Colunista:
Fino Trato – O Hipólogo – Parte 2 B 25/04/2016 - 07h42min
FINO TRATO
O HIPÓLOGO
O HIPÓLOGO e a CRIAÇÃO BRASIEIRA
Parte 2 – B
6 – BARÃO OTTO von LEITHNER
Representa com perfeição a figura do Criador / Hipólogo, titular do Haras SÃO BERNARDO, situado na Região do ABC paulista, nada favorável para a adequada Criação do PSI!
Para contornar, pelo menos em parte, as deficiências das condições naturais para cumprir com as exigências necessárias para a adequada Criação do PSI, von Leithner, teve o mérito de montar um Centro para Condicionamento e Doma numa praia de sua propriedade, SOLIMAR, compensando, em boa parte, deficiências presentes na Fase inicial de sua Criação na Região do ABC paulista!
Como um autêntico Hipólogo, von Leithner foi responsável pela vinda de quatro Reprodutores, que fundamentaram os preciosos resultados alcançados por vários de seus Produtos nas pistas brasileiras!
Esses quatro Reprodutores tiveram grande influência, não só no Haras SÃO BERNARDO, como na Criação Brasileira do PSI, ou seja, TÉLÉFÉRIQUE (descendente do fenomenal THE TETRARCH), o consistente VIOLONCELLE (descendente de HURRY ON – um dos mais consistentes e resistentes PSI que vieram para o Brasil), FAUBLAS (Pai do célebre milheiro, QUARTIER LATIN) e PASS THE WORD (descendente de HYPERION), responsáveis pela época de ouro do Haras São Bernardo, apesar das restrições ambientais da Região, com uma Criação do PSI de alta qualidade, sobretudo sob o ponto de vista da Genética, colocando o Haras São Bernardo entre os mais importantes, no âmbito da Criação brasileira àquela época!
TÉLÉFÉRIQUE – FR – M.A. – 1934 – BACTERIOPHAGE (THE TETRARCH) X BEAUTÉ DE NEIGE por SAINT JUST (St. FRUSQUIN / St. SIMON)
VIOLONCELLE – GER – M.C. – 1946 – CRANACH (CORONACH / HURRY ON) X MONTAGNANA por BRANTOME (BLANDFORD)
Dentre os principais Produtos de von Leithner, o grande destaque vai para GAUDEAMUS (Derby de São Paulo – filho de VIOLONCELLE), em meu julgamento, um dos mais destacados PSI criados no Brasil, em todos os tempos, o excepcional milheiro, QUARTIER LATIN (GP Presidente da República por 3 x – filho de FAUBLAS), apenas para citar dois de seus mais importantes Produtos, entre vários outros de marcante qualidade!
GAUDEAMUS – BR – M.CE. – 1955 – VIOLONCELLE (CORONACH / HURRY ON) X GAMBIA por MARANTA (SOLARIO / GAINSBOROUGH)
QUARTIER LATIN – BR – M.C. – 1965 – FAUBLAS (PHARIS / PHAROS / PHALARIS ) X FUGUE por VIOLONCELLE (CRANACH / CORONACH / HURRY ON)
Nunca é demais ressaltar que o Stud Seabra, para vencer GAUDEAMUS, chegou a colocar um titular (ESCORIAL) e dois faixas (EMOCION e LOHENGRIN) para derrota–lo, pois GAUDEAMUS só corria determinando o “pace” (em primeiro) da corrida, tendo que “guerrear” os faixas, o que determinou sua derrota em 3000 m de importante Prova na Gávea, resultado que acabou por determinar a proibição de mais de um faixa por parelha de um mesmo Proprietário!
7 – MILTON LODI / BELA WODIANER
O Haras IPIRANGA, fundado pelo importante Político à sua época, Euvaldo Lodi, ao longo de sua existência, buscou aprimorar o fator mais importante para o sucesso de um Haras, ou seja, a formação, manutenção e atualização do Plantel de Matrizes!
Em meu julgamento, durante as décadas de 60, 70 e parte de 80, foi o Criador, detentor de um dos mais qualificados Plantéis de Matrizes da Criação brasileira, num processo iniciado por Euvaldo Lodi, e continuado e consolidado por seu filho, Milton Lodi!
Milton Lodi, emérito conhecedor do PSI, autêntico Hipólogo, fundamentou sua atuação no constante aprimoramento de seu Plantel de Matrizes, importando Matrizes descendentes de Linhagens diferenciadas e importantes da Criação europeia, contando para isso, com o inestimável apoio do Hipólogo Bela Wodianer que, como vimos anteriormente, comandou, com amplo sucesso, o importante Posto de Fomento de Campinas!
Evidentemente, para chegar ao alto nível de qualidade alcançado pelos Produtos do Haras Ipiranga, também foi de vital importância, a importação de Reprodutores selecionados, como KAMERAN KHAN, TAKT e FLAMBOYANT DE FRESNAY, que contribuíram decisivamente para a consolidação do Haras, quanto à qualidade de sua Produção!
KAMERAN KHAN – GB – M.C. – 1948 – TEHRAN (BOIS ROUSSEL / CHAUCER / St. SIMON) X BIBIBEG por BAHRAM (BLANDFORD)
FLAMBOYANT DE FRESNAY – FR – M.A. – 1948 – PHARIS (PHAROS / PHALARIS) X DJEZIMA por ASTERUS (TEDDY)
O conhecimento dos Hipólogos, Milton Lodi e Bela Wodianer, foram de capital importância para o aproveitamento de Reprodutores nascidos, criados e corridos no Brasil, KURRUPAKO, MANGUARI e NEGRONI, que se ajustavam adequadamente ao excelente Plantel de Matrizes do Haras Ipiranga!
KURRUPAKO – BR – M.C. – 1962 – AL MABSOOT (BIRIKIL / RABELAIS / St. SIMON) X BERCEUSE por GALCADOR (DJEBEL / TOURBILLON)
JOCOSA – BR – F.C. – 1946 – SEVENTH WONDER (PHAROS / PHALARIS) X PALMRON por STAYER (DONCASTER)
Necessariamente, para alcançar o sucesso obtido pelo Haras Ipiranga, por um longo período, foi decisivo o conhecimento sobre o PSI de Milton, com o apoio de Bela Wudianer, dois Hipólogos responsáveis pelo sucesso do Haras, tanto na formação, manutenção e atualização do Plantel de Matrizes, quanto na seleção dos Reprodutores importados e nacionais, e ainda pelo excelente “encaixe” genético (Genótipo) e físico (Fenótipo) entre Matrizes e Reprodutores do Haras, o que só poderia ser obtido, através do conhecimento de dois autênticos e eméritos Hipólogos!
8 – NESTOR CAVALCANTI DE MAGALHÃES
Antes da maciça migração de notáveis Criadores do PSI do Rio de Janeiro e de São Paulo para o Rio Grande do Sul (Bagé / Aceguá) e para o Paraná (São José dos Pinhais e Tijucas do Sul), o Haras do ARADO, do Jornalista e Criador do PSI, Breno Caldas, foi a expressão maior do sucesso da Criação gaúcha do PSI!
Para tanto, a participação do fundamental Hipólogo, Nestor Magalhães, foi de capital importância para que o sucesso fosse alcançado e continuado por um longo tempo, como o principal Centro de Criação do PSI no Rio Grande do Sul, antes da autêntica “invasão” de Criadores do Rio de Janeiro e de São Paulo!
Nestor Magalhães foi o responsável direto pela importação de qualificados Reprodutores da Criação europeia, com amplo destaque para o importante Reprodutor, ELPENOR (neto paterno de HYPERION), que levou o Haras do Arado a figurar entre os mais importantes Haras do Brasil, à sua época!
ELPENOR – FR – M.C. – 1950 – OWEN TUDOR (HYPERION) X LIBERATION por BAHRAM (BLANDFORD)
ELPENOR foi criado pelo mais importante Criador do PSI na França, Marcel Boussac e, pela importância que teve para o auge da Criação do Haras do Arado, mostra o alto padrão de conhecimento e o acerto de Nestor Magalhães, ao trazer ELPENOR, vencedor das duas Provas europeias de maior importância para os “stayers”, ou seja, a Ascot Gold Cup e o Prix du Cadran, ambas disputadas em 4000 m!
Entre vários Produtos de expressiva qualidade, produzidos pelo Haras do Arado, devemos destacar a sensacional COREJADA, EL ASTERÓIDE (GP Bento Gonçalves 3x), EL TROVADOR, possivelmente, o melhor Produto criado no Haras do Arado, vencedor do GP Cruzeiro do Sul, Derby da Gávea!
Foto Indisponível
EL TROVADOR – BR – M.C. – 1965 – ELPENOR (HYPERION) X DARK DAWN por DARK WARRIOR (FAIRWAY / PHALARIS)
Tive a oportunidade de me corresponder com Nestor Magalhães, tendo adquirido alguns Livros de sua extensa e magnífica biblioteca sobre o PSI e, pouco antes de nos deixar, tive o privilégio de estar pessoalmente com ele no Hipódromo do Cristal (dezembro de 2000), levado por um Amigo comum, Vergara Marques!
Nessa ocasião, Nestor Magalhães me presenteou com um Livro de autoria do Hipólogo Jayme Loureiro Netto, refletindo uma importante Pesquisa sobre as Linhas Paternas, desde os primórdios da Criação do PSI no Brasil, sob o título – Tábuas Genealógicas – Linhas Paternas do Brasil – patrocinado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Corrida, à época, presidida por José Bonifacio Coutinho Nogueira, pai de Sergio Coutinho Nogueira, atual Presidente da Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida – ABCPCC!
9 – JOÃO VIEIRA
O Haras SANTA ANITTA da tradicional Família de Turfistas, Rocha Faria, chegou a ocupar posição de grande destaque na Criação brasileira do PSI, com seus Produtos atuando, preferencialmente, no Turfe carioca, embora sendo criados em São Paulo.
Para chegar ao êxito com sua Criação, contou com a primordial participação do Hipólogo João Vieira, pai da destacada Veterinária, Cristina Vieira, possuindo um profundo conhecimento do PSI, orientando a importação de excelentes Reprodutores.
Entre estes Reprodutores, devemos destacar NORMANTON (filho de BOIS ROUSSEL / St. SIMON) e, sobretudo, ROMNEY (filho de BLUE PETER / PHALARIS), responsáveis por excelentes racehorses, como HOMERO, QUICK CHANCE e, acima de todos, de uma das mais destacadas racemares da Criação nacional em todos os tempos, a fabulosa JOIOSA, filha de ROMNEY!
Foto Indisponível
ROMNEY – GB – M.T. – 1940 – MAHMOUD (BLENHEIM / BLANDFORD) X LOVER’S PATH por FAIRWAY (PHALARIS)
JOIOSA – BR – F.CE. – 1950 – ROMNEY ( MAHMOUD / BLANDFORD) X PRINCESS por SOCORRO (TOM PEARTREE / GAINSBOROUGH)
10 – BERTRAND JOACHIM KAUFFMANN
O importante Criador Julio Capua, Haras VALE da BOA ESPERANÇA, localizado no Vale do Cuiabá, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, região, pelo menos teoricamente, não muito adequada para a Criação de um PSI, contando com o apoio do excelente e destacado Hipólogo, Bertrand Kauffmann, conseguiu contornar certa dificuldade natural da Região, criando alguns Produtos de excelente habilidade para as pistas de corrida!
Há evidências de que a participação do Hipólogo, Bertrand, foi decisiva para que fosse realizada autêntica façanha na história do GP Brasil, pois DAIÃO, filho do diferenciado racehorse e Reprodutor, SABINUS, logrou vencer o GP Brasil, tornando–se o único PSI criado no Estado do Rio de Janeiro, até hoje, a vencer a Prova máxima do Turfe brasileiro, em toda a sua história!
SABINUS – BR – M.CE. – 1964 – HYPERIO (PHARIS / PHAROS / PHALARIS) X TRUITE por DELIRIUM (PANORAMA / SIR COSMO / THE BOSS)
O principal Produto do Haras Vale da Boa Esperança, foi SABINUS, filho de HIPÉRIO, também um destacado Produto do Haras, sendo que SABINUS marcou época no Turfe brasileiro, participando, com algum sucesso, do celebrado GP Washington DC International, nos USA.
Posteriormente, SABINUS exerceu, com sucesso, as funções de Reprodutor no Haras SANTA MARIA das ARARAS, que se encontrava nos primórdios de sua vitoriosa trajetória como o Haras de grande sucesso até os dias de hoje!
Autor: Orlando Lima
email: omlimapsi@gmail.com
Acesso pelo RAIA LEVE: www.raialeve.com.br – Colunistas – Orlando Lima
[ Escolher outro colunista ]
|