Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago

Nosso Sentimento - Stud Hulk

Power Up - Haras Figueira do Lago









Colunista:

De MAN OÂ’ WAR a BAL A BALI
07/04/2014 - 11h47min

I – INTRODUÇÃO

Em 1973, SECRETARIAT (1970) venceu as três Provas da Tríplice Coroa dos USA batendo o recorde das respectivas distâncias (2000 m; 1900 m; e 2400 m), todas disputadas na pista de areia, sendo que a última, o Belmont Stakes, disputada na milha e meia no areal de Belmont Park, baixou em mais de 2 segundos, vencendo pela incrível margem de 31 corpos.

Para vários experts no Turfe norte americano, SECRETARIAT é considerado o melhor Puro Sangue Inglês (PSI) de todos os tempos criado nos USA mas ainda hoje, alguns Comentaristas do Turfe consideram o também alazão, MAN O’ WAR (1917), como o melhor PSI já nascido nos USA em todos os tempos.

Consta que no dia de sua única derrota (21 Apresentações), o país praticamente ficou de luto, tal era sua condição de Ídolo maior da época.

Há uma informação fantástica, mas que consta de algum Livro, que teria sido o único PSI, em todos os tempos, vencedor de uma Prova (Lawrence Realization em 2600 m) pela incrível distância de 100 corpos, ocasião em que teria baixado o recorde desta distância em ais de 6 segundos.

Os Fenótipos de MAN O’ WAR e SECRETARIAT, além da pelagem alazã, eram muito bonitos, vistosos e equilibrados, deixando–os com uma imagem bastante semelhante.

Em 2014 no Brasil, a façanha de SECRETARIAT quase foi repetida pelo castanho escuro, BAL A BALI, vencendo, em recorde, a primeira Prova (GP Estado do Rio de Janeiro em 1600 m) e a terceira Prova (GP Cruzeiro do Sul – Derby da Gávea em    2400 m), disputadas na pista de grama, integrando o reduzido e diferenciado Grupo dos Tríplices Coroados do Hipódromo da Gávea, mas destacando–se por suas fenomenais performances nas duas Provas em que baixou o recorde dessas distâncias.

BAL A BALI, até o momento, teve 10 Apresentações, com 9 vitórias, sendo que sua única derrota (3º) ocorreu por conta de uma dor de canela.

Nesse domingo (16 de março de 2014) fui brindado com três performances fenomenais, refletidas na perfeita, segura e tranquila condução do jovem jóquei V. Borges, do excepcional nível de Treinamento proporcionado pelo vitorioso e diferenciado Treinador D. Guignoni e, finalmente, pela figura primordial de um fenomenal PSI criado no Brasil, BAL A BALI.

BAL A BALI é descendente pelo Segmento Paterno (“high line” do Pedigree) da Linhagem pontuada pelo também fenomenal MAN O’ WAR, através da “Bloodline” do “sprinter” alongado, IN REALITY, a quem coube a façanha de salvar a Linhagem de MAN O’ WAR da extinção por sua “Sire Line”, pelo menos por mais um tempo.   

Ocorre que o 2º lugar obtido no Derby, em atuação espetacular, conduzido por nosso ícone das rédeas, J. Ricardo, HENDRIX, é Filho, nem mais nem menos, de HONOUR AND GLORY, justamente o Pai de PUT IT BACK e, portanto, descendente da Linhagem pontuada por MAN O’ WAR.

Na 3ª Prova da Tríplice Coroa, com a ausência da candidata à Coroa, BRILHANTISSIMA, a vitória coube a THAT SUNDAY, Filha de FIRST AMERICAN, descendente da Linhagem de NATIVE DANCER, através da “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, ressaltando–se, entretanto, que o Avô Materno de FIRST AMERICAN, ISGALA, também descende da Linhagem de MAN O’ WAR, pois seu Pai, INTENTIONALLY, também é de IN REALITY e, consequentemente, Irmão Paterno de ISGALA, ambos descendentes de MAN O’ WAR.

BRILHANTISSIMA, que seria a franca favorita para vencer a Prova e sagrar–se Tríplice Coroada, também é Filha de PUT IT BACK e, portanto, descendente, mais uma vez, da “Bloodline” de IN REALITY e da Linhagem de MAN O’ WAR.

Na Prova de Velocidade, a vitória coube à excelente Potranca BOTTEGA, que o fez batendo o recorde da distância dos 1000 m, na grama, que pertencia à sua Irmã Paterna, REBECCA, ambas Filhas de PUT IT BACK.

O favorito desta Prova de Velocidade, considerado até então como o melhor “sprinter” em atividade na Gávea, DESEJADO PUT, que ficou com o 2º lugar, batido por BOTTEGA, também é Filho de PUT IT BACK e, mais uma vez, descendente da “Bloodline” de IN REALITY e, consequentemente, da Linhagem de MAN O’ WAR.

Não me recordo de uma supremacia tão flagrante e dominante de uma “Sire Line” (MAN O’ WAR) em três Provas tão importantes, disputadas em distâncias extremas (1000 m e 2400 m), no mesmo dia e com seus respectivos recordes batidos, tendo como Vencedores descendentes da mesma Linhagem (MAN O’ WAR) e da mesma “Bloodline” (IN REALITY), com uma única exceção, THAT SUNDAY, mas devendo–se observar que seu Pai (FIRST AMERICAN) é Neto Materno de ISGALA, como vimos acima, também descendente da Linhagem de MAN O’ WAR.  

Pela incrível, fantástica e extraordinária participação da “Sire Line” de MAN O’ WAR nos Vencedores destas importantes Provas de Grupo 1, torna–se oportuna a análise de seus Pedigrees (Genótipos) como um todo, pois como diz o ditado popular: “Uma Andorinha só não faz Verão”, sendo de fundamental importância que se estude os encaixes genéticos que promoveram a Configuração Genética refletida no Pedigree de cada um deles.

No meu Artigo anterior, REPRODUTOR  X  MATRIZ, deixei bem claro que, em última análise, o que realmente importa é o adequado “encaixe genético e físico” das características genéticas e físicas de ambos.

No caso destes Vencedores, sendo os Reprodutores (exceção para FIRST AMERICAN) descendentes de uma Linhagem “aberta”, pontuada por MAN O’ WAR, o “encaixe genético” fica facilitado, como veremos nos itens a seguir.

Para fins de análise, estarei usando os Pedigrees de 6ª Geração!

                                                               

 MAN O’ WAR

               (“Sire Line” de PUT IT BACK e de HONOUR AND GLORY)

IN REALITY

          (“Bloodline” que deu continuidade à Linhagem de MAN O’ WAR)

 

 

A – GP JOCKEY CLUB de SÃO PAULO – Grupo 3 – 1000 m – Grama

Tempo: 54s11 (recorde)

Vencedora: BOTTEGA – BR – F.C. – 2010

Criador / Proprietário: Haras SANTA MARIA das ARARAS  

 

Pai: PUT IT BACK – USA – M.CE. – 1998

Linhagem (“Sire Line”): MAN O’ WAR

“Bloodline”: IN REALITY

 

Avô Materno: SOUTHERN HALO – USA – M.C. – 1983

Linhagem: PHALARIS

“Bloodline”: ROYAL CHARGE

 

Mãe: SHANTY – ARG – F.C. – 1992

Família Materna: 16–h: LILY AGNES (F.C. – 1871 – por MACARONI)

 

Duplicações: 6 X 6 X 6 (XF) MAHMOUD – BLANDFORD

                      6 x 4 NORTHERN DANCER – PHALARIS

                      6 X 6 ROYAL CHARGER – PHALARIS

                      5 X 6 BOLD RULER – PHALARIS / NASRULLAH

 

Análise do Genótipo: Reúne por seus dois Alinhamentos Básicos descendentes das Linhagens de MAN O’ WAR (PUT IT BACK), através da “Bloodline” de                    IN REALITY  e da Linhagem de PHALARIS, através da “Bloodline” de ROYAL CHARGER, privilegiando a Velocidade típica de “sprinters” alongados (IN REALITY) e típica da Velocidade Elástica (ROYAL CHARGER).

A tripla participação de MAHMOUD, sendo duas delas através de Filhas (GREY FLIGHT e ALMAHMOUD), abre a possibilidade para a transmissão do “X Factor” (XF) referente ao “big heart” (coração de grande porte), pois MAHMOUD é um dos quatro Reprodutores básicos transmissores do cromossomo X responsável pelo (XF).

Observe–se que, ao vencer o Derby de Epsom, MAHMOUD o fez em recorde (pista de grama pesada) para a época, sintoma de um Fator diferenciado, no caso, o “X Factor” (XF), valendo observar que BOTTEGA também bateu o recorde dos   1000 m, grama do Hipódromo da Gávea.

Observando–se as Duplicações acima assinaladas, devemos ressaltar que ROYAL CHARGER(Ancestral de SOUTHERN HALO – Avô Materno de BOTTEGA) e NASRULLAH (Pai de BOLD RULER), são 3/4 Irmãos, pois são Filhos de NEARCO em Matrizes descendentes de MUMTAZ MAHAL, respectivamente 3ª Mãe de ROYAL CHARGER e 2ª Mãe de NASRULLAH,  além de 2ª  Mãe de MAHMOUD,em meu julgamento, a mais importante Matriz do século 20.

Complementando este relacionamento de parentesco entre os Reprodutores duplicados, temos que a Mãe de NORTHERN DANCER, NATALMA, é Filha de ALMAHMOUD que, por sua vez, é Filha de MAHMOUD que, como vimos acima tem como sua 2ª Mãe, a fabulosa MUMTAZ MAHAL.

MUMTAZ MAHAL, até hoje, é considerada como o PSI mais veloz que pisou em pistas da Europa e, como Matriz exerce grande influência e predomínio no Genótipo de que participa, e não há como negar sua grande e decisiva participação  no Genótipo de BOTTEGA, com cerca de 11 entradas, sendo natural e plenamente justificável sua expressiva Velocidade ao bater o difícil recorde dos 1000 m na pista de grama da Gávea.

Complementando o Genótipo de BOTTEGA devemos assinalar a presença de extraordinários “racehorses” como BUCKPASSER cujo Segmento Materno assinala a presença de WAR ADMIRAL, Tríplice Coroado dos USA, Filho direto de MAN O’ WAR e descendente da extraordinária Família Materna de LA TROIENNE, assim como SWAPS, que chegou a ser comparado a SECRETARIAT, SEA BIRD, que chegou a ser comparado com RIBOT e BOLD RULER, duplicado, Filho de NASRULLAH, um dos mais importantes Reprodutores dos USA, Pai do fenômeno SECRETARIAT, que contribuíram decisivamente para o excelente nível de “encaixe genético” que veio a resultar nesta excepcional Velocista, BOTTEGA.  

Com todos estes Elementos ressaltados em seu Genótipo, não será surpresa se BOTTEGA se apresentar como uma autêntica “sprinter” alongada, prometendo boas performances dos 1000 m até os 1600 m, na pista de grama.    


BOTTEGA


2º LUGAR: DESEJADO PUT  – BR – M.C. – 2010

Criador e Proprietário: Stud ALVARENGA

 

Pai: PUT IT BACK – USA – M.CE. – 1998 

Linhagem (“Sire Line”): MAN O’ WAR

“Bloodline”: IN REALITY

 

Avô Materno: NOTATION – USA – M.CE. – 1986

Linhagem: PHALARIS

“Bloodline”: NASRULLAH

 

Mãe: SUPER DUDA – BR – F.C. – 2003

Família Materna: 9–c: MUMTAZ MAHAL (F.T. – 1921 – por THE TETRARCH)

 

Duplicações: 5 X 5 BOLD RULER – PHALARIS / NASRULLAH

                      6 X 6 PRINCE JOHN – St. SIMON / PRINCEQUILLO 

 

Análise do Genótipo: Seus dois Alinhamentos Básicos (“high line” = “Sire Line” e “middle line” = Avô Materno), descendem, respectivamente, das Linhagens de MAN O’ WAR, através da “Bloodline” de IN REALITY (PUT IT BACK), e de PHALARIS, através da “Bloodline” de NASRULLAH (NOTATION), numa combinação genética básica muito próxima da de BOTTEGA, tendo em vista que NASRULLAH e ROYAL CHARGER são 3 / 4 Irmãos. 

Sua Família Materna, 9–c, reporta–se à fenomenal MUMTAZ MAHAL (THE TETRARCH  X  LADY JOSEPHINE), considerada pela crônica especializada como o PSI mais veloz que já pisou em pistas da Europa em todos os tempos.

Esta Família se situa entre as mais qualificadas da atualidade, em razão do alto padrão de classicismo encontrado na Produção das Mães que pontuam este fundamental Ramal desta Família 9.

As Duplicações assinaladas, apenas duas, consideradas como Duplicações Clássicas / Convencionais (abrangendo os dois Segmentos, Paterno e Materno), são diametralmente opostas em suas características genéticas, pois BOLD RULER é um dos ícones da Velocidade Elástica como um extraordinário Filho de NASRULLAH, enquanto PRINCE JOHN se reporta diretamente à Stamina.

Em seus dois Alinhamentos Básicos, assim como em BOTTEGA, a Velocidade proporcionada por PUT IT BACK (IN REALITY) e por NOTATION (BOLD RULER) suplantou a presença duplicada do estaminado PRINCE JOHN que, por sua vez,  é um reconhecido transmissor do cromossomo X responsável pelo “big heart” (coração de grande porte) que quando transmitido, contribui decisivamente  para ótimas performances nas pistas.

Até hoje, o coração de maior porte encontrado num PSI, foi o de SECRETARIAT!

Além de seus dois Alinhamentos Básicos se identificarem com a Velocidade em elevado nível, ainda temos 9 entradas da fenomenal MUMTAZ MAHAL (MAHMOUD – 2x, NORTHERN DANCER, CARO, ROYAL CHARGER, NASRULLAH – 2x, MY BABU e a própria MUMTAZ MAHAL como sua 12ª Mãe.

Para justificar e aumentar o nível de Velocidade de DESEJADO PUT, que até esta Prova era tido como o principal Velocista (“sprinter”) da Gávea, encontramos em seu Pedigree célebres Representantes da Velocidade em seu mais elevado nível, como TUDOR MINSTREL (um dos mais importantes “sprinters” alongados do século 20), seu Filho SING SING e o célebre e fenomenal “sprinter” STAR KINGDOM, certamente o grande precursor da Velocidade em seu mais alto nível, na Criação australiana, tida atualmente como a Meca da Velocidade do PSI da atualidade, o que foi certificado pela fenomenal “sprinter” australiana, BLACK CAVIAR, invicta em suas 25 Apresentações.

Com todos estes efetivos Representantes da Velocidade do PSI em seus mais elevados níveis participando em diversos Alinhamentos que integram a Configuração Genética de DESEJADO PUT, torna–se evidente a razão pela qual

tornou–se um dos mais importantes “sprinters” de sua Geração.


  DESEJADO PUT



B – GP ZÉLIA GONZAGA PEIXOTO de CASTRO – Grupo 1 – 2400 m – Grama

Tempo: 2m 25s 53

 

Vencedora: THAT SUNDAY – BR – F.A. – 2010

Criador / Proprietário: Haras SÃO JOSÉ da SERRA

 

Pai: FIRST AMERICAN – USA – M.C. – 1996 

Linhagem (“Sire Line”): NATIVE DANCER

“Bloodline”: Mr. PROSPECTOR

 

Avô Materno: ISGALA – USA – M.CE. – 1963

Linhagem: MAN O’ WAR

“Bloodline”: INTENTIONALLY

 

Mãe: TALE E QUALE – BR – F.C. – 1995

Família Materna: 1–s: WEB (F.C. – 1808 – por WAXY)

 

Duplicações: 4 X 3 Mr. PROSPECTOR – NATIVE DANCER

                      5 X 6 NEARCTIC – PHALARIS / NEARCO

                      5 X 5 BOLD RULER – PHALARIS / NASRULLAH

                      6 X 6 X 6 NASRULLAH – PHALARIS

 

Análise do Genótipo: Seus dois Alinhamentos Básicos (“high line” = “Sire Line” e “middle line” = Avô Materno) se reportam à mesma “Bloodline” pontuada por Mr. PROSPECTOR, o que, usualmente, privilegia a Velocidade Elástica, da qual Mr. PROSPECTOR é um dos ícones na sua transmissão para seus descendentes.

Ocorre que a Duplicação de Mr. PROSPECTOR em zona de inbreeding (4 X 3) e em Gerações não alinhadas, se por um lado privilegia a Precocidade e Velocidade, por outro lado, costuma transmitir com alta frequência problemas relacionados com a fragilidade ósseo–muscular e, neste caso, THAT SUNDAY ao vencer Prova em 2400 m, na grama, contradiz essa afirmativa.

Vemos, então, que a explicação para o fato de THAT SUNDAY produzir esta performance já quase ao final de sua idade hípica dos 3 anos, certamente é devida à presença de EFFERVESCING, Neto Paterno do extraordinário e um dos mais consistentes PSI em todos os tempos, WILD RISK (Pai de nosso conhecido WALDMEISTER, excepcional Avô Materno da Criação nacional), como um legítimo descendente de St. SIMON.

Além disso, é provável que THAT SUNDAY tenha passado por um rigoroso processo de Condicionamento e Doma o que, certamente, veio a fortalecer e consolidar sua Estrutura Ósseo–Muscular, proporcionando uma consistente Campanha nas pistas de corrida.

Mais uma vez nota–se a presença de descendentes da Linhagem de MAN O’ WAR, representado por ISGALA (Avô Materno de FIRST AMERICAN) e por WAR ADMIRAL, Tríplice Coroado nos USA, Filho direto de MAN O’ WAR.

Observando–se o Segmento Materno, envolvendo a “bottom line” de THAT SUNDAY, refletida em sua 2ª Mãe, a notável TAVIRA, encontramos o apoio genético que proporcionou a THAT SUNDAY chegar com sucesso aos 2400 m, pelas presenças de EFFERVESCING, WAR ADMIRAL e ZENABRE, eméritos corredores na milha e meia, tanto nos USA, quanto no Brasil.

A Velocidade exibida por THAT SUNDAY proporcional à distância clássica por excelência no modelo de Turfe europeu (2400 m– grama), foi herdada, sobretudo, devido às Duplicações de Mr. PROSPECTOR, de NEARCTIC (Pai de NORTHERN DANCER), “Sprinter” – Cavalo do Ano no Canadá e de BOLD RULER (Pai de SECRETARIAT), um dos mais importantes Reprodutores dos USA em todos os tempos, qualificado como “Sprinter” alongado nas pistas.

Por trás dos elementos que proporcionaram o nível de Velocidade Elástica exibida por THAT SUNDAY, encontramos mais uma vez, 5 entradas da fenomenal MUMTAZ  MAHAL, além das marcantes presenças de HELIOPOLIS (2x), COUNT FLEET (Tríplice Coroado nos USA), SOLAZO e MAKE TRACKS (ícone da Velocidade da Criação argentina na America do Sul).

  THAT SUNDAY

 

OBSERVAÇÃO: Não poderíamos deixar de incluir em nossas análises, a provável favorita deste GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro e postulante à Tríplice Coroada das Potrancas Hipódromo da Gávea, que uma lesão de última hora impediu que viesse a correr esta Prova, ou seja, a notável BRILHANTISSIMA, vencedora em grande estilo das duas primeiras Provas da Tríplice Coroa das Potrancas.   


BRILHANTISSIMA – BR – F.C. – 2010 

Criador e Proprietário: Haras SANTA MARIA das ARARAS

 

Pai: PUT IT BACK – USA – M.CE. – 1998

Linhagem (“Sire Line”): MAN O’ WAR

“Bloodline” : IN REALITY

 

Avô Materno: ROY – USA – M.C. – 1983

Linhagem: NATIVE DANCER

“Bloodline”: Mr. PROSPECTOR

 

Mãe: LAMPARINA – USA – F.C. – 1998

Família Materna: 3–o: BLACK CORRIE (F.CE. – 1879 – por STERLING)

 

Duplicações: 6 X 6 ROUGH’N TUMBLE – HIMYAR

                      6 X 6 NORTHERN DANCER – PHALARIS

                      5 X 5 (RF) GRAND SPLENDOR – BLANDFORD / BLENHEIM

                      6 X 5 X 6 NASRULLAH – PHALARIS

                      5 X 6 BOLD RULER – PHALARIS / NASRULLAH

 

Análise do Genótipo: Por seus dois Alinhamentos Básicos (“high line” = “Sire Line” e “middle line” = Avô Materno), reúne as “Bloodlines”, respectivamente pontuadas por IN REALITY e por Mr. PROSPECTOR, privilegiando a Velocidade Elástica, representados por dois “sprinters” alongados, respectivamente, PUT IT BACK (Pai) e ROY (Avô Materno) que, conjugados geneticamente com uma “bottom line” voltada para distâncias de Fundo, e levando–se em consideração o alto nível de Categoria exibido por BRILHANTISSIMA em suas performances na pista, certamente levaria esta Potranca a realizar excelente exibição nos 2400 m, grama, desta 3ª Prova da Tríplice Coroa.

A sequência de seus Avôs Maternos privilegia a Stamina necessária para abordar com sucesso a distância da milha e meia, pois o único que privilegia a Velocidade Elástica é justamente seu Avô Materno, ROY.

Entre seus Ancestrais Duplicados, com exceção da insinuante Duplicação de GRAND SPLENDOR, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF), que privilegia a Stamina, as demais se reportam à Velocidade Elástica (NORTHERN DANCER; NASRULLAH;  e BOLD RULER), enquanto ROUGH’N TUMBLE se apresenta como um “sprinter” alongado.

Mais uma vez devo assinalar a importante e decisiva participação da fenomenal MUMTAZ MAHAL que participa com 11 entradas em Alinhamentos que integram a Configuração Genética (Genótipo) de BRILHANTISSIMA.

Este posicionamento estaminado da “bottom line” e dos Avôs Maternos de BRILHANTISSIMA permitiu que viesse a abordar distâncias de Meio–Fundo e Fundo, dotada de expressivo padrão de Velocidade proporcional a estas distâncias, o que nos leva à conclusão que seria possível e provável seu êxito como Vencedora da Tríplice Coroa, sem que isto venha a desmerecer o êxito de THAT SUNDAY ao vencer esta Prova.

   BRILHANTISSIMA

 

C – GP CRUZEIRO DO SUL – DERBYda GÁVEA – Grupo 1 – 2400 m – Grama

Tempo: 2m23s25

 

2º Lugar: HENDRIX – BR – M.C. – 2010   

Criador e Proprietário: Haras NACIONAL

 

Pai: HONOUR AND GLORY – USA – M.CE. – 1993

Linhagem (“Sire Line”): MAN O’ WAR

“Bloodline”: IN REALITY

 

Avô Materno: ALJABR – USA – M.T. – 1996

Linhagem: PHALARIS

“Bloodline”: NORTHERN DANCER

 

Mãe: MAIS DEPRESSA – USA – F.A. – 2002

Família Materna: 14–c: PRETTY POLLY (F.A. – 1901 – por GALLINULE)

 

Duplicações: 5 X 5 X 5 NORTHERN DANCER – PHALARIS

                      6 X 6 X 6 NEARCTIC – PHALARIS / NEARCO

                      6 X 6 NEARCO – PHALARIS

 

Análise do Genótipo: Por sua “Sire Line”, seu Pai HONOUR AND GLORY descende da Lihagem de MAN O’ WAR, também pela “Bloodline” de IN REALITY, é um típico “sprinter” alongado, Pai de PUT IT BACK, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, ALJABR, descende da Linhagem de PHALARIS, via “Bloodline” de NORTHERN DANCER, foi um emérito “miler”, Filho de STORM CAT o que, sob o ponto de vista da Genética, não justificaria a aptidão de HENDRIX para abordar, com sucesso, a distância clássica por excelência no modelo do Turfe europeu, ou seja, os 2400 m, grama.

Como tive oportunidade de assinalar por diversas vezes, THE TETRARCH é um dos raros Reprodutores que produziu desde o “Sprinter” (MUMTAZ MAHAL) até o “Stayer” (três Vencedores do St. Leger), portanto, dos 1200 m aos 2800 m e, se analisarmos detalhadamente todos os Alinhamentos que integram o Genótipo de HENDRIX, vemos que as 13 entradas de THE TETRARCH e sobretudo de sua Filha, MUMTAZ MAHAL, o que proporcionou a HENDRIX um alto padrão de Velocidade Elástica voltada para distâncias mais alentadas, o que permitiu a HENDRIX abordar com sucesso a distância clássica por excelência nos moldes do Turfe europeu, ou seja, os 2400 m, pista de grama, obrigando o Vencedor a bater este importante recorde para conseguir a almejada vitória.

A presença de TUDOR MINSTREL e de COURT MARTIAL, também contribui para reforçar o nível de Velocidade Elástica exibido por HENDRIX, sendo oportuno e importante assinalar que os dois descendem de LADY JUROR, Irmã Materna de MUMTAZ MAHAL.

Além da presença de Velocidade Elástica em alto nível, a aptidão de HENDRIX para a distância clássica de Fundo, é reforçada pelas presenças dos estaminados Ancestrais como WAR ADMIRAL (Tríplice Coroado nos USA), PRINCEQUILLO (Avô Materno de Tríplice Coroado nos USA), SECRETARIAT (Tríplice Coroado nos USA) e WILD RISK (Pai de nosso conhecido WALDMEISTER), que contribuíram decisivamente para que chegasse à distâncias de Fundo, apesar de ser Filho de um “Sprinter” alongado (HONOUR AND GLORY – Pai) e de um “Miler” (ALJABR – Avô Materno).

No que se reporta às Duplicações exibidas pelo Genótipo de HENDRIX, vemos que a presença do estaminado NEARCO, ao lado de um “Sprinter” alongado, NEARCTIC, e de um ícone da Velocidade Elástica, NORTHERN DANCER, também concorre para que chegue à distância dos 2400 m dotado de um alto padrão de Velocidade proporcional a esta distância.

Não podemos concluir estas apreciações sobre a performance de HENDRIX, sem elogiar a soberba direção dada pelo J. Ricardo e pelo exuberante Treinamento de V. NAHID, dois profissionais que dispensam maiores comentários, obrigando BAL A BALI a bater o recorde da distância, para se sagrar Vencedor da Prova.       

  HENDRIX

 

VENCEDOR: BAL A BALI – BR – M.CE. – 2010

Criador: Haras SANTA MARIA das ARARAS

Proprietário: Stud ALVARENGA

 

Pai: PUT IT BACK – USA – M.C. – 1998

Linhagem (“Sire Line”): MAN O’ WAR

“Bloodline”: IN REALITY

 

Avô Materno: CLACKSON – BR – M.A. – 1976

Linhagem: PHALARIS

“Bloodline”: NEARCO

 

Mãe: IN MY SIDE – BR – F.A. – 1996

Família Materna: 3: BOWES BYERLEY TURK MARE (por BYERLEY TURK)

 

Duplicações: 6 X 5 NORTHERN DANCER – PHALARIS

                      4 X 4 (RF) GONFALON – PHALARIS / ROYAL CHARGER

 

Análise do Genótipo: Reunindo descendentes das “Bloodlines” de IN REALITY (MAN O’ WAR) e de NEARCO (PHALARIS), através de seus dois Alinhamentos Básicos, seu Genótipo evidencia que o seu Segmento Paterno está voltado para a Velocidade, enquanto seu Segmento Materno está mais ajustado para a Stamina, o que promoveu o adequado equilíbrio entre Velocidade e Stamina, o que, sob o ponto de vista da Genética o habilitou a abordar, com sucesso, a milha e meia, ou seja, a distância clássica por excelência no modelo de Turfe praticado na Europa.

Evidentemente, pelos recordes que obteve nos 1600 m e 2400 m, primeira e última Provas da Tríplice Coroa, estamos diante de um autêntico fenômeno que, por muito pouco, não igualou a façanha obtida pelo também fenômeno conhecido por SECRETARIAT, que ao vencer as três Provas da Tríplice Coroa dos USA, batendo o recorde em cada uma delas, estabeleceu um acontecimento até hoje não igualado em todos os tempos.

Um dos aspectos mais interessantes e que pode ter servido como o diferencial para o seu poderio locomotor, encontramos na Duplicação da excelente Matriz, GONFALON, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF) na região de inbreeding (4 X 4) e na Duplicação de NORTHERN DANCER.

Esta Configuração Genética está presente com certa frequência nos Pedigrees de excelentes PSI na Europa, refletindo um Genótipo com apenas duas Duplicações Convencionais / Clássicas, umas das quais nas condições do “Rasmussen Factor” (RF), num Cenário Genético tendendo para o sistema “outcross” de Criação do PSI, o que envolve muito bom nível de Vigor Híbrido, possivelmente uma das causas que vem apoiando esta extraordinária Campanha nas pistas.

Como foi visto nos Genótipos dos demais Vencedores destas Provas, mais uma vez devo assinalar a participação de descendentes da fenomenal MUMTAZ MAHAL em 10 Alinhamentos que integram o Genótipo de BAL A BALI permitindo que seja dotado de Velocidade Elástica e típica de “sprinters” em seu mais elevado nível, possibilitando que chegue aos 2400 m com o mais alto padrão de Velocidade proporcional a esta distância, como ficou comprovado pelo fato de ter batido o recorde da distância.

A Duplicação da excelente Matriz GONFALON, em zona de inbreeding e nas condições do “Rasmussen Factor” (RF), provavelmente teve uma importante contribuição para o êxito obtido como novo Tríplice Coroado da Gávea, inclusive porque seu Avô Paterno é ROYAL CHARGER, cuja 3ª Mãe é a fenomenal e mais importante Matriz do século 20, MUMTAZ MAHAL.

Evidentemente para apoiar as excelentes performances em Provas de Meio–Fundo (2000 m) e Fundo (2400 m), necessariamente, BAL A BALI teria que, ao lado do extraordinário nível de Velocidade Elástica que caracteriza seu Genótipo, diversos Alinhamentos que integram seu Genótipo, pontuados por extraordinários Fundistas e “Stayers” como SWAPS (comparado a SECRETARIAT), PRINCE JOHN (transmissordo “X Factor” (XF) e Filho do extraordinário PRINCEQUILLO), NEARCO (provavelmente o Fundista / “Stayer” mais importante do século 20, sobretudo como Reprodutor), GAINSBOROUGH (Tríplice Coroado inglês), RUSTOM PASHA (o mais importante ‘Stayer” da Criação da Argentina e Filho de SON–IN–LAW, tido como o melhor “Stayer” de todos os tempos), PHARIS (o Fundista de maior aceleração final), TOURBILLON (o ícone da Criação de Marcel Boussac, o mais importante Criador francês de todos os tempos), NIJINSKY (Tríplice Coroado inglês) e ROUND TABLE ( o mais vitorioso Fundista do Turfe norte americano na pista de grama, sagrando–se “Champion Turf Horse Of The Year” em três temporadas seguidas), elevando ao máximo o padrão de qualidade do Genótipo de BAL A BALI.  

A par de todos estes predicados de BAL A BALI, temos que destacar a excelência da direção dada pelo Jóquei V. Borges, mostrando uma tranquilidade incomum para um Jóquei de apenas 20 anos e, sobretudo, pelo magnífico padrão de Treinamento do excepcional Treinador D. Guignoni.

                                               

 BAL A BALI

                     Tríplice Coroado do Jockey Club Brasileiro em 2014 



Autor: Orlando Lima
e.mail: omlimapsi@gmail.com 
blog: www.goldblendconsultoria.blogspot.com 
Acesso pelo RAIA LEVE: Links / Brasil / Consultoria Goldblend


<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.320

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês