Colunista:
Fino Trato – O Hipólogo – Parte 2 18/04/2016 - 07h02min
FINO TRATO
O HIPÓLOGO
Parte 2
O HIPÓLOGO e a CRIAÇÃO BRASILEIRA
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Cada uma das Fotos que ilustrarão o texto do Artigo, terão como legenda o nome do Animal, suas características básicas (nacionalidade, pelagem e ano de nascimento) e um pedigree resumido com o nome do Pai, da Mãe e do Avô Materno e entre parênteses os nomes de seus Ancestrais masculinos de maior destaque!
Parte 2 – A
1 – JOSÉ PAULINO NOGUEIRA
Tomando como ponto de partida os Anos Dourados do Turfe (1945 – 1970) no Brasil, citados no Livro de Samir Abujamra – TURFE – Histórias e Memórias, é nítida a importância de José Paulino Nogueira (Haras BELA ESPERANÇA), não só como Criador, mas sobretudo como um dos mais notáveis Hipólogos, que influenciaram a Criação brasileira do PSI, com seu elevado nível de conhecimento sobre o PSI.
Como consequência natural deste conhecimento, José Paulino funcionou como autêntico Conselheiro para alguns renomados Criadores brasileiros que mantinham, apesar de seu comportamento reservado, um proveitoso relacionamento de amizade, pois José Paulino não negava informações sobre a Arte de criar um PSI, a quem solicitava.
Não posso deixar de ressaltar o precioso diálogo com Samir Abujamra, às páginas 150 / 151 de seu Livro, que considero como um inestimável resumo de uma obra–prima do conhecimento sobre a Criação do PSI!
Como destaque de sua eclética Criação, podemos assinalar a fabulosa GARBOSA BRULEUR (LOURINHA), a grande rival do poderoso HELÍACO (GP Brasil 2x) e ZENABRE (GP Brasil 2x), entre vários outros Produtos de especial categoria do Haras Bela Esperança.
GARBOSA BRULEUR – BR – F.A. – 1943 – TINTORETTO (GAINSBOROUGH / BAYARDO / BAY RONALD) X LOLITA por KSAR (BRULEUR / GARDEFEU)
ZENABRE – BR – M.CE. – 1961 – PHARAS (PHARIS / PHALARIS) X REMINGTON por SEVENTH WONDER (PHAROS / PHALARIS)
Ao encerrar sua Atividade como Criador do PSI, a continuidade de sua Criação ficou por conte de seu sobrinho, José Bonifacio Coutinho Nogueira (Haras São Quirino)!
2 – LINNEU de PAULA MACHADO / ATUALPA SOARES / JOHN AISCAN
O notável incentivador do Turfe no Brasil, a partir do século 20, foi o notável Criador do PSI, Linneo de Paula Machado (Haras SÂO JOSÉ & EXPEDICTUS), responsável maior pela construção do monumental Hipódromo da Gávea!
Possuidor de vasto conhecimento sobre o PSI, foi responsável pela importação de Matrizes de alto padrão, assim como, de memoráveis Reprodutores, como TRINIDAD (filho de PHALARIS), FORMASTERUS (filho de ASTERUS / TEDDY), FORT NAPOLÉON (filho de TOURBILLON) e, mais recentemente, FELICIO (filho de SHANTUNG / SICAMBRE)!
FORMASTERUS – FR – M.A. – 1931 – ASTERUS (TEDDY) X FORMOSE por CLARISSIMUS (BEND OR / DONCASTER)
HELÍACO – BR – M.A. – 1943 – FORMASTERUS (TEDDY) X SAPHINHA por TRINIDAD (PHALARIS / POLYMELUS)
FORT NAPOLEON – FR – M.A. – 1947 – TOURBILLON (KSAR) X ROQUEBRUNE por MOTRICO (RABELAIS / St. SIMON)
Vítima de um acidente aéreo, coube a seu filho, Lineu Eduardo, também grande conhecedor do PSI, dar continuidade a essa magnífica Criação, certamente com o apoio de Hipólogos conceituados, entre os quais podemos destacar a John Aiscan, Atualpa Soares e, em menor escala, de Philipe Jousset, um dos mais conceituados Agentes do Cavalo de Corrida da França.
FELICIO – FR – M.C. – 1965 – SHANTUNG (SICAMBRE / St. SIMON) X FIGHTING EDDIE por GUERSANT (BUBBLES / SANS SOUCI)
Entre tantas estrelas produzidas nas terras do São José & Expedictus, surgiram alguns Produtos que marcaram época no Turfe brasileiro, a partir da década de 70, entre os quais podemos citar, BARONIUS (filho de FAKLAND / HYPERION), ITAJARA (filho de FELICIO e neto materno de FALKLAND), VIRGINIE (filha de LEGAL CASE / St. SIMON e neta materna de BARONIUS), BE FAIR (filha de FAST GOLD e neta materna de BARONIIUS) e a fenomenal CORAY (filha de KNOW HEIGHTS / NEVER BEND / NASRULLAH e neta materna de ITAJARA), esta última considerada como o melhor Produto criado no Haras São José & Expedictus em todos os tempos, segundo a posição de seus Criadores!
ITAJARA – BR – M.C. – 1983 – FELICIO (SICAMBRE / St. SIMON) X APPLE HONEY por FALKLAND (RIGHT ROYAL / OWEN TUDOR / HYPERION)
VIRGINIE – BR – F.C. – 1994 – LEGAL CASE (RIBOT / St. SIMON) X MISTY MOON por BARONIUS (FALKLAND / RIGHT ROYAL / HYPERION)
CORAY – BR – F.CE. – 1997 – KNOW HEIGHTS ( NASRULLAH / NEARCO / PHALARIS) X PACATYBA por ITAJARA (FELICIO / SHANTUNG / SICAMBRE)
Como vimos acima, além dos sólidos conhecimentos de Lineu Eduardo, para assegurar que a sequência vitoriosa desse fundamental Haras não fosse interrompida à época, contou com a assessoria do reconhecido Hipólogo internacional, John Aiscan, Articulista da celebrada Revista, “British Racehorse”, Hipólogo que prestou ótimos serviços para a Criação Brasileira do PSI, escrevendo periodicamente para a eclética Revista sobre o Turfe no Brasil, Turfe & Fomento!
John Aiscan já nos deixou!
Philipe Jousset é um dos principais Agentes para comercialização do Cavalo de Corrida, na França, mas também um grande conhecedor do PSI, tendo exercido a importante função, como Hipólogo, por ocasião da aquisição de importantes Matrizes em Leilões realizados na França!
Atualpa Soares, além de meu grande Mestre, possivelmente, foi o mais importante Hipólogo brasileiro de todos os tempos, possuidor de um soberbo conhecimento da Criação brasileira e internacional do PSI, que certamente prestou inestimáveis serviços para a Criação brasileira, inclusive para o Haras São José & Expedictus da Família Paula Machado!
3 – ANTONIO JOAQUIM PEIXOTO DE CASTRO JR / LEO PIRES PINTO
Nessa época dos Anos Dourados do Turfe, precisamente no Turfe praticado no Rio de Janeiro (Hipódromo da Gávea), o grande rival da Criação Paula Machado, foi a Criação da Família Peixoto de Castro, capitaneada pelo grande Criador, e também profundo conhecedor do PSI, Antonio Joaquim Peixoto de Castro Jr. (Haras MONDESIR), responsável, possivelmente, pelo maior acontecimento para a Criação brasileira do PSI, em todos os tempos, a aquisição definitiva de KING SALMON (2º para HYPERION no Derby de Epsom de 1933 e excelente Reprodutor), neto paterno do fenomenal THE TETRARCH, sendo filho de SALMON–TROUT, um dos três filhos de THE TETRARCH que, caracterizado por transmitir alto padrão de Velocidade, também produziu três vencedores do St. Leger, 3ª Prova da Tríplice Coroa da Inglaterra, disputada em distância típica para “stayers”, ou seja, acima dos 2800 m!
KING SALMON – GB – M.C. – 1930 – SALMON–TROUT (THE TETRARCH) X MALVA por CHARLES O’MALLEY (DESMOND / St. SIMON)
KING SALMON teve primordial participação na formação do Plantel de Matrizes do Haras Mondesir, ao produzir várias Matrizes que, no conjunto, formataram um dos melhores Plantéis de Matrizes da Criação brasileira, e que até recentemente, ainda repercute positivamente para a qualidade dos Produtos de suas respectivas Famílias Maternas! Foi o pai das famosas tordilhas negras do Haras Mondesir!
Após o falecimento de A. J. Peixoto de Castro Jr., seus netos (com uma dissidência – Sergio Peixoto de Castro), deram sequência à fabulosa Criação de seu Avô, contando com a primordial orientação de um grande Hipólogo, Leo Pires Pinto, que promoveu a vinda de excelentes PSI, todos da Criação europeia, com destaque para WALDMEISTER (bisneto paterno do fenomenal St. SIMON), excelente Reprodutor e, a meu ver, o melhor Avô Materno da Criação brasileira em todos os tempos, além do Velocista, St. CHAD, detentor, à sua época, do recorde dos 1200 m, grama, na Inglaterra!
WALDMEISTER – GB – M.CE. – 1961 – WILD RISK (RIALTO / RABELAIS / St. SIMON) X SANTA ISABEL por DANTE (NEARCO / PHAROS / PHALARIS)
St. CHAD – GB – M.A. – 1964 – St. PADDY (HYPERION) X CAERPHILLY por ABERNANT (OWEN TUDOR / HYPERION)
Ao longo desse período, o Haras Mondesir mandou para as pistas, Produtos da mais alta qualidade com destaque para TIMÂO (Tríplice Coroado), QUIPROQUÓ (Tríplice Coroado), INDIAN CHRIS (Tríplice Coroada – Fêmeas – primeiro PSI da Criação brasileira a vencer Prova de Grupo no Exterior – USA), EDIÇÂO, PLATINA, JUTURNA (Tríplice Coroada de Fêmeas), BRETAGNE, CISPLATINE, ANILITÉ (GP Brasil) entre vários Produtos de comprovada qualidade!
4 – ROBERTO e NELSON SEABRA / JOSÉ PAULINO / BELA WODIANER
Possivelmente, a Criação brasileira com maior repercussão na Europa, conhecida pela superior qualidade de seus Produtos, caracterizando–se por ser um Haras de médio porte da Família Seabra (Haras GUANABARA).
É sabido que Nelson era profundo conhecedor do PSI, e sedimentou seus conhecimentos com o inestimável apoio e orientação do emérito Hipólogo / Criador, José Paulino Nogueira!
Além disso, Nelson mantinha sólidas amizades com Criadores de ponta da Europa, particularmente, da França, que proporcionaram o alargamento de seus já reconhecidos conhecimentos sobre o PSI!
Juntando seus conhecimentos sobre o PSI, com os ecléticos conhecimentos advindos de José Paulino Nogueira, complementados pela prestimosa participação do gabaritado Hipólogo, Bela Wodianer, a Família Seabra conseguiu um elevado padrão internacional de qualidade de alguns de seus Produtos, dentre os quais, podemos citar, ESCORIAL (por muitos, considerado como o melhor PSI da Criação brasileira), EMERSON (exportado para a França), DULCE (notável “racemare” e Matriz), DUPLEX (GP Latino Americano), EMERALD HILL, entre vários outros!
EMERSON – BR – M.C. – 1958 – COARAZE (TOURBILLON) X EMPENOSA por FULL SAIL (FAIRWAY / PHALARIS)
ESCORIAL – BR – M.C. – 1955 – ORSENIGO (DARK RONALD / BAY RONALD) X ESCOA por BRITISH EMPIRE (COLOMBO / MANNA / PHALARIS)
Bela Wodianer, Hipólogo, profundo conhecedor do PSI, durante um longo período, foi o responsável pela condução do Posto de Fomento de Campinas, estabelecimento que, de certa forma, poderia ser comparado com o Haras La Mission, na Argentina, pois tinha como objetivo básico a democratização de coberturas de excelentes Reprodutores que eram importados em definitivo do Exterior, sob a sua orientação.
Alguns desses Reprodutores, com destacada atuação na Criação brasileira do PSI, foram COARAZE, HENRI LE BALAFRÉ, EXECUTIONER, apenas para citar uns poucos que participaram ativamente para a evolução da Criação brasileira do PSI.
COARAZE – FR – M.C. – 1942 – TOURBILLON (KSAR) X CORRIDA por CORONACH (HURRY ON / MARCOVIL)
O exemplo maior desse tipo de atuação de um Governo na Criação do PSI, ocorreu na Irlanda, quando o Governo irlandês, entendendo a importância do PSI para a Economia do país, adquiriu um Haras (National Stud), e também adquiriu e sediou expressivos Reprodutores, com a finalidade maior de proporcionar o acesso de todos os Criadores registrados no Stud Book Irlandês, Projeto que possibilitou que o PSI ocupasse a principal posição na pauta de exportações do país!
Atualmente, a Irlanda é considerada como a melhor Criação do PSI na Europa, portanto, a mais importante voltada para o modelo de Turfe europeu, seguido pelo Turfe praticado no Brasil!
5 – NELSON DE ALMEIDA PRADO / Dr. FERNANDO
Titular do Haras JAHU, Nelson reunia um vasto conhecimento sobre o PSI, na realidade, atuando como um autêntico Hipólogo, coadjuvado pelo Dr. Fernando, Hipólogo, Veterinário e Manager do Haras, que veio a prestar relevantes trabalhos para o Haras Jahu, sobretudo na aquisição de Matrizes que integraram seu excelente Plantel de Matrizes!
O Dr. Fernando, usualmente e periodicamente, seguia para a Europa para aquisição de futuras Matrizes e alguns de seus Reprodutores, culminando na aquisição do excelente Reprodutor, BURPHAM (filho de HYPERION) e do excelente Reprodutor, o chileno FIGURON (GP São Paulo – descendente do extraordinário FULL SAIL)!
BURPHAM – GB – M.C. – 1946 – HYPERION (GAINSBOROUGH / BAY RONALD) X TROUBLE por CAERLEON (PHALARIS)
FIGURON – CHI – M.CE. – 1968 – SILVER MOON (FULL SAIL / FAIRWAY / PHALARIS) X FIGURA por SUN PRINCE (PRINCE ROSE / PERSIMMON / St. SIMON)
Foi uma Criação que primou pela elevada qualidade de seus Produtos, com amplo destaque para FARWELL (filho de BURPHAM), com larga militância de admiradores que o consideram como o melhor PSI criado no Brasil, em todos os tempos!
FARWELL – BR – BR – M.CE. – 1956 – BURPHAM (HYPERION) X MARILU por WOOD NOTE (BOIS ROUSSEL / VATOUT / St. SIMON)
Também foi utilizado como Reprodutor, o extraordinário ADIL (GP São Paulo 3x – neto paterno de SON–IN–LAW), o incrível GABARI (filho de BURPHAM), o melhor PSI criado pelo Haras, na opinião do Dr. Fernando, e CAMPAL (GP Brasil), entre vários outros de reconhecida qualidade!
ADIL – BR – M.C. – 1951 – EPIGRAM (SON–IN–LAW / DARK RONALD / BAY RONALD) X CANDID LOVE por CASANOVA (HYPERION)
Foto Indisponível
GABARI – BR – M.C. – 1957 – BURPHAM (HYPERION) X FASTNESS por FASTNET (PHAROS / PHALARIS)
Autor: Orlando Lima
e.mail: omlimapsi@gmail.com
Acesso pelo RAIA LEVE: www.raialeve.com.br – Colunistas – Orlando Lima
[ Escolher outro colunista ]
|