Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
24/10/2006 - 20h39min

Nice Bet vence em bonita atropelada

Embora ainda classificado como Grupo II, o GP Salgado Filho, nas atuais condições, vem mostrando ser prova de reduzida qualidade. Por exemplo: mesmo sendo na areia, deveria ter em seu campo a participação de alguns dos cavalos que atuaram na Milha Internacional carioca, em agosto, o que não aconteceu. Fosse na grama, poderia ser visto como teste (ainda que um pouco longínquo) para a Milha Internacional argentina.

O vencedor foi o 4 anos NICE BET (Dubai Dust e Wild Zuca, por Ferdinand), que perdera, correndo entre os primeiros, nas mesmas pista e distância, em agosto, no Clássico Breno Caldas, para PREMIER PLAN (Dodge), também de 4, agora quinto colocado. Naquela ocasião, Premier Plan manteve a invencibilidade na areia. Nice Bet perdeu–a.

 A mais de um corpo, na dupla, o 3 anos IMPERIALISTA (Voando Baixo), com o até então invicto BRAGIO (Ghadeer), da mesma idade do vencedor e do quinto, na terceira colocação. Próximo, em quarto, ONTÁRIO (Vettori), de 3 anos, que liderou até os 400. Houve reclamação dos pilotos dos terceiro e quarto, contra o segundo, mas o páreo foi confirmado.

Nice Bet, que obteve a quarta vitória, primeira clássica, todas na areia, numa campanha com oito apresentações, três das quais na grama, jamais terminando descolocado, é criação e propriedade do Stud TNT. Seu treinador é Eduardo Garcia, foi pilotado por Tiago Josué Pereira e assinalou 1Â’39”49 na pista pesada. Fato curioso é que o vencedor pesou 514, muito menos do que os 548 da atuação de agosto, na qual formou a dupla.

Old Gipsy fracassa. Sussex vence

Domingo, foi realizada, em Cidade Jardim, a Prova Especial Profissionais do Turfe, para produtos de 3 anos e mais idade, na distância de 1.200 metros, areia, onde havia uma força destacada, OLD GIPSY (American Gipsy), de 5 anos.

Infelizmente, o grande favorito, que vinha de sete vitórias consecutivas na mesma pista, produziu carreira completamente anormal, chegando muito longe, em terceiro lugar, sem mostrar a costumeira velocidade, perdendo para tempo inferior aos que marca habitualmente na referida distância, da qual é o recordista.

A vitória, terceira de uma campanha de quatro atuações, ficou com o potro SUSSEX (Midnight Tiger e Sunshine Miami, por Irish Fighter), que largou e acabou. Em segundo, a um corpo, a 5 anos DAMA DA ARTE (Mensageiro Alado). O outro potro, GHOST BLADE (Blade Prospector), foi o quarto, e o 4 anos JATO FORTE (Romarin), quinto e último.

Sussex, criação do Haras Morumbi e propriedade do Stud Alvarenga, é treinado por Estanislau Petrochinski e foi dirigido por Altair Domingos. Assinalou 1Â’11”442, na pista macia.

Nepotista: finalmente recuperado

Sábado, aconteceu, na grama do Hipódromo Paulistano, a nova Prova Especial Estouvado, em 3.000 metros, para produtos de 4 anos e mais idade, um dos vários semiclássicos criados, em ótima iniciativa, para dar oportunidade aos fundistas, ainda que os melhores não sejam mais inscritos acima dos 2.400 metros.

O único ganhador de grupo inscrito, e franco favorito, NEPOTISTA (Know Heights e Wekilinda), venceu com enorme facilidade, mostrando estar recuperado do esforço despendido em dezembro do ano passado, quando correu dois clássicos em 3.000 metros. Temi que o neto materno de Kenético nunca mais voltasse a ser o mesmo. Aliás, desde 1976, só lembro de três potros, Kigrandi, Full Love e Gene de Campeão, que venceram o GP Consagração (GI), em dezembro, como Nepotista, em 3.000 metros, e não decaíram de produção, pelo menos por longo tempo.

LIDO SQUARE (Pleasant Variety) foi o segundo, muito longe, completando o marcador SOMAGUE e ZANTHUS, filhos de Astor Place, e FRANKFURT (Basim). Este é um ano mais velho que os  quatro primeiros, que têm 4 anos.

Nepotista, criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Haras Valentin, é treinado por Vitório Fornasaro e foi dirigido por Altair Domingos. Assinalou 3Â’16”484, na grama pesada, com cerca móvel a 10 metros.

CONVERSA COM OS TURFISTAS

Empeñosa e o Oaks

Um das coisas que me agrada é divagar sobre corridas de cavalos e, principalmente, sobre cavalos de corridas.

Vou, então, lembrar a excepcional corredora e extraordinária reprodutora Empeñosa, dos irmãos Roberto Seabra e Nelson Seabra, argentina, por Full Sail e Ermua, que está na ordem do dia, no Brasil, por ser ascendente de Colina Verde, tríplice coroada paulista este ano.

Entre outras grandes carreiras, a neta materna de Congreve venceu, em sua terra de origem, os GPs Selección de Palermo e La Plata, correspondentes argentinos ao Oaks inglês. Sua filha brasileira Emoción (Orsenigo), venceu, por sua vez, os GPs Diana paulista e carioca, também correspondentes ao Oaks. Posteriormente, foi a vez de Embuche (Le Haar e Emoción) ganhar o Diana paulista.

Em 1977, Emerald Hill (Locris e Embuia, por Sunny Boy e Emoción) ganhou os GPs Diana paulista e carioca. Abro, aqui, um parêntesis, para registrar que à época não havia, ainda, Tríplice Coroa carioca. Se houvesse, Emerald Hill fatalmente teria conseguido um feito único: ser tríplice coroada nos dois maiores turfes do Brasil.

Agora, três semanas após Colina Verde conquistar o importantíssimo título, que culminou justamente no GP Diana, uma potranca argentina, Emotion Parade (irmã materna de Empeñosa Fitz, vencedora da importante Copa de Plata), cuja quinta  mãe é a acima citada Empeñosa, venceu o GP Selección, confirmando estreita ligação entre todas essas grande éguas com a grande carreira do turfe mundial destinada às potrancas.

Empeñosa procriou sete machos (inclusive o invicto ganhador de três Derbies, Emerson, e o ganhador clássico Empyreu) e só uma fêmea, a citada Emoción, esta assim garantindo a permanência da linhagem.

E eu vaticino (o que não é nenhuma vantagem) que mais ganhadores de grupo desta linha baixa certamente aparecerão, para minha alegria, e dos turfistas.

Próximas atrações

São Paulo

Sábado será corrida em Cidade Jardim a Prova Especial 29 de Outubro, na milha, areia, que em passado recente era do Grupo III, e em 2005 foi Listed Race. Ou seja, atualmente é carreira sem grande importância, ainda que em seu campo estejam Video Air, Knightsbridge e Sparkling Gold.

Rio de Janeiro

Semana paupérrima também na Gávea. Domingo, os turfistas terão a Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos, em 2.000 metros, na areia. Carreira fraca para produtos de 3 anos e mais idade, que não pode ser considerada, por exemplo, melhor que o sexto páreo de sábado, um simples handicap.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês