Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago

Nosso Sentimento - Stud Hulk

Power Up - Haras Figueira do Lago









Colunista:

Fino Trato – O Hipólogo e a Criação Brasileira – Parte 2 – C
02/05/2016 - 07h22min

FINO TRATO

O HIPÓLOGO

O HIPÓLOGO e a CRIAÇÃO BRASILEIRA

Parte 2 – C

 

11 – HEITOR BERLEZE

O Haras PARANÁ foi um dos pioneiros da Criação do PSI no Estado do Paraná, abrindo as portas da Região para que chegassem outros Haras de importantes Criadores, que se situaram na Região de São José dos Pinhais e Tijucas do Sul!

Para alcançar o sucesso num patamar compatível com os investimentos realizados, o Haras Paraná contou com a fundamental contribuição de um grande conhecedor do PSI, Heitor Berleze, pai de Duilio Berleze, também grande conhecedor do PSI, certamente, herdeiro do conhecimento de seu Pai!

Assim sendo, a participação de Heitor Berleze, foi típica dos conhecimentos acumulados por um autêntico Hipólogo, podendo a ele ser creditado o sucesso obtido pelo Haras Paraná, à sua época!

Ainda que, com uma Produção razoavelmente reduzida, foi feliz na seleção dos Reprodutores que construíram o sucesso do Haras, como FAIR TRADER (filho de FAIR TRIAL / FAIRWAY / PHALARIS), responsável por dois dos mais importantes Produtos criados no Haras, ou seja, PINHAL e, sobretudo, MILORD, que veio a ser o pai do excelente ganhador clássico, ORIENT EXPRESS!

FAIR TRADER – GB – M.A. – 1942 – FAIR TRIAL (FAIRWAY / PHALARIS)  X  MADDER por POMME–DE–TERRE (POLYMELUS / CYLLENE / BONA VISTA)

12 – JOSÉ PAULINO NOGUEIRA / BELA WODIANER   

Um Haras que marcou época na Criação brasileira, sobretudo nos Anos Dourados do Turfe (1945 – 1970), assim definidos pelo fundamental Hipólogo Samir Abujamra, em seu prodigioso Livro – TURFE – Histórias e Memórias – e que estendeu sua pródiga influência pelas décadas de 70, 80 e parte de 90, foi o Haras FAXINA, de Henrique Toledo Lara e Margarida Polak Lara, dois apaixonados pelo Turfe no Brasil!

Henrique Lara manteve sólida amizade com Criadores de ponta da Europa e, no Brasil, sua amizade, no âmbito da Criação do PSI, estava diretamente sintonizada com o já citado Hipólogo / Criador, José Paulino Nogueira, que exerceu influência positiva e definitiva, nos primórdios do Haras Faxina!

Além dessa oportuna e decisiva influência, Henrique Lara, que acabou por acumular muito bom conhecimento do PSI, também contou com a importante participação do Hipólogo Bela Wodianer que, certamente, teve participação na seleção de excelentes Reprodutores importados da Europa, como CONGRATULATIONS, cujo melhor Produto, JOLLY JOKER, veio a ser o pai da extraordinária Matriz da Criação brasileira, RISOTA, por muitos considerada como a melhor Matriz de nossa Criação, ao longo de sua história!

Foto Indisponível 

CONGRATULATIONS – GB – M.C. – 1937 – FELICITATION (COLORADO / PHALARIS)  X  BELIEF por BERESFORD (FRIAR MARCUS / CICERO / CYLLENE)

RISOTA – BR – F.C. – 1958 – JOLLY JOKER (COLORADO / PHALARIS)  X  DUNA por DJEBEL (TOURBILLON)

 

Também da Europa, importou ANTONYM que, entre seus diversos filhos de nível clássico, foi pai do extraordinário racehorse, NARVIK, vencedor do GP Brasil (3000 m), estabelecendo fantástico recorde para a distância!

Foto Indisponivel 

ANTONYM – FR – M.A. – 1935 – VATOUT (CHAUCER / St. SIMON)  X  ANTONINE por BELFONDS (LE SAMARITAIN / LE SANCY)

NARVIK – BR – M.C. – 1954 – ANTONYM (CHAUCER / St. SIMON)  X  CICCÉ por DENBIGH (SON–IN–LAW / DARK RONALD / BAY RONALD)

Entretanto, o Reprodutor que veio causar grande impacto na Criação do Haras Faxina, e também para a criação brasileira do PSI, foi o pequeno, de Aprumos problemáticos, EARLDOM, com uma fantástica Produção de nível clássico, com destaque para GADAHAR (GP São Paulo), HAWK (exportado para o Chile), KENÉTICO (GP São Paulo), mas sobretudo, pela extraordinária façanha de ter produzido quatro Vencedoras do GP Diana, a mais importante Prova para as Potrancas de 3 anos!

EARLDOM – CAN – M.C. – 1963 – PRINCEQUILLO (PRINCE ROSE / PERSIMMON / St. SIMON)  X  PINK VELVET por POLYNESIAN (SICKLE / PHALARIS)

Posteriormente, o Haras Faxina veio a compartilhar os serviços do excelente Reprodutor, TRATTEGGIO, que exerceu generosa influência para a Criação brasileira, produzindo uma série de excelentes Produtos como O MAIOR, RABAT e a notável façanha de sua pequena filha, OFF THE WAY, ao vencer o GP Brasil!

TRATTEGGIO – GB – M.C. – 1968 – RELKO (TANTIÈME / AETHELSTAN / TEDDY)  X  TADOLINA por NECKAR (TICINO ATHANASIUS / FERRO)

13 – JOSÉ PAULINO NOGUEIRA / JOSÉ BONIFACIO COUTINHO NOGUEIRA

Citado algumas vezes anteriormente, torna–se difícil estabelecer o limite da importância e elevado nível de conhecimento sobre o PSI, em sua real dimensão, deste notável Hipólogo / Criador, José Paulino Nogueira, através de seu Haras BELA ESPERANÇA.

Possivelmente, por ser um Haras com Produção reduzida, e por ter alcançado seu ápice em período relativamente distante dos dias atuais, não veio a se tornar suficientemente conhecido e reconhecido entre os Haras de maior destaque da Criação nacional do PSI!

Em razão da similaridade das condições para a Criação do PSI, não poderia deixar de estabelecer um paralelo entre José Paulino e Federico Tesio, ambos com Produção reduzida, mas preservando acima de tudo a qualidade de seus Produtos, a partir de um reduzido, mas selecionado Plantel de Matrizes da mais alta qualidade de teor genético pois, ambos, como extraordinários Hipólogos, foram excepcionais Criadores do PSI, cada um em seus respectivos países!

Assim como José Paulino teve expressiva influência para a Criação brasileira do PSI,  Federico Tesio teve decisiva e fundamental importância para a Criação internacional do PSI, perpetuando uma influência positiva até os dias atuais!

Entre os vários Produtos de expressão clássica criados no Haras Bela Esperança, podemos destacar ZENABRE (GP Brasil 2x), um ícone na demonstração de Coragem e Empenho de um PSI, pois apresentava sérios problemas em seus dois Joelhos, ZALUAR (múltiplo vencedor de padrão clássico, dotado de notável padrão de Vigor Híbrido) e GARBOLETO (Derby Paulista), mas devendo ressaltar a extraordinária GARBOSA BRULEUR, a grande rival do poderoso HELÍACO, nas pistas!

GARBOSA BRULEUR – BR – F.A. – 1943 – TINTORETTO (GAINSBOROUGH / BAYARDO / BAY RONALD)  X  LOLITA por KSAR (BRULEUR / GARDEFEU)

ZENABRE – BR – M.CE. – 1961 – PHARAS (PHARIS / PHALARIS)  X  REMINGTON por SEVENTH WONDER (PHAROS / PHALARIS)

Ao encerrar suas Atividades como Criador do PSI, José Paulino Nogueira deixou um inestimável legado, tanto como Hipólogo, quanto como Criador, para seu sobrinho, José Bonifacio Coutinho Nogueira, que deu continuidade a esse legado, através de seu importante Haras SÃO QUIRINO!

Como um Haras que se importava com a elevada qualidade de sua Produção, José Bonifacio, promoveu a implantação de um Plantel de Matrizes de excelência, com várias importações de qualidade indiscutível, refletindo, em última análise, um conhecimento diferenciado do PSI, certamente herdado de seu tio, tendo em vista, como já tive oportunidade de externar por várias vezes, a Formação, Manutenção e Atualização de um qualificado Plantel de Matrizes, que sempre será a pilastra básica para o sucesso de um Haras comprometido com a expressiva frequência e elevada qualidade de seus Produtos nas pistas de corrida!

Entre os vários Produtos de notória expressão clássica do Haras SÃO QUIRINO, devemos destacar um autêntico crack de trajetória histórica, no âmbito da Criação nacional do PSI, o belo alazão VIZIANE (filho de COARAZE / TOURBILLON), detentor de 16 vitórias em sua Campanha, das quais, 10 em Provas de Grupo, complementada com uma boa Campanha como Reprodutor!

VIZIANE – BR – M.A. – 1965 – COARAZE (TOURBILLON)  X  PASSION por MY LOVE (VATELLOR / VATOUT / St. SIMON)

Se algum dia eu vier a proferir alguma Palestra para mostrar uma Configuração Genética, refletida num Pedigree da mais elevada qualidade, sem qualquer dúvida, no âmbito da Criação Brasileira do PSI, escolheria o Pedigree de VIZIANE como o melhor exemplo!

Devo ressaltar, entretanto, que há renomados defensores de que o Pedigree mais relevante da Criação Brasileira, foi o de EMERSON, exportado para a França, mas sendo de capital importância ressaltar, que tanto VIZIANE, quanto EMERSON, são filhos de COARAZE, por sua vez, filho de TOURBILLON, cuja Linhagem de Referência, está próxima da extinção!

14 – ATUALPA SOARES

Além de todos os marcantes Hipólogos citados anteriormente, ainda que raramente conhecido pela Comunidade Turfística, tive a oportunidade e a honra de conhecer e interagir, entre outros destacados Hipólogos brasileiros, com o paradigma dos Hipólogos para mim, ou seja, o Mestre ATUALPA SOARES, responsável pela orientação que me proporcionou, ao iniciar minha trajetória de Pesquisas sobre o PSI, a base do conhecimento que acumulei neste período de 45 anos em que venho desenvolvendo minhas Pesquisas!

Como citei anteriormente, o Hipólogo não dispõe de um Curso Acadêmico que possa apresentar um Certificado formal pela conclusão de um Curso, inexistente, o que, em última análise, pressupõe que todos os Hipólogos são devotados autodidatas! 

Assim sendo, o meu “Certificado” de Hipólogo foi formalizado, quando o Mestre Atualpa, após alguns anos de extensos diálogos sobre o PSI, me disse:

“Filho, hoje Vc. é um dos cinco conhecedores do Puro Sangue Inglés, com quem eu posso dialogar”!

Mestre Atualpa já nos deixou há algum tempo, mas continuei com minhas Pesquisas sobre o PSI, pois novos Conceitos e Metodologias vão surgindo periodicamente, assim como, novas alternativas para a Criação do PSI vão se formatando, na medida em que vou realizando os Trabalhos envolvendo a Análise e Estudo de Pedigrees e respectivos Cruzamentos, no que convencionei chamar de Planejamento Genético para o PSI!

Recentemente, como prova da dinâmica que envolve a Criação do PSI, venho me dedicando à pesquisa sobre a Genética Molecular aplicada à Criação do PSI, já obtendo alguns resultados exitosos, mas que necessitam, para sua consolidação, de uma comprovação prática mais acentuada, através de novos resultados auspiciosos que certifiquem definitivamente as conclusões resultantes das Pesquisas que venho desenvolvendo!

Certamente, nada do conhecimento que acumulei sobre o PSI seria possível, não fosse pela sólida base que o Mestre Atualpa Soares me proporcionou!

15 – MILTON LODI / BERTRAND KAUFFMANN

Dois Hipólogos de grande envergadura, foram os responsáveis pelo incentivo que recebi para escrever meus primeiros Artigos sobre o PSI para a revista JCB, ou seja, Milton Lodi, citado anteriormente quando abordei a Criação do Haras IPIRANGA, e Bertrand Kauffmann, na época, Editor – Chefe da revista JCB!

Bertrand Kauffmann prestou inestimáveis serviços para a Criação brasileira do PSI, como já citei anteriormente, com destaque para a sua atuação como o principal Artífice da bem sucedida Campanha de DAIÃO, que culminou com sua incrível vitória no GP Brasil, como o único PSI criado no Estado do Rio de Janeiro a vencer a Prova máxima do Calendário Clássico do Hipódromo da Gávea, para cujo sucesso, foi decisiva, também, a participação de um dos mais extraordinários Treinadores que tive oportunidade de conhecer, Wilson Pereira Lavor, pai do excelente Jóquei Carlos Lavor, e que foi meu Treinador, antes de seguir para o Haras Santa Maria das Araras!

Mais especificamente no campo da Criação propriamente dita, Bertrand foi o responsável direto pela excelente Campanha do nacional CLACKSON, como Reprodutor, ao descobrir sua afinidade com Matrizes filhas do Reprodutor HANG TEN, um descendente da Linhagem do prodigioso BLANDFORD, que serviu no Brasil!

Além de notável Reprodutor, CLACKSON vem demonstrando extraordinária aptidão como Avô Materno, sobretudo, através de seus netos maternos, GLÓRIA DE CAMPEÃO (Dubai World Cup) e do fenomenal BAL A BALI (Tríplice Coroado – GP Brasil)!

Citei apenas dois dos mais expressivos exemplos da participação de Bertrand, para a Criação brasileira do PSI, mas certamente, houve outras importantes contribuições para a Criação nacional do PSI, que não chegou ao nosso conhecimento, o que costuma ocorrer com serviços importantes prestados por Hipólogos, tanto no Brasil, quanto no Exterior!

Ao que consta, Bertrand, há alguns anos, se afastou das atividades relacionadas com o Turfe!

Autor: Orlando Lima

email: omlimapsi@gmail.com

Acesso pelo RAIA LEVE: www.raialeve.com.br – Colunistas – Orlando Lima



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.320

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês