




Colunista:
Fino Trato – Plantel de Reprodutores – Perspectivas para a Criação Nacional – Parte 2 28/09/2017 - 13h47min
FINO TRATO
PLANTEL DE REPRODUTORES
PERSPECTIVAS PARA A CRIAÇÃO BRASILEIRA
Parte 2
III – TOTALIZAÇÃO DOS RB’S E RC’S
Como indiquei anteriormente, RB significa RAÇADOR BASE e RC significa RAÇADOR CONTINUADOR, ou seja, respectivamente, Reprodutor de destaque como iniciador de referência de um Alinhamento Masculino Paterno (RB) e Reprodutor de destaque (RC) que proporcionou a continuidade do Alinhamento Masculino Paterno do Raçador Base (RB), e RS se reporta aos REPRODUTORES SELECIONADOS que reúnem maior probabilidade, pelo menos sob o aspecto estatístico, de promover esta continuidade, no âmbito da Criação Brasileira do PSI, a partir das Temporadas de Monta mais recentes!
Para tanto, selecionei Reprodutores que deverão servir na Temporada de Monta de 2017, que apresentam POTENCIAL, a meu julgamento, para contribuir para elevar o nível de QUALIDADE da Criação Brasileira do PSI!
A seleção, em sua maior parte, foi baseada nos 45 Reprodutores que integraram o Grupo de Elite delimitado no recente Artigo que elaborei para o RAIA LEVE sobre a Temporada de Monta de 2016, e que vieram a servir 15 ou mais Matrizes nessa Temporada e que sob o prisma da Estatística e não necessariamente sob o ponto de vista da Genética, reúnem chance mais acentuada de dar continuidade aos seus respectivos Alinhamentos Masculinos Paternos, através de seus Filhos!
Enfatizei a inclusão de Reprodutores Nascidos e Criados no Brasil que, historicamente, não tiveram oportunidade mais acentuada, em Quantidade e Qualidade das Matrizes que serviram, para que pudessem mostrar seu real POTENCIAL como Reprodutores!
Em razão da crise pela qual está passando a Atividade Turfística no Brasil, além da Crise da Economia instalada no Brasil, estamos presenciando, com muito otimismo, um melhor aproveitamento do PSI brasileiro como Reprodutor, com muito bons resultados, sobretudo devido à sua natural Adaptação e Aclimatação ao Meio Ambiente em que nasceu, se desenvolveu e, em sua maior parte, cumpriu Campanha no Brasil!
Este aspecto, pode renovar a esperança para que o melhor aproveitamento do PSI Brasileiro como Reprodutor, possa estabelecer um “strain” (estirpe genética) tipicamente brasileiro, tal como ocorreu na Austrália com STAR KINGDOM, no Japão com SUNDAY SILENCE, entre outros!
Recentemente, tivemos excelente perspectiva para estabelecer essa consagração para a Criação do PSI no Brasil, através dos diferenciados Reprodutores, CLACKSON e GHADEER, mas que, apesar da notável quantidade de Matrizes servidas, não lograram dar continuidade aos seus respectivos Alinhamentos Masculinos Paternos, além de seus Filhos ou, no máximo, de seus Netos Paternos, em conformidade com Pesquisa realizada pelo Hipólogo Demétrio Ferreira de Oliveira!
A – RAÇADORES BASE (RB) = 5
NEARCO
NATIVE DANCER
TEDDY
MAN O’ WAR
St. SIMON
B – RAÇADORES CONTINUADORES (RC) = 10
Mr. PROSPECTOR
NORTHERN DANCER
NASRULLAH
DAMASCUS
IN REALITY
ICECAPADE
RAISE A NATIVE
ROYAL CHARGER
SICAMBRE
WILD RISK
C – REPRODUTORES SELECIONADOS (RS) em ATIVIDADE na T.MONTA / 2017 por RAÇADOR CONTINUADOR (RC) = 71
Mr. PROSPECTOR (RB – NATIVE DANCER) = 18
NORTHERN DANCER (RB – NEARCO) = 18
NASRULLAH (RB – NEARCO) = 10
DAMASCUS (RB – TEDDY) = 6
IN REALITY (RB – MAN O’ WAR) = 5
RAISE A NATIVE (RB – NATIVE DANCER) = 5
ICECAPADE (RB – NEARCO) = 5
ROYAL CHARGER (RB – NEARCO) = 2
SICAMBRE (RB – St. SIMON) = 1
WILD RISK (RB – St. SIMON) = 1
Observação: Os 71 REPRODUTORES SELECIONADOS (RC) estão nominados no final da Parte 1!
IV – CONCLUSÕES
O relacionamento entre RAÇADORES BASE (RB), RAÇADORES CONTINUADORES (RC) e os REPRODUTORES SELECIONADOS (RS), podem ser visualizados no item II da Parte 1 deste Artigo, através da composição de cada um dos 5 Grupos referenciados aos cinco Raçadores Base (RB) identificados neste Artigo!
RAÇADORES BASE (RB)
NEARCO é o Raçador Base (RB) com maior número, 35 (49%), de Reprodutores Selecionados em Atividade na Temporada de Monta de 2017, seguido por NATIVE DANCER com 23 (32%), por TEDDY com 6 (8%), por MAN O’ WAR com 5 (7%) e por St. SIMON com 2 (3%), evidenciando o marcante predomínio dos descendentes de NEARCO e NATIVE DANCER, que respondem por 57 (81%) dos Reprodutores Selecionados, enquanto os três Raçadores Base (RB) restantes (TEDDY, MAN O’ WAR e St. SIMON), respondem por apenas 13 (19%) desses Reprodutores Selecionados!
NEARCO (1935), a partir da década de 40 do século 20, passou a dominar o panorama da Criação Internacional do PSI, justificando, desta forma, o ajuste que faço aproveitando este Artigo, em que ele passa a ser o Reprodutor Pontuador de uma Linhagem de Referência, até então, pontuada por PHALARIS, que permanece como um dos mais influentes Reprodutores do século 20, através de Alinhamentos que não envolvam a presença de NEARCO!
Deve–se enfatizar que NEARCO foi fortemente influenciado por seu Avô Materno, HAVRESAC, descendente da Linhagem de St. SIMON, transmitindo características Genéticas próprias, resultantes do “blend” (mistura) de algumas das características herdadas de PHALARIS, com outras herdadas de St. SIMON, o que projetou este fenomenal Reprodutor e, como veremos adiante, no transcurso deste Artigo, envolvendo o maior ídolo, St. SIMON, do Mago Federico Tesio, Criador de NEARCO, considerado pela maioria quase absoluta de renomados Hipólogos, a nível internacional, como o melhor Criador do Puro Sangue Inglês (PSI), em todos os tempos!

NEARCO
NATIVE DANCER (1950), a partir da década de 60 do século 20, disputa com NEARCO o predomínio da maior influência sobre a Criação Internacional do PSI, justificando a pontuação de sua própria Linhagem de Referência, apesar de pertencer, digamos, estatisticamente, assim como NEARCO, à Linhagem de Referência de PHALARIS!
Deve–se enfatizar que NATIVE DANCER foi fortemente influenciado, através de sua Família Materna, por ROI HERODE, Pai de THE TETRARCH, transmitindo para seus descendentes o “blend” (mistura) de características Genéticas típicas de THE TETRARCH, com alguma influência, também, de PHALARIS!

NATIVE DANCER
Sempre é oportuno enfatizar, que considero THE TETRARCH (1911), como o Reprodutor mais influente do século 20, o que, em boa parte, será mostrado no transcurso deste Artigo!
Como foi constatado por mim em Artigo que elaborei para o Boletim da antiga ANPC e, 1 ano depois, provado cientificamente através do laboratório “Animal Health Trust” de Londres, todo PSI Tordilho descende de ALCOCK ARABIAN (1700), Reprodutor Árabe Branco, da célebre estirpe ASIL, que o coloca, a meu julgamento, como um dos efetivos Fundadores do Puro Sangue Inglês (PSI), posição também assumida por um destacado Hipólogo inglês!
A continuidade de seu Alinhamento Paterno, coube ao seu Filho, o tordilho CRAB (1722), que vem a ser o Ancestral continuador, através do tordilho ROI HERODE (1904) e de seu Filho, o exótico tordilho THE TETRARCH (1911), o principal perpetuador da Pelagem Tordilha do Puro Sangue Inglês (PSI), a partir da década de 20, até os dias atuais, cuja primordial influência ocorre, sobretudo, através das Famílias Maternas, principalmente através de sua fenomenal Filha, MUMTAZ MAHAL (1921), Família Materna 9–c*, influenciando notáveis Reprodutores, como NASRULLAH, NORTHERN DANCER, Mr. PROSPECTOR, ROYAL CHARGER, ICECAPADE, assim como, o extraordinário Reprodutor norte americano, NATIVE DANCER, via ROI HERODE (Pai de THE TETRARCH), entre vários outros!

ROI HERODE

THE TETRARCH

MUMTAZ MAHAL
Complementando o Quadro integrado pelos Raçadores Básicos (RB), encontramos TEDDY (1913), pontuador de sua própria Linhagem de Referência, caracterizada por sua notável e indiscutível Consistência e Resistência, predicados do Vigor Híbrido próprio do caldeamento de Raças Equinas que deram origem ao Puro Sangue Inglês (PSI), plenamente justificado porque TEDDY é Neto Materno de BAY RONALD (1893), o marcante ícone do Vigor Híbrido do PSI, a partir do início do século 20!

BAY RONALD

TEDDY
Continuando com a análise dos Raçadores Básicos (RB), Ancestrais dos Raçadores Continuadores (RC) e, portanto, dos Reprodutores Selecionados (RS), atuando na Criação Brasileira do PSI, encontramos MAN O’ WAR (1917), pontuador de sua própria Linhagem de Referência, cuja característica primordial resume–se ao perfeito equilíbrio entre a Stamina e a Velocidade em seus mais elevados níveis, características provavelmente recebidas de seu Avô Materno, ROCK SAND (1900), um dos raros Tríplices Coroados da Inglaterra que, como Reprodutor, apresentou a rara característica de produzir Fundistas e “Sprinters”, portanto, beneficiando a Stamina e a extrema Velocidade!
MAN O’ WAR, até hoje, é considerado por muitos experts, como o melhor PSI criado nos USA, em todos os tempos, apesar de SECRETARIAT!
Consta, ainda que seja difícil de acreditar, que MAN O’ WAR teria vencido, aos 3 anos, uma Prova (Lawrence Realization Stakes – 2600 m), disputada até hoje nos USA, por uma diferença de 100 corpos, o que, se comprovado, seria um fato inédito no Turfe, em âmbito internacional!

ROCK SAND

MAN O’ WAR
A Criação Brasileira do PSI, sobretudo no transcurso do século 20, até o final do período conhecido como “Anos Dourados da Criação Brasileira do PSI” (1945 a 1970), período delimitado por nosso destacado Hipólogo, SAMIR ABUJAMRA, deve à Linhagem de St. SIMON (1881), através de seus Descendentes Paternos, e sobretudo a seus Descendentes Maternos, grande parte da responsabilidade pela evolução do PSI nacional, através do magnífico desempenho de Ancestrais como Reprodutores e, sobretudo, como Avôs Maternos, neste caso, coroado pela performance de seu Trineto Paterno, WALDMEISTER (1961), o melhor Avô Materno da Criação Brasileira do PSI, em todos os tempos!
Sua Linhagem de Referência permanece viva até hoje, em âmbito internacional, graças à Criação do PSI dos USA, ao importar, como Reprodutor, a RIBOT (1952), considerado como o “O Cavalo do Século 20”!
Apesar dos dois Reprodutores Selecionados (SIPHON – 1991 e ANOTHER XHOW – 2006), representarem a Linhagem de St. SIMON na Criação Brasileira, nenhum dos dois descende da “Bloodline” pontuada por RIBOT que, em última análise, deve ser apontada como a mais influente da Linhagem de St. SIMON, sem nenhum demérito para as duas outras citadas “Bloodlines” ainda hoje representadas na Criação Brasileira do PSI!
Uma das características marcantes e típicas dos descendentes de St. SIMON, é a longevidade de seus descendentes Paternos, e a prova desta característica é que ele próprio morreu com 27 anos, WALDMEISTER morreu com quase 30 anos e SIPHON aos 26 anos ainda está atuando como Reprodutor, apenas para citar alguns de seus Descendentes mais conhecidos de nossa Criação do PSI!

St. SIMON

RIBOT
RAÇADORES CONTINUADORES (RC)
Entre os Raçadores Continuadores (RC), ou seja, os mais próximos e diferenciados Ancestrais dos Reprodutores Selecionados (RS) neste Artigo, que reúnem maior probabilidade para dar sequência aos seus respectivos Alinhamentos Masculinos Paternos, um dos grandes destaques se refere a Mr. PROSPECTOR (1970), Neto Paterno de NATIVE DANCER (1950) e Filho de RAISE A NATIVE (1961)!
Devo ressaltar que NATIVE DANCER, seu Avô Paterno, cumpriu com uma das mais incríveis Campanhas como “racehorse” nos USA, ao vencer 21 de suas 22 Apresentações, sendo 2º a cabeça, após ter sofrido um sério prejuízo, na corrida restante, em que perdeu sua invencibilidade!
NATIVE DANCER foi decisivamente influenciado por ROI HERODE (Pai de THE TETRARCH), através de seu Segmento Materno, tendo em vista que ROI HERODE foi o Pai da tordilha LA GRISETTE, sua 4ª Mãe, que deu início a uma sequência ininterrupta de Mães tordilhas, culminando com GEISHA, sua Mãe!
RAISE A NATIVE, Pai de Mr. PROSPECTOR, também foi influenciado por ROI HERODE, através de sua Duplicação (6 X 5), exibida por seu Genótipo.
Mr. PROSPECTOR, por sua vez, através de seu Avô Materno, NASHUA, um dos mais notáveis Filhos de NASRULLAH, voltado para a Velocidade em seu mais elevado nível, também influenciado por THE TETRARCH (Filho de ROI HERODE), tendo em vista que era Neto Materno de MUMTAZ MAHAL, a fenomenal “Potranca Voadora”, Filha de THE TETRARCH!
Apesar de excepcional Reprodutor, Mr. PROSPECTOR herdou de seu Pai, RAISE A NATIVE, também magnífico Reprodutor, algumas características negativas, de ordem Física e de Aprumos, que as transmitia com certa frequência, problemas estes também encontrados em alguns descendentes de seu Avô Materno, NASHUA, razão pela qual os Cruzamentos com Mr. PROSPECTOR, devem ser estudados criteriosamente, para o adequado aproveitamento de sua maior Virtude, ou seja, a transmissão da Velocidade em seu mais elevado nível, herdada, tanto de seu Pai, RAISE A NATIVE, quanto de seu Avô Materno, NASHUA!

RAISE A NATIVE

Mr. PROSPECTOR
NORTHERN DANCER (1961), que divide, amplamente, a participação majoritária dos Reprodutores Selecionados (RS) com Mr. PROSPECTOR, é tido por muitos experts como o mais influente Reprodutor do século 20, pontuando a mais influente “Bloodline” das duas últimas décadas do século 20 e deste início do século 21, em razão dos excelentes resultados obtidos nas pistas de corrida, sobretudo, por ampla maioria de seus descendentes Masculinos!
Analisando o seu Genótipo, refletido em seu Pedigree de 6ª Geração, devo destacar que seus dois Alinhamentos Básicos (“high line” – HL e “middle line” – ML), se reportam, respectivamente, a NEARCO, seu Avô Paterno e NATIVE DANCER, seu Avô Materno, ou seja, os dois Reprodutores mais influentes da Criação Internacional do PSI, a partir da década de 40 do século 20, e cuja influência marcante perdura até os dias atuais!
Observando sua Configuração Genética (Genótipo), chama atenção a Duplicação (4 X 6) da notável Matriz, SELENE (Mãe do fabuloso HYPERION), nas condições do “Rasmussen Factor” (RF), assim como, as Duplicações de Ancestrais, expoentes da Criação Internacional do PSI, no século 20, como PHALARIS (1913 – um dos mais influentes Reprodutores do século 20), de SPEARMINT (1903 – Pai de CATNIP, Égua Base da Criação de Tesio), de GAINSBOROUGH (1915 – Tríplice Coroado da Inglaterra – Pai de HYPERION) e de SWYNFORD (1904 – Pai de BLANDFORD – considerado como Melhor Reprodutor europeu no período entre as duas Grandes Guerras)!
Além desse diferenciado Currículo Genético estampado em seu Pedigree, devo acrescentar que o Segmento Materno de NORTHERN DANCER, pontuado por sua Mãe, NATALMA (1957), Filha de NATIVE DANCER (Avô Materno de NORTHERN DANCER), como já vimos, é fortemente influenciado por ROI HERODE (1904), Pai de THE TETRARCH e da tordilha LA GRISETTE, que iniciou uma sequência ininterrupta de quatro Mães tordilhas que culminou com a Mãe de NATIVE DANCER, a tordilha GEISHA!
ALMAHMOUD (1947), Mãe de NATALMA, tem como seu Avô Materno, o extraordinário “racehorse”, o tordilho MAHMOUD (1933), Vencedor do Derby de Epsom em recorde na pista pesada e excepcional Reprodutor, sendo um dos quatro responsáveis pela transmissão do cromossomo X, responsável pelo “X Factor” (Coração de Grande Porte), Neto Materno da fenomenal MUMTAZ MAHAL, Filha de THE TETRARCH, que aparece duplicado (4 X 5), pela participação de seu Filho, STEFAN THE GREAT, situado no Segmento Materno de ALMAHMOUD!

MAHMOUD

NORTHERN DANCER
O terceiro Raçador Continuador (RC) com maior participação como Ancestral dos Reprodutores Selecionados (RS), é o excepcional NASRULLAH (1940), Filho de NEARCO, como já vimos, observando sua Configuração Genética (Genótipo), fortemente influenciado, através de seu Segmento Materno, por sua 2ª Avó Materna, a fenomenal e dominante MUMTAZ MAHAL, Filha do também fenomenal THE TETRARCH, ambos caracterizados pela Velocidade em seu mais elevado nível.
NASRULLAH foi um excelente e Temperamental “racehorse” que, só não foi melhor nas pistas, por ser excessivamente Temperamental, não permitindo que seu Treinamento fosse realizado dentro da normalidade que se espera para um excelente “racehorse”!
Chegou a fazer parte de uma lista editada a cerca de 20 anos, que assinalava os 10 PSI mais Temperamentais até a data do levantamento!
NASRULLAH deve ser considerado como um ícone da Velocidade Elástica pois, como Reprodutor, produziu desde o “sprinter” até o “stayer”, ou seja, passando pelo “flyer”, “miler”, Meio–Fundista e Fundista, preferencialmente, para a pista de grama!
Trata–se, portanto, de um Reprodutor eclético, no que se relaciona ao Alcance Estamínico de seus Descendentes nas pistas de corrida!
Complementando uma rápida análise de sua Configuração Genética (Genótipo), pode–se observar que NASRULLAH promoveu um equilíbrio perfeito entre Stamina e Velocidade, predicado herdado de NEARCO e de BLANDFORD, Pai de seu Avô Materno, BLENHEIM (1927), com a Velocidade Elástica derivada de THE TETRARCH, produzindo com alto nível de Velocidade proporcional às distâncias clássicas do Calendário Nobre europeu!
Completando a análise superficial do Genótipo de NASRULLAH, e contribuindo para ajustar ainda mais sua amplitude genética, pode ser observada a Duplicação (5 X 5) na fabulosa Matriz, CANTERBURY PILGRIM (1893), Mãe de SWYNFORD (Pai de BLANDFORD) e de CHAUCER, Avô Materno dos principais Produtos de PHALARIS, que perpetuaram sua fantástica Linhagem de Referência, notando–se, ainda, as cinco participações (6 X 5 X 5 X 6 X 6) de St. SIMON, das quais quatro situadas no Pedigree de NEARCO, bem ao estilo do Mago, Federico Tesio!
Devo lembrar aos Leitores, que uma das principais façanhas de NASRULLAH, como Reprodutor, foi o de ser o Avô Paterno do fenomenal SECRETARIAT (1970), contando com o precioso e inestimável apoio de PRINCEQUILLO, Avô Materno de SECRETARIAT e descendente da Linhagem de Referência de St. SIMON, justificando um dos mais efetivos “Nicks” da Criação moderna do PSI, envolvendo Reprodutor descendente de NASRULLAH, com Matriz descendente de PRINCEQUILLO!

BLENHEIM

NASRULLAH
Dando sequência aos Raçadores Continuadores (RC), Ancestrais diferenciados dos Reprodutores Selecionados (RS) previstos para atuarem na Temporada de Monta de 2017, reunindo maior probabilidade de darem sequência aos seus respectivos Alinhamentos Masculinos Paternos, pontuando a “Bloodline” que vem perpetuando a Linhagem de MAN O’ WAR, encontramos IN REALITY (1964), um “sprinter” / “miler” alongado, recordista dos 1800 m em Laurel Park (Washington)!
Torna–se importante ressaltar, que o grande “racehorse” da atualidade no Turfe norte americano, ARROGATE, apresenta em sua Configuração Genética (Genótipo), uma importante Duplicação (5 X 5) em IN REALITY que, por sua vez, aparece como Ancestral Paterno de BAL A BALI, o fenomenal “racehorse” brasileiro, ainda em atividade nas pistas dos USA!
IN REALITY, portanto, é o responsável pela perpetuação da Linhagem de Referência pontuada pelo fenomenal MAN O’ WAR, por muitos experts considerado como o melhor PSI até hoje criado nos USA!
Justificando sua presença na Criação Internacional do PSI, a partir da década de 70, até os dias atuais, encontramos em seu Pedigree, cinco participações (6 X 6 X 6 X 6 X 6) da extraordinária Matriz, FAIRY GOLD, Mãe de FAIRPLAY (Pai de MAN O’ WAR) e de FRIAR ROCK, Avô Materno de WAR RELIC, importante Filho de MAN O’ WAR!
Pode–se observar, ainda, no Genótipo de IN REALITY, as quatro participações (6 X 6 X 6 X 6) no Tríplice Coroado da Inglaterra, ROCK SAND (1900), Avô Materno de MAN O’ WAR e Pai de FRIAR ROCK que, por sua vez, foi o Avô Materno de WAR RELIC, como vimos acima, um dos mais importantes Filhos de MAN O’ WAR, e que se encontra duplicado (3 X 3), portanto em região de inbreeding, no Genótipo de IN REALITY!
Completando a análise de seu Genótipo, e reforçando a excelência de sua atuação como Reprodutor responsável pela perpetuação da Linhagem de Referência do fabuloso MAN O’ WAR até os dias atuais, deve ser ressaltado que o Avô Materno de IN REALITY, ROUGH’N TUMBLE (1948), é um dos dois responsáveis pela perpetuação da Linhagem de Referência de HIMYAR (1875) e pontuador da “Bloodline”, cujo principal descendente é o tordilho HOLY BULL (1991), Pai de nosso conhecido Reprodutor tordilho, MACHO UNO (1998), fortemente influenciado, justificando sua Pelagem tordilha, pelo fenomenal THE TETRARCH, através da participação de vários de seus descendentes como MAHMOUD, ABERNANT, GREY DAWN, NASRULLAH, NASHUA e Mr. PROSPECTOR!
MACHO UNO, que deixou uma interessante progenia no Brasil, é o Pai do extraordinário e consistente MUCHO MACHO MAN, um dos melhores “racehorses” da Criação norte americana do PSI, nos últimos anos!

IN REALITY

MACHO UNO
Dando sequência aos Raçadores Continuadores (RC), encontramos DAMASCUS (1964) que foi “Horse of the Year” (Cavalo do Ano), “Champion Handicap Horse” (Campeão Cavalo de Handicap) e “Champion Three Year Old Colt” (Campeão Potro de 3 anos) de 1967 nos USA, o grande e único responsável pela continuidade, até os dias atuais, da Linhagem de Referência de TEDDY, um ícone da Consistência e Resistência (Vigor Híbrido)!
Seu magnífico Genótipo, refletido em seu Pedigree de 6ª Geração, apresenta a Duplicação da notável Matriz SELENE (1919), aqui representada por seus dois Filhos, os Irmãos próprios, PHARAMOND e SICKLE, apesar de seu melhor Filho, o fabuloso HYPERION, não participar do Pedigree de DAMASCUS!
Além desta notável Duplicação em SELENE, seu Pedigree de exceção exibe outras Duplificações diferenciadas, como as do próprio TEDDY, do extraordinário BLUE LARKSPUR, de St. SIMON, da tripla participação de PHALARIS e, também, de THE TETRARCH (6 X 6), inclusive como Ancestral de seu notável Avô Materno, o fabuloso MY BABU (1945)!
Dificilmente, nos dias atuais, teremos condições de encontrar ou armar um Pedigree, refletindo uma Configuração Genética (Genótipo) com esta magnitude genética!

TEDDY

PHALARIS

DAMASCUS
Continuando com os Raçadores Continuadores (RC), chegamos em ICECAPADE (1969), excelente “racehorse” e Reprodutor tordilho, 3 / 4 Irmão do grande NORTHERN DANCER, provavelmente, a razão pela qual não teve melhores oportunidades como Reprodutor, atraídas por seu Irmão mais famoso!
Herdou sua Pelagem Tordilha de sua Mãe, SHENANIGANS que, por sua vez, a herdou de seu Pai, o fundamental tordilho NATIVE DANCER (Avô Materno de ICECAPADE) que, como já foi visto, obteve sua Pelagem tordilha de sua 4ª Mãe, a tordilha LA GRISETTE, Filha do tordilho ROI HERODE, Pai de THE TETRARCH, que apresentou expressiva coincidência, como Reprodutor, com as características genéticas transmitidas por NATIVE DANCER!
Outro aspecto de capital importância para justificar seu extraordinário Genótipo, assim como ocorreu com DAMASCUS, refere–se à Duplicação da fundamental Matriz, SELENE (4 X 6), através de seus Filhos, os Irmãos Maternos, HYPERION e SICKLE, apoio complementado pelas notáveis Duplicações de TRACERY, um dos ídolos de Federico Tesio, do monumental PHALARIS e de SPEARMINT, Filho do excepcional Reprodutor neozelandês, CARBINE (1885)!
Devo ressaltar que SPEARMINT foi o Pai de CATNIP, Égua Base da fabulosa Criação de Federico Tesio, Mãe de NOGARA que, por sua vez, foi a Mãe do fenomenal NEARCO!
Torna–se oportuno observar que ICECAPADE é o Avô Paterno de WILD EVENT, Reprodutor líder da Criação Brasileira nestes últimos anos, assim como, do excelente Reprodutor, CHRISTINE’S OUTLAW!
Foto Indisponivel
TRACERY
Foto Indisponivel
CARBINE

ICECAPADE
Na sequência dos Raçadores Continuadores (RC), encontramos ROYAL CHARGER (1942), excelente “racehorse” e muito bom Reprodutor que, tal como seu 3 / 4 Irmão, NASRULLAH, iniciou sua Atividade como Reprodutor na Europa e poucos anos após, foi exportado para os USA, onde permaneceu até o fim de sua função como Reprodutor!
Tal como NASRULLAH, ROYAL CHARGER é Filho do soberbo NEARCO e decisivamente influenciado por THE TETRARCH, cuja Campanha nas pistas se resumiu a 7 Apresentações e 7 Vitórias aos 2 anos!
A 3ª Mãe de ROYAL CHARGER, a fenomenal MUMTAZ MAHAL (A Potranca Voadora), considerada como o PSI mais veloz do Turfe europeu, em todos os tempos, é Filha do ícone da Velocidade e Precocidade, THE TETRARCH, sendo a 2ª Mãe de NASRULLAH, o ícone da Velocidade Elástica da Criação norte americana do PSI!
A Mãe de ROYAL CHARGER, SUN PRINCESS, apresenta um elevado padrão de Velocidade, pois além de ser Neta Materna da fenomenal MUMTAZ MAHAL, exibe a Duplicação (3 X 4) no ícone da Velocidade do passado recente do PSI, ou seja, SUNDRIDGE!
Complementando a observação de seu Pedigree de 6ª Geração, destaca–se a Duplicação, nas condições do “Balance Inbreeding” (BI), da Matriz SANDA, através de seus Filhos, o Irmão e Irmã próprios, SANFOIN e SIERRA, que acentuaram um alto padrão de Velocidade para a Criação europeia do PSI!
Além disso, percebe–se a presença da Duplicação de uma das mais importantes Matrizes da Criação Internacional do PSI, ou seja, a fundamental CANTERBURY PILGRIM, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF), através de seus dois importantes Filhos, os Irmãos Maternos, CHAUCER e SWYNFORD, que exerceram papéis de fundamental importância para a evolução do PSI no século 20!
A Configuração Genética (Genótipo) de ROYAL CHARGER, assinala, ainda, a múltipla participação (6 X 5 X 5 X 6 X 6) de St. SIMON, em pleno estilo do Mago, Federico Tesio, tal como ocorreu com a Configuração Genética do extraordinário RIBOT, que contempla a múltipla e conhecida participação de St. SIMON (6 X 6 X 6 X 6 X 6), propondo o magnífico perfil genético de ROYAL CHARGER!
Foto Indisponivel
SUNDRIDGE

CANTERBURY PILGRIM

ROYAL CHARGER
Chegamos com grande Alegria e Satisfação, mas ao mesmo tempo, com grande Pesar e Apreensão, aos dois Raçadores Continuadores (RC), SICAMBRE (1948) e WILD RISK (1940), pontuadores de “Bloodlines” pertencentes à Linhagem de Referência de St. SIMON!
Alegria e Satisfação porque se trata de uma Linhagem de Referência e respectivas “Blodlines”, as quais a Criação Brasileira do PSI deve uma contribuição inestimável para elevar a Qualidade do PSI brasileiro!
Pesar e Apreensão por verificar que os dois Reprodutores que ainda atuam na Criação nacional, SIPHON com 26 anos e ANOTHER XHOW com 11 anos, mas com apenas 1 Produto registrado no Stud Book Brasileiro (SBB), sinalizam enfaticamente que esta importante Linhagem para a Criação nacional do PSI, está muito próxima da extinção, pelo menos aqui no Brasil!
SICAMBRE foi considerado como um dos 10 mais Consistentes e Resistentes (Vigor Híbrido) PSI, em âmbito internacional, em cujo Pedigree, para justificar esse alto padrão de Vigor Híbrido, pode–se identificar a múltipla participação (6 X 6 X 4 X 5) do excepcional St. SIMON, como vimos anteriormente, procedimento adotado com frequência e com sucesso pelo Mago, Federico Tesio, nos principais “rachorses” que veio a criar, como NEARCO, RIBOT, DONATELLO, entre outros!
O Pai de SICAMBRE, PRINCE BIO, é considerado por muitos experts europeus, como um Raçador diferenciado e, mais uma vez, nota–se a presença do fenomenal THE TETRARCH no Genótipo de SICAMBRE, pois é o Bisavô Paterno de BIOLOGIE, a Mãe de PRINCE BIO, através de um de seus principais Filhos, o arabesco TETRATEMA!
Deve–se observar, ainda, que o Avô Materno de SICAMBRE, RIALTO, é Neto Paterno de St. SIMON, justificando a fama de que seus descendentes Masculinos, sobretudo a partir do século 20, se apresentam como os melhores Avôs Maternos do PSI, até os dias de hoje, ainda que em reduzido número!

TETRATEMA

RIALTO

SICAMBRE
WILD RISK, é Bisneto Paterno de St. SIMON, sendo Filho de RIALTO que, como vimos acima, é o Avô Materno de SICAMBRE.
Foi “racehorse” comum em Provas nas “flat races”, e excelente “racehorse” nas corridas com obstáculos, evidenciando um alto padrão de Vigor Híbrido, resultante do caldeamento das diferentes Raças Equinas que participaram da formação do Puro Sangue Inglês (PSI), e que permanece como uma das características marcantes dos descendentes de St. SIMON!
Observando a Configuração Genética (Genótipo) deste importante Raçador Continuador (RC), verifica–se a presença da tripla participação (3 X 6 X 6) de St. SIMON e da duplicação (4 X 6) de seu Pai, GALOPIN (1872), além das 6 participações (5 X 6 X 6 X 6 X 6 X 6) do extraordinário Reprodutor, ISONOMY (1875), Ancestral de BLANDFORD (Avô Materno de WILD RISK), considerado como o melhor Reprodutor do PSI, no período entre as duas Guerras Mundiais!
WILD RISK foi o Pai do excelente Fundista e “stayer” WALDMEISTER (4000 m), até hoje, considerado por unanimidade como um excelente Reprodutor e o melhor Avô Materno da Criação Brasileira do PSI, em todos os tempos!

BLANDFORD

WILD RISK

WALDMEISTER
Como citei anteriormente, no que se refere à continuidade da Linhagem de Referência pontuada por St. SIMON, apesar da inestimável contribuição de seus Descendentes para a Criação Brasileira do PSI, encontra–se próxima da extinção, pelo menos, no âmbito de nossa Criação, o que será uma perda inestimável!
O Puro Sangue Inglês (PSI) da atualidade, a nível internacional, vem perdendo, rapidamente, o Vigor Híbrido obtido pelo caldeamento das Raças Equinas que participaram da formação do PSI, em sua origem, perda, em grande parte, devida ao intenso uso de descendentes Masculinos, como Reprodutores, de apenas duas “Bloodlines”, pontuadas, respectivamente, por NORTHERN DANCER (1961) e Mr. PROSPECTOR (1970), promovendo a intensificação da Consanguinidade, de nefastas consequências para qualquer Criação, sobretudo para o Puro Sangue Inglês (PSI), que são submetidos, para o adequado cumprimento de seu objetivo nas pistas de corrida, à expressiva intensidade de esforço!
Na Criação do PSI no Brasil, nota–se com muita nitidez que até o final da década de 70, o Vigor Híbrido do PSI brasileiro ainda era bem acentuado, tendo em vista que, com expressiva frequência, animais de nível clássico cumpriam Campanhas com 50, 60 e até mais Apresentações, sem lesões ou com problemas Físicos sem maior importância!
Atualmente, o PSI brasileiro de melhor categoria que chega a se apresentar de 10 a 15 vezes durante a sua curta Campanha nas pistas, é considerado um PSI com bom nível de Vigor Híbrido, constituindo–se numa verdadeira exceção!
Quando observamos que os descendentes da Linhagem de Referência de St. SIMON, atuando como Reprodutores Selecionados (RS), estão próximos da extinção e os pouco remanescentes permanecem sem as devidas oportunidades, pelo menos no âmbito da Criação Brasileira, temos a lamentar profundamente, pois deixaremos de contar com Reprodutores que poderiam conciliar a Stamina e a Velocidade em alto nível, característica básica dos descendentes da Linhagem de St. SIMON, predicado de fundamental importância para o êxito nas principais Provas, sobretudo para distâncias mais longas do Calendário Clássico dos dois principais Hipódromos brasileiros, que seguem o modelo de Turfe praticado na Europa!
REPRODUTORES SELECIONADOS (RS) da LINHAGEM de St. SIMON
SIPHON (1991), encontra–se com 26 anos, comprovando uma das características básicas dos descendentes de St. SIMON, ou seja, a Longevidade de sua vida biológica, mas que, progressivamente, vem recebendo menos oportunidades, exatamente pelo avançado de sua idade!
Ainda assim, participou do Grupo de Elite da Temporada de Monta de 2016, servindo 17 Matrizes, sendo que já apresenta um Filho, GUARUMAN (2013), Vencedor de Prova de Grupo 1, em 1600 m, a 1ª Prova da Tríplice Coroa do Jockey Club Brasileiro, o GP Estado do Rio de Janeiro, em preparativos para dar continuidade à sua exitosa Campanha nas pistas!
SIPHON, sob o ponto de vista da Genética, se apresenta como um importante transmissor do Vigor Híbrido, sendo Filho do extraordinário ITAJARA, Bisneto Paterno de SICAMBRE, como vimos acima, um dos 10 mais Consistentes e Resistentes PSI da 2ª metade do século 20!
ITAJARA herdou a principal característica genética de St. SIMON, ou seja, o perfeito equilíbrio entre a Stamina e a Velocidade em seu mais elevado nível!
Além disso, SIPHON assinala, na composição de seu Genótipo, refletido em seu Pedigree de 6ª Geração, ótimo padrão de Simetria Genética, envolvendo as três Duplicações exibidas por seu Genótipo, o ótimo Reprodutor MAKI (4 X 4), Bisneto Paterno do Consistente e Resistente, TEDDY (1913), DRAGON BLANC (5 X 5), PSI precoce, com boa Campanha como “racehorse”, encerrada prematuramente devido a uma lesão e, sobretudo, pela tripla participação do Consistente e Resistente BRANTOME (6 X 6 X 6), Tríplice Coroado dos 2 anos, na França, extraordinário “racehorse”, Vencedor do Arco do Triunfo, cujo Pedigree assinalava a tripla participação de St. SIMON e cinco entradas de seu Pai, GALOPIN, sublimando o alto padrão de seu Vigor Híbrido, no melhor estilo do Mago, Federico Tesio!
Apesar da idade avançada, nada depõe contra SIPHON, para quem a probabilidade de que algum de seus Produtos possa dar continuidade ao seu Alinhamento Masculino Paterno, é bastante acentuada, sendo que GUARUMAN, atualmente, pode ser considerado como um forte candidato para cumprir com esta nobre Missão!
Como um bom descendente de St. SIMON, SIPHON já começa a sinalizar como um bom Avô Materno!

ITAJARA

SIPHON
ANOTHER XHOW (2006) é o outro Descendente da Linhagem de St. SIMON que, ainda que não tenha integrado o Grupo de Elite da Temporada de Monta de 2016, permanece em atividade, pois se encontra com apenas 11 anos, idade muito jovem para um Reprodutor descendente de St. SIMON que, como vimos acima, costumam ser bastante longevos!
Por si só, sua Campanha nas pistas, refletida em 30 Apresentações com 3 Vitórias e 20 Colocações, justificaria plenamente seu aproveitamento como Reprodutor, sobretudo por verificar que duas Vitórias ocorreram em Provas de Grupo 2 e que se colocou nas principais Provas do Calendário Clássico do Jockey Club Brasileiro e do Jockey Club de São Paulo, sendo 2º no GP Brasil (perdendo por Paleta para MORYBA) e 5º no GP São Paulo perdendo (2 ½ corpos) para SAL GROSSO, devido a um autêntico “acidente” sofrido no momento decisivo da Prova!
Com apenas 1 Produto registrado no Stud Book Brasileiro (SBB), que se encontra em Treinamento aos 3 anos, ANOTHER XHOW, praticamente, fica com chance reduzidíssima para contribuir com a continuidade da Linhagem de St. SIMON, “Bloodline” de WILD RISK, por seu Alinhamento Masculino Paterno, a não ser que este Produto venha a se revelar como uma expressiva promessa como “racehorse”.
Sua Configuração Genética (Genótipo), refletido em seu Pedigree de 6ª Geração, aponta para um PSI de alto padrão de Vigor Híbrido, o que foi comprovado por sua Campanha nas pistas (30 Apresentações), e justificada, sob o ponto de vista da Genética, pela única Duplicação (4 X 6) em BOLD RULER (Pai de SECRETARIAT), modelo de Pedigree de “racehorses” com Campanha diferenciada em pistas europeias, cujo modelo de Turfe é seguido no Brasil!
ANOTHER XHOW é Filho de SUSPICIOUS MIND, que descende, através de seus dois Alinhamentos Básicos, da Linhagem de Referência de St. SIMON, via “Bloodline” de WILD RISK, pela “high line” – (HL) e via “Bloodline” de CAVALIERE D’ARPINO, considerado por Tesio como melhor cavalo que criou, pelo Alinhamento do Avô Materno de SUSPICIOUS MIND, “middle line” – (ML) de seu Pedigree!
O Segmento Materno de ANOTHER XHOW, assinala como seu Avô Materno, STUKA, descendente da “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR voltada para distâncias de Fundo, através de seu Filho, JADE HUNTER!
A Família Materna (9–c*) de ANOTHER XHOW, que considero como uma das três mais importantes da Criação Internacional do PSI, é pontuada pela fenomenal MUMTAZ MAHAL (A Potranca Voadora), Filha do também fenomenal THE TETRARCH!
Sua Mãe, ESPERTA DEMAIS, como vimos acima, conta com a participação de THE TETRARCH, através de sua Filha, MUMTAZ MAHAL, 2ª Mãe de MAHMOUD, Vencedor do Derby de Epsom em recorde, em pista pesada, e um dos quatro Reprodutores transmissores do Cromossomo X, responsável pelo “X Factor” (XF) (Coração de Grande Porte), que ocupa a 6ª Geração de um dos Alinhamentos que integram o Segmento Materno de ANOTHER XHOW!
Sem dúvida, ANOTHER XHOW, além de apresentar uma Configuração Genética de alto nível, é o único, entre os Reprodutores Selecionados (RS), que descende da diferenciada Família Materna (9–c*), além de apresentar um belo e equilibrado Fenótipo (Perfil Físico) e de uma expressiva Campanha nas Pistas, merecendo, sem dúvida, que seja devidamente testado como Reprodutor!

SUSPICIOUS MIND

ANOTHER XHOW
Ainda me reportando à Linhagem de Referência de St. SIMON, sinto falta de um Reprodutor descendente da “Bloodline” pontuada pelo extraordinário RIBOT (O Cavalo do Século 20), sendo que o último, dos que me recordo, atuando na Criação Brasileira, com amplo sucesso, foi PRESENT THE COLORS, do Haras Santa Maria das Araras!
Sabemos que esta “Bloodline” pontuada por RIBOT, por ter atuado como Reprodutor nos USA, vem mantendo viva a Linhagem de St. SIMON nos USA, sendo que ainda temos dois descendentes desta “Bloodline”, atuando em pistas brasileiras!

RIBOT
PERFECTLY ASSOCIAT (2011), com muito boa Campanha nas pistas, onde em 15 Apresentações, transformadas em 5 Vitórias e 6 Colocações, venceu 2 Provas de Grupo 2 e se colocou em 2º, também em duas Provas de Grupo2, todas na distância nobre por excelência do modelo de Turfe europeu, ou seja os 2400 m, pista de grama, o que justifica seu teste como Reprodutor, desde que realizado por um criterioso Planejamento Genético, que deverá prestar especial atenção para o equilíbrio Físico do Produto Projetado, tendo em vista o avantajado Porte exibido por seu Fenótipo!
O outro descendente da “Bloodline” de RIBOT, TUDO PERFEITO (2012), encontra–se em plena Campanha em Cidade Jardim, até o momento, com 14 Apresentações, com 8 Vitórias, sendo 4 Vitórias em Provas Especiais e 5 Colocações, entre as quais, 2º em Prova Especial e 5º em Prova de Grupo 3!
PERFECTLY ASSOCIAT e TUDO PERFEITO, são Irmãos Paternos, Filhos de PLEASANTLY PERFECT, Bisneto Paterno de RIBOT, mas enquanto PERFECTLY ASSOCIAT apresenta como seu Alcance Estamínico a distância dos 2400 m, pista de grama, o Alcance Estamínico de TUDO PERFEITO está sintonizado com os 1600 m, pista de areia!
De qualquer forma, tanto PERFECTLY ASSOCIAT, quanto TUDO PERFEITO, são excelentes prospectos para que sejam devidamente testados como Reprodutores, pois apresentam nítido potencial, para exercer, com sucesso, a função de Reprodutores, dando continuidade a esta fundamental “Bloodline” de RIBOT, no âmbito da extraordinária Linhagem de Referência de St. SIMON!
Não posso deixar passar em branco, um fato de extrema raridade envolvendo a Linhagem de Referência pontuada pelo magnífico “racehorse” e Reprodutor, HURRY ON (1913)!

HURRY ON
Apesar de ter reportado algumas vezes a extinção desta importante Linhagem de Referência, após uma pesquisa que realizei, ficou nítido que ainda havia, na Criação Brasileira do PSI, um descendente, pelo Alinhamento Masculino Paterno (“high line” – HL do Pedigree), deste fabuloso HURRY ON, que tanto contribuiu, inclusive no Brasil, para elevar a Qualidade do PSI, tanto no âmbito internacional, quanto para a Criação Brasileira do PSI!
Esta raríssima figura, sem dúvida, é o Derby “winner” LEWIS (2006), cuja Campanha, restrita a apenas 9 Apresentações, foi transformada em 3 Vitórias, com destaque para a obtida no GP Cruzeiro do Sul – Derby Carioca – 3ª Prova da Tríplice Coroa do Hipódromo da Gávea e 5 Colocações, duas das quais em Provas de Grupo 2 e 3!
Uma peculiaridade muito frequente nos descendentes de HURRY ON, é que, como ele próprio, eram portadores dos mais belos e equilibrados Fenótipos de um Puro Sangue Inglês (PSI), o que pode ser constatado por um dos últimos descendentes de HURRY ON importado pela Criação Brasileira, o belíssimo HENRI LE BALAFRÉ (1972), Pai do também belíssimo POUR HENRI, muito bom “racehorse” que, lamentavelmente, não repetiu, com o mesmo sucesso obtido nas pistas, sua performance como Reprodutor!
Adiante, foi importado BAYNOUN (1981), que deixou três Filhos (SANDPIT; MUCH BETTER; e FUNTASTIC) que, como “racehorses”, foram extraordinários, mas que, como Reprodutores, não repetiram o sucesso que tiveram nas pistas!
A raridade de LEWIS tem dupla Face, uma das quais pelo fato de que, provavelmente, seja o último descendente da Linhagem de HURRY ON que, em última análise, poderá servir como Reprodutor, o que, se consumado, poderá ser um privilégio exclusivo da Criação Brasileira do PSI!
A outra Face, refere–se à sua Configuração Genética (Genótipo), pois se apresenta com um Pedigree totalmente “aberto”, livre de Mr. PROSPECTOR e de NORTHERN DANCER, uma raridade nos dias atuais, portanto um Pedigree que permite um perfeito entrosamento genético com, praticamente, todas as Matrizes de nosso “Bloodstock”, mas sobretudo, com as Matrizes descendentes de Mr. PROSPECTOR e de NORTHERN DANCER que, atualmente, influenciam a maioria do Plantel de Matrizes da Criação Brasileira do PSI!
Além disso, seu Genótipo exibe outro fato de grande raridade e de extraordinário benefício genético, refletido nas três Duplicações em extraordinários e fundamentais Reprodutores do passado recente da Criação europeia do PSI, ou seja:
PAPYRUS (1920) – (6 X 6), excelente e influente Reprodutor da Criação europeia, Avô Materno do excelente PRINCEQUILLO e Pai de BARBARA BURRINI, Mãe de ROMANELLA, por sua vez, Mãe de RIBOT;
DJEBEL (1937) – (5 X 6), o melhor Filho de TOURBILLON, a maravilha da excepcional Criação francesa de Marcel Boussac, responsável pela perpetuação desta importante Linhagem de Referência até os dias de hoje; e GAINSBOROUGH (1915) – (6 X 6), um dos raros Tríplices Coroados da Inglaterra e Pai de um dos maiores ícones da Criação mundial do PSI, HYPERION, Vencedor do famoso Derby de Epsom de 1933 (KING SALMON foi o 2º) e um dos mais notáveis Reprodutores do século 20 na Europa, vencedor das estatísticas, como Reprodutor, por 6 Temporadas e, como Avô Materno, por 4 Temporadas!
Continuando com a observação do Genótipo de LEWIS, nota–se que os quatro Reprodutores que pontuam seus quatro Alinhamentos Básicos são, pelo Segmento Paterno:
THIGNON LAFRÉ (1987), seu Pai, representando a “Bloodline” de SASSAFRAS (1967) (Linhagem de Referência de HURRY ON), “Horse of the Year” na França em 1970, que tirou a invencibilidade de NIJINSKY no Prix de l’Arc du Thriomphe;
EARLDOM (1963), seu Avô Materno, pela “Bloodline” de PRINCEQUILLO (1940) (Linhagem de Referência de St. SIMON), grande Avô Materno de MILL REEF, RIVERMAN, SECRETARIAT, entre outros!
Pelo Segmento Materno:
ROANOKE (1987), Avô Materno de LEWIS, que é descendente da “Bloodline” de RIBOT que, por sua vez, é o Avô Materno de TODA PROSA, Mãe de LEWIS!
Assim sendo, dos 4 Alinhamentos Básicos Masculinos exibidos pelo Genótipo de LEWIS, 3 são pertinentes à Linhagem de Referência de St. SIMON e o principal deles, situado na “high line” (HL) de seu Pedigree, refere–se à Linhagem de Referência pontuada por HURRY ON!

LEWIS
Pelo que pude apurar, LEWIS está sediado em Haras situado no Paraná, gozando de plena Saúde, e que só não ingressou na Reprodução, pois irá enfrentar, na Região, a difícil concorrência com importantes Reprodutores importados que, usualmente, a cada Temporada de Monta, servem nos Haras dessa Região!
Autor: Orlando Lima
email: omlimapsi@gmail.com
Acesso pelo RAIA LEVE: www.raialeve.com.br – Colunista – Orlando Lima

[ Escolher outro colunista ]


|