Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Angulos de resultados dos potros em 2017
21/07/2017 - 15h46min

O intervalo de tempo para os potros de 2 anos nas pistas sul–americanas terminou neste último final de junho. Apenas os primeiros seis meses estiveram reservados, enquanto no hemisfério norte, esse período é de doze meses, de janeiro a dezembro.

Sendo somente um semestre, potros estreando ainda verdes, outros ricos de precocidade, o decurso evolucionário em andamento, é difícil prognosticar algum como de exceção. Tudo concorre para dificultar uma retirada desse merecimento das estatísticas pertinentes. Seria cedo fazer.

O último craque, verdadeiramente merecedor de tal qualificação, foi Bal A Bali (Put It Back). Mas tal consideração somente veio a ser firmada depois que nos deliciou com a notável e inesquecível reta do GP Estado do Rio de Janeiro, a milha da Tríplice Coroa, os 200 finais feitos de galope largo. Só que Bal A Bali já tinha 3 anos.

É inquestionável reputar Jadir (Soldier of Fortune, portanto Galileo) o melhor 2 anos da Gávea em 2017, mas não se pode ainda, nesta altura, ser considerado um craque, cabendo–lhe indubitavelmente, a de ser um excelente potro. Com certeza o aumento da distância deve cair “como uma luva”, pela herança paterna de Galileo e ser Nijinsky um dos formadores de sua linha baixa.

Estando Jadir encantando o turfe asiático, podendo lá continuar a campanha, a liderança na Gávea estaria aberta, postulada por um bom número de potros.

A provisória liderança feminina está muito bem entregue a Silence is Gold (Agnes Gold, um grandíssimo lançador de fêmeas), que nos deu exibições esplêndidas. De tudo que vimos a questão entre as potrancas “gaveanas”, poderá, quem sabe, ser colocada apenas por Six Flags,(Drosselmeyer), brilhante vencedora da P E Risota, já fora do período, pois se deu no dia 2 de Julho.

Em Cidade Jardim, os potros fizeram disputa prolongada, alternada entre Dragão (Pioneering), precoce e veloz, e Knight of Glory (Farenheit), para finalmente, ao final do período, a liderança ser tomada por Gibraltar Point (Rock of Gibraltar), magnífico vencedor do GP Farwell (G1), quando registrou o novo recorde da prova.

Tal como Silence is Gold no Rio, Love ‘N’ Happiness em São Paulo, filha do excelente reprodutor nacional Setembro Chove, não deixou dúvida com suas convincentes vitórias.

No Sul, as Taças de Cristal confirmaram o predomínio de Nadador Lô (Crimson Tide) e de Perfect Bullet (Beny de Bull). Essas lideranças parecem bem entregues, sem discussão, machos e fêmeas respectivamente.

No Paraná, os últimos clássicos foram vencidos pelo potro Keen of Iguassu (Craft C.T.) e pela potranca Galang (Amigoni). São bem aceitos líderes no Tarumã.

Por número de vitórias de seus filhos, considerando apenas Rio e São Paulo, os reprodutores se colocaram proximamente, prevalecendo ao final os seguintes (com no mínimo 4 vitórias):

Rock of Gibraltar, 11, sendo 1 em prova clássica;

Agnes Gold, 8, sendo 3 em provas clássicas;

Pioneering, 7, sendo 2 em provas clássicas;

Soldier of Fortune, 7, sendo 2 em provas clássicas;

First American, 7

Put it Back, 7

Wild Event, 7

Drosselmeyer, 6

Farenheit, 4, sendo 3 em provas classicas,

Public Purse, 4

Que Fenômeno,4

Quick Road, 4 

Silent Tmes, 4

Não figurantes na relação acima, devem ser citados Craft C.T. com 2 vitórias clássicas, Desejado Thunder, 1, Gloria de Campeao, 1, Setembro Chove 3 e T.H. Approval e Timeo com 1.

Cada vez mais acreditado (Viva!) o garanhão brasileiro segue conquistando espaço. Deste levantamento fazem parte Desejado Thunder, Farenheit, Glória de Campeão, Que Fenômeno, Quick Road, Setembro Chove e Timeo, ou seja, do total de 20 distinguidos, 7 nasceram em chão brasileiro.

No segundo semestre deveremos conhecer o líder entre os pretendentes, ou vermos as lideranças confirmadas. Tradicionalmente, para os machos na Gávea, isso fica apurado com a disputa do G.P. Linneo de Paula Machado, Grupo 1, o Grande Criterium.

No ano passado, a liderança indefinida não deixou um nome firmado. Os 2000 metros do Linneo foi vencido por El Shaklan (Roderic O Connor, um Galileo), que esteve ausente no Derby, levantado por um seu irmão paterno, o vistoso Emperor Roderic.

Das potrancas dessa mesma geração, a de 2013, já em campanha com 3 anos, nos encantamos com No Regrets (Fluke) incontestada líder e sagrada Tríplice Coroada ao levantar o também tradicionalíssimo Zélia Gonzaga Peixoto de Castro. Não foi destaque aos 2 anos.

É verdade que poucos sustentam a liderança desde os primeiros passos, passando pelo enfrentamento das fortes provas dos 3 e dos 4 anos. Farwell, filho de Burphan e Marilu, por Wood Note foi um deles, sendo mesmo capaz de na Argentina exibir sua condição de super cavalo que a poucos, muito poucos, é conferida. Nos Estados Unidos, no tempo que anualmente nasciam 40 mil potros, tivemos Secretariat (Bold Ruler, linha paterna de Nasrullah), surgindo recentemente Arrogate (Unbridleds Song), fascinante tordilho, igualmente um super cavalo.

Demetrio Ferreira de Oliveira



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês