetivas Dinastias e sequenciadas por destacados Reprodutores que transmitiram Características herdadas das respectivas Dinastias, agregando algumas Características Próprias e Específicas, pontuaram as respectivas Linhagens de Referência que integram os Genótipos destes 24 PSI em foco, com uma pequena diferença promovida pela presença da Linhagem de Referência pontuada pelo Reprodutor BLANDFORD, Castanho Escuro nascido na Irlanda em 1919!

BLANDFORD

BLANDFORD, quando jovem, antes de completar os 3 anos de idade, foi acometido por doenças que retardaram e prejudicaram expressivamente sua estreia nas pistas de corrida, determinando uma Campanha sem maior sucesso, pois só venceu 3 Provas em suas 12 Apresentações, com destaque para a Princess of Wales’s Stakes, Prova de G 2, em 2400 m!

Seu destaque ocorreu através do seu espetacular desempenho como Reprodutor, sendo “Leading Sire” (Reprodutor Campeão) por três Temporadas de Monta na Inglaterra, produzindo excepcionais “Racehorses” como BAHRAM, Tríplice Coroado invicto na Inglaterra, BRANTOME, grande Campeão francês, BLENHEIM, o grande responsável pela perpetuação de sua Linhagem de Referência até os dias atuais, entre outros importantes Descendentes!

Desta forma, identificamos que estes 24 PSI, no que se refere às suas respetivas Linhagens de Referência, apresentam, por seus respectivos Alinhamentos Masculinos Paternos (HL), 18 Descendentes (75%) da Linhagem de Referência pontuada por PHALARIS (1913), 5 Descendentes (21%) da Linhagem pontuada por NATIVE DANCER e 1 Descendente (4%) da Linhagem pontuada por BLANDFORD!

Deve–se observar, entretanto, que as Linhagens de Referência pontuadas por PHALARIS e por BLANDFORD, pertencem à Dinastia de ECLIPSE, enquanto a Linhagem de Referência de NATIVE DANCER pertence à Dinastia de CRAB!


IV.4 – “BLOODLINES”

Dando sequência às Estirpes, às Dinastias e às Linhagens de Referência, notamos uma expansão mais expressiva e diversificada, através dos dois Alinhamentos Básicos (HL – PAIS e ML – AVÔS MATERNOS), que integram a Configuração Genética desses 24 PSI, refletidos em seus respectivos Pedigrees, das “Bloodlines” pontuadas, também, por Reprodutores diferenciados pelo desempenho de suas funções, seja como “Racehorses”, mas sobretudo como Garanhões!

Assim sendo, vou identificar os Reprodutores que pontuaram essas “Bloodlines”, por seus respectivos Alinhamentos Básicos (HL), referentes à sucessão de seus PAIS e por seus respectivos Alinhamentos Básicos (ML), referentes à sucessão de seus AVÔS MATERNOS!

A – Descendentes dos Reprodutores que pontuaram as “BLOODLINES” que integram o Alinhamento (Básico) Masculino Paterno dos PAIS (HL):

A.1 – NORTHERN DANCER = 18 Participações (75%)

A.2 – Mr. PROSPECTOR = 5 Participações (21%)

A.3 – BAHRAM = 1 Participação (4%)

NORTHERN DANCER pertence à Linhagem de Referência de PHALARIS, BAHRAM pertence à Linhagem de Referência de BLANDFORD e Mr. PROSPECTOR pertence à Linhagem de Referência de NATIVE DANCER!

NORTHERN DANCER

Mr. PROSPECTOR 

BAHRAM 

B – Descendentes dos Reprodutores que pontuaram as “BLOODLINES” que integram o Alinhamento (Básico) Masculino Paterno dos AVÔS MATERNOS (ML):

B.1 – NORTHERN DANCER = 13 Participações (54%)

B.2 – NASRULLAH = 3 Participações (13%)

B.3 – Mr. PROSPECTOR = 2 Participações (8%)

B.4 – DAN CUPID = 2 Participações (8%)

B.5 – RIBOT = 1 Participação (4%)

B.6 – AHONOORA = 1 Participação (4%)

B.7 – TUDOR MINSTREL = 1 Participação (4%)

B.8 – PHARAMOND = 1 Participação (4%)

NORTHERN DANCER

NASRULLAH

As “Bloodlines” pontuadas por NORTHERN DANCER, NASRULLAH e PHARAMOND pertencem à Linhagem de Referência de PHALARIS, somando 17 participações (71%)!

As “Bloodlines” pontuadas por Mr. PROSPECTOR e DAN CUPID pertencem à Linhagem Referência de NATIVE DANCER, com 4 participações (16%)!

A “Bloodline” pontuada por RIBOT pertence à Linhagem de Referência de St. SIMON, a pontuada por AHONOORA pertence à Linhagem de Referência de TOURBILLON e a pontuada por TUDOR MINSTREL pertence à Linhagem de Referência de HYPERION, cada uma com 1 participação (4%), perfazendo 3 participações (12%)!                       


IV.5 – ALINHAMENTOS

Dando sequência às Estirpes, Dinastias, Linhagens de Referência e “Bloodlines”, encontramos os Reprodutores mais próximos dos 24 animais que lograram chegar até o 3º lugar, nestas Provas de Grupo 1 do Royal Ascot Meeting de 2018, e que pontuaram o que convencionei chamar de ALINHAMENTO, evidenciando uma efetiva e notória expansão, no que se refere à diversidade dos Reprodutores que vieram a pontuar os dois Alinhamentos Básicos (HL– PAIS e ML – AVÔS MATERNOS) evidenciados nos Pedigrees de cada um desses 24 animais!

Não confundir o ALINHAMENTO que deu prosseguimento à sequência das respectivas “Bloodlines”, com os dois ALINHAMENTOS BÁSICOS (HL e ML) que integram a estrutura básica do Pedigree de cada um desses 24 animais em foco neste Artigo!

Assim sendo, identificamos os Reprodutores que pontuaram os Alinhamentos que deram sequência às respectivas “Bloodlines”, tanto pelo Alinhamento Básico (HL) correspondente ao Segmento Masculino Paterno do PAI, quanto pelo Alinhamento Básico (ML) correspondente ao Segmento Masculino Paterno do AVÔ MATERNO de cada um desses 24 animais!


A – REPRODUTORES que deram sequência às suas respectivas “Bloodlines” pontuando os ALINHAMENTOS BÁSICOS (HL) do Segmento Masculino Paterno dos PAIS desses 24 PSI

A.1 – DANEHILL = 5 Participações (22%) – “Bloodline” de NORTHERN DANCER

A.2 – SADLER’S WELLS = 5 Participações (22%) – “Bloodline” de NORTHERN   

          DANCER

A.3 – DANZIG = 4 Participações (17%) – “Bloodline” de NORTHERN DANCER

A.4 – NUREYEV = 2 Participações (8%) – “Bloodline” de NORTHERN DANCER 

A.5 – MISWAKI = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR

A.6 – MIESQUE’S SON = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR

A.7 – GONE WEST = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR

A.8 – SEEKING THE GOLD = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de Mr. 

          PROSPECTOR

A.9 – MACHIAVELLIAN = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR

A.10 – TRY MY BEST = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de NORTHERN 

            DANCER

A.11 – STORM CAT = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de NORTHERN DANCER

A.12 – MONSUN = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de BAHRAM 

DANEHILL

SADLER’S WELLS

DANZIG

NUREYEV       


OBSERVAÇÃO: Os Reprodutores que pontuaram os Alinhamentos que deram sequência às suas respectivas “Bloodlines”, pontuando o Alinhamento Básico (HL – PAIS), evidenciaram que 18 (75%) pertencem à “Bloodline” de NORTHERN DANCER, 5 (20%) pertencem à “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR e apenas 1 (4%) pertence à “Bloodline” de BAHRAM!


B – REPRODUTORES que deram sequência às suas respectivas “Bloodlines” pontuando os ALINHAMENTOS BÁSICOS (ML) do Segmento Masculino Paterno dos AVÔS MATERNOS desses 24 PSI

B.1 – NUREYEV = 3 Participações (13%) – “Bloodline” de NORTHERN DANCER

B.2 – NIJINSKY = 2 Participações (9%) – “Bloodline” de NORTHERN DANCER

B.3 – TRY MY BEST = 2 Participações (9%) – “Bloodline” de NORTHERN 

          DANCER

B.4 – BLUSHING GROOM = 2 Participações (9%) – “Bloodline” de NASRULLAH

B.5 – SEA–BIRD = 2 Participações (9%) – “Bloodline” de DAN CUPID

B.6 – GONE WEST = 1 Participação (4%) – “Bloodline de Mr. PROSPECTOR

B.7 – SEEKING THE GOLD = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de Mr. 

          PROSPECTOR

B.8 – KINGMAMBO = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR

B.9 – DANEHILL = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de NORTHERN DANCER

B.10 – SADLER’S WELLS = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de NORTHERN 

            DANCER

B.11 – LYPHARD = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de NORTHERN DANCER

B.12 – DANZIG = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de NORTHERN DANCER

B.13 – STORM CAT = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de NORTHERN DANCER

B.14 – GREY SOVEREIGN = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de NASRULLAH

B.15 – INDIAN RIDGE = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de AHONOORA

B.16 – CADEAUX GENEREUX = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de TUDOR 

            MINSTREL

B.17 – TOM FOOL = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de PHARAMOND

B.18 – ALLEGED = 1 Participação (4%) – “Bloodline” de RIBOT

NUREYEV

NIJINSKY

TRY MY BEST

SEA–BIRD


OBSERVAÇÃO: Os Reprodutores que pontuaram os Alinhamentos que deram sequência às suas respectivas “Bloodlines”, pontuando o Alinhamento Básico (ML), evidenciaram que 12 (50%) pertencem à “Bloodline de NORTHERN DANCER, 3 (13%) pertencem à “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, 3 (13%) pertencem à “Bloodline” de NASRULLAH, 2 (8%) pertencem à “Bloodline” de DAN CUPID e 1 (4%) pertence à “Bloodline” de AHONOORA, 1 (4%) pertence à “Bloodline” de TUDOR MINSTREL, 1 (4%) pertence à “Bloodline” de PHARAMOND e 1 (4%) pertence à “Bloodline” de RIBOT! 


IV.6 – CONJUGAÇÃO GENÉTICA DAS LINHAGENS DE REFERÊNCIA

Entrosamento das CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS primordiais entre os Descendentes dos Reprodutores que pontuaram suas respectivas LINHAGENS DE REFERÊNCIA, representando a posição ocupada, respectivamente, nos dois ALINHAMENTOS BÁSICOS (HL e ML) dos Pedigrees de 6ª Geração de cada um dos 24 animais que lograram chegar nas três primeiras posições das oito Provas de Grupo 1 do Royal Ascot Meeting de 2018!


1 – PHALARIS com PHALARIS = 15 Participações (63%)

2 – PHALARIS com NATIVE DANCER = 3 Participações (13%)

3 – PHALARIS com HYPERION = 1 Participação (4%)

4 – NATIVE DANCER com NATIVE DANCER = 1 Participação (4%)

5 – NATIVE DANCER com PHALARIS = 1 Participação (4%)

6 – NATIVE DANCER com TOURBILLON = 1 Participação (4%)

7 – NATIVE DANCER com St. SIMON = 1 Participação (4%)

8 – BLANDFORD com PHALARIS = 1 Participação (4%)


OBSERVAÇÃO: Os Descendentes da Linhagem de Referência pontuada por PHALARIS, tanto pelo Alinhamento Básico da (HL – Pais), quanto pelo Alinhamento Básico da (ML – Avôs Maternos), apresentam–se com supremacia esmagadora, representados, nada mais, nada menos, por 15 (63%) dos 24 animais que lograram êxito nos três primeiros lugares dessas oito Provas de Grupo 1 do Royal Ascot de 2018!

Em segundo plano, encontramos os Descendentes das Linhagens de Referência pontuados, respectivamente, por PHALARIS, pela (HL – Pais) e por NATIVE DANCER (ML – Avôs Maternos), com 3 (13%) desses 24 animais em foco!

Os 6 animais restantes desses 24 animais, se apresentam com apenas 1 Participação, no que se reporta à Conjugação Genética dos Representantes das Linhagens de Referência, em conformidade com o que está acima informado!

Totalizando os Reprodutores que pontuaram as Linhagens de Referência pelo   Alinhamento Básico da (HL – Pais), é contundente o predomínio dos Descendentes da Linhagem de Referência pontuada por PHALARIS, com 19 Participações (79%) no âmbito dos 24 animais em foco!

Totalizando os Reprodutores que pontuaram as Linhagens de Referência pelo   Alinhamento Básico da (ML – Avôs Maternos), o predomínio dos Descendentes da Linhagem de Referência de PHALARIS, apesar de um pouco menos acentuada, participa com 17 (71%) Representantes no âmbito dos 24 animais em foco!


IV.7 – CONJUGAÇÃO DAS “BLOODLINES”  

Entrosamento das CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS dos Descendentes dos Reprodutores que pontuaram as respectivas “BLOODLINES”, representando a posição ocupada, respectivamente, nos dois ALINHAMENTOS BÁSICOS (HL e ML), refletidos nos Pedigrees de cada um dos 24 animais que lograram alcançar as três primeiras posições das oito Provas de Grupo 1 que integraram o Royal Ascot Meeting de 2018!


1 – NORTHERN DANCER com NORTHERN DANCER = 10 Participações (42%)

2 – NORTHERN DANCER com Mr. PROSPECTOR = 3 Participações (13%)

3 – NORTHERN DANCER com NASRULLAH = 2 Participações (8%)

4 – NORTHERN DANCER com DAN CUPID = 1 Participação (4%)

5 – NORTHERN DANCER com TUDOR MINSTREL = 1 Participação (4%)

6 – NORTHERN DANCER com PHARAMOND = 1 Participação (4%)

7 – Mr. PROSPECTOR com NORTHERN DANCER = 1 Participação (4%)

8 – Mr. PROSPECTOR com NASRULLAH = 1 Participação (4%)

9 – Mr. PROSPECTOR com DAN CUPID = 1 Participação (4%)

10 – Mr. PROSPECTOR com AHONOORA = 1 Participação (4%)

11 – Mr. PROSPECTOR com RIBOT = 1 Participação (4%)

12 – BAHRAM com NORTHERN DANCER = 1 Participação (4%)   


OBSERVAÇÃO: Sob o prisma das “Bloodlines”, a supremacia de Descendentes do excepcional Reprodutor canadense, NORTHERN DANCER, é flagrante, no que se refere às suas 18 Participações (75%) pelo ALINHAMENTO BÁSICO (HL – PAIS), seguido por Mr. PROSPECTOR que comparece com 5 Participações (21%), ficando BAHRAM com a Participação (4%) restante!

Pelo ALINHAMENTO BÁSICO (ML – AVÔS MATERNOS), pode ser notada uma diversidade maior de Reprodutores que pontuaram suas respectivas “Bloodlines”, mas assinalando, ainda, a supremacia de NORTHERN DANCER com 12 Participações (50%), seguida por Mr. PROSPECTOR e NASRULLAH com 3 Participações (13%), cada um, seguidos por DAN CUPID com 2 Participações (8%), com as restantes 4 Participações (16%) distribuídas entre TUDOR MINSTREL, PHARAMOND, AHONOORA e RIBOT!

Observando–se a Conjugação Genética das Bloodlines” dos Reprodutores citados na Relação acima, ressaltamos a inusitada afinidade, entre os dois ALINHAMENTOS BÁSICOS (HL e ML), pontuados pelo mesmo Reprodutor, NORTHERN DANCER, com 10 Participações (42%), ou seja, quase a metade da Afinidade Genética entre os Descendentes dos Reprodutores que pontuaram as “Bloodlines” representadas nos Alinhamentos Básicos (HL e ML) desses 24 animais em foco!


 IV.8 – CONJUGAÇÃO DOS ALINHAMENTOS

Em primeiro lugar, novamente, chamo a ATENÇÃO do Leitor para que não venha a confundir o ALINHAMENTO pontuado por Reprodutores que dão sequência às Estirpes, Dinastias, Linhagens de Referência e “Bloodlines”, com os ALINHAMENTOS BÁSICOS (HL e ML) correspondentes à sequência Masculina Paterna dos PAIS e dos AVÕS MATERNOS, refletidos nos Pedigrees dos PSI!

Pode–se observar, com nitidez, uma expressiva amplitude da diversificação do Entrosamento Genético entre os Reprodutores que pontuaram os respectivos Alinhamentos que representam, tanto pelo Alinhamento Básico da (HL – “high line” do Pedigree), quanto pelo Alinhamento Básico da (ML – “middle line” do Pedigree) evidenciados no Pedigree de cada um dos 24 animais que lograram alcançar os três primeiros lugares das oito Provas de Grupo 1 da Royal Ascot Meeting de 2018!

Corroborando com a expressiva diversidade e amplitude do Entrosamento Genético dos Reprodutores que pontuaram os Alinhamentos Básicos (HL e ML) que integram os Pedigrees desses 24 animais em foco, verificamos que apenas a Afinidade entre os Reprodutores SADLER’S WELLS pela (HL) e NUREYEV pela (ML), participaram duas oportunidades, sendo as demais Afinidades entre os Alinhamentos anotados, dispersadas por diferentes Conjugações Genéticas entre os Reprodutores que pontuaram seus respectivos Alinhamentos Básicos, como pode ser visualizado na Tabela a seguir:


1 – SADLER’S WELLS com NUREYEV = 2 Pr. (CRACKSMAN / VERACIOUS)

2 – SADLER’S WELLS com DANEHILL = 1 Participação (GUSTAV KLIMT)

3 – SADLER’S WELLS com STORM CAT = 1 Participação (HAWKBILL)

4 – SADLER’S WELLS com KINGMAMBO = 1 Part. (WITHOUT PAROLE)

5 – DANEHILL com SADLER’S WELLS = 1 Participação (TORCEDOR)

6 – DANEHILL com GONE WEST = 1 Participação (ACCIDENTAL AGENT)

7 – DANEHILL com SEEKING THE GOLD = 1 Participação (THREADING)

8 – DANEHILL com TOM FOOL = 1 Participação (MERCHANT NAVY)

9 – DANEHILL com BLUSHING GROOM = 1 Pr. (ALPHA CENTAURI)

10 – DANZIG com NIJINSKY = 1 Participação (BOUND FOR NOWHERE)

11 – DANZIG com SEA–BIRD = 1 Participação (STRADIVARIUS)

12 – DANZIG com TRY MY BEST = 1 Participação (EQTIDAAR)

13 – DANZIG com CADEAUX GENEREUX = 1 Participação (EMBLAZONED)

14 – NUREYEV com NIJINSKY = 1 Participação (LIGHTINING SPEAR)

15 – NUREYEV com GREY SOVEREIGN = 1 Participação (CITY LIGHT)

16 – STORM CAT com TRY MY BEST = 1 Participação (BLUE POINT)

17 – TRY MY BEST com DANZIG = 1 Participação (BATTAASH)

18 – MACHIAVELLIAN com NUREYEV = 1 Participação (MABS CROSS)

19 – GONE WEST com SEA–BIRD = 1 Participação (WOOTON)

20 – SEEKING THE GOLD com BLUSHING GROOM = 1 Pr. (POET’S WORD)

21 – MISWAKI com INDIAN RIDGE = 1 Participação (SANDS OF MALI)

22 – MIESQUE’S SON com ALLEGED = 1 Participação (LORD GLITTERS)

23 – MONSUN com LYPHARD = 1 Participação (VAZIRABAD)


OBSERVAÇÃO: Quando privilegiamos o Entrosamento Genético dos dois Alinhamentos Básicos (HL – Pais) e (ML – Avôs Maternos), nota–se uma nítida diversificação da distribuição dos Reprodutores que pontuam os Alinhamentos que promovem o adequado “encaixe genético” responsáveis pela Produção dos 24 animais em foco!

Torna–se importante ressaltar que, nas diversas Distâncias em que estas Provas de Grupo 1 foram disputadas, estavam presentes alguns dos mais credenciados PSI que atuam no Turfe europeu, credenciando e privilegiando a elevada Qualidade destes 24 animais que se colocaram nessas Provas!

A comprovação dessa expansão da diversidade da participação dos Reprodutores que pontuaram os Alinhamentos que melhor se entrosaram entre si, apenas um dentre os 24 “encaixes genéticos” acima assinalados, se repetiu, ou seja, o “encaixe” entre Descendentes dos Reprodutores SADLER’S WELLS e NUREYEV!  

Assim sendo, como pode ser observado na Tabela acima, nota–se que 23 dessas  Conjugações Genéticas, são de Alinhamentos diferentes, inclusive e sobretudo, no que se reporta ao Alinhamento Básico (ML) relativo aos Avôs Maternos, como os Alinhamentos pontuados por ALLEGED, SEA–BIRD, BLUSHING GROOM, CADEAUX GENEREUX, TOM FOOL, INDIAN RIDGE e GREY SOVEREIGN, que descendem de Linhagens de Referência e respectivas “Bloodlines”, que caminham a passos largos para a extinção de seus respectivos Alinhamentos Masculinos Paternos (HL dos Pedigrees)!   


IV.9 – FAMÍLIAS MATERNAS

Considero como o terceiro Alinhamento mais importante de uma Configuração Genética visualizada num Pedigree, exatamente a sequência das Mães de um PSI, delineando a FAMÍLIA MATERNA do animal em foco, em conformidade com a classificação realizada pelo importante Hipólogo australiano, Bruce Lowe, ao final do século 19, e com a abertura em RAMAIS dessas Famílias Maternas, realizada pelo diferenciado Hipólogo, Capitão Bobinski, em meados do século 20 (década de 50)!

Convencionei chamar o Alinhamento Feminino Materno delineado pela sequência de Mães de um PSI, de “BOTTOM LINE” (BL – Linha Baixa), com grande importância na complementação dos dois Alinhamentos Básicos (HL e ML), que integram a Estrutura Genética Básica da Configuração Genética refletida no Pedigree do PSI!

Inicialmente, foram identificadas cerca de 100 Famílias Maternas que, gradativamente foram se reduzindo, até chegar a cerca de 50 Famílias Maternas propostas por Bruce Lowe, e seus respectivos Ramais, revisados e ampliados pelo Capitão Bobinski!

No que se refere às Famílias Maternas dos 24 animais que lograram alcançar os três primeiros lugares nas oito Provas de Grupo 1 do Royal Ascot Meeting de 2018, verificamos que três delas se reportam à Matrizes de Origem (tap root mares) das respectivas Famílias Maternas, ou seja, as Matrizes que pontuaram o início da respectiva Família Materna! 

Na Tabela a seguir, agregamos cada um desses 24 “Racehorses” em foco, ressaltando cada uma de suas respectivas Famílias Maternas, levando em consideração a classificação promovida por Bruce Lowe e pelo Capitão Bobinski!


1 – FM: 1–m: FOOTLIGHT (1876) = 1 Part. [TORCEDOR]

2 – FM: 1–n: CHELANDRY (1894) = 2 Prt. [VAZIRABAD / MERCHANT NAVY]      

3 – FM: 2–s: ORVILLE MARE (1809) = 1 Part. [VERACIOUS]

4 – FM: 3–c: WHISKER MARE (1822) = 1 Part. [ EQTIDAAR]

5 – FM: 3–j: SISTER TO SKYSWEEPER (1791) =1 Pt.[BOUND FOR NOWHERE

6 – FM: 4–c: MANIAC (1806) = 1 Part. [WITHOUT PAROLE]

7 – FM: 4–j: LADY LUMLEY (1875) = 1 Part. [EMBLAZONED]

8 – FM: 4–k: SWEET HAWTHORN (1858) = 1 Part. [BATAASH]

9 – FM: 4–l: GOLDEN GROVE (1760) = 1 Part. [BLUE POINT]

10 – FM: 4–m: MAGNOLIA (1841) = 2 Part. [HAWKBILL / THREADING]

11 – FM: 8–a: REGULUS MARE (1757) = 1 Part. [LORD GLITTERS]

12 – FM: 8–c: WOODBINE (1860)=2Part.[LIGHTINING SPEAR/ MABS CROSS]

13 – FM: 9: VINTNER MARE (tap root mare) = 1 Prt. [STRADIVARIUS]

14 – FM: 9–c: MUMTAZ MAHAL (1921) = 1 Part. [CRACKSMAN]

15 – FM: 16–a: MISS AGNES (1850) = 1 Part. [ACCIDENTAL AGENT]

16 – FM: 20: DAFFODIL’S MAN (tap root mare) = 1 Part. [ALPHA CENTAURI]

17 – FM: 21–a: WAGTAIL (1818) = 1 Part. [SANDS OF MALI]

18 – FM: 31: DICK BURTON’S MARE (tap root mare) = 1 Part. [CITY LIGHT]

19 – FM: A–4: FANNY MARIA (Família norte americana) = 1 Pt. [WOOTON]


OBSERVAÇÃO: A amplitude de diferentes Famílias Maternas participando da Configuração Genética dos 24 animais colocados nas oito Provas de Grupo 1 do Royal Ascot de 2018, como observado na Tabela acima, evidencia que apenas três dessas Famílias Maternas, se apresentaram com duas Participações, ou seja, a FM (1–n), a FM (4–m) e a FM (8–c) e, como informei acima, três Famílias Maternas (FM – 9; FM – 20 e FM – 31) se reportam às Matrizes (tap root mares), que deram origem a essas respectivas Famílias Maternas!

Apenas uma das Famílias Maternas (FM = A–4) é tida como tipicamente norte americana, sendo Ancestral de WOOTON que logrou obter o 3º lugar no St. James’s Palace Stakes, em 1600 m!


IV.10 – NACIONALIDADE

No que se refere à Nacionalidade desses 24 animais em foco, como se trata de corridas do Calendário Clássico da Europa, portanto, do modelo de Turfe europeu, não foi surpresa de que tivéssemos o seguinte resultado:


1º – Nascidos na Irlanda = 10

2º – Nascidos na Inglaterra = 6

3º – Nascidos na França = 5

4º – Nascidos nos USA = 2

5º – Nascidos na Austrália = 1


OBSERVAÇÃO: Esta Tabela demonstra com nitidez a supremacia, na atualidade, da Criação irlandesa do Puro Sangue Inglês (PSI), assim como, surpreendentemente, a Inglaterra tomando o segundo lugar que, por muitas Temporadas, foi ocupado pela Criação francesa do PSI!

Naturalmente, a quarta posição dos USA, com apenas 2 Representantes de sua Criação do PSI, foi plenamente justificada, tendo em vista que o modelo de Turfe europeu é substancialmente diferente do modelo de Turfe norte americano, cujas Pistas principais são as de Areia ou Sintéticas, Curvas mais “fechadas”, Retas mais curtas e privilegiando Distâncias mais Curtas, diferenciando–se do modelo de Turfe europeu que apresenta como características principais, Pistas de Grama, Curvas mais Abertas, Retas mais longas e privilegiando Distâncias mais Longas!

                                        

                                            CONCLUSÃO

Devo registrar e ressaltar o predomínio quase absoluto da Estirpe de PHALARIS e da “Bloodline” pontuada por NORTHERN DANCER, a qual pertence, observado na Configuração Genética dos 24 animais que lograram obter as três primeiras colocações nas oito Provas de Grupo 1 do Meeting da Royal Ascot de 2018!

A surpresa fica por conta da Conjugação de Características Genéticas dos Reprodutores Descendentes da “Bloodline” de NORTHERN DANCER ocupando, tanto o Alinhamento Básico (HL) dos Pais, quanto o Alinhamento Básico (ML) dos Avôs Maternos, sobretudo porque NORTHERN DANCER é um Reprodutor norte americano, nascido no Canadá, mas que, em última análise, observando–se atentamente seu Genótipo, percebemos que ele resultou da Conjugação Genética de um Segmento Paterno de origem tipicamente europeu, em razão da presença de célebres Reprodutores europeus como NEARCO (Avô Paterno de NORTHERN DANCER), HYPERION (Avô Materno de NEARCTIC, Pai de NORTHERN DANCER), sendo que a Família Materna de NEARCTIC, é pontuada pela presença de TRACERY e SWYNFORD, dois dos mais importantes Reprodutores da Europa do século 20!

Por seu Segmento Materno, o predomínio da Criação do PSI norte americano é evidenciado pela presença do Avô Materno de NORTHERN DANCER, ou seja, o tordilho NATIVE DANCER, nascido nos USA, assim como, pela presença da 2ª Mãe de NORTHERN DANCER, ALMAHMOUD que, apesar de Filha do notável Reprodutor europeu, MAHMOUD, Neto Paterno de BLANDFORD, pertence a uma Família Materna típica da Criação norte americana, pontuada por sua Filha, NATALMA, a notável Mãe de NORTHERN DANCER!

A partir do século 21 podemos observar que a Criação europeia do PSI evidenciou, por  resultados alcançados por alguns Descendentes de NORTHERN DANCER e de Mr. PROSPECTOR, assim como, por Descendentes de SADLER’S WELLS, NUREYEV e DANZIG, este último, representado, sobretudo, por seu prodigioso Filho, DANEHILL, ficando plenamente justificada a notória Afinidade entre Descendentes da “Bloodline” pontuada por NORTHERN DANCER, seja pelo Alinhamento Básico Masculino Paterno (HL), quanto pelo Alinhamento Básico Masculino Paterno (ML) do Avô Materno!  

Quando resolvi fazer um Artigo sobre as principais Provas do Royal Ascot Meeting de 2018, a decisão foi tomada por julgar que boa parte dos “Racehorses” mais importantes da atualidade do Turfe europeu, lograram as principais colocações nas oito Provas de Grupo 1 deste tradicional e histórico Meeting de Royal Ascot!

Em contrapartida, este flagrante e expressivo predomínio da “Bloodline” pontuada por NORTHERN DANCER, nos leva a temer que a gradativa elevação do nível da CONSANGUINIDADE no âmbito da Criação europeia do PSI, venha prejudicar e acelerar a progressiva perda do Vigor Híbrido (Consistência e Resistência) do Puro Sangue Inglês (PSI), no âmbito de sua Criação na Europa!

Com a proximidade da extinção pelo Alinhamento Masculino Paterno (HL) de alguns Alinhamentos pontuados por Reprodutores Descendentes das demais “Bloodlines”, Descendentes de NORTHERN DANCER, em pouco tempo, não irão dispor da fundamental Contrapartida Genética, necessária para a preservação, pelo menos em níveis aceitáveis, do Vigor Híbrido típico do caldeamento das Raças Equinas que forjaram o Puro Sangue Inglês (PSI)!

Podemos observar, desde já, a acentuada Fragilidade e Vulnerabilidade da maior parte   do PSI da atualidade, e se não houver um movimento destinado à sua preservação Físico–Orgânica, as consequências promovidas pelo elevado e absurdo nível de CONSANGUINIDADE, serão dramáticas! 

A Criação internacional do PSI ficará por conta, no que se refere à manutenção do Vigor Híbrido do PSI,  da Criação alemã e australiana, apesar, ao que tudo indica, de receber o reforço da Criação do PSI norte americano que, efetivamente, começa a sinalizar positivamente para a recuperação do Vigor Híbrido do PSI criado nos USA, pela simples observação do aumento da frequência de Vencedores de Prova de Grupo nos USA, do PSI com idade mais avançada quando, até alguns anos antes, os melhores PSI norte americanos encerravam suas Campanhas nas Pistas de Corrida, sem completar a Campanha dos 3 anos!              

                                                      CONFIRMAÇÃO

Para confirmar o elevado nível de Qualidade dos 24 animais que lograram ocupar as três primeiras posições das oito Provas de Grupo 1 do Meeting da Royal Ascot de 2018, basta observar que após a realização destas Provas, alguns desses animais alcançaram resultados importantes em importantes Provas do Calendário Clássico europeu!

POET’S WORD (5 anos – por POET’S VOICE) venceu o King George VI and Queen Elizabeth Stakes (G 1), disputada em 2400 m, a Prova que considero como a mais   importante desse Calendário europeu após o Arco do Triunfo, se posicionando como um dos melhores Fundistas da Europa!

STRADIVARIUS (4 anos – por MANDURO) venceu o Qatar Goodwood Cup Stakes (G 1), tradicional e importante Prova disputada em 3200 m, firmando–se como um dos dois melhores “stayers” da Europa!

Nesta mesma Prova, TORCEDOR (6 anos – por FASTNET ROCK), chegou em 2º lugar, se posicionando entre os três melhores “stayers” da Europa, ao lado de STRADIVARIUS e VAZIRAVAD!

LIGHTINING SPEAR (7 anos – por PIVOTAL) venceu o Qatar Sussex Stakes (G 1), disputada em 1600 m, se posicionando como um dos mais consistentes PSI europeus na importante distância da milha!

Nesta mesma Prova, LORD GLITTERS (5 anos – WHIPPER) logrou alcançar a 3ª colocação, reunindo–se ao time dos melhores PSI da Europa, nessa fundamental distância da milha!

No Qatar Nassau Stakes (G 1), disputada em 2000 m, VERACIOUS (3 anos – FRANKEL) alcançou a 3ª colocação, reunindo–se ao grupo dos melhores Potros (3 anos) de Meio–Fundo da Europa!

Para coroar a Qualidade de alguns desses 24 animais em foco, devemos observar os Rankings dos melhores PSI de 2018:

A – No Ranking da LONGINES:

Em 2º – POET’S WORD

Em 5º – BATTAASH e CRACKSMAN

B – No Ranking da CARTIER:

B.1 – Cavalo do Ano: Em 1º – POET’S WORD; Em 2º – ALPHA CENTAURI e  

          STRADIVARIUS  

B.2 – Cavalo Adulto: Em 1º – POET’S WORD; Em 2º – CRACKSMAN

B.3 – Potranca de 3 anos: Em 1º – ALPHA CENTAURI

B.4 – Sprinter: 1º – BATTAASH e MERCHANT NAVY

B.5 – Stayer: Em 1º – STRADIVARIUS; Em 2º – VAZIRABAD

POET’S WORD

ALPHA CENTAURY

 

STRADIVARIUS 


OBSERVAÇÃO: Todos os animais acima citados estão entre os 24 PSI que lograram se colocar até o 3º lugar nas oito Provas de Grupo 1 do Royal Ascot Meeting de 2018 (Dados colhidos no JORNAL do TURFE de 15/08/2018), e que vieram a se constituir no foco deste Artigo! 

 

Autor: Orlando Lima

Email: omimapsi@gmail.com

Acesso pelo RAIA LEVE: www.raialeve.com.br / Colunista / Orlando Lima



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.320

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês