Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Fino Trato – Aspectos Fundamentais – Parte 6
01/10/2015 - 23h06min

FINO TRATO

PURO SANGUE INGLÊS – ASPECTOS FUNDAMENTAIS

Parte 6

O REPRODUTOR

Em alguns Artigos anteriores e, também, em entrevista ao Programa Rede Turfe na TV, tive oportunidade de externar a estratégia que considero de fundamental importância para promover e garantir a evolução da Criação Nacional do PSI, sobretudo no que se refere à média de sua Qualidade!

A solução, em meu julgamento, reporta–se a importar, em definitivo, Reprodutores descendentes pelo Alinhamento Masculino Paterno (“high line” do pedigree) de Linhagens / “Bloodlines” que contribuíram expressivamente para a evolução do PSI no século 20, mas que, a partir de algumas décadas mais recentes, se encontram em processo acelerado para a extinção, pelo Alinhamento acima citado!

A meu ver, a razão primordial para a decadência dessas Linhagens / “Bloodlines”, tanto em âmbito nacional, quanto internacional, reside no fato de que não possuem o “glamour” comercial suficiente para que sejam efetivamente adotadas em Planejamentos Genéticos com resultados que reúnam amplas possibilidades para o sucesso comercial nos Leilões, independentemente de que tais resultados sejam refletidos ou não, em ótimos “racehorses” e “racemares” com performances diferenciadas nas pistas, sobretudo nas europeias, cujo modelo de Turfe é o adotado historicamente no Brasil!

Como citei acima, logo após ter externado minha posição em relação a Reprodutores pouco adotados nos Planejamentos Genéticos, surgiram casos no âmbito da Criação Nacional, confirmando minha posição, refletidos na atuação de Reprodutores como  PUT IT BACK, descendente da Linhagem de MAN O’ WAR, “Bloodline” de IN REALITY, de MACHO UNO, descendente da Linhagem de HYMIAR, “Bloodline” de ROUGH’N TUMBLE e dos promissores SHIROCCO e MANDURO, Irmãos Paternos, descendentes da Linhagem de BLANDFORD, “Bloodline” de BAHRAM (Tríplice Coroado invicto na Inglaterra), dos quais apenas PUT IT BACK está sediado em definitivo no Brasil!


PUT IT BACK



MACHO UNO



SHIROCCO

MANDURO

A Criação alemã do PSI, conhecida pelo alto nível de Vigor Híbrido (Resistência e Consistência) e pelos belos e equilibrados do Fenótipo (Perfil Físico) de seus Produtos, praticamente, salvou da extinção esta importante Linhagem de BLANDFORD, além da Linhagem de DARK RONALD (ACATENANGO – excepcional Avô Materno – vide ANIMAL KINGDOM), dois ícones da Stamina e Vigor Híbrido!

ACATENANGO

Além das Linhagens acima citadas, necessariamente, não posso deixar de citar Linhagens históricas que forjaram nosso “Bloodstock”, mas que, sobretudo na Criação nacional do PSI, estão praticamente extintas ou muito próximas da extinção, pontuadas por autênticos fenómenos da Reprodução como TOURBILLON, HYPERION, TEDDY, St SIMON, assim como, fundamentais “Bloodlines” pontuadas pelos extraordinários raçadores, como SHARPEN UP, BUCKPASSER, DOMINO, ROYAL CHARGER, além da sensível redução da participação da “Bloodline” pontuada por um dos maiores fenômenos da Criação mundial em todos os tempos, o fabuloso NASRULLAH!

REPRODUTORES NOTÁVEIS pontuando LINHAGENS em rota de extinção:


TOURBILLON – (LINNGARI)



HYPERION – (Não há no Brasil)


TEDDY – (PUBLIC PURSE)

St. SIMON – (SIPHON)

REPRODUTORES NOTÁVEIS pontuando “BLOODLINES” desprezadas:

SHARPEN UP – (TREMPOLINO)

BUCKPASSER – (HARD BUCK +)



DOMINO – (DUBAI DUST)

ROYAL CHARGER – (AGNES GOLD)


NASRULLAH – (POUNCED / BOLD START) 

Atualmente, ainda podemos vislumbrar os nomes desses extraordinários Reprodutores em pedigrees de 6ª Geração, mas progressiva e rapidamente, estão se afastando da Configuração Genética dos “racehorses” e “racemares” da atualidade e, muito em breve, não aparecerão mais nesses pedigrees, ainda que deixando descendentes, quase sempre desprezados nos Planejamentos Genéticos, que provavelmente irão trilhar o mesmo caminho de seus Ancestrais rumo à extinção de suas Linhagens / “Bloodlines”!

Este é o caminho inexorável e rápido para a Consanguinidade, nefasta característica genética que, há algum tempo, já vem prejudicando a integridade reprodutiva e física do Puro Sangue Inglês (PSI) da atualidade!

Os Reprodutores descendentes pelo Alinhamento Masculino Paterno descendentes das “Bloodlines” pontuadas pelos excepcionais NORTHERN DANCER e Mr. PROSPECTOR, de certa forma, contribuíram decisivamente para que as demais Linhagens / “Bloodlines” fossem sufocadas, apesar da capacidade e habilidade genética demonstrada, de forma inequívoca, até o final da década de 70, início da de 80, como pudemos observar na própria Criação Nacional do PSI, refletida em excepcionais “racehorses” e “racemares”!

NORTHERN DANCER


Mr. PROSPECTOR


Entre estes, podemos destacar ADIL (SON–IN–LAW), FARWELL (HYPERION), VIZIANE (TOURBILLON), ITAJARA (St. SIMON) e, mais recentemente, o fenomenal BAL A BALI (MAN O’ WAR), entre outros!

ADIL – (Venceu o GP São Paulo por 3 vezes)

FARWELL – (Para muitos o Melhor nacional)

VIZIANE – (Excepcional “racehorse” e pedigree)

ITAJARA – (Para muitos o Melhor nacional)

BAL A BALI – (Fenômeno da atualidade)

Diferentemente da Matriz, usualmente, a seleção do Reprodutor deve seguir como regra básica sua Campanha nas pistas, suas performances em Provas de nível Clássico, a Consistência de sua Campanha, a frequência de suas Apresentações, a ausência de Lesões Físicas graves, Fenótipo pautado pelo Equilíbrio de seu Perfil Físico, Aprumos Corretos e um Genótipo povoado por Ancestrais que se destacaram nas pistas e na Reprodução, descendentes de Famílias Maternas notáveis e adequadas ao complemento de sua Configuração Genética!

Durante expressivo período, e até recentemente, os “racehorses” brasileiros que se destacaram nas pistas através de Campanhas de alto padrão Clássico e notória Consistência, tanto no Brasil, quanto em pistas do Exterior (USA /África do Sul), tiveram raras oportunidades como Reprodutores na Criação nacional, tanto em quantidade, quanto em qualidade das Matrizes que serviram, com raras exceções!

Apesar de estarem integralmente ajustados ao Meio Ambiente em que nasceram e se desenvolveram, inclusive, em sua maioria, correndo em nossos principais Hipódromos, não tiveram chance de concorrer com Reprodutores estrangeiros, sediados ou que vieram servir no Brasil sob o sistema de “shuttle” e que, como é natural e compreensível, cobriram grande parte das melhores Matrizes disponíveis, para justificar os investimentos realizados!

Desta forma, nesse período, foi praticamente impossível que Reprodutores brasileiros pudessem mostrar todo o seu potencial reprodutivo, situação que, aos poucos e gradativamente, vai se alterando, em razão de aspectos econômico–financeiros, além de dificuldades, e até mesmo impedimento, para se trazer Reprodutores, sobretudo da Europa, por problemas relacionados com o Mormo!

Devo lembrar aos nossos Criadores do PSI, que não podemos deixar de considerar a considerável influência que Reprodutores brasileiros proporcionaram para a Criação nacional, como ZENABRE, CLACKSON, REDATTORE, apenas para citar alguns entre outros importantes!

ZENABRE (Linhagem de PHALARIS)

CLACKSON (Linhagem de PHALARIS)

                                               

REDATTORE (Linhagem de NATIVE DANCER)

Ao que tudo indica, parece que, finalmente, os Reprodutores brasileiros terão uma efetiva chance de mostrar suas habilidades reprodutivas, recebendo boas oportunidades para servir boas Matrizes!

Torna–se de fundamental importância ressaltar que, em última análise, o que realmente importa para o êxito de um Planejamento Genético criteriosamente elaborado, está sintonizado com o adequado ENCAIXE GENÉTICO e FÍSICO entre os Genótipos e Fenótipos da Matriz e do Reprodutor selecionado para o seu Serviço!

Um aspecto de grande importância a ser considerado, é que a Genética, como já afirmava o grande Hipólogo, Sir Charles Leicester, não é uma ciência exata, cercada pela imprevisibilidade, mas também, expressivamente tendenciosa, o que nos leva a pesquisar, analisar e estudar os seus meandros, visando os resultados desejados, perseguidos através de um Planejamento Genético bem elaborado, procurando os Cruzamentos mais adequados para cada Matriz analisada!

A imprevisibilidade é a razão primordial pela qual, com grande frequência, encontramos Irmãos e / ou Irmãs próprios, em que um deles chega a líder de Geração, enquanto o outro, sem qualquer surpresa, pode se tornar um 5 anos perdedor!

Por conta desta premissa, não são poucos os Hipólogos que, ao estudar o Planejamento Genético para uma Matriz iniciando sua trajetória reprodutiva, determine que um Cruzamento bem elaborado seja repetido até três vezes, para que seu real potencial possa estar refletido em pelo menos um dos primeiros Produtos gerados!

No que se reporta ao Reprodutor, uma variável importante a ser considerada, é que esteja em perfeita Harmonia,  Integrado e Ajustado ao Meio Ambiente da região em que está exercendo sua Atividade Reprodutiva!

O sistema de “shuttle”, por sua vez, apesar de muitas vezes não permitir a necessária Ambientação acima citada, em sua plenitude, é de capital importância para a Criação do PSI, em  razão da vinda de Reprodutores altamente qualificados, que deixam uma Herança Genética de valor inestimável, refletida nas Filhas que deixará em sua passagem pelo país, que serviram como futuras Matrizes de grande potencial!

Se por um lado o sistema de “shuttle” possibilita a vinda de Reprodutores qualificados ou com excelente potencial para a função reprodutiva, por outro lado, para viabilizar financeiramente o empreendimento, usualmente, são trazidos Reprodutores descendentes das “Bloodlines” com maior apelo comercial, ou seja, as pontuadas por NORTHERN DANCER e Mr. PROSPECTOR, contribuindo para saturar a presença dessas “Bloodlines” na Criação brasileira, não só aumentando a intensidade da Consanguinidade, como reduzindo substancialmente a possibilidade de combinações genéticas, fundamentais pera um bem elaborado Planejamento Genético!

Por clarividência de alguns de nossos Criadores, em Temporadas de Monta mais recentes, foram trazidos Reprodutores descendentes pelo Alinhamento Masculino Paterno (“high line” do pedigree) de Linhagens / “Bloodlines”, praticamente ausentes dos Planejamentos Genéticos da Criação nacional, enriquecendo o “Bloodstock” brasileiro do PSI, refletido na chegada de Reprodutores como TREMPOLINO (SHARPEN UP), AGNES GOLD (ROYAL CHARGER), PUT IT BACK (MAN O’ WAR), SHIROCCO (BLANDFORD), MANDURO (BLANDFORD), MACHO UNO (HYMIAR), entre alguns outros!

TREMPOLINO, por exemplo, não chegou a produzir, como Reprodutor, os resultados desejados, mas como Avô Materno, vem justificando plenamente sua vinda em “shuttle”, e sua primorosa condição de ser Vencedor do GP Arco do Triunfo!

Como pode ser observado pelo recente Artigo que postei no RAIA LEVE sobre a Temporada de Monta de 2014, fica nítida a drástica queda da Atividade criatória do PSI  no Brasil, diretamente refletida na queda do número de Matrizes registradas no Stud Book Brasileiro servidas nessa Temporada de Monta, além de se observar um considerável aumento da idade de alguns dos melhores Reprodutores sediados no Brasil, sem que haja uma reposição à altura, tanto em quantidade, mas sobretudo, em qualidade!

Outro aspecto que penaliza pesadamente a Criação brasileira do PSI, encontra–se exatamente nas dimensões continentais do Brasil, determinando distâncias demasiadamente longas entre os principais Polos da Criação do PSI, ou seja, o Rio Grande do Sul (Bagé / Aceguá), o Paraná (Tijucas do Sul / São José dos Pinhais), Mato Grosso (Ponta Porã) e São Paulo, praticamente impedindo a necessária e oportuna interação entre esses Polos de Criação!

Uma solução que considero plausível e viável para, pelo menos, elevar a Qualidade da Criação brasileira do PSI, seria a aquisição definitiva de Reprodutores em Condomínio pelos Criadores dos diferentes Polos de Criação, promovendo o rodízio, por Temporada de Monta, pelos Polos cujos Criadores participem dos diversos Condomínios que venham a ser formados!

Quando caírem as barreiras que impedem, no momento, a vinda de Reprodutores sob o sistema de “shuttle”, deverá ser dada a continuidade a essa política para Criação pois, sem dúvida, ainda é uma forma viável para elevar o padrão de Qualidade da Criação nacional, sobretudo pelas Filhas que esses Reprodutores deixarão no Brasil!

Sempre repito, e não me canso de repetir, o que julgo uma das importantes verdades da Criação do PSI, sobretudo para os Criadores comprometidos com o nível de Qualidade de sua Produção:

  “ O REPRODUTOR de HOJE será o AVÔ MATERNO de AMANHÔ

Autor: Orlando Lima
e.mail: omlimapsi@gmail.com
Acesso pelo RAIA LEVE: www.raialeve.com.br – Colunistas – Orlando Lima



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês