Colunista:
Fino Trato – A Criação Nacional – Plantel de Reprodutores – Parte Final 24/08/2017 - 09h43min
FINO TRATO
A CRIAÇÃO NACIONAL
PLANTEL DE REPRODUTORES
PARTE D
V.4 –PSI BRASILEIROS AINDA N O TESTADOS NA REPRODUÇÃO
1º – LEWIS – M.C. – 2006
THIGNON LAFRÉ X TODA PROSA por ROANOKE X OUR RELATION por RIBOT
Trata–se de um PSI portador de uma Campanha que, apesar de relativamente curta, foi pontuada pela Vitória na Prova máxima para os Produtos de 3 anos (GP Cruzeiro do Sul – Derby – G1), que aponta o Potro diferenciado pelas características da Velocidade, Precocidade e Stamina em seu mais elevado nível!
Por esta qualificação, seu Teste como Reprodutor será importante para evidenciar seu real potencial como Reprodutor, o que ainda não ocorreu, em razão do desinteresse da Criação nacional no seu aproveitamento como Reprodutor!
Por algumas vezes, inclusive em Entrevista que dei para a TV TURFE sobre os Reprodutores que embasaram a Criação Brasileira a partir da década de 40, citei a nefasta ocorrência da extinção, pelo Alinhamento Masculino Paterno, da Linhagem de Referência pontuada pelo extraordinário “racehorse” e Reprodutor, HURRY ON, de importância marcante, tanto para a Criação internacional do PSI, quanto para a nossa Criação Nacional!
Mas felizmente, recentemente, me dei conta que não se tratava de uma verdade absoluta, pois LEWIS é descendente da Linhagem de HURRY ON, por ser Filho de THIGNON LAFRÉ, por sua vez, Filho de HENRI LE BALAFRÉ, cujo 4º Pai é HURRY ON!
A Configuração Genética de LEWIS, expressa em seu Pedigree de 6ª Geração, apresenta uma única e excepcional característica, qual seja, a da Duplicação de três Ancestrais de fundamental importância para a Criação internacional do PSI, ou seja, PAPYRUS (Filho de TRACERY, um dos ícones de Federico Tesio), GAINSBOROUGH (Pai do fenomenal HYPERION) e DJEBEL (o melhor Filho de TOURBILLON, como Reprodutor), Reprodutores que marcaram época no início do século 20, e que contribuíram decisivamente para a evolução do PSI, ao longo de todo o século 20, e nestes anos iniciais do século 21!
Jamais eu poderia supor que iria ver, reunidos no mesmo Pedigree de 6ª Geração, a presença destes ícones da Criação mundial do PSI e, sobretudo, por estarem duplicados!
Estabelecendo um paralelo, devo lembrar que o sucesso de CLACKSON, como Reprodutor, em grande parte, foi devido, à proximidade de seu parentesco com um dos mais importantes ícones da Criação do PSI do século 20, NEARCO, justamente, seu Bisavô Paterno!
Além dessas observações, devo acrescentar que o Genótipo de LEWIS sinaliza com uma rara conjugação de Linhagens “abertas”, através de seus dois Alinhamentos Básicos, pontuados, respectivamente, por HURRY ON, através da “high line” (HL) de seu Pedigree e por St. SIMON, através da “middle line” (ML) de seu Pedigree, justamente, o Alinhamento Masculino de seu Avô Materno, Linhagens que facilitarão o estudo e análise de seu Planejamento Genético, para a definição e seleção de seus Cruzamentos mais adequados!
Desta forma, em meu julgamento, considero que os Criadores brasileiros devam conceder ao LEWIS, as devidas oportunidades, em Quantidade e Qualidade, para que tenha alguma chance de mostrar seu real potencial como Reprodutor, pois estamos tratando do último descendente Paterno do fabuloso HURRY ON, assim como, proporcionar uma Linhagem “aberta”, que certamente irá facilitar o seu Planejamento Genético!
LEWIS é a imagem autêntica do Genótipo de um PSI, que demonstrou a possibilidade de ser um ótimo “racehorse” nas Pistas, sem que seu Genótipo mostrasse qualquer influência, tanto de NORTHERN DANCER, quanto de Mr. PROSPECTOR, o que lhe confere a distinção de um Pedigree totalmente “aberto”!
Foto Indisponível
2º – WENZEL BLADE – M.T. – 2011
BLADE PROSPECTOR X MISS PARAGUAY por PUNK X BRENDA’S STORM por COMBE
Detentor de uma das mais brilhantes Campanhas de um “sprinter” diferenciado, nestas últimas décadas da Criação Brasileira do PSI, WENZEL BLADE já está designado para iniciar sua Atividade como Reprodutor, nesta Temporada de Monta de 2017!
Sua notável Campanha nas Pistas, caracterizada por 20 Apresentações, transformadas em 14 Vitórias, 8 na esfera Clássica, inclui as três mais importantes Provas, típicas para “sprinters”, no Rio de Janeiro e São Paulo!
Se apresentou com sucesso, também, na pista de areia, onde venceu uma Prova Clássica em 1200 m, devendo ser ressaltado que, em apenas numa única oportunidade chegou deslocado, numa Prova de G1 (GP ABCPCC – 1000 m, grama)!
Suas duas únicas Duplicações em Ancestrais exibidas em seu Genótipo, apontam para um PSI dotado de muito bom nível de Vigor Híbrido (Consistência e Resistência) que, por ser Tordilho, evidencia uma expressiva participação de THE TETRARCH e sua fenomenal Filha, MUMTAZ MAHAL, ambos Tordilhos e ícones da Velocidade em sua expressão maior, sendo esta última, Avó Materna de NASRULLAH, que se encontra duplicado no Genótipo de WENZEL BLADE!
Os dois Alinhamentos Básicos de seu Genótipo (“high line” – HL e “middle line” – ML) são pontuados, respectivamente, pelas “Bloodlines” de Mr. PROSPECTOR (HL) e de NASRULLAH (ML), ambos caracterizados como ícones da Velocidade Elástica, potencializada pela carga de Velocidade típica dos “sprinters”, refletida nas presenças de MAKE TRACKS e de TAMINO, dois ícones da Velocidade, em sua expressão maior, na América do Sul!
Partindo da premissa que o Reprodutor Tordilho, usualmente, está conectado com alto padrão de Velocidade através de seus Genótipos, predicado de fundamental importância para um Puro Sangue Inglês (PSI), e observando que, na Temporada de Monta de 2016, na Lista Geral dos Reprodutores nominados pelo SBB, fica evidenciado que entre os 60 Reprodutores que serviram 10 ou mais Matrizes, portanto, com chance mais acentuada para dar continuidade às suas respectivas “Bloodlines” / Linhagens, encontramos apenas dois Reprodutores com Pelagem tordilha, ou seja, WIRED BRYAN (79 Matrizes) e UAREADEMON (10 Matrizes)!
Mais uma poderosa razão para que WENZEL BLADE venha a receber expressivas oportunidades, em Quantidade e Qualidade, para que possa revelar seu real potencial como futuro Reprodutor!
WENZEL BLADE
3º – CONCILIUM – M.C. – 2009
SULAMANI X CRAZY JET por NOTATION X LIBERTY STAR por DEREK
Acredito que em algumas décadas, possamos identificar um PSI nascido no Brasil que tenha demonstrado tão alto nível de Vigor Híbrido (Consistência e Resistência), durante sua Campanha nas pistas de corrida, tendo frequentado, com grande êxito, a esfera Clássica, vencendo Provas de G1, G2, G3 e LR, numa extraordinária Campanha, com 39 Apresentações, transformadas em 9 Vitórias, das quais 8 na esfera Clássica e 22 Colocações, quase todas de nível Clássico!
Seu Alcance Estamínico, de grande elasticidade, está voltado para a faixa de distâncias entre os 2000 m e os 3218 m, sendo que logrou tirar 2º no GP Brasil (2400 m), portanto, um emérito Meio Fundista, Fundista e “Stayer”!
Excelentes Fundistas / “Stayers”, usualmente, apresentam Fenótipo caracterizado por Conjuntos Físicos muito bem Equilibrados, Aprumos Corretos e um Perfil Físico muito Harmonioso, predicados de capital importância para gerar Produtos capacitados fisicamente, com Alcance Estamínico sintonizado com distâncias mais longas!
Seu Genótipo apresenta uma insinuante conjugação genética refletida no Alinhamento Masculino Paterno (HL) pontuado pela “Bloodline” de NORTHERN DANCER e no Alinhamento Masculino de seu Avô Materno (ML) pontuado pela “Bloodline” do fenomenal raçador, a nível da Criação nacional e internacional do PSI, NASRULLAH!
O aspecto primordial assinalado no Genótipo de CONCILIUM, aponta para um elevado padrão de Vigor Híbrido, respaldado por apenas duas Duplicações, de RAISE A NATIVE (6 X 6) e PRINCE JOHN (5 X 6), ambas se complementando mutuamente, além de promover adequadamente os predicados essenciais típicos de um PSI diferenciado, ou seja, o perfeito balanceamento entre Velocidade e Stamina, o que proporcionou sua diferenciada Campanha nas pistas, assim como, determinaram seu Alcance Estamínico, bastante elástico. Situado entre os 1600 m e os 3200 m!
Desta forma, não vejo como deixar de testar CONCILIUM como Reprodutor, sobretudo num momento em que a Criação Brasileira do PSI necessita, com certa urgência, resgatar a produção de autênticos Fundistas, concedendo–lhe as devidas oportunidades, em Quantidade e Qualidade, para que possa revelar seu potencial como Reprodutor!
Minha sugestão é que possa ser utilizado por diversos Criadores, sobretudo, os que pretendam criar o PSI voltado para as distâncias mais longas, em particular, para a distância Clássica por excelência, ou seja, os 2400 m, grama, do modelo de Turfe europeu, seguido pelo modelo adotado pelo Turfe no Brasil, inclusive porque, cada vez mais, verificamos que o PSI criado no Brasil se afasta progressivamente dessa distância, onde são disputadas as principais Provas do Calendário Nobre do Brasil, ou seja, o GP Brasil, o GP São Paulo, o Derby – Cruzeiro do Sul e o Derby de São Paulo!
Reconheço que, tanto para a elaboração de Cruzamentos (Planejamento Genético), quanto para o adequado Treinamento dos Fundistas, as dificuldades são maiores, quando comparados com o Planejamento Genético de Cruzamentos mais voltados para distâncias mais curtas, mas certamente, no âmbito da Criação Brasileira, há quem possa realizar os Cruzamentos mais adequados para a produção de Fundistas diferenciados!
Assim sendo, CONCILIUM, necessariamente, apoiado por uma Campanha nas pistas, expressiva e inusitada, deverá ser adequadamente testado como Reprodutor, reforçando a probabilidade e possibilidade de que se possa contribuir expressivamente, para recuperar esta progressiva lacuna do PSI caracterizado pelas condições pertinentes aos Fundistas diferenciados, ou seja, capacidade de abordar distâncias mais longas com expressivo nível de Velocidade proporcional a estas distâncias!
CONCILIUM
4º – PAINT NAIF – M.C. – 2011
CRIMSON TIDE X PAINTER’S DREAM por ROYAL ACADEMY X POINT DE MIRE por SUNSHINE FOREVER
Será de grande importância para a Criação Brasileira do PSI, contarmos com, pelo menos, um Filho de CRIMSON TIDE como Reprodutor, um autêntico e legítimo Representante de um dos mais importantes Alinhamentos Masculinos Paternos do mais prestigiado e consistente raçador da atualidade, ou seja, SADLER’S WELLS, Pai do que é considerado, neste momento, como o melhor Reprodutor do mundo, nos moldes do modelo europeu de Turfe, ou seja, o extraordinário GALILEO!
Em recentes Temporadas de Monta, está sendo testado com essa finalidade, o detentor de uma das melhores Campanhas da atualidade do Turfe Brasileiro, o Tríplice Coroado, PLENTY OF KICKS, que segue para sua 5ª Temporada de Monta (2017), mas que, com duas Gerações em corrida, ainda não sinalizou com o que dele se esperava como Reprodutor, se comparando com sua prodigiosa Campanha nas Pistas de Corrida!
Ainda assim, julgo que os Criadores Brasileiros ainda devam dar mais algumas oportunidades ao PLENTY OF KICKS, embora, com o modesto início de sua Campanha como Reprodutor, ficará progressivamente mais difícil que seu possível potencial como Reprodutor possa ser devidamente testado!
Desta forma, torna–se de capital importância, o Teste de outro Filho de CRIMSON TIDE, PAINT NAIF, portador de excelente Campanha nas Pistas, que poderia ter sido bem melhor se não fosse acometido por algumas lesões que, se não impediram a continuidade de sua Campanha nas Pistas, não permitiram a continuidade de seu fulgurante início de Campanha, quando revelou se tratar de um PSI de exceção!
Apesar dos percalços, PAINT NAIF apresenta uma Campanha que, por si só, já justificaria o seu Teste como Reprodutor, refletida, até o momento, pois permanece em atividade nas pistas, em 27 Apresentações, transformadas em 10 Vitórias, das quais 3 em G1, e 10 colocações, 8 em Provas da esfera clássica!
Observando seu Genótipo, refletido em seu Pedigree de 6ª Geração, PAINT NAIF, apresenta apenas duas Duplicações, o que sinaliza com um bom padrão de Vigor Híbrido, sendo que, tanto pelo Alinhamento Masculino Paterno (“high line” – HL de seu Pedigree), seu Pai, CRIMSON TIDE, descende da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, via SADLER’S WELLS, assim como, pelo Alinhamento Masculino de seu Avô Materno (“middle line” – ML de seu Pedigree), ROYAL ACADEMY, também descende da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, via o fabuloso NIJINSKY!
Desta forma, através de seus dois Alinhamentos Básicos, PAINT NAIF descende de dois dos mais importantes Filhos de NORTHERN DANCER, como Reprodutores, ou seja, SADLER’S WELLS e NIJINSKY!
Esta Configuração Genética exibida pelo Genótipo de PAINT NAIF, coincide, em parte, com o Pedigree de 6ª Geração da extraordinária Potranca, ENABLE, que descende, por seus dois Alinhamentos Básicos, da mesma “Bloodline” pontuada pelo fenomenal NORTHERN DANCER, através de SADLER’S WELLS, tanto por sua (HL), quanto por sua (ML), além do que, as duas únicas Duplicações observadas no Pedigree de PAINT NAIF, ou seja, a tripla participação de NORTHERN DANCER e a dupla participação de HAIL TO REASON, também estão presentes no Genótipo desta fabulosa Potranca!
Desta forma, pelo alto grau de conhecimento do PSI pelo diferenciado Criador, LUIZ ANTONIO RIBEIRO PINTO, considero como de fundamental importância o Teste de PAINT NAIF como futuro Reprodutor!
PLENTY OF KICKS
PAINT NAIF
Autor: Orlando Lima
Email: omlimapsi@gmail.com
Acesso pelo RAIA LEVE: www.raialeve.com.br – Colunistas – Orlando Lima
[ Escolher outro colunista ]
|