Colunista:
Fino Trato – Análise de Pedigrees Relevantes, Parte III 26/03/2018 - 10h33min
FINO TRATO
ANÁLISE DE PEDIGREES RELEVANTES
IV – PARTE 3 – OLIMPO – M.C. – 2014
REDATTORE X OP COLONY p/ NEW COLONY
(HL): REDATTORE – NATIVE DANCER / RAISE A NATIVE / ROI NORMAND
(ML): NEW COLONY – St. SIMON / RIBOT / TOM ROLFE
(BL): Família Materna: 9: VINTNER MARE (F.CE. – ?) p/ CURWEN’S ARABIAN
CRIADOR e PROPRIETÁRIO: Haras SÃO JOSÉ DA SERRA
OLIMPO
A Configuração Genética (Genótipo) exibida pelo Pedigree de 6ª Geração de OLIMPO, atualmente, revela um Arranjo Genético inusitado, pois assinala um Pedigree totalmente isento de Duplicações em seus Ancestrais, o que convencionei chamar de OUTCROSS ABSOLUTO de 6ª Geração!
Décadas atrás, mais precisamente entre as décadas de 40 e 60, houve um ferrenho debate para definir qual, entre os Sistemas adotados na Criação internacional do PSI, seria o mais eficaz entre o Sistema isento de Duplicações Convencionais / Clássicas de Ancestrais, conhecido como Sistema “OUTCROSS” e o Sistema que adota Duplicações em Ancestrais, Machos e / ou Fêmeas, conhecido como “INBREEDING” / “LINEBREEDING”!
O Sistema “Outcross” teve como grande defensor o diferenciado Hipólogo, Sir Rhys Llewellin, enquanto o Sistema de “Inbreeding” teve como mais célebre defensor, Marcel Boussac, o mais importante e destacado Criador francês, em todos os tempos, sempre fielmente inspirado pelo renomado Hipólogo, Jean Romanee!
Evidentemente, ambos os Sistemas têm suas vantagens e desvantagens, dependendo, unicamente, das condições em que são aplicados, sendo importante ressaltar que o “Inbreeding” / “Linebreeding”, a partir da década de 80, sobrepujou amplamente o Sistema do “Outcross”, devido ao surgimento de dois Reprodutores, NORTHERN DANCER (1961) e Mr. PROSPECTOR (1970) cujos descendentes, com desmedida frequência, são duplicados, como pode ser visualizado nos atuais Genótipos da maioria quase absoluta dos PSI, exibidos em seus Pedigrees de 6ª Geração!
Voltando ao Pedigree de OLIMPO, o “encaixe genético” proporcionado por seus dois Alinhamentos Básicos de perfil masculino (HL e ML), envolvem Reprodutores descendentes de duas Linhagens de Referência que, tradicionalmente, costumam se ajustar adequadamente, ou seja, as Linhagens pontuadas por NATIVE DANCER, via “Bloodline” de RAISE A NATIVE, e pontuada por St. SIMON, via “Bloodline” de RIBOT, certamente devido ao entrosamento das características primordiais de RAISE A NATIVE (Velocidade em alto nível) e de RIBOT (Consistência, Resistência e Stamina)!
St. SIMON
RIBOT
Sintonizando o Segmento Materno de REDATTORE (Pai de OLIMPO), nota–se que seu Avô Materno, DEPUTY MINISTER, está entre os mais importantes Raçadores, descendente do extraordinário Reprodutor, NORTHERN DANCER!
REDATTORE
DEPUTY MINISTER
NORTHERN DANCER
O 2º Avô Materno de REDATTORE, BUCKPASSER, está situado entre os mais importantes e influentes Avôs Maternos da Criação internacional do PSI, em todos os tempos!
BUCKPASSER
O 3º Avô Materno de REDATTORE, SWAPS, foi extraordinário “racehorse” nos USA, chegando a ser considerado como um dos melhores, logo após MAN O’ WAR e SECRETARIAT, sendo descendente do fabuloso HYPERION, vencedor por 7 Temporadas das estatísticas de Reprodutores da Europa que, por sua vez, era Bisneto Paterno do diferenciado ícone do Vigor Híbrido típico da origem do PSI, BAY RONALD!
SWAPS
HYPERION
O 4º Avô Materno de REDATTORE, simplesmente, é o fenomenal e Temperamental, NASRULLAH que, possivelmente, foi o ícone dos Reprodutores caracterizados pela Velocidade Elástica, fortemente influenciado, através de seu Segmento Materno, por um dos mais influentes Reprodutores do século 20, THE TETRARCH, que o influenciou através de sua Filha, a dominante MUMTAZ MAHAL (“The Flying Filly” – A Potranca Voadora) , a 2ª Mãe de NASRULLAH!
NASRULLAH
Particularmente, considero MUMTAZ MAHAL como a melhor e mais influente Matriz do sáculo 20, pontuando o Ramal 9–c da Família Materna 9, com origem na Matriz VINTNER MARE (“tap root mare”), em conformidade com a classificação procedida pelo notável Hipólogo australiano, Bruce Lowe!
Focando em seu Segmento Paterno, ROI NORMAND, Pai de REDATTORE, por sua vez, teve como Avô Materno, LUTHIER, descendente do notável Reprodutor, TOURBILLON, que por cerca de uma década foi o melhor Avô Materno da Criação do PSI, na França!
ROI NORMAND
LUTHIER
O Bisavô Paterno de REDATTORE, RAISE A NATIVE, é o destacado perpetuador da Linhagem de Referência pontuada por NATIVE DANCER, sobretudo através de seu Filho, o destacado Mr. PROSPECTOR, apesar de que, reconhecidamente, ambos transmitirem, com certa frequência, problemas de ordem Física e de Aprumos para seus descendentes!
RAISE A NATIVE
NATIVE DANCER
Tais problemas Físicos, entretanto, não costumam ser encontrados nos descendentes do outro Filho de RAISE A NATIVE, EXCLUSIVE NATIVE, portanto, Irmão Paterno de Mr. PROSPECTOR, Pai de AFFIRMED que, por cerca de 37 anos, permaneceu como Tríplice Coroado nos USA, após as épicas “batalhas” travadas com seu Parente próximo, ALYDAR, Filho de RAISE A NATIVE, nas três Provas da Tríplice Coroa!
Assim sendo, AFFIRMED era Irmão Paterno de ROI NORMAND, Pai de REDATTORE!
Com todas estas “Bondades Genéticas” dos vários descendentes de REDATTORE, torna–se obrigatória a conclusão da razão pela qual foi um excelente “racehorse”, no Brasil e nos USA e, posteriormente, veio a se tornar um dos mais expressivos Reprodutores nascido e criado no Brasil, nos últimos tempos!
Voltando o foco para o Segmento Materno de OLIMPO, pontuado por sua Mãe, OP COLONY, encontramos, na Diagonal Decrescente de seu Segmento Materno (DDSM), delineada pela sequência de seus Avôs Maternos, uma inusitada, mas soberba sequência de notáveis Reprodutores, com a rara circunstância de que os três primeiros são descendentes de St. SIMON, cujos descendentes, em meu julgamento, são os melhores Avôs Maternos da Criação internacional do PSI!
Assim sendo, o Avô Materno de OLIMPO, NEW COLONY, seu 2º Avô Materno, KURRUPAKO e seu 3ª Avô Materno, KAMERAN KHAN, são descendentes pelo Alinhamento Masculino Paterno (HL) de St. SIMON!
NEW COLONY
KURRUPAKO
KAMERAN KHAN
Nunca é demais lembrar que o mais relevante e importante Avô Materno da Criação Brasileira do PSI, em todos os tempos, foi WALDMEISTER, um “stayer”, corredor de 4000 m, Tri Neto Paterno de St. SIMON!
O 4º Avô Materno de OLIMPO, FOUR HILLS, era descendente do extraordinário Reprodutor, TEDDY, Reprodutor pontuador de uma das mais consistentes Linhagens da Criação internacional do PSI, justificado por ser Neto Paterno do ícone do Vigor Híbrido da Criação internacional do PSI, o fabuloso BAY RONALD, Pai de um dos mais importantes Pilares da consistente Criação do PSI da Alemanha, DARK RONALD!
Foto não encontrada
FOUR HILLS
TEDDY
Completando a sequência de Avôs Maternos que pontuaram a DDSM de OLIMPO, encontramos, como seu 5ª Avô Materno, o magnífico “racehorse”, PHARIS, Irmão Paterno do fenomenal NEARCO que, certamente, deve ser considerado como um dos mais importantes e influentes Reprodutores do século 20!
PHARIS é considerado como uma das maravilhas criadas por Marcel Boussac, o melhor Criador do PSI da França em todos os tempos, sendo o detentor do mais sensacional “sprint” final (atropelada), já assistida, por ocasião de sua incrível vitória no GP de Paris de 1939!
PHARIS
Para enfatizar a importância da participação de St. SIMON na Configuração Genética (Genótipo) de notáveis e diferenciados “racehorses”, devemos ressaltar o expressivo fato de que o Pedigree de 6ª Geração de PHARIS, assinala quatro participações de St. SIMON, distribuídas entre sua 4ª e 5ª Gerações!
O italiano Federico Tesio, até hoje considerado como o mais importante Criador do PSI no século 20, perseguiu a pluralização da participação de St. SIMON no Pedigree de seus principais Produtos, culminando com RIBOT (O Cavalo do Século 20), que apresenta em seu Pedigree de 6ª Geração, cinco participações de St, SIMON, na verticalidade de sua 5ª Geração!
Para completar com “chave de ouro” a análise desta excelente Configuração Genética (Genótipo) de OLIMPO, como citamos anteriormente, sua Família Materna (9) é pontuada por VINTNER MARE (‘tap root mare” – Matriz de Origem da Família), em conformidade com a classificação do importante Hipólogo australiano, Bruce Lowe, Tronco Familiar Materno do Ramal 9–c*, pontuado por MUMTAZ MAHAL, em meu julgamento, o mais insinuante e importante da Criação internacional do Puro Sangue Inglês (PSI) dos últimos tempos!
Além de extraordinária e fenomenal Matriz, esta Filha do excepcional “racehorse” e Reprodutor, THE TETRARCH, até hoje, é considerada como o PSI mais veloz que já pisou em pistas europeias, em todos os tempos!
THE TETRARCH
MUMTAZ MAHAL
Autor: Orlando Lima
Email: omlimapsi@gmail.com
Acesso pelo RAIA LEVE: www.raialeve.com.br / Colunistas / Orlando Lima
[ Escolher outro colunista ]
|