Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Fino Trato – A Criação Nacional – Plantel de Reprodutores
17/08/2017 - 12h24min

FINO TRATO

A CRIAÇÃO NACIONAL

PLANTEL DE REPRODUTORES

              

PARTE B

 

V – ASPECTOS PRIMORDIAIS DOS REPRODUTORES CITADOS

 

V.1 – GRUPO COMPROVADO E VITORIOSO

 

1º – FLUKE – M.C. – 2005

WILD EVENT  X  UFF–UFF por DE QUEST  X  DONEGALLE por CAMPERO

Como citado anteriormente, lamentavelmente, um dos mais promissores Reprodutores brasileiros, ainda com poucos Produtos em Pista, desapareceu prematuramente, mas chegando a revelar um enorme potencial para o exercício desta fundamental função para a Criação do PSI, no caso, a Criação brasileira! 

Logo em sua primeira Geração, veio a produzir uma Potranca de exceção, NO REGRETS, Tríplice Coroada na Gávea em 2017, e alguns outros Vencedores, que certificaram a excelência do seu potencial como Reprodutor!

Tudo indica que a Criação brasileira do PSI teve uma inesperada e expressiva perda de um PSI nascido e criado no Brasil que, certamente, iria contribuir decisivamente para elevar a qualidade de nossa Criação!

FLUKE

 

2º – OUT OF CONTROL – M.C. – 2003

VETTORI  X  HEAVENLY DANCER por FITZCARRALDO  X  ALAMAK por CIPOL

Apesar de um início tímido, com poucas oportunidades, em Quantidade e Qualidade das Matrizes que servia, OUT OF CONTROL revelou desde cedo sua aptidão para o exercício desta nobre função reprodutiva!

Seu Pai, VETTORI, revelou–se um sério raçador, a nível internacional, pelo fato de ser Avô Materno de Vencedor de Grupo 1 na Europa, em Prova da Tríplice Coroa da Inglaterra e de outras Provas de nível Clássico na Europa!

OUT OF CONTROL, desde cedo, e apesar das tímidas oportunidades que lhes foram oferecidas, revelou que viria a ser um Reprodutor de destaque para a Criação nacional do PSI e, a partir desta Temporada de Monta de 2017, veremos crescer em progressão geométrica, o número de Matrizes que irá servir, já sob a propriedade do Haras do MORRO, seu recente Proprietário!

Desta forma, a probabilidade de que venha a produzir um número mais expressivo de Produtos diferenciados, deverá aumentar significativamente, pois ainda que sem as oportunidades que lhe estão sendo oferecidas a partir desta Temporada de Monta, já chegou a produzir muito bons Produtos, tanto para a pista de Areia (COLDPLAY), quanto para a pista de grama (CÉU DE BRIGADEIRO), ambos frequentando, com sucesso, a esfera clássica, no Brasil e no Uruguai!

Além disso, chegou a produzir alguns outros Produtos, com bons resultados na esfera clássica, certificando a generosidade de seu Genótipo, quando oferecidas Matrizes que complementem adequadamente as características de sua Configuração Genética!

Outro aspecto positivo para seu potencial como Reprodutor, reporta–se ao fato de que produz muito bem, tanto para a pista de Areia, quanto para a pista de Grama, como certificado pela Campanha de seus dois melhores Produtos, até o momento!

Como a Campanha de Pista se torna de fundamental importância para testar um novo Reprodutor, ressaltamos que sua Campanha foi de caráter internacional, pois frequentou a esfera Clássica, tanto no Brasil, quanto no Exterior!

OUT OF CONTROL

 

3º – SETEMBRO CHOVE – M.C. – 2001

FAST GOLD  X  SETTING TRENDS por KNIFEBOX  X  SEEING RED por SOVIET STAR

Reprodutor que, desde sua 1ª Geração (2009), vem produzindo um bom número de Produtos que frequentam a esfera Clássica!

Sua Campanha nas pistas, o recomendava para ser testado na função reprodutiva, pois chegou a vencer o importante GP Presidente da República – G1, no Hipódromo da Gávea!

Permaneceu produzindo, com ótima frequência, Produtos com muito bom aproveitamento em Provas Especiais, Listed Races e ótimas colocações em Provas de Grupo, até que surgiu a “cereja do bolo”, em sua Geração de 2012, a craque, JUNO, que alavancou ainda mais sua Campanha reprodutiva!

SETEMBRO CHOVE apresenta uma característica típica dos grandes Reprodutores, qual seja, a que a grande maioria de seus Produtos prima pelo ótimo padrão de seus Fenótipos, caracterizados pelo Equilíbrio de seus Conjuntos Físicos, Harmonia de seu Perfil Físico e Aprumos Corretos!

Observei atentamente seus Produtos que foram a Leilão este ano, e constatei que o que disse acima foi perfeitamente certificado, pois os Produtos apresentados, além de muito equilibrados e harmoniosos, eram detentores de ótimos Fenótipos, exibindo um conjunto bastante uniforme e equilibrado!

O importante é que o Planejamento Genético de seus Cruzamentos seja criteriosamente estudado, para que possa melhorar ainda mais, a Qualidade de seus Produtos, e vir a produzir outras JUNOS!

Foto Indisponível.

 

4º – IVOIRE – M.C. – 2003

KNOW HEIGHTS  X  CHAN TONG por HAMPSTEAD  X  PARAYTINGA por ITAJARA

Há um ditado popular que diz: “Quem aprende a andar de bicicleta, jamais esquece”!

De certa forma, eu aplico este ditado, também, na Criação do PSI, pois o Reprodutor que já produziu um PSI de alto padrão de Qualidade, sempre poderá produzir outro PSI de boa Qualidade para as Pistas de Corrida!

Julgo que este seja o caso de IVOIRE que, em sua 1ª Geração (2009), com apenas 1 Produto, produziu TATTINGER, Égua com uma Campanha de 38 Apresentações, alcançando 13 Vitórias, e ainda que não tenha frequentado a Esfera Clássica, mostrou um alto padrão de Vigor Híbrido, predicado, cada vez mais ausente ou tímido no PSI da atualidade, o que sinalizou como uma grande virtude de IVOIRE no desempenho de sua função como Reprodutor!

Em sua 2ª Geração (2010), composta por 13 Produtos, produziu 7 Vencedores, ainda que nenhum  na Esfera Clássica, mas sinalizando com ótima perspectiva para sua Campanha como Reprodutor, o que veio a ocorrer em sua 3ª Geração (2011), quando, com apenas 3 Produtos, produziu 2 Vencedores, sendo que um deles, QUINHÃO, foi o Vencedor do GP São Paulo, deixando de vencer o GP Cruzeiro do Sul – Derby – G1(2º lugar) e o GP Brasil – G1 (4º lugar), exclusivamente, segundo o meu julgamento, por peripécias de percurso, quando se apresentou com amplas possibilidades de vencer ambas as Corridas!

Inexplicavelmente, a partir da Geração 2012, IVOIRE, com muito poucos Produtos, não revelou mais Vencedores, sendo que, em 2014 e 2015, não teve um Produto sequer, o que tornou a acontecer na Temporada de Monta de 2016, com apenas 4 Produtos registrados!

IVOIRE descende, pelo Alinhamento Masculino Paterno, do fenomenal Reprodutor, NASRULLAH, “Bloodline” excepcional para a Criação Internacional do PSI e cuja Criação Brasileira já foi pródiga em acolher seus descendentes como Reprodutores.

Gradativamente, entretanto, vem se esvaziando, ainda que, na Temporada de Monta de 2016 sinalizou com um Reprodutor, MIG, voltado para distâncias mais curtas (Cancha Reta), e um Reprodutor, NEDAWI, voltado para distâncias mais longas (Fundistas), entre Reprodutores do Grupo de Elite, evidenciando uma versatilidade extraordinária, típica dos bons Reprodutores!

Observando seu Genótipo, refletido em seu Pedigree de 6ª Geração, de imediato, identificamos a fonte de seu alto padrão de Vigor Híbrido (Consistência e Resistência) pois, além de ser isento da participação das “Bloodlines” pontuadas por NORTHERN DANCER e Mr. PROSPECTOR, portanto, tratando–se de um Pedigree “aberto”, o que permite uma grande amplitude de alternativas para seu Planejamento Genético, inclusive por apresentar uma única Duplicação, exatamente de uma excelente Matriz, BURA, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF)!

IVOIRE fornece para a Criação do PSI um leque de oportunidades genéticas que não estão sendo aproveitadas pelo Criador brasileiro do PSI, a meu ver, por estar situado em uma Região no Paraná que, nos últimos anos, tem primado pela vinda de promissores Reprodutores do Exterior o que, em última análise, tem sufocado, sobretudo pelo aspecto Comercial, os Reprodutores nascidos no Brasil sediados nesse importante polo da Criação Brasileira do PSI!  

IVOIRE

 

V.2 – NOVOS REPRODUTORES SINALISANDO COM BOAS PERSPECTIVAS

 

1º – DESEJADO THUNDER – M.C. – 2007

DURBAN THUNDER  X  GLORIOUS MAGEE por SPEND A BUCK  X  ROSE MAGEE por TUMBLE LARK

Trata–se da melhor Campanha nas pistas, após MENSAGEIRO ALADO, de um Velocista nascido, criado e corrido no Brasil, o que o credenciou a ser testado como Reprodutor!

Por ser propriedade do Haras PONTA PORÃ, onde se encontra sediado, encontra–se em Haras que privilegia expressivamente a Produção do PSI voltado para Velocidade, o que deve beneficiar decisivamente a Qualidade de seus Produtos, por vir de encontro às características básicas que DESEJADO THUNDER deverá evidenciar no exercício desta fundamental função para a Criação do PSI!

Já em suas primeiras duas Gerações (2013 e 2014), exatamente as duas com Produtos em idade para corrida, sinalizou com alguns de seus Produtos frequentando a esfera Clássica, particularmente, o excelente “sprinter”, THUNDER CAT (2013)!

Já na Temporada de Monta de 2016, exercendo sua função como Reprodutor do Haras PONTA PORÃ, ficou em 2º lugar entre os Reprodutores que serviram um expressivo número (92) de Matrizes, mostrando que está tendo grande oportunidade para ratificar e consolidar sua tendência em se tornar, possivelmente, num dos melhores Reprodutores para a produção de Velocistas da Criação brasileira do PSI!

DESEJADO THUNDER

 

2º – GLÓRIA DE CAMPEÃO – M.C. – 2003

IMPRESSION  X  AUDACITY por CLACKSON  X  ORIENT GIRL por FARNESIO

Detentor de uma Campanha invulgar para um PSI brasileiro, pois venceu, na época, a Prova de maior dotação a nível internacional, ou seja, a Dubai World Cup, além de Prova de G1 em Singapura, e corrido com sucesso em 5 países diferentes, ou seja, Brasil, Dubai, França, USA e Singapura, faturando cerca de U$ 9,3 milhões!

Com três Gerações em idade para Corrida, já vem sinalizando positivamente como Reprodutor, pois já produziu animais frequentando a esfera Clássica, inclusive com três Vencedores em Provas de Grupo, evidenciando muito bom potencial como Reprodutor, o que deverá ser certificado por suas próximas Gerações!

Na Temporada de Monta de 2016, na Lista Geral de Reprodutores nominados pelo Stud Book Brasileiro (SBB), ocupou a 10ª posição, servindo 54 Matrizes, ficando em 2º lugar, entre os Reprodutores brasileiros, logo após de DESEJADO THUNDER! Tive oportunidade de observar alguns de seus Produtos no Haras NIJÚ, e fiquei muito bem impressionado com seus respectivos Fenótipos, bastante uniformes, se caracterizando pelo Equilíbrio e Harmonia de seus respectivos Conjuntos Físicos e Aprumos Corretos!

GLÓRIA DE CAMPEÃO  

 

3º – QUE FENÔMENO – M.C. – 2008

NORTHERN AFLEET  X  PRINCESA DO OESTE por GONE WEST  X  WENDY VAALA por DAYJUR

Sua Campanha nas Pistas, apesar de restrita a apenas 12 Apresentações, mostrou uma característica das mais nobres e raras na Criação brasileira do PSI, ou seja, a de um “sprinter” alongado, tendo em vista que suas melhores performances, na esfera Clássica, ocorreram entre os 1000 m e os 1600 m, na Pista de Grama!

Esta rara característica, comprovada nas Pistas de Corrida, se bem estudada por ocasião do seu Planejamento Genético como Reprodutor, costuma produzir ótimos resultados de Campanha, por parte de seus Produtos, pelo simples fato de que este tipo de Reprodutor pode gerar bons Produtos com Alcance Estamínico voltado para uma ampla faixa de distâncias, mas sempre caracterizados basicamente, por um alto padrão de Velocidade proporcional para as distâncias de seus respectivos Alcance Estamínico!

Com apenas duas Gerações em idade para Corrida, já sinalizou com dois Produtos frequentando a esfera Clássica, apresentando suas melhores performances na faixa de distâncias entre os 1000 m e os 1400 m, sendo importante ressaltar que foram realizadas, tanto na Pista de Areia, quanto na de Grama, o que revela outra característica da maior importância para um bom Reprodutor!

Por se tratar de um jovem Reprodutor, ainda não recebeu oportunidades mais generosas, pois na Temporada de Monta de 2016, ocupou apenas o 57º lugar na Lista Geral dos Reprodutores nominados pelo SBB, servindo apenas 10 Matrizes, ficando em 32º lugar entre os Reprodutores brasileiros!

Apresenta uma insinuante Configuração Genética, refletida em seu Pedigree de 6ª Geração, onde se pode destacar a Duplicação (3 X 3) em Mr. PROSPECTOR, posição em que costuma produzir alguns de seus Produtos diferenciados, além do “Rasmussen Factor” (RF) na excelente Matriz TAMERETT e a Duplicação (6 X 6), nas condições do “X Factor” (XF), no excepcional raçador, PRINCEQUILLO (Avô Materno de SECRETARIAT). 

Essas características genéticas, desde que criteriosamente estudadas, poderão servir de ótima base para a Produção de Produtos diferenciados para as pistas de Corrida!

Concluindo, ainda sob o aspecto da Genética, QUE FENÔMENO descende de uma das  melhores Famílias Maternas (14–c) da Criação internacional do PSI, pontuada pela excepcional “racemare” e Matriz, PRETTY POLLY, o que vem ressaltar a importância de que venha a ser contemplado com as oportunidades adequadas que permita exibir todo o seu potencial como Reprodutor!

QUE FENÔMENO

 

4º – TIME FOR FUN – M.C. – 2004

YAGLI  X  TARRADINE por NEW COLONY  X  TAVIRA por EFFERVESCING

Detentor de uma das mais vitoriosas Campanhas das últimas décadas, TIME FOR FUN é o resultado de um autêntico “nick”, reunindo Reprodutor (YAGLI) descendente de Mr. PROSPECTOR com Matriz descendente de St. SIMON!

Por sua Campanha nas Pistas, caracterizada por 12 vitórias em Provas de Grupo (Vencedor do GP Cruzeiro do Sul – G1), já estaria mais do que justificado o seu Teste na função de Reprodutor!

Por ter se apresentado por 30 vezes, fica patente sua característica de Campanha de alto padrão de Vigor Híbrido (Consistência e Resistência), o que, atualmente, chega a ser muito raro, neste alto nível de Classicismo, o que levou TIME FOR FUN a ingressar um pouco mais tarde na função Reprodutiva!

Sua primeira Geração (2012), com apenas 5 Produtos, sinalizou positivamente através de KILIMANJARO, com colocação na Esfera Clássica (5º lugar no GP Brasil de 2017), certificando a característica básica de TIME FOR FUN, como “racehorse” e Reprodutor, de apresentar seu Alcance Estamínico voltado para distâncias mais longas, o que, usualmente, sobretudo no âmbito da Criação Brasileira do PSI, pode dificultar o seu adequado Planejamento Genético, que deve privilegiar Matrizes cujos Genótipos privilegiem a Velocidade Elástica nas distâncias entre os 1400 m e os 1600 m.

TIME FOR FUN é mais um Cavalo de exceção que reúne qualificados “strains” (estirpes genéticas) típicos da Criação norte americana (Mr. PROSPECTOR / JADE HUNTER / YAGLI) e da Criação europeia (St. SIMON / RIBOT / NEW COLONY), procedimento que tem propiciado para a Criação do PSI na Europa, nestes últimos 12 anos, os melhores Produtos que correram na Europa, como ZARKAVA, SEA THE STARS, FRANKEL, entre outros!

Tive oportunidade de adotar este bem sucedido Cruzamento, que se apresenta eficaz nas duas Mãos, isto é, tanto no Cruzamento que resultou em ANOTHER XHOW (St. SIMON / LE FABULEUX / EFFERVESCING / SUSPICIOUS MIND  X  Mr. PROSPECTOR / JADE HUNTER / STUKA) e mais recentemente em GUARUMAN (St. SIMON / SICAMBRE / ITAJARA / SIPHON X Mr. PROSPECTOR / JADE HUNTER / STUKA).  

Observando seu Genótipo, podemos ressaltar a rara Duplicação do Irmão e Irmã próprios, Mr. BUSHER e STRIKING, nas condições do “Balance Inbreeding” (BI), resultante do Cruzamento da “Bloodline” de WAR ADMIRAL, Tríplice Coroado dos USA e um dos quatro transmissores do Cromossomo X, responsável pelo “X Factor” (Coração de Grande Porte), com BABY LEAGUE, uma das Matrizes descendentes da notável Família Materna (1–x), pontuada pela excepcional Matriz, LA TROIENNE!

TIME FOR FUN tem tido, relativamente, poucas oportunidades na Reprodução, pois com 5 Gerações, das quais apenas três em idade para Corrida, na Temporada de Monta de 2016 só veio a servir 6 Matrizes!

Assim sendo, na Lista de Reprodutores nominados pelo SBB para esta Temporada de Monta de 2016, figurou no 85º lugar na Lista Geral e no 55º lugar entre os Reprodutores nascidos no Brasil!

Julgo que, ainda, não foram dadas as oportunidades mais adequadas para TIME FOR FUN revelar seu real potencial como Reprodutor, pois reconheço que, por se tratar de Reprodutor voltado para a Produção de animais caracterizados com Alcance Estamínico sintonizado com distâncias mais longas, torna–se um pouco mais complicado o adequado balanceamento de seu Genótipo com o das Matrizes que vier a servir!

Acima de tudo, entretanto, não se deve, nem se pode desprezar um Reprodutor respaldado por uma Campanha diferenciada, da magnitude da realizada por TIME FOR FUN, antes de testá–lo devidamente com oportunidades mais adequadas!

Devemos nos lembrar que em sua 1ª Geração de apenas 5 Produtos, TIME FOR FUN   produziu um animal (KILIMANJARO) que, além de vencer uma Prova Especial e obter o 5º lugar no GP Brasil, ambas as Provas na distância de 2400 m, passou um Certificado que sua Produção mais qualificada, deverá ser a que for ajustada para um Alcance Estamínico para distâncias mais longas, o que exigirá um Planejamento Genético criteriosamente estudado para se adequar a esta característica!

TIME FOR FUN 

Autor: Orlando Lima

Email: omlimapsi@gmail.com

Acesso pelo RAIA LEVE: www.raialeve.com.br – Colunistas – Orlando Lima



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês