V.3 – NOVOS REPRODUTORES COM POTENCIAL PARA REPRODUÇÃO
1º – KARÁ DE BIRIGUI – M.C. – 2008
BANKING X LOVELY MINISTER por MANE MINISTER X SPECIAL DARK por BANQUET TABLE
Detentor de uma Campanha excelente e diferenciada, pois deixou de ser Tríplice Coroado de Cidade Jardim porque, após vencer as duas primeiras Provas, fraturou o Joelho, impedindo de participar da 3ª Prova da Tríplice Coroa, pois da forma como venceu as duas primeiras Provas, provavelmente teria vencido a 3ª Prova!
Cerca de 1 ano após ter vencido a 2ª Prova da Tríplice Coroa, quando fraturou o Joelho, venceu uma Prova Especial em 2400 m, areia encharcada, transferida da grama, se não estou enganado, por cerca de 22 corpos e batendo o recorde da Pista!
Por esta Campanha, apesar de ter se apresentado por apenas 10 vezes, vencendo 5 e se colocando nas outras 5, necessariamente, KARÁ DE BIRIGUI precisa ser testado com um maior número de oportunidades pela Criação brasileira pois, sem dúvida, se trata de um PSI de exceção!
Apesar do problema que impediu que completasse a Tríplice Coroa paulista, seu Pedigree de 6ª Geração, reflete uma Configuração Genética de alto padrão de Vigor Híbrido (Consistência e Resistência), pois é um descendente, pelo Alinhamento Masculino Paterno, da Consistente e Resistente Linhagem de TEDDY, via o extraordinário DAMASCUS (“Horse of the Year” nos USA) , e de DEPUTY MINISTER (Neto Paterno de NORTHERN DANCER), Pai de seu Avô Materno (MANE MINISTER), compondo um raro mas precioso “nick”, reconhecido internacionalmente, entre descendentes da Linhagem de TEDDY (“Bloodline” de DAMASCUS) e descendentes da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, através dos dois Alinhamentos Básicos (HL e ML) que integram seu Pedigree!
Em sua 1ª Geração (2014), a única em idade para Corrida, composta por apenas 12 Produtos, todos de Criação do Stud BIRIGUI, já sinalizou com Produtos Vencedores e com colocações de nível clássico (Listed Race), e ainda que timidamente, sinalizou com boas perspectivas para seu aproveitamento como Reprodutor
Além da generosidade Genética exibida por seu Pedigree, os Amigos que tiveram oportunidade de observá–lo pessoalmente, foram unânimes em afirmar que KARÁ DE BIRIGUI é detentor de um belo Fenótipo, caracterizado pelo Equilíbrio de seus Conjuntos Físicos e Aprumos corretos, predicados importantes para o adequado desempenho como Reprodutor!
Se na Temporada de Monta de 2015 as oportunidades se restringiram a 9 Produtos, na Temporada de 2016, em conformidade com a Lista Geral de Reprodutores nominados pelo SBB, KARÁ DE BIRIGUI serviu cerca de 20 Matrizes, ficando em 32º lugar, e em 13º lugar entre os Reprodutores nascidos no Brasil, elevando, substancialmente, a probabilidade de que venha, efetivamente, evidenciar seu real potencial como
Reprodutor, a partir de suas próximas Gerações como Reprodutor!
Assim sendo, trata–se de um PSI nascido e corrido no Brasil que, necessariamente, precisa ser adequadamente testado na plenitude de suas possibilidades reprodutivas!
KARÁ DE BIRIGUI
2º – HENDRIX – M.C. – 2010
HONOUR AND GLORY X MAIS DEPRESSA por ALJABR X HEARTS AND CLOUDS por BLUSHING GROOM
Sua Campanha, apesar de curta (10 Apresentações), tem como atração o 2º e 3º lugares obtidos nas duas primeiras Provas da Tríplice Coroa levantada pelo extraordinário “racehorse”, BAL A BALI, quando expressou muito bom nível de Classicismo e, apesar de não ter vencido na esfera Clássica, justifica o seu Teste como Reprodutor!
Seu Genótipo, refletido em seu Pedigree de 6ª Geração, indica se tratar de um Irmão Paterno de um dos mais vitoriosos Reprodutores em atividade no Brasil, PUT IT BACK, justamente o Pai de BAL A BALI, reforçando a possibilidade de que venha a se tornar um bom Reprodutor, sobretudo, por ser descendente de uma Linhagem de Referência “aberta”, pontuada pelo fenomenal MAN O’ WAR, considerado por muitos experts como o melhor PSI nascido nos USA em todos os tempos!
Assim sendo, seu Genótipo deve facilitar o Planejamento Genético adequado para o indispensável “encaixe” genético, com boa parte das Matrizes que venha a servir!
Observando atentamente o seu Genótipo, vejo que prima pela importante e oportuna “Simetria Genética” das Duplicações exibidas por sua Configuração Genética (Genótipo), ressaltando–se que as três Duplicações exibidas, se reportam a parentes muito próximos, ou seja, NEARCO (1935), Pai de NEARCTIC (1954), Pai de NORTHERN DANCER (1961), reforçando acentuadamente o fenomenal “strain” (estirpe genética) típico destes três Reprodutores, tida como uma das mais importantes da Criação mundial, a partir da década de 30, do século 20!
As três Duplicações citadas, concedem um bom nível de Vigor Híbrido (Consistência e Resistência), mas também apontam para um elevado padrão do equilíbrio entre Velocidade e Stamina, predicados de fundamental importância para o adequado exercício da função de Reprodutor do PSI!
Para culminar com a análise de seu Genótipo, e reforçar sua possibilidade como Reprodutor, devo expressar e enfatizar que, pelo Alinhamento Masculino Paterno (HL do Pedigree), HENDRIX descende da Linhagem pontuada por MAN O’ WAR, para muitos “experts”, o melhor PSI criado nos USA, em todos os tempos, enquanto, por sua “bottom line” (BL), sua Família Materna (14–c) é uma das mais importantes da Criação internacional do PSI, pontuada pela fenomenal “racemare” e Matriz, PRETTY POLLY!
Ainda no início de sua Campanha como Reprodutor, HENDRIX produziu apenas duas Gerações (2015 e 2016), que ainda não estão em idade para Corrida, ficando em 54º lugar na Lista Geral de Reprodutores nominados pelo SBB e em 29º lugar em relação aos Reprodutores nascidos no Brasil!
Desta forma, e por ser de propriedade do Haras NACIONAL, que não costuma comercializar seus Produtos inéditos, HENDRIX deve merecer maiores oportunidades para testar seu potencial como Reprodutor, recebendo, não só em Quantidade, como em Qualidade, as Matrizes mais adequadas que venha a servir, como resultado de um criterioso Planejamento Genético que tenha por objetivo maior conseguir o “encaixe” Genético (Genótipo) e Físico (Fenótipo) mais adequados, exibidos pelos Cruzamentos projetados!
HENDRIX
4º – ANOTHER XHOW – M.A. – 2006
SUSPICIOUS MIND X ESPERTA DEMAIS por STUKA X GIULIA GAM por VACILANTE
Detentor de uma excelente Campanha nas Pistas, teve como característica primordial, o Vigor Híbrido (Consistência e Resistência), refletido em seu Genótipo, em boa parte, resultante da única Duplicação, em BOLD RULER, exibida por seu Pedigree de 6ª Geração, o que foi referendado em Pista através de suas 30 Apresentações, com muito bom padrão de Classicismo, ao vencer duas Provas de G2, perder por Paleta o GP Brasil de 2010, assim como, perder o GP São Paulo que, apesar de ter tirado 5º lugar (a 2 ½ corpos do Vencedor), provavelmente teria vencido se não fosse o sério prejuízo que sofreu bem próximo do disco de chegada!
Além disso, venceu a Taça de Ouro – Caliente, constituída por 3 Provas de Grupo em 2400 m, o que mostra, sem qualquer margem para dúvidas, que sua real vocação como Reprodutor, está sintonizada para distâncias entre os 2000 m e os 2400 m!
Em meu julgamento, entretanto, para justificar seu Teste como Reprodutor, além da Campanha nas pistas, do belo visual de seu Fenótipo e do Equilíbrio dos Conjuntos Físicos que compõem este Fenótipo, aponto o fato de que ANOTHER XHOW descende por seu Alinhamento Masculino Paterno (HL de seu Pedigree) da Linhagem do fenomenal Reprodutor, St. SIMON, que foi o Elemento Básico adotado pelo também fenomenal Criador, a nível internacional, Federico Tesio, do qual descendem vários de seus melhores Produtos, inclusive e sobretudo, seus três diferenciados Produtos, CAVALIERE D’ARPINO, NEARCO e RIBOT!
Devo ressaltar que a influência de St. SIMON na Criação Brasileira do PSI, através dos poucos descendentes que aqui chegaram, foi de fundamental importância para elevar o nível de Qualidade da Criação brasileira do PSI e, como exemplo, aponto WALDMEISTER (WILD RISK / RIALTO / RABELAIS / St. SIMON) como o melhor Avô Materno de nossa Criação, em todos os tempos, além de ter sido excelente Reprodutor!
Os descendentes Masculinos de St. SIMON, invariavelmente, se comportam como excelentes Avôs Maternos e muito bom Reprodutores!
Para complementar os argumentos voltados para o aproveitamento de ANOTHER XHOW como Reprodutor, devo sinalizar que, na atualidade da Criação Brasileira, só há dois descendentes, pelo Alinhamento Masculino Paterno (“high line” – HL do Pedigree), atuando como Reprodutores na Criação brasileira, ou seja, SIPHON, já com 26 anos, e ANOTHER XHOW, que tem apenas 1 Produto registrado no SBB, de sua 1ª Geração (2014), atualmente em preparativos para uma próxima estreia nas Pistas!
Para complementar sua excelente Configuração Genética (Genótipo), devo acrescentar que ANOTHER XHOW é resultado do que considero com um autêntico “nick”, já citado anteriormente, que reúne descendentes da Linhagem de St. SIMON, por seu Alinhamento Masculino Paterno (“high line” – HL do Pedigree), via seu Pai, SUSPICIOUS MIND, com descendentes da “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, pelo Alinhamento Masculino de seu Avô Materno, STUKA (“middle line” – ML de seu Pedigree).
Devo lembrar, ainda, que a efetiva probabilidade de ANOTHER XHOW como Reprodutor, também está respaldada no fato de ser descendente da Família Materna (9–c*), a meu ver, a mais importante da Criação internacional do PSI, pontuada pela fenomenal Matriz, MUMTAZ MAHAL (A Potranca Voadora), o PSI mais veloz que já pisou em pistas europeias!
Lamentavelmente, as chances de ANOTHER XHOW apresentar todo o seu potencial como Reprodutor, são muito reduzidas pois, até o momento, depende da Campanha nas Pistas de um único Produto que ainda não estreou!
ANOTHER XHOW
5º – BILLION DOLLAR – M.C. – 2010
PUT IT BACK X LAURA RICCI por LODE X HAGADA por HEATHEN
Apesar de sua curta Campanha nas Pistas de Corrida, composta por apenas 4 Apresentações, transformadas em 3 Vitórias e uma colocação (2º lugar), todas realizadas na Pista de grama e na distância dos 1000 m, BILLION DOLLAR revelou um elevado padrão de Velocidade, que despertou o interesse de Criadores do PSI para servir como Reprodutor, tanto para as Corridas típicas de Cancha Reta, quanto para Corridas caracterizadas pela Velocidade nos principais Hipódromos do país!
Como consequência natural, BILLION DOLLAR vem sendo muito bem patrocinado pelos Criadores que dão ênfase para a Criação de Produtos voltados para a Velocidade, o que se encontra refletido em sua 1ª Geração, nascida em 2016, e já composta por cerca de 23 Produtos!
Esta posição foi ampliada na Temporada de Monta de 2016, quando BILLION DOLLAR serviu cerca de 42 Matrizes, ficando em 16º lugar na lista Geral de Reprodutores nominados pelo SBB, e em 5º lugar entre os Reprodutores nascidos no Brasil, o que, naturalmente, amplia, em progressão geométrica, suas chances para mostrar todo o seu potencial como Reprodutor!
Observando o seu Genótipo, refletido em seu Pedigree de 6ª Geração, pode–se observar que se apresenta com muito bom padrão de Vigor Híbrido (Consistência e Resistência), predicado de fundamental importância para um PSI, particularmente, para um Velocista e, embora este Vigor Híbrido não tenha predominado em sua curta Campanha nas pistas de Corrida, nada impedirá que repasse esta importante característica para seus Produtos!
Apesar de ter se comportado como um autêntico “sprinter” nas poucas Apresentações de sua Campanha, de acordo com um Planejamento Genético criteriosamente formulado, BILLION DOLLAR poderá, sem grandes surpresas, produzir muito bem, animais credenciados para boas Apresentações até a milha, em razão de sua Configuração Genética e de acordo com as características do Genótipo das Matrizes que vier a servir, repetindo, desta forma, o Alcance Estamínico de IN REALITY, seu Ancestral, responsável pela continuidade da Linhagem do fabuloso MAN O’ WAR!
BILLION DOLLAR
6º – GOING SOMEWHERE – M.A. – 2009
SULAMANI X ANGEL STAR por SPECIAL NASH X ULTRA STAR por LATIN AMERICAN
Sua Campanha nas pistas de Corrida é bastante diferenciada, pois foi realizada em quatro países diferentes, ou seja, Brasil, Argentina, França e USA, obtendo importante Vitória na Prova máxima do Turfe argentino, o GP Carlos Pellegrini – G1, refletidas em 24 Apresentações, inclusive com 2º lugar na França em Prova de G1!
Seu Genótipo exibe uma Configuração Genética com ênfase na Velocidade Elástica para distâncias típicas para Fundistas, mas também contemplando, possivelmente pela presença de ALLEGED como Avô Materno de seu Pai, SULAMANI.
ALLEGED foi um típico Fundista, Filho de fenomenal Fundista, RIBOT, ambos, dois dos raros Vencedores, por duas vezes, da magna Prova GP Arco do Triunfo, possivelmente, a Prova de maior qualificação no Turfe mundial da atualidade, consagrando um emérito Fundista!
Além de excelente Fundista, GOING SOMEWHERE também se apresentou como excelente “stayer”, inclusive, obtendo o 2º lugar em Prova de G1 na França (Prix Royal–Oak – 3100 m), e exatamente por este detalhe, o aproveitamento de GOING SOMEWHERE como Reprodutor, se apresenta muito oportuno, porque pode contribuir decisivamente para amenizar a progressiva carência de autênticos Fundistas, no âmbito do Turfe brasileiro, para a disputa das principais Provas do Calendário Nobre dos dois Hipódromos principais do país, disputadas na distância dos 2400 m, pista de grama!
Usualmente, na Criação do PSI brasileiro, nota–se uma dificuldade maior para o adequado balanceamento dos Alinhamentos que vão compor a Configuração Genética dos Produtos voltados para cumprir com as características típicas de um autêntico Fundista e, assim sendo, desde que seguindo um criterioso Planejamento Genético, GOING SOMEWHERE poderá e deverá ser de extrema utilidade e oportunidade para vir a gerar Produtos caracterizados como Fundistas, mas também, Produtos com Alcance Estamínico sintonizado com a faixa de distâncias a partir da milha!
A 1ª Geração de GOING SOMEWHERE, nascerá em 2017, resultante de sua primeira Temporada de Monta em 2016, quando serviu 31 Matrizes, ocupando o 21º lugar na Lista Geral de Reprodutores nominados pelo SBB e o 8º lugar entre os Reprodutores nascidos no Brasil, o que lhe confere, pelo menos sob o aspecto quantitativo, excelente oportunidade para mostrar todo o seu potencial como Reprodutor!
GOING SOMEWHERE
7º – VICTORY IS OURS – M.C. – 2009
NORTHERN AFLEET X NOUVELLE CUISINE (USA) por BROAD BRUSH X FANCIULLA DEL WEST por CRITIQUE
O grande apelo de VICTORY IS OURS para que venha a ser testado como Reprodutor, remete à sua excelente Campanha no eixo São Paulo (GP Piratininga – 2000 m), Paraná (GP Paraná – 2000 m) e Rio Grande do Sul (GP Bento Gonçalves – 2400 m), pois venceu as principais Provas, na Areia, desses três Estados, revelando–se como um dos principais e raros arenáticos, para distâncias típicas de Meio Fundistas (2000 m) e Fundistas (2400 m), nos últimos anos!
Sabemos que o Calendário Nobre, tanto de São Paulo, quanto do Rio de Janeiro, contempla poucas Provas de importância na pista de Areia, mas o Genótipo de VICTORY OURS, além de sua natural tendência para vir a gerar Produtos mais voltados para Campanhas para a Pista de Areia, também poderá permitir que venha a produzir bons Produtos para a Pista de Grama!
As três Duplicações em seus Ancestrais (NATIVE DANCER, PRINCEQUILLO e NASHUA, todas na região de “linebreeding” de seu Pedigree, permitem vaticinar que VICTORY IS OURS poderá transmitir um bom padrão de Vigor Híbrido (Consistência e Resistência) para seus Produtos, desde que seja avaliado, analisado e estudado, um balanceamento adequado com os Genótipos da Matrizes que vier a servir!
Sua 1ª Geração, nascida em 2016, é composta por 25 Produtos, podendo proporcionar uma boa avaliação da qualidade destes Produtos.
Na Temporada de Monta de 2016, veio a servir 31 Matrizes, ocupando o 20º lugar na Lista Geral de Reprodutores nominados pelo SBB, ficando em 7º lugar entre os Reprodutores nascidos no Brasil!
Assim sendo, VICTORY IS OURS, pelo menos no que se reporta à quantidade de Produtos nascidos e Matrizes servidas, terá excelente oportunidade para revelar seu real potencial para exercer esta função de fundamental importância para a Criação do PSI!
Foto Indisponível
8º – POKER FACE – M.C. – 2008
WILD EVENT X POWER SOUND por SHUDANZ X SOUNDS OF A CHAMP por BET TWICE
Sua Campanha em Pista demonstra com nitidez que seu Alcance Estamínico está sintonizado com a distância dos 2000 m (Meio Fundo) e por ser um “racehorse” de alta qualificação, chegou a obter o 2º lugar na mais importante Prova para os 3 anos, ou seja, o Derby – Cruzeiro do Sul, na distância dos 2400 m, perdendo para o Tríplice Coroado, PLENTY OF KICKS!
O êxito de sua Campanha em Pista, por si só, já justificaria seu aproveitamento como Reprodutor, sobretudo se tiver o seu Planejamento Genético direcionado para gerar Produtos com Alcance Estamínico previsto para a faixa de distâncias entre os 1600 m e os 2400 m!
Sua 1ª Geração, nascida em 2014, que acaba de chegar aos 3 anos hípicos, é composta por 18 Produtos, portanto, uma aceitável oportunidade para início de sua avaliação de seu potencial como Reprodutor, mas que, até o momento, ainda não lograram êxito, apesar de alguma sinalização por parte de três de seus Produtos, possivelmente, devido ao fato de que POKER FACE, como vimos acima, deverá gerar seus melhores Produtos com Alcance Estamínico voltado para distâncias mais longas, o que ainda não é possível aferir pois, como vimos acima, seus Produtos acabaram de incorporar 3 anos hípicos!
Na Temporada de Monta de 2015, serviu 24 Matrizes, e na Temporada de Monta de 2016, serviu cerca de 17 Matrizes e, em conformidade com a Lista Geral de Reprodutores nominados pelo SBB, ficou no 37º lugar, sendo que entre os Reprodutores nascidos no Brasil, ocupou o 15º lugar, mostrando que vem obtendo boas oportunidades para exibir todo o seu potencial como Reprodutor!
Seu Genótipo revela uma Configuração Genética concentrada nas Duplicações em três parentes próximos (NEARCO, Pai de NEARCTIC, Pai de NORTHERN DANCER), o que irá requerer uma atenção mais apurada em seu Planejamento Genético, certamente calcado nas características marcantes destes três importantes Reprodutores.
A série de Duplicações é complementada pela Duplicação do extraordinário TURN–TO, evidenciando um apreciável nível equilíbrio entre a Velocidade Elástica e a Stamina, o que deve ser preservado ao estudar o seu Planejamento Genético!
POKER FACE