Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago

Nosso Sentimento - Stud Hulk

Power Up - Haras Figueira do Lago









Colunista:

Fino Trato – Royal Ascot – Parte 2
01/08/2018 - 06h56min

FINO TRATO

ROYAL ASCOT 2018

PARTE 2

III – PROVAS de GRUPO 1 do ROYAL ASCOT MEETING 2018

C – 3ª PROVA: St. JAME’S PALACE STAKES – 1600 M – Produtos de 3 anos

1º – WITHOUT PAROLE – GB – M.C. – 2015

WITHOUT PAROLE

  • Estirpe: DARLEY ARABIAN (Fundador) – M.C. – 1700

  • Dinastia: ECLIPSE – GB – M.A. – 1764

  • Linhagem de Referência: PHALARIS – GB – M.CE. – 1913

  • “Bloodline”: NORTHERN DANCER – CAN – M.C. – 1961

  • Alinhamento: SADLER’S WELLS – USA – M.C. – 1981

  • (HL) – PAI: FRANKEL (GALILEO / SADLER’S WELLS / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)

  • (ML) – AVÔ MATERNO: LEMON DROP KID (KINGMAMBO / Mr. PROSPECTOR / RAISE A NATIVE / NATIVE DANCER)

  • (BL) – MÃE: WITHOUT YOU BABE (FAMÍLIA MATERNA: 4–c: MANIAC (F.A. – 1806 por SHUTTLE)

  • ANÁLISE do GENÓTIPO: Os dois Alinhamentos Básicos exibidos pelo Pedigree de 6ª Geração de WITHOUT PAROLE, mais uma vez, se reporta ao atual “nick” da Criação internacional do PSI, refletindo o encontro da “Bloodline” pontuada por NORTHERN DANCER (HL) e a pontuada por Mr. PROSPECTOR (ML), como já vimos anteriormente, que vem produzindo resultados diferenciados nas pistas de corrida, sobretudo, a partir do século 21!

No que se refere ao Alinhamento Masculino Paterno de WITHOUT PAROLE (HL), deve ser observado que seu Pai, FRANKEL, seu Avô Paterno, GALILEO, e seu Bisavô Paterno, SADLER’S WELLS, são considerados, respectivamente, como três dos mais importantes “racehorses” e Reprodutores neste século 21, em pistas europeias, sendo que, GALILEO, é tido como o melhor Reprodutor da atualidade, considerando, sobretudo, os moldes do modelo do Turfe europeu!

Quanto à sua Família Materna (4–c), classificada por Bobinski, pontuando a Matriz MANIAC (1806), devo acrescentar que, na continuidade de sua descendência, encontramos a notável Matriz, MAHUBAH, simplesmente, a Mãe do fenomenal MAN O’ WAR, considerado por grande parte dos experts norte americanos, como o melhor PSI até hoje criado nos USA!

MAHUBAH, ne sequência produtiva desta Família Materna (4–c), está representada por sua Filha, MASDA, que é Irmã Própria do fenomenal MAN O’ WAR!

No que se reporta à Duplicação de Ancestrais de WITHOUT PAROLE, devo ressaltar que encontramos duas notáveis Matrizes duplicadas, ou seja, NATALMA (5 X 6 X 6 X 5 RF) e SPECIAL (5 X 6 RF), ambas nas condições do “Rasmussen Factor” (RF) que, em última análise, deve ser a fonte do bom potencial que WITHOUT PAROLE vem apresentando nas pistas!

As Duplicações de Reprodutores exibidos pelo seu Genótipo, seis no total, ou seja, NORTHERN DANCER (4 X 5 X 6 X 4), NATIVE DANCER (6 X 6 X 6), HAIL TO REASON (6 X 5), Mr. PROSPECTOR (5 X 4), BUCKPASSER        (6 X 6 X 5) e RIBOT (6 X 6), apesar de ultrapassar a quantidade desejável de Duplicações de Reprodutores (três a quatro no máximo), certamente foi compensada pela excelência de Qualidade proporcionadas pelas duas Matrizes acima citadas, além de promover um bom “encaixe genético” entre as características genéticas dos seis Reprodutores duplicados, evitando ou reduzindo os efeitos negativos da “saturação genética” do seu Genótipo, o que pode ser constatado pelos bons resultados alcançados nas pistas de corrida!

Por outro lado, deve ser ressaltada como de importância capital para obtenção desses bons obtidos por WITHOUT PAROLE, a tripla participação do fenomenal BUCKPASSER que, combinada com as Duplicações das duas Matrizes, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF), certamente contribuíram decisivamente para que esses resultados fossem alcançados!


2º – GUSTAV KLIMT – IRE – M.C. – 2015

GUSTAV KLIMT  

  • Estirpe: DARLEY ARABIAN (Fundador) – M.C. – 1700

  • Dinastia: ECLIPSE – GB – M.A. – 1764

  • Linhagem de Referência: PHALARIS – GB – M.CE. – 1913

  • “Bloodline”: NORTHERN DANCER – CAN – M.C. – 1961

  • Alinhamento: SADLER’S WELLS – USA – M.C. – 1981

  • (HL) – PAI: GALILEO (SADLER’S WELLS / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)

  • (ML) – AVÔ MATERNO: DANEHILL (DANZIG / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)

  • (BL) – MÃE: MASSARRA (FAMÍLIA MATERNA: 7–a: VICISSITUDE (F.C. – 1800 por PIPATOR)

  • ANÁLISE do GENÓTIPO: Como pode ser observado pelo Pedigree de 6ª Geração de GUSTAV KLIMT, seus dois Alinhamentos Básicos reúnem dois excepcionais Reprodutores pontuando tais Alinhamentos, ou seja, SADLER’S WELLS (HL) e DANEHILL (ML) que, em última análise, formularam o mais recente “nick” da Criação internacional do PSI da atualidade!

Excelentes “racehorses” que atuam ou atuaram recentemente em pistas europeias, apresentam esta mesma Configuração Genética Básica, levando em consideração seus dois Alinhamentos Básicos e, para não nos alongarmos muito, cito como exemplo o extraordinário “racehorse” e promissor Reprodutor, FRANKEL!

A Família Materna (7–a), pontuada por VICISSITUDE (1860), em conformidade com a classificação em Ramais por Bobinski, tem revelado excelentes Matrizes, culminando com sua 2ª Mãe, RAFHA, que gerou o ótimo “racehorse” e notável Reprodutor, INVINCIBLE SPIRIT !

No que se refere às Duplicações dos Ancestrais de GUSTAV KLIMT, além da costumeira e frequente Duplicação de NORTHERN DANCER (3 X 4), situado portanto, na plenitude da força da zona de “inbreeding”, encontramos a sempre positiva pluralidade de participações do excepcional tordilho norte americano, NATIVE DANCER (5 X 6 X 6 X 6 X 6), Avô Materno de NORTHERN DANCER coadjuvado pelas Duplicações de mais três fundamentais Reprodutores do século 20, ou seja, BUCKPASSER (5 X 5), PRINCEQUILLO (6 X 6 XF), este último nas condições do “X Factor” (XF), sendo um dos quatro Reprodutores responsáveis pela transmissão do cromossomo X, transmissor do “Coração de Grande Porte” e o extraordinário Reprodutor TANTIEME (6 X 6)!

Coroando este conjunto de notáveis Duplicações, encontramos a sempre desejada tripla participação da diferenciada Matriz, NATALMA (4 X 5 X 5 RF), nas condições do “Rasmussen Factor” (RF), Mãe de NORTHERN DANCER!

Apesar de contarmos cinco Duplicações, o que, a princípio, poderia causar a possibilidade da “saturação genética”, a diversidade de Alinhamentos de diferentes origens, se complementaram adequadamente, evitando a possibilidade de um desequilíbrio de ordem genética que, usualmente, pode causar resultados negativos na formação do Genótipo do Produto Projetado!

Neste caso, GUSTAV KLIMT, herdou os benefícios dessa Configuração Genética o que foi comprovado pelos resultados alcançados na sua Campanha nas pistas de corrida!


3º – WOOTTON – FR – M.C. – 2015

 

WOOTTON

  • Estirpe: ALCOCK ARABIAN (Fundador) – M.T. – 1712

  • Dinastia: CRAB – GB – M.T. – 1724

  • Linhagem de Referência: NATIVE DANCER – USA – M.T. – 1950

  • “Bloodline”: Mr. PROSPECTOR – USA – M.C. – 1970

  • Alinhamento: GONE WEST – USA – M.CE. – 1984

  • (HL) – PAI: WOOTTON BASSETT (IFRAAJ / ZAFONIC / GONE WEST /                Mr. PROSPECTOR / RAISE A NATIVE / NATIVE DANCER)

  • (ML) – AVÔ MATERNO: AMERICAN POST (BERING / ARCTIC TERN / SEA–BIRD / DAN CUPID / NATIVE DANCER)

  • (BL) – MÃE: AMERICAN NIZZY (FAMÍLIA MATERNA: A4: FANNY MARIA por DURBAR)

  • ANÁLISE do GENÓTIPO: Seu Pedigree de 6ª Geração, refletindo sua Configuração Genética (Genótipo), aponta para dois Alinhamentos Básicos com origem na mesma Linhagem de Referência, pontuada por NATIVE DANCER, através das “Bloodlines” pontuadas, respectivamente, por Mr. PROSPECTOR (HL) e por DAN CUPID (ML), entrosamento genético muito raro de ocorrer na prática, tendo em vista que a notável “Bloodline” de DAN CUPID se encontrar muito próxima da extinção, por seu Alinhamento Masculino Paterno (HL)!

Para todos os efeitos, entretanto, tudo leva a crer que viria a ser uma excelente alternativa se pudesse ser explorada com mais frequência, pois reflete o reforço de características genéticas de superior Qualidade emanadas de NATIVE DANCER que, como já tive oportunidade de comprovar, foi decisivamente influenciado por seu Ancestral, o tordilho ROI HERODE, simplesmente, o Pai do fenomenal Reprodutor tordilho do século 20, THE TETRARCH, Ancestral comum a 99% do PSI de pelagem tordilha da atualidade!

Sua Família Materna (A4), possivelmente, é mais destacada entre as Famílias Maternas típicas da Criação norte americana do PSI, tendo como referência a Matriz FANNY MARIA, tordilha do início do século 19, possivelmente nascida por volta de 1820!

Os Ancestrais duplicados no Genótipo de WOOTTON, refletido em seu Pedigree de 6ª Geração, aponta para cinco participações de NORTHERN DANCER (6 X 5 X 6 X 6 X 5) e a Duplicação de Mr. PROSPECTOR (5 X 4) que, como já tivemos oportunidade de observar, se ajustam, com expressiva frequência, num autêntico “nick”, com excelentes resultados, inclusive na Criação brasileira do PSI, como ocorreu com os Irmãos Próprios, SUPERPOWER e RIBOLETTA, esta última, logrando receber o título de “Horse of the Year” nos USA!

Para coroar a qualidade e amplitude do Genótipo de WOOTTON, vimos a Duplicação, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF) da notável Matriz, SPECIAL (5 x 6 RF), Mãe do extraordinário “ racehorse” e Reprodutor, NUREYEV, e da célebre Matriz, FAIRY BRIDGE, por sua vez, Mãe do excepcional Reprodutor SADLER’S WELLS!

Como encontramos apenas duas Duplicações de Reprodutores, podemos deduzir que o Genótipo de WOOTTON tende para um muito bom padrão de Vigor Híbrido, predicado de fundamental importância para uma Campanha diferenciada nas pistas de corrida como, ao que tudo indica, será o caso de WOOTTON!   


D – 4ª PROVA: PRINCE OF WALES’S STAKES – 2000 m – Prod. de 4 anos e mais

1º – POET’S WORD – IRE – M.C. – 2013

 

POET’S WORD

  • Estirpe: ALCOCK ARABIAN (Fundador) – M.T. – 1712

  • Dinastia: CRAB – GB – M.T. – 1724

  • Linhagem de Referência: NATIVE DANCER – USA – M.T. – 1950

  • “Bloodline”: Mr. PROSPECTOR – USA – M.C. – 1970

  • Alinhamento: SEEKING THE GOLD – USA – M.CE. – 1985

  • (HL) – PAI: POET´S VOICE (DUBAWI / DUBAI MILLENNIUM / SEEKING THE GOLD / Mr. PROSPECTOR / RAISE A NATIVE / NATIVE DANCER)

  • (ML) – AVÔ MATERNO: NASHWAN (BLUSHING GROOM / RED GOD / NASRULLAH / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)

  • (BL) – MÃE: WHIRLY BIRD (FAMÍLIA MATERNA: 7–a: VICISSITUDE (F.C. – 1800 por PIPATOR)

  • ANÁLISE do GENÓTIPO: Os dois Alinhamentos Básicos, refletidos no Pedigree de 6ª Geração de POET’S WORD, estão pontuados pelas “Bloodlines” de Mr. PROSPECTOR (HL) e NASRULLAH (ML), dois ícones responsáveis pela expansão da divulgação da Velocidade Elástica da Criação internacional do PSI da atualidade!

Assim sendo, na raiz do Genótipo de POET’S WORD, encontramos expressivo nível de Velocidade proporcional às distâncias de Meio–Fundo (2000 m) e Fundo (2400 m)!

Quanto à sua Família Materna (7–a), pontuada pela Matriz VICISSITUDE (1800), encontramos, além da famosa Matriz EMMA (1824), Mãe da notável AGNES (1830) que estabeleceu uma célebre Família com alguns Ramais pontuados por suas excelentes Filhas, como Matrizes, mas também encontramos a excepcional Matriz MOWERINA (1843), a grande responsável pela continuidade da Linhagem de MAN O’ WAR, por ser a Mãe do notável WEST AUSTRALIAN (1850), o diferenciado Reprodutor, maior responsável pela perpetuação da Linhagem de MAN O’ WAR até os dias atuais!

No que se reporta às Duplicações dos Ancestrais de POET’S WORD, observadas em seu Genótipo, encontramos apenas dois Ancestrais duplicados, ou seja, NORTHERN DANCER (6 X 5 X 5) e SHIRLEY HEIGHTS (5 X 3), o que nos permite concluir que se trata de um Genótipo dotado de expressivo nível de Vigor Híbrido, predicado de capital importância para uma Campanha Vitoriosa e Consistente, sobretudo, para um Meio–Fundista e Fundista, como POET’S WORD!


2º – CRACKSMAN – GB – M.C. – 2014

 

CRACKSMAN

  • Estirpe: DARLEY ARABIAN (Fundador) – M.C. – 1700

  • Dinastia: ECLIPSE – GB – M.A. – 1764

  • Linhagem de Referência: PHALARIS – GB – M.CE. – 1913

  • “Bloodline”: NORTHERN DANCER – CAN – M.C. – 1961

  • Alinhamento: SADLER’S WELLS – USA – M.C. – 1981

  • (HL) – PAI: FRANKEL (GALILEO / SADLER’S WELLS / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)

  • (ML) – AVÔ MATERNO: PIVOTAL (POLAR FALCON / NUREYEV / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)

  • (BL) – MÃE: RHADEGUNDA (FAMÍLIA MATERNA: 9–c: MUMTAZ MAHAL (F.T. – 1921 – por THE TETRARCH)

  • ANÁLISE do GENÓTIPO: Os dois Alinhamentos Básicos que integram o Genótipo de CRACKSMAN, refletidos em seu Pedigree de 6ª Geração, têm a mesma origem na “Bloodline” pontuada por NORTHERN DANCER, através, respectivamente, dos Alinhamentos pontuados por SADLER’S WELLS (HL) e por NUREYEV (ML), reforçando algumas das características genéticas emanadas desses dois Alinhamentos, ou mais precisamente, do Pai desses dois Reprodutores, ou seja, NORTHERN DANCER!

O Pai de CRACKSMAN, o extraordinário “racehorse” FRANKEL, resultou do magnífico ajuste “encaixe genético” proporcionado, respectivamente, pelo encontro de Descendentes de SADLER’S WELLS (pela HL) e de DANEHILL (pela ML), que considero como o mais recente e eficaz “nick” da atual Criação internacional do PSI, apesar de ambos serem Descendentes de NORTHERN DANCER, afinidade genética que não costuma ocorrer com frequência!

            No campo das Duplicações de seus Ancestrais, nos deparamos, de imediato, com as Duplicações de duas fantásticas Matrizes, ou seja, NATALMA                              

            (5 X 6 X 6 X 6 X 6 X 6 RF) e SPECIAL (5 X 5 RF), ambas nas condições do “Rasmussen Factor” (RF), certamente, um Fator primordial para qualificar um Genótipo diferenciado!

O Quadro de Duplicações de seus Ancestrais, é regiamente complementado por NORTHERN DANCER (4 X 5 X 5 X 5 X 5), pelo consistente PRINCE JOHN        (6 X 6 XF), um efetivo transmissor do “X Factor” (XF), relativo ao cromossomo X, fonte do conhecido Fator, Coração de Grande Porte e, sobretudo, pela Duplicação do mais importante Raçador, Filho de NORTHERN DANCER, ou seja, DANZIG (4 X 4), que tem seu potencial ampliado, pois essa Duplicação ocorre na verticalidade da 4ª Geração de CRACKSMAN, posição em que costuma apresentar os melhores resultados!

Como já tive oportunidade de ressaltar, CRACKSMAN descende da Família Materna (9–c*), pontuada pela fenomenal MUMTAZ MAHAL, que julgo ser a mais importante e influente Matriz do século 20!

Este Pedigree de CRACKSMAN evidencia uma das melhores Configurações Genéticas da atualidade da Criação internacional do PSI!


3º – HAWKBILL – USA – M.A. – 2013

 

HAWKBILL

  • Estirpe: DARLEY ARABIAN (Fundador) – M.C. – 1700

  • Dinastia: ECLIPSE – GB – M.A. – 1764

  • Linhagem de Referência: PHALARIS – GB – M.CE. – 1913

  • “Bloodline”: NORTHERN DANCER – CAN – M.C. – 1961

  • Alinhamento: SADLER’S WELLS – USA – M.C. – 1981

  • (HL) – PAI: KITTEN’S JOY (EL PRADO / SADLER’S WELLS / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)

  • (ML) – AVÔ MATERNO: GIANT’S CAUSEWAY (STORM CAT / STORM BIRD / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)

  • (BL) – MÃE: TRENSA (FAMÍLIA MATERNA: 4–m: MAGNOLIA (F.A. – 1841 por GLENCOE)

  • ANÁLISE do GENÓTIPO: Repete–se um fato que, até então, não era dos mais bem sucedidos, ou seja, os dois Alinhamentos Básicos que integram o Genótipo de HAWKBILL, pertencem à mesma “Bloodline” pontuada pelo fenômeno reprodutivo do século 20, o canadense NORTHERN DANCER, representado pelos Alinhamentos pontuados, respectivamente, por SADLER’S WELLS (pela HL) e por STORM CAT (pela ML)!

Sua Família Materna (4–m), Ramal classificado por Bobinski, reporta–se à Matriz MAGNOLIA (1841),  e sua continuidade no caminho percorrido até a Mãe de HAWKBILL, TRENSA (2004), foi trilhado por excelentes Matrizes como MAGGIE BB (1867), Mãe dos notáveis “racehorses”, HAROLD (1876) e, sobretudo, de IROQUOIS (1878), que se notabilizou por ter sido o primeiro “racehorse” nascido e criado nos USA, a vencer um Grande Premio (GP) da maior importância na Europa, do nível de Grupo 1, ou seja, o Derby de Epsom e St. Leger, respectivamente, a segunda e terceira Provas da Tríplice Coroa da Inglaterra!

Além de MAGGIE BB, pode–se ressaltar, ainda, a Matriz AUDIENCE (1901). Mãe de WHISK BROOM (1907), que obteve o título de “Horse of the Year” (Cavalo do Ano) de 1913 nos USA!

O Quadro de Duplicações em seus Ancestrais, evidenciado no Pedigree de 6ª Geração de HAWKBILL, aponta para um número excessivo de Ancestrais duplicados, ou seja, NORTHERN DANCER (4 X 6 X 5). NATIVE DANCER (6 X 6), HAIL TO REASON (6 X 5 X 6), SIR GAYLORD (5 X 6), ROBERTO (4 X 5), NASHUA (6 X 6) e PRINCE JOHN (5 X 5 – “XF”), portanto, 7 Ancestrais duplicados, o que poderia aumentar a possibilidade da “saturação genética”, provocada pelo excessivo número de Ancestrais duplicados!

 

Há, entretanto, como provável explicação por não ter ocorrido os efeitos negativos de uma “saturação genética”, a presença da Duplicação na notável Matriz, SOMETHINGROYAL (6 X 6 RF), Mãe do fenomenal SECRETARIAT, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF) que, somada à Duplicação de PRINCE JOHN (5 x 5 –“XF”), nas condições do “X Factor”, dois Fatores diferenciados que, provavelmente, possibilitaram a HAWKBILL, cumprir uma Campanha de alto nível nas pistas de corrida, com Prêmios, até o momento, de mais de $ 3,5 milhões de libras!  

 

Autor: Orlando Lima

Email: omlimapsi@gmail.com

 

Acesso pelo RAIA LEVE: www.raialeve.com.br / Colunista / Orlando Lima



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.320

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês