Colunista:
Fino Trato – Royal Ascot – Parte 1 26/07/2018 - 07h04min
FINO TRATO
ROYAL ASCOT 2018
PARTE 1
I – INTRODUÇÃO
Há cerca de 45 dias, foi realizado na Inglaterra o tradicional e histórico ROYAL ASCOT MEETING, que sempre conta coma presença com a presença da Rainha Elizabeth II!
Num período de cinco dias, são disputados várias Provas de Grupo e Provas de nível Clássico, perfazendo 16 Provas de nível Clássico, das quais oito destas Provas, classificadas como Grupo 1, reunindo os melhores PSI em Campanha na Europa e alguns selecionados dos USA, Japão e Austrália!
No âmbito do modelo de Turfe europeu, encontramos reunidos no histórico e tradicional de Ascot, os mais qualificados PSI, especialistas na pista de grama, tendo em vista que todas as Provas são disputadas neste tipo de piso, nas diversas distâncias constantes do Calendário Clássico Europeu!
Para que eu possa abordar as Provas de maior importância, de forma mais abrangente, ficarei restrito às Provas de Grupo 1, focando na análise dos Genótipos refletidos nos respectivos Pedigrees de 6ª Geração dos três primeiros colocados em cada uma destas oito Provas!
Desde já peço escusas pela não edição dos Pedigrees, pois não haveria as mínimas condições para que fossem adequadamente visualizados, razão pela qual, no transcurso de cada análise, faço uma descrição do que seria visualizado se os Pedigrees pudessem ser editados!
O que mais me chamou a atenção, entretanto, foi a incrível constatação de, em nenhuma destas oito Provas de Grupo 1, nenhuma delas foi realizada na distância dos 2400 m, considerada como a distância Clássica por excelência, no modelo de Turfe europeu, tendo em vista que as Provas de maior importância do Calendário europeu, como o Arco do Triunfo, o King George VI and Queen Elizabeth II Stakes, e os Derbies, são disputados nessa distância!
O Artigo será apresentado em 4 Partes, para que não fique demasiadamente pesado para o Leitor!
Para facilitar o entendimento da Análise de cada PSI colocado nestas 8 Provas de Grupo 1 pelo Leitor, a seguir, estarei apresentando o significado e conceitos de palavras, expressões e siglas adotados no corpo de cada uma das Partes deste Artigo!
Como fechamento do Artigo, estarei promovendo a consolidação dos resultados alcançados em cada uma dessas Provas, sobretudo no que se refere aos Aspectos Genéticos dos animais que lograram ocupar os três primeiros lugares dessas Provas de Grupo 1!
II – CONVENÇÕES / OBSERVAÇÕES
Todas as Provas a seguir focalizadas são de Grupo 1 !
Todas as Provas foram disputadas em Pista de Grama !
Nascimento: GB – Grã–Bretanha; FR – França; CAN – Canada; AUS – Austrália; GER – Alemanha; IRE – Irlanda; JPN – Japão !
Gênero e Pelagem: M.C. = Masculino / Castanho; M. CE. = Masculino / Castanho Escuro; M.A. = Masculino Alazão; M.T. = Masculino / Tordilho; F.C. = Feminino / Castanho; F.CE. = Feminino / Castanho Escuro; F.A. = Feminino / Alazão; F.T. = Feminino / Tordilho; Castr. = Castrado !
Alinhamento: (HL) = “High Line” corresponde à Linha Alta do Pedigree, ou seja, o Alinhamento Masculino Paterno do Produto !
Alinhamento: (ML) = “Middle Line” corresponde à Linha Intermediária do Pedigree, ou seja, a Linha Intermediária do Pedigree, ou seja, o Alinhamento Masculino do Avô Materno do Produto !
Alinhamento: (BL) = “Bottom Line” corresponde à Linha Baixa do Pedigree, delineada pela sequência das Mães do Produto, ou seja, sua Família Materna !
Estirpe: Alinhamento pontuado por Reprodutor Fundador do Puro Sangue Inglês (PSI) !
Dinastia: Alinhamento pontuado por Reprodutor continuador da Estirpe, que teve papel de fundamental importância, tanto na perpetuação da Estirpe, inclusive na fixação do Fenótipo do PSI !
Linhagem de Referência: Alinhamento pontuado por Reprodutor nascido no século 20, ou no final do século 19, que contribuiu decisivamente pela fixação básica de suas Características Genéticas para seus Descendentes pelo respectivo Alinhamento Masculino Paterno, refletido na (HL) do Pedigree !
“Bloodline”: Alinhamento pontuado por Reprodutor de Destaque para a perpetuação da Linhagem de Referência a qual pertence por descendência do Alinhamento Masculino Paterno, refletido na (HL) de seu Pedigree !
Alinhamento: Propriamente dito, delineado por Reprodutor que se destaca no âmbito da “Bloodline” a que pertence pelo Alinhamento Masculino Paterno, refletido no (HL) de seu Pedigree !
Observação Importante: No caso específico da Linhagem de Referência do Reprodutor NATIVE DANCER, suas Características Genéticas, transmitidas para seus Descendentes, foram herdadas através do Alinhamento (BL), portanto, de sua Família Materna, derivada de sua 4ª Mãe, a tordilha LA GRISETTE, Filha do tordilho, ROI HERODE, Pai do fenomenal THE TETRARCH! Suas quatro primeiras Mães são tordilhas, assim como sua própria Pelagem, cuja Estirpe foi pontuada pelo Reprodutor Fundador, ALCOCK ARABIAN, também tordilho, do qual descendem todos os PSI de Pelagem tordilha !
III – PROVAS de GRUPO 1 do ROYAL ASCOT MEETING de 2018
A – 1ª Prova: QUEEN ANNE STAKES – 1600 m – Produtos de 4 anos e mais
1º – ACCIDENTAL AGENT – GB – M.C. – 2014
ACCIDENTAL AGENT
Estirpe: DARLEY ARABIAN (Fundador) – M.C. – 1700
Dinastia: ECLIPSE – GB – M.A. – 1764
Linhagem de Referência: PHALARIS – GB – M.CE. – 1913
“Bloodline”: NORTHERN DANCER – CAN – M.C. – 1961
Alinhamento: DANEHILL – USA – M.C. – 1986
(HL) – PAI: DELEGATOR (DANSILI / DANEHILL / DANZIG / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)
(ML) – AVÔ MATERNO: XAAR (ZAFONIC / GONE WEST / Mr. PROSPECTOR / RAISE A NATIVE / NATIVE DANCER)
(BL) – MÃE: ROODLE (FAMÍLIA MATERNA: 16–a: MISS AGNES (F.CE. – 1850 por BIRDCATCHER)
ANÁLISE do GENÓTIPO: Seus dois Alinhamentos Básicos (HL e ML) descendem, respectivamente, das “Bloodlines” pontuadas por NORTHERN DANCER (HL) e por Mr. PROSPECTOR, entrosamento genético que pode ser considerado como um dos mais frequentes “Nicks” da atualidade da Criação Internacional do Puro Sangue Inglês (PSI)!
Apesar de sua Família Materna (16–a) ser pontuada, em conformidade com a classificação de Bobinski, ou seja, a notável Matriz, MISS AGNES, o destaque como sua Mãe mais próxima refere–se à fenomenal PLUCKY LIEGE, sua 4ª Mãe, maior responsável pela continuidade desta Família Materna!
No que se reporta à Duplicação (inbreeding / linebreeding) de seus Ancestrais, observamos em sua Configuração Genética (Genótipo), apenas duas Duplicações, ou seja, NORTHERN DANCER (5 X 5 X 6 X 6 X 6) e RAISE A NATIVE (6 X 6), pressupondo que seu Genótipo, com apenas estas duas Duplicações, deve se apresentar com um ótimo padrão de Vigor Híbrido (Consistência e Resistência), predicado de fundamental importância obtido pelo caldeamento das Raças Equinas que deram origem ao PSI!
2º – LORD GLITTERS – FR – Castr. T. – 2013
LORD GLITTERS
Estirpe: ALCOCK ARABIAN (Fundador) – M.T. – 1712
Dinastia: CRAB – GB – M.T. – 1722
Linhagem de Referência: NATIVE DANCER – USA – M.T. – 1950
“Bloodline”: Mr. PROSPECTOR – USA – M.C. – 1970
Alinhamento: MIESQUE’S SON – USA – M.CE. – 1992
(HL) – PAI: WHIPPER (MIESQUE´S SON / Mr. PROSPECTOR / RAISE A NATIVE / NATIVE DANCER)
(ML) – AVÔ MATERNO: HOMME DE LOI (LAW SOCIETY / ALLEGED / HOIST THE FLAG / TOM ROLFE / RIBOT / TENERANI / BELLINI / CAVALIERE D’ARPINO / HAVRESAC / RABELAIS / St. SIMON)
(BL) – MÃE: LADY GLITTERS (FAMÍLIA MATERNA: 8–a: REGULUS MARE (F.CE. – 1757 por REGULUS)
ANÁLISE do GENÓTIPO: Seus dois Alinhamentos Básicos (HL e ML) descendem, respectivamente, das “Bloodlines” pontuadas por Mr. PROSPECTOR e por RIBOT, entrosamento genético que promove um excelente encaixe genético das características primordiais desses dois excepcionais Reprodutores!
Apesar de ter nascido em 1757, REGULUS MARE, em conformidade com a classificação de Bobinski, pontua e permanece como a referência maior da Família Materna (8–a), sendo uma das mais importantes Matrizes da origem do PSI, permanecendo nesta posição de destaque dessa Família Materna, pois não ocorreu o surgimento de outra Matriz importante e influente que pudesse trazer a referência dessa Família para mais próxima da Mãe de LORD GLITTERS.
No que se refere à Duplicações de Ancestrais de LORD GLITTERS, exibidas
por seu Genótipo, refletido em seu Pedigree de 6ª Geração, verificamos que
existe apenas uma única Duplicação Convencional / Clássica, no extraordinário
Reprodutor NASRULLAH (6 X 6 X 6) que, apesar da Pelagem Castanha, foi
fortemente influenciado pelo fenomenal THE TETRARCH, tendo em vista que a 2ª Mãe de NASRULLAH, MUMTAZ MAHAL, até hoje considerada como o PSI mais veloz que pisou em pistas europeias, é Filha de THE TETRARCH!
Em razão desta única Duplicação, pode–se esperara que o Genótipo de LORD GLITTERS apresente um alto padrão de Vigor Híbrido, predicado de fundamental importância para um PSI, adquirido por ocasião do caldeamento das Raças equinas que deram origem ao PSI!
3º – LIGHTNING SPEAR – GB – M.A. – 2011
LIGHTNING SPEAR
Estirpe: DARLEY ARABIAN (Fundador) – M.C. – 1700
Dinastia: ECLIPSE – GB – M.A. – 1764
Linhagem de Referência: PHALARIS – GB – M.CE. – 1913
“Bloodline”: NORTHERN DANCER – CAN – M.C. – 1961
Alinhamento: NUREYEV – USA – M.C. – 1977
(HL) – PAI: PIVOTAL (POLAR FALCON / NUREYEV / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)
(ML) – AVÔ MATERNO: ROYAL ACADEMY (NIJINSKY / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)
(BL) – MÃE: ATLANTIC DESTINY (FAMÍLIA MATERNA: 8–c: WOODBINE (F.C. – 1860 por STOCKWELL)
ANÁLISE do GENÓTIPO: Seus dois Alinhamentos Básicos (HL e ML) reportam–se à mesma “Bloodline” pontuada por NORTHERN DANCER, portanto, reportando–se a um dos mais influentes Reprodutores do século 20, NEARCO, Avô Paterno de NORTHERN DANCER!
Apesar de não ser um entrosamento genético dos mais profícuos, pois derivam do mesmo Ancestral comum (NORTHERN DANCER), por ser um PSI de muito boa e consistente Campanha nas Pistas, ainda em plena atividade, LIGHTINING SPEAR certamente herdou as características positivas de seu célebre Ancestral, o que possibilitou a longevidade positiva de sua Campanha, com colocação em importante Prova de Grupo 1 aos 7 anos de idade!
Sua Família Materna (8–c) vem apresentando uma sequência de ótimos Produtos, como pode ser visualizado na Produção, sobretudo, de sua 6ª Mãe (RARE PERFUME), sua 5ª Mãe (RARE TREAT), assim como, de sua 4ª Mãe (WHAT A TREAT), privilegiando este Ramal de sua Família Materna (8–c), em conformidade com a classificação de Bobinski!
No que se reporta à Duplicação de seus Ancestrais, encontramos apenas uma Duplicação Convencional / Clássica, no fundamental e célebre Reprodutor do século 20, NORTHERN DANCER (4 X 4 X 4) numa rara e excepcional posição da verticalidade da 4ª Geração de seu Genótipo, o que justifica plenamente a excelência de seu Pedigree, assim como, o alto padrão de Vigor Híbrido caracterizado por seu Genótipo, integralmente justificado por sua excelente e consistente Campanha nas Pistas de Corrida!
B – 2ª Prova: KING’S STAND STAKES – 1000 M – Produtos de 3 anos e mais
1º – BLUE POINT – IRE – M.C. – 2014
BLUE POINT
Estirpe: DARLEY ARABIAN (Fundador) – M.C. – 1700
Dinastia: ECLIPSE – GB – M.A. – 1764
Linhagem de Referência: PHALARIS – GB – M.CE. – 1913
“Bloodline”: NORTHERN DANCER – CAN – M.C. – 1961
Alinhamento: STORM CAT – USA – M.CE. – 1983
(HL) – PAI: SHAMARDAL (GIANT’S CAUSEWAY / STORM CAT / STORM BIRD / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)
(ML) – AVÔ MATERNO: ROYAL APPLAUSE (WAAJIB / TRY MY BEST / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)
(BL) – MÃE: SCARLET ROSE (FAMÍLIA MATERNA: 4–l: GOLDEN GROVE (F.A. – 1760 por BLANK)
ANÁLISE do GENÓTIPO: Seus dois Alinhamentos Básicos (HL e ML) descendem da mesma “Bloodline” pontuada pelo fenomenal NORTHERN DANCER que, em última análise foi decisivamente influenciado por seu Avô Paterno, NEARCO, um dos mais influentes Reprodutores do século 20!
Apesar da excelência genética emanada de NORTHERN DANCER, não costuma ser muito frequente o sucesso desta Conjugação Genética, a não ser quando ocorre através de seus Descendentes, SADLER’S WELLS e DANEHILL, ocupando os dois Alinhamentos Básicos de um Genótipo, pois já pode ser considerado como um autêntico “nick” de duas Mãos da atualidade da Criação do PSI!
No que se reporta à sua Família Materna (4–l), pontuada por GOLDEN GROVE (1760), classificada por Bobinski, não se tem alguma referência sobre outra Matriz de grande importância, situada mais próxima de sua Mãe, SCARLETT ROSE (2001)!
No que se reporta à Duplicação de Ancestrais de BLUE POINT, observa–se que as três Duplicações evidenciadas por sua Configuração Genética (Genótipo), apontam para um Genótipo caracterizado por um muito bom nível de Vigor Híbrido!
Os Ancestrais duplicados, ou seja, NORTHERN DANCER (5 X 5), BOLD RULER (6 X 6 X 5) e a notável NATALMA (6 X 6 X 6 RF), nas condições do “Rasmussen Factor”, se ajustam de forma a ressaltar as bondades genéticas emanadas de NATALMA e de seu Filho, NORTHEN DANCER, coadjuvadas, em sua plenitude, pelo excelente Reprodutor BOLD RULER, simplesmente, o Pai de SECRETARIAT, por muitos considerado como o melhor PSI até hoje criado nos USA, Descendente do fenomenal NASRULLAH que, como já tive oportunidade de esclarecer, sua 2ª Mãe, MUMTAZ MAHAL, a prodigiosa Filha de THE TETRARCH, até hoje considerada como o mais veloz PSI que já pisou nas Pistas europeias!
Além disso, NORTHERN DANCER encontra–se duplicado na verticalidade da 5ª Geração, fator que costuma produzir melhores resultados de uma Duplicação de Ancestrais!
THE TETRARCH também influenciou NATALMA, tendo em vista que sua 2ª Mãe, ALMAHMOUD, cuja 2ª Mãe é a citada MUMTAZ MAHAL!
Todo este conjunto de características genéticas envolvendo a participação do fabuloso tordilho THE TETRARCH, culmina com o fato, como já tive oportunidade de demonstrar em Artigo específico, de que o tordilho NATIVE DANCER, Avô Materno de NORTHERN DANCER, é decisivamente influenciado pelo tordilho ROI HERODE (Pai de THE TETRARCH) que, por sua vez, é o Pai da tordilha LA GRISETTE, 4ª Mãe do tordilho NATIVE DANCER, cujas características genéticas como Reprodutor, foram praticamente idênticas às transmitidas por THE TETRARCH!
Certamente, a conjugação dessas características genéticas, sobretudo nos Ancestrais duplicados evidenciados pelo Pedigree de 6ª Geração de BLUE POINT, contribuíram decisivamente para sua excelente Campanha nas pistas!
2º – BATAASH – IRE – M.C. – 2014
BATAASH
Estirpe: DARLEY ARABIAN (Fundador) – M.C. – 1700
Dinastia: ECLIPSE – GB – M.A. – 1764
Linhagem de Referência: PHALARIS – GB – M.CE. – 1913
“Bloodline”: NORTHERN DANCER – CAN – M.C. – 1961
Alinhamento: TRY MY BEST – USA – M.C. – 1975
(HL) – PAI: DARK ANGEL (ACCLAMATION / ROYAL APPLAUSE / WAAJIB / TRY MY BEST / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)
(ML) – AVÔ MATERNO: LAWMAN (INVINCIBLE SPIRIT / GREEN DESERT / DANZIG / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)
(BL) – MÃE: ANNA LAW (FAMÍLIA MATERNA: 4–k: SWEET HAWTHORN (F.CE. – 1858 por SWEETMEAT)
ANÁLISE do GENÓTIPO: Os dois Alinhamentos Básicos (HL e ML) exibidos pelo Genótipo de BATAASH, e refletidos no seu Pedigree de 6ª Geração, pertencem à mesma “Bloodline” pontuada por NORTHERN DANCER, que se encontra presente quase todos os Pedigrees, como vimos até agora, dos PSI que lograram êxito nestas primeiras Provas de Grupo 1 que integraram as Provas mais qualificadas do Royal Ascot Meeting de 2018!
Esta constatação vem reforçar a presença de Características Genéticas provenientes deste excepcional Reprodutor / Raçador canadense, tido por muitos experts do PSI, como o mais influente e importante do século 20!
Como consequência desta situação, vemos que algumas de suas Características Genéticas ficam ressaltadas no âmbito da (HL – Alinhamento Masculino Paterno), quanto no âmbito da (ML – Alinhamento Masculino do Avô Materno)!
Como consequência natural e, automaticamente, ficam ressaltadas no âmbito da Configuração Genética de BATAASH, algumas das Características Genéticas herdadas do Avô Paterno de NORTHERN DANCER, ou seja, o fabuloso NEARCO, também por muitos experts do PSI, considerado com o mais importante e influente Reprodutor / Raçador do século 20, assim como, do Avô Materno de NEARCO, o Perpetuador do mais prolífico Alinhamento Paterno do século 20, ou seja, o incrível PHALARIS, do qual descendem cerca de 85% de todos os PSI da atualidade!
Por mais contraditório que possa parecer, mas que não se trata de grande surpresa em razão da incrível imprevisibilidade da Genética, a combinação destes dois Alinhamentos Básicos (HL e ML), derivados do mesmo NORTHERN DANCER, não costumam, com frequência que seria lícito esperar, produzir resultados dos mais bem sucedidos!
Sua Família Materna (4–k) foi classificada por Bobinski, pontuada na Matriz SWEET HAWTHORN que, por sua vez, era Filha da notável Matriz, ALICE HAWTHHHORN que, entretanto, pontua a Família Materna (4–f)!
No que se reporta ao Quadro de Duplicações dos Ancestrais de BATAASH, pode–se visualizar com amplo destaque e influência, a Duplicação da notável Matriz, NATALMA (6 X 6 X 5 RF), nas condições do diferenciado “Rasmussen Factor” (RF), sendo que ainda identifiquei mais cinco Duplicações Convencionais / Clássicas nos Reprodutores NIGHT SHIFT
(4 X 3), NORTHERN DANCER (6 X 5 X 6 X 4) e NATIVE DANCER (6 X 6), que são parentes próximos de NATALMA, reforçando o predomínio de suas Características Genéticas no Genótipo de BATAASH!
As duas Duplicações restantes exibidas pelo Genótipo de BATAASH, encontradas no seu Pedigree de 6ª Geração, referem–se a Mr. PROSPECTOR (4 X 5) e a PRINCELY GIFT (6 X 6), completando as cinco Duplicações acima citadas, e que, observando–se sua Campanha nas Pistas, não parece ter comprometido o bom nível do Vigor Híbrido de seu Genótipo, provavelmente porque três dos Reprodutores duplicados, como vimos acima, são parentes próximos!
Em conformidade com sua Campanha nas Pistas, BATAASH se apresenta como um emérito “sprinter”, evidenciando total preferência pelas Provas disputadas na distância dos 1000 m, realizadas na Inglaterra e na França!
Finalmente, torna–se importante considerar como Fator primordial para o seu êxito nas Pistas, o Parentesco muito próximo de Ancestrais duplicados, pois NIGHT SHIFT é Filho de NORTHERN DANCER que, por sua vez, é Neto Materno de NATIVE DANCER que, por sua vez, é o Pai da notável Matriz, NATALMA, Mãe de NORTHERN DANCER, contribuindo decisivamente para reforçar as “bondades genéticas” destes notáveis Ancestrais!
3º – MABS CROSS – GB – F.C. – 2014
MABS CROSS
Estirpe: ALCOCK ARABIAN (Fundador) – M.T. – 1700
Dinastia: CRAB – GB – M.T. – 1722
Linhagem de Referência: NATIVE DANCER – USA – M.T. – 1950
“Bloodline”: Mr. PROSPECTOR – USA – M.C. – 1970
Alinhamento: MACHIAVELLIAN – USA – M.CE. – 1987
(HL) – PAI: DUTCH ART (MEDICEAN / MACHIAVELLIAN / Mr. PROSPECTOR / RAISE A NATIVE / NATIVE DANCER / POLYNESIAN / UNBREAKABLE / SICKLE / PHALARIS)
(ML) – AVÔ MATERNO: PIVOTAL (POLAR FALCON / NUREYEV / NORTHERN DANCER / NEARCTIC / NEARCO / PHAROS / PHALARIS)
(BL) – MÃE: MISS MEGGY (FAMÍLIA MATERNA: 8–c: WOODBINE (F.C. – 1860 por STOCKWELL)
ANÁLISE do GENÓTIPO: Como citado anteriormente, os dois Alinhamentos Básicos (HL e ML) exibidos pelo Pedigree de 6ª Geração de MABS CROSS, são pontuados, respectivamente, por Mr. PROSPECTOR (HL) e por NORTHERN DANCER (ML), conjugação genética que formula um dos mais recentes e eficazes “nicks” da Criação Internacional do PSI, com resultados de valor inestimável para a Campanha de seus descendentes melhor qualificados pelas benécies desta conjugação genética, entre estes dois Reprodutores mais importantes e influentes da atualidade!
Sua Família Materna (8–c), classificada por Bobinski, foi pontuada pela conhecida Matriz, WOODBINE (1860), tendo como sua mais notável Matriz na sequência de suas Mães, sua Avó Materna, BEESWING (1833), Mãe do notável e célebre Reprodutor da Criação do PSI nos idos do século 19, NEWMINSTER (1848), um dos mais importantes Reprodutores desta Família (8), classificada pelo notável Hipólogo australiano, Bruce Lowe!
A partir de WOODBINE até MISS MEGGY (Mãe de MABS CROSS), este Ramal (8–c), não registrou uma Matriz diferenciada, no que concerne aos resultados de suas respectivas Produções!
No que se reporta à Duplicação de Ancestrais de MABS CROSS, encontramos a resposta para o fator primordial da excelente qualidade expressa no seu Genótipo, ou seja, as duas participações das Matrizes, NATALMA (6 X 6 X 6 RF) e CHAMBORD (6 X 6 X 6 RF), ambas, nas condições exigidas pelo diferenciado Fator, “Rasmussen Factor” (RF), sendo que a primeira foi a gloriosa Mãe de NORTHERN DANCER, e a segunda, a excelente Matriz, descendente e qualificada pelo notável “racehorse” e Reprodutor, HURRY ON, seu Bisavô Paterno!
O Quadro de Duplicações exibido pelo Genótipo de MABS CROSS ainda apresenta um aspecto de efetiva importância para o alto padrão de Qualidade de seu Genótipo, qual seja, a Duplicação (5 X 5) no notável NORTHERN DANCER, portanto, na verticalidade da 5ª Geração, posição esta pela qual costuma produzir excelentes resultados nas pistas para seus Descendentes!
Conjugando todos os Fatores acima citados e explicados, temos a necessária e indispensável base para explicar e justificar a boa Campanha nas pistas de MABS CROSS!
Autor: Orlando Lima
Email: omlimapsi@gmail.com
Acesso pelo RAIA LEVE: www.raialeve.com.br / Colunista / Orlando Lima
[ Escolher outro colunista ]
|