Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

A CRIAÇÃO NACIONAL, TEMPORADA DE MONTA DE 2012
26/04/2013 - 16h06min

 

 FINO TRATO

  A CRIAÇÃO NACIONAL

        TEMPORADA DE MONTA DE 2012

 

I – INTRODUÇÃO

É flagrante a preocupação e empenho da Criação brasileira do PSI, e em particular, dos Criadores comprometidos em elevar a média da Qualidade do Puro Sangue Inglês nascido e criado no Brasil, em agregar e intensificar o uso de novas “Bloodlines”, abrindo uma variedade de opções para o Planejamento Genético de suas Matrizes.

Alguns aspectos sinalizam para o direcionamento deste Movimento promovido por alguns importantes e influentes Criadores do PSI no Brasil.

                                               

                                           TIGER HEART – Serviu o maior número de Matrizes

Um desses aspectos refere–se aos Reprodutores importados no Sistema de “shuttle”, que nas últimas Temporadas de Monta vêm apontando para o uso de Reprodutores descendentes de Linhagens / “Bloodlines” compatíveis com a maior parte das Matrizes que integram o “Bloodstock” nacional, sejam provenientes da Criação norte americana, mas sobretudo, da Criação europeia, modelo de Turfe seguido no Brasil.

 

                                          

                                             SHIROCCO – Reprodutor típico da Criação europeia 

Outro aspecto de grande relevo é o progressivo aproveitamento do Reprodutor nacional portador de excelente Campanha nas Pistas de Corrida, chegando, nesta Temporada de Monta em foco, a suplantar o número de Reprodutores do Grupo de Elite provenientes da Criação norte americana que, durante várias Temporadas anteriores, dominavam o panorama da Criação brasileira do PSI, em flagrante dicotomia com o modelo de Turfe praticado nos dois principais Hipódromos do Brasil.

Deve–se ressaltar, ainda, que boa parte dos Reprodutores da Criação norte americana importada no Sistema de “shuttle” em Temporadas de Monta mais recentes, são provenientes de qualificados “strains” (estirpes genéticas), compatíveis com muitas de nossas Matrizes, que conjugados com a expressiva importação de Reprodutores da Criação europeia, resgatando Linhagens que se encontravam praticamente extintas em nossa Criação, como a dos fabulosos BLANDFORD (SHIROCCO / MANDURO) e TOURBILLON (LINNGARI), diversificando e contribuindo decisivamente para a elaboração de Planejamentos Genéticos mais produtivos e criteriosos.

                                           

                                                 LINNGARI – Linhagem de TOURBILLON

A lamentar profundamente a ausência de Reprodutor descendente da fabulosa Linhagem de HYPERION neste Grupo de Elite, Linhagem que dominou a Criação europeia por várias Temporadas no século 20 e que, atualmente, é representada por CADEAUX GENEREUX e seus descendentes, ou seja, BAHAMIAN BOUNTY (chegou a ser comparado com MUMTAZ MAHAL pelo alto padrão de Velocidade exibida em sua Campanha de 2 anos), PASTORAL PURSUITS, MAJOR CADEAUX, GOODRICKE, entre outros.

                                            

                                              BAHAMIAN BOUNTY – Linhagem de HYPERION

Alerto, ainda, para a ausência de Reprodutor descendente de ACATENANGO (Avô Materno de ANIMAL KINGDOM), assim como, pela pouca representatividade de Reprodutores descendentes pelo Alinhamento Masculino Paterno (“high line” – HL do Pedigree) das Linhagens de TEDDY e de St. SIMON e das “Bloodlines” de DOMINO (DUBAI DUST – Pai de MOJITO – Vencedor do Derby deste ano), ROUGH N’ TUMBLE (MACHO UNO) e BUCKPASSER (SPEND A BUCK).

A lacuna visível e sentida da pouca representatividade da “Bloodline” de ROYAL CHARGER (3/4 Irmão de NASRULLAH), vem sendo amplamente compensada pela presença do excelente Reprodutor AGNES GOLD, sediado no Paraná, Filho do melhor Reprodutor que atuou no Japão, o norte americano SUNDAY SILENCE.

                                             

                                                             SUNDAY SILENCE 

Presenciamos, a partir da década de 80, como tendência da Criação mundial do PSI, mas sobretudo por parte da Criação norte americana, o flagrante predomínio da Velocidade em detrimento da Stamina, o que se encontra refletido no fato de que a cerca de 35 anos, o Turfe norte americano não encontra um Tríplice Coroado, em grande parte devido ao Belmont Stakes (3ª Prova da Tríplice Coroa, disputada em 2400 m, na areia), além do que seus melhores Produtos não chegam a concluir a Campanha dos 3 anos, seja por serem retirados de Campanha antes de se lesionarem e percam o alto valor adquirido para a Reprodução, seja porque efetivamente  se lesionam impedindo o prosseguimento da Campanha dos 3 anos.

                                            

                                               AFFIRMED – Último Tríplice Coroado dos USA

Sabe–se que a Criação norte americana, ainda detentora de excelentes “Bloodlines”, está providenciando medidas para reverter esta situação e voltar a ocupar a posição de relevo que algumas décadas atrás compartilhava com a Criação europeia no âmbito da Criação mundial do PSI. 

                                                             SECRETARIAT e SEATTLE SLEW – Tríplices Coroados dos USA

Por outro lado, a Criação europeia passou a adotar, com amplo sucesso, o “blending” (mistura) dos melhores “strains” (estirpes genéticas) típicos da Criação europeia e norte americana, acentuando a Velocidade sem a perda expressiva da Stamina.

                                                                      ZARKAVA e SEA THE STARS (USA  X  EUROPA)

Um aspecto sintomático do prevalecimento da Velocidade sobre a Stamina se inicia na própria Criação europeia, observando–se que a Linhagem que predomina em mais de 85% dos atuais PSI, é pontuada por PHALARIS (“handicap horse”), um “sprinter” alongado do início do século 20.

                                       

                                     PHALARIS – Linhagem dominante da Criação mundial do PSI

A “Bloodline” de maior influência no Turfe mundial da atualidade é pontuada por NORTHERN DANCER cujo Pai, NEARCTIC, foi um “sprinter” alongado canadense.

                                        

                                                           NORTHERN DANCER

A segunda “Bloodline” mais influente é pontuada por Mr. PROSPECTOR, um “sprinter” / “flyer”, cujo Avô Materno, NASHUA, foi um excepcional “sprinter”, Filho do extraordinário NASRULLAH, influenciado pela fenomenal MUMTAZ MAHAL, sua 2ª Mãe, por sua vez, Filha do fenômeno THE TETRARCH, o ícone da Velocidade Elástica da Criação mundial do PSI, Ancestral da maioria dos Reprodutores que pontuaram as mais influentes “Bloodlines” identificadas na segunda metade do século 20 e início do século 21.

                                      

                                                           Mr. PROSPECTOR

Linhagens pontuadas por Reprodutores como HYPERION e TOURBILLON, ambos caracterizados como Fundistas (2400 m), sobrevivem às custas de descendentes de  Reprodutores  “sprinters” alongados, como TUDOR MINSTREL, Ancestral Paterno de  CADEAUX GENEREUX e seu Filho, BAHAMIAN BOUNTY, representando a Linhagem de HYPERION e de AHONOORA e seu Filho INDIAN RIDGE, representando a Linhagem de TOURBILLON.

Observamos uma grande afinidade, num autêntico de duas Mãos entre descendentes destas duas Linhagens.

O mais importante e influente ícone do Vigor Híbrido (Consistência e Resistência), predicado de fundamental importância para o PSI, foi o Reprodutor BAY RONALD, cujos descendentes diretos transmitiram esta característica para seus descendentes, como HYPERION (Bisneto Paterno), TEDDY (Avô Materno) e DARK RONALD (Filho), todos com suas respectivas Linhagens em rota de extinção, configurando uma perda de fundamental importância para o já combalido Vigor Híbrido do PSI da atualidade, ressalvando–se os dois Reprodutores básicos da atual Criação alemã, MONSUN (BLANDFORD) e ACATENANGO (DARK RONALD).

Há alguns dias, o Stud Book Brasileiro exibiu a Lista de Reprodutores que atuaram na Temporada de Monta de 2012, observando–se a presença de 215 Reprodutores que serviram 3501 Matrizes, resultando no Índice de Concentração (IC) igual a 16 (média de Matrizes servidas por cada Reprodutor).

Devo ressaltar que, usualmente, após determinado período, a quantidade exibida pelo Stud Book Brasileiro, sobretudo das Matrizes servidas, pode aumentar em até 3 a 4%.

Para termos uma noção comparativa com a Temporada de Monta de 2011, nesta mesma data, essa Lista apresentava um total de 208 Reprodutores que serviram 3641 Matrizes, resultando no Índice de Concentração (IC) igual a 17.

O Índice de Concentração (IC) serve, exclusivamente, como uma Referência para sinalizar, em conformidade com a Probabilidade Estatística, os Reprodutores que teoricamente reúnem maior possibilidade de dar continuidade às Linhagens / “Bloodlines” a que pertencem, integrando o Grupo de Elite de Reprodutores que, na Temporada de Monta de 2012, serviram 16 ou mais Matrizes (IC).

Como estamos tratando de Genética, devo enfatizar que nada impede que um Reprodutor que tenha servido menos de 16 Matrizes venha a revelar um excelente potencial para esta função, devendo–se observar, entretanto, que suas chances de obter sucesso são progressivamente menores, em razão do menor número de Matrizes servidas.

 

II – GRUPO DE ELITE DE REPRODUTORES POR NACIONALIDADE /  LINHAGEM / “BLOODLINE”

Nesta Temporada de Monta de 2012, 60 Reprodutores integram o Grupo de Elite que, em conformidade com o Índice de Concentração (IC), serviram 16 ou mais Matrizes.

A – REPRODUTORES em “SHUTTLE” por NACIONALIDADE

1 – Da IRLANDA: 3 Reprodutores = 297 Matrizes

2 – Dos USA: 4 Reprodutores = 339 Matrizes

3 – Da ALEMANHA: 1 Reprodutor = 67 Matrizes

TOTAL: 8 Reprodutores = 703 Matrizes (IC = 88)

 

OBSERVAÇÃO: Os Reprodutores LINNGARI e DROSSELMEYER foram considerados sob o Sistema de “shuttle”, ainda que retornem, a cada Temporada de Monta, ao Brasil (Temporada de Monta do Hemisfério Sul).  

 

B – REPRODUTORES SEDIADOS no BRASIL por NACIONALIDADE

1 – Dos USA: 19 Reprodutores = 904 Matrizes

2 – Da ARGENTINA: 5 Reprodutores = 144 Matrizes

3 –  Da IRLANDA: 6 Reprodutores = 202 Matrizes

4 – Do JAPÃO: 1 Reprodutor = 50 Matrizes

5 – Da INGLATERRA: 1 Reprodutor = 48 Matrizes

6 – Do BRASIL: 20 Reprodutores = 623 Matrizes

TOTAL: 52 Reprodutores = 1971 Matrizes (IC = 38)

TOTAL (A + B) = 60 Reprodutores = 2674 Matrizes (IC = 45)

OBSERVAÇÃO: O elevado nível do IC = 88 alcançado pelos Reprodutores importados pelo Sistema de “Shuttle” para atuar na Temporada de Monta do Hemisfério Sul é plenamente justificável, pois estes Reprodutores necessitam que sua vinda seja viabilizada em termos econômico–financeiros, servindo um expressivo número de Matrizes e, desta forma, possibilitando que Reprodutores de melhor qualificação sejam utilizados na Criação nacional do PSI.

O IC = 38 alcançado pelos Reprodutores sediados no Brasil que integram o Grupo de Elite se refere aos Reprodutores com as maiores oportunidades, servindo um acentuado número de Matrizes, usualmente, pertencentes a Criadores que reúnem condições de arcarem com os expressivos valores cobrados para seus Serviços.

De uma forma geral, referenciando–se ao Grupo de Elite, o panorama entre as Temporadas de Monta de 2011 e 2012, reportando ao número de Matrizes servidas, praticamente não apresentou diferença expressiva, passando de 2762 Matrizes servidas em 2011, para 2674 de Matrizes servidas na Temporada de Monta de 2012.

No que se refere ao total de Matrizes nominadas pelo Stud Book Brasileiro (informações referenciadas a abril de cada ano), pode–se visualizar uma pequena queda do total de 3641 Matrizes em 2011, para 3501 em 2012, cuja sinalização mais contundente é a de apontar para a continuidade da tendência de queda da Atividade Criatória do PSI no Brasil.    

 

GRUPO DE ELITE POR LINHAGEM / “BLOODLINE”

 

OBSERVAÇÂO: As Linhagens e respectivas “Bloodlines” adiante assinaladas, reportam–se ao Alinhamento Masculino Paterno do Reprodutor (“high line” – HL do Pedigree). 

 

1 – Linhagem de PHALARIS: 34 Reprodutores (52%) = 1701 Matrizes (64%)

 

1.A – “Bloodline” de NORTHERN DANCER – 17 Reprodutores (28%)

 

1º – TIGER HEART – 129 Matrizes

2º – RODERIC O’CONNOR – 128 Matrizes

3º – HOLY ROMAN EMPEROR – 116 Matrizes

4º – MENSAGEIRO ALADO – 56 Matrizes

5º – EMIRATES TO DUBAI – 50 Matrizes

6º – CRIMSON TIDE – 48 Matrizes

7º – DESEJADO THUNDER – 45 Matrizes

8º – PLENTY OF KICKS – 43 Matrizes

9º – AMIGONI – 41 Matrizes

10º – TOP HAT – 38 Matrizes

11º – MOLENGÃO – 37 Matrizes

12º – SILENT TIMES – 35 Matrizes

13º – RED ROCK CANYON – 32 Matrizes

14º – MELLON MARTINI – 24 Matrizes

15º – LA FÚRIA NEGRA – 22 Matrizes

16º – GOOD REWARD – 21 Matrizes

17º – RED RUNNER – 19 Matrizes

 

TOTAL de MATRIZES SERVIDAS = 884 (33%)

 

1.B – “Bloodline” de NASRULLAH – 11 Reprodutores (18%)

 

1º – BENNY THE BULL – 103 Matrizes

2º – DROSSELMEYER – 94 Matrizes

3º – SILVER TRAIN – 88 Matrizes

4º – ADRIANO – 49 Matrizes

5º – NEDAWI – 48 Matrizes

6º – T.H. APPROVAL – 38 Matrizes

7º – BOLD STAR – 29 Matrizes

8º – MIG – 23 Matrizes

9º – Mr. NEDAWI – 23 Matrizes

10º – CARE BUSINESS – 22 Matrizes

11º – POUNCED – 20 Matrizes

 

TOTAL  de MATRIZES SERVIDAS = 537 (20%)

 

1.C – “Bloodline” de ICECAPADE – 3 Reprodutores (3%)

 

1º – WILD EVENT – 87 Matrizes

2º – FLUKE – 30 Matrizes

3º – CHRISTINE’S OUTLAW – 27 Matrizes

 

TOTAL  de MATRIZES SERVIDAS = 144 (6%)

 

1.D – “Bloodline” de ROYAL CHARGER – 2 Reprodutores (2%)

 

1º – SPRING HALO – 68 Matrizes

2º – AGNES GOLD – 50 Matrizes

 

TOTAL de MATRIZES SERVIDAS = 118 (4%)

 

1.E – “Bloodline” de NEARCO – 1 Reprodutor (1%)

 

1º – FOGONAROUPA – 18 Matrizes

 

TOTAL de MATRIZES SERVIDAS = 18 (1%)

 

2 – Linhagem NATIVE DANCER – 18 Reprodutores (28%) = 668 Matrizes (25%)

 

2.A – “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR – 16 Reprodutores (27%) 

 

1º – INEXPLICABLE – 72 Matrizes

2º – PIONEERING – 70 Matrizes

3º – BLADE PROSPECTOR – 61 Matrizes

4º – MARSH SIDE – 54 Matrizes

5º – FIRST AMERICAN – 52 Matrizes

6º – PUBLIC SPEAKER – 45 Matrizes

7º – ARAMBARÉ – 36 Matrizes

8º – VETTORI – 34 Matrizes

9º – CRAFTY C.T. – 28 Matrizes

10º – GREGORIANO – 28 Matrizes

11º – IMPRESSION – 25 Matrizes

12º – AVANZADO – 18 Matrizes

13º – CAPE TOWN – 16 Matrizes

14º – MASTRO LORENZO – 16 Matrizes

15º – OUT OF CONTROL – 16 Matrizes

16º – TALUDO – 16 Matrizes

 

TOTAL  de MATRIZES SERVIDAS = 587 (22%)

 

2.B – “Bloodline” de RAISE A NATIVE – 2 Reprodutores (2%)

 

1º – REDATTORE – 60 Matrizes

2º – WATCHMON – 21 Matrizes

 

TOTAL de MATRIZES SERVIDAS = 81 (3%)

 

3 – Linhagem de MAN O’ WAR – 3 Reprodutores (2%) = 88 Matrizes (3%)

 

3.A – “Bloodline” de IN REALITY – 3 Reprodutores (2%)

 

1º – PUT IN BACK – 48 Matrizes

2º – SOL DE ANGRA – 24 Matrizes

3º – UNBRIDLED STAR – 16 Matrizes

 

TOTAL de MATRIZES SERVIDAS = 88 (3%)

 

 

4 – Linhagem de TEDDY – 2 Reprodutores (1%) = 76 Matrizes (3%)

 

4.A – “Bloodline” de DAMASCUS – 2 Reprodutores (1%)

 

1º – PUBLIC PURSE – 59 Matrizes

2º – BANKING – 17 Matrizes

 

TOTAL  de MATRIZES SERVIDAS = 76 (3%)

 

5 – Linhagem de BLANDFORD – 1 Reprodutor (1%) = 67 Matrizes (3%)

 

5.A – “Bloodline” de BAHRAM – 1 Reprodutor (1%)

 

1º – SHIROCCO – 67 Matrizes (3%)

 

TOTAL de MATRIZES SERVIDAS = 67 (3%)

 

6 – Linhagem de TOURBILLON – 1 Reprodutor (1%) = 53 Matrizes (2%)

 

6.A – “Bloodline” de AHONOORA – 1 Reprodutor (1%)

 

1º – LINNGARI – 53 Matrizes

 

TOTAL de MATRIZES SERVIDAS = 53 (2%)

 

 

7 – Linhagem de St. SIMON – 1 Reprodutor (1%) = 21 Matrizes (1%)

 

7.A – “Bloodline” de SICAMBRE – 1 Reprodutor (1%)

 

1º – SIPHON – 21 Matrizes

 

TOTAL  de MATRIZES SERVIDAS = 21 (1%)

 

 

III – CONCLUSÕES

 

• As Referências citadas nestas CONCLUSÕES reportam–se ao Grupo de Elite integrado por 60 Reprodutores, 28% do total de Reprodutores (215) nominados no SBB para a Temporada de Monta de 2012, que serviram 2674 Matrizes, 76% do total de Matrizes (3501) nominadas pelo SBB para essa mesma Temporada de Monta,  proporcionando o Índice de Concentração igual a 16, representando a perda de 1 ponto em relação à Temporada de Monta de 2011, que foi IC igual a 17.

• A primeira grande surpresa com que nos deparamos é a presença de um Reprodutor sediado no Brasil, TIGER HEART, de procedência e nacionalidade norte americana, como o Reprodutor que serviu o maior número de Matrizes (129) na Temporada de Monta de 2012, prerrogativa que, usualmente, é exercida por Reprodutor importado sob o Sistema de “shuttle”.

• No que se reporta às Linhagens, o panorama reflete a mesma tendência da Temporada anterior, ou seja, o predomínio das Linhagens pontuadas por PHALARIS  e NATIVE DANCER, mas com a Linhagem de PHALARIS aumentando sua expressiva participação  de 49% para 64%, com a Linhagem de NATIVE DANCER apresentando  um recuo de 33% para 25%, no que se refere ao número de Matrizes servidas nas duas Temporadas de Monta.

• Comparando–se o comportamento dos Reprodutores destas duas Linhagens que integram o Grupo de Elite, no que se refere ao número de Matrizes servidas nestas duas Temporadas, nota–se uma expressiva expansão da quantidade de Matrizes servidas que passou de 76% na Temporada de Monta de 2011 para 89% na Temporada de Monta de 2012, aumentando consideravelmente a influência dos Reprodutores do Grupo de Elite descendentes das Linhagens de PHALARIS e de NATIVE DANCER, no âmbito da Criação nacional do PSI.

• Em consequência, as 5 Linhagens restantes representadas neste Grupo de Elite (BLANDFORD; TEDDY; MAN O’ WAR; TOURBILLON;  e St. SIMON) na Temporada de Monta de 2012, refletem uma expressiva redução na sua já pequena participação no âmbito da Criação nacional do PSI dificultando, cada vez mais, o Planejamento Genético das Matrizes que integram o “Bloodstock” refletido no Plantel de Matrizes da Criação nacional do Puro Sangue Inglês (PSI).

• Nota–se o retorno de Reprodutores descendentes da Linhagem de MAN O’ WAR ao Grupo de Elite, ausente na Temporada de Monta de 2011, mas continuamos a lamentar profundamente a ausência de Reprodutor descendente da fundamental Linhagem de HYPERION. 

• No que se reporta ao comportamento das “Bloodlines”, da Temporada de Monta de 2011 para a de 2012, no âmbito do Grupo de Elite, observamos a salutar recuperação da participação da “Bloodline” de NASRULLAH, refletida no aumento de 11% para 20%, no que se refere ao número de Matrizes servidas pelos Reprodutores descendentes desta “Bloodline”, ao mesmo tempo em que notamos o aumento moderado da participação de Reprodutores descendentes da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, refletida no aumento de 29% para 33% de Matrizes servidas na Temporada de Monta de 2012. 

• Por outro lado, ainda no âmbito do Grupo de Elite, observa–se a expressiva redução na participação de Reprodutores descendentes da “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR que em 2011 serviram 29% das Matrizes, enquanto, em 2012, que essa participação caiu para 22% dessas Matrizes, quase alcançada pelos Reprodutores descendentes da “Bloodline” de NASRULLAH (20%), o que expressa uma melhor distribuição dessas “Bloodlines” mais atuantes no âmbito da Criação nacional do PSI, sendo de capital importância que a essas três “Bloodlines” sejam agregadas outras “Bloodlines”, diversificando, positivamente, o Planejamento Genético para a Criação nacional do PSI. 

• Assinalamos a presença de um excelente Reprodutor (AGNES GOLD), descendente da “Bloodline” de ROYAL CHARGER (3/4 Irmão de NASRULLAH), Filho do fenomenal Reprodutor da Criação nipônica, o norte americano, SUNDAY SILENCE, juntando–se a SPRING HALO, mais voltado para a Velocidade, assim como, o retorno da “Bloodline” de IN REALITY, responsável maior pela continuidade da Linhagem de MAN O’ WAR, ausente no Grupo de Elite na Temporada de Monta de 2011, e que ressurge através do já consagrado PUT IT BACK e do promissor SOL DE ANGRA, ambos voltados para a Velocidade.

• Tão lamentável quanto à ausência da Linhagem de HYPERION no Grupo de Elite de Reprodutores, permanece a ausência de Representantes da “Bloodline” pontuada pelo extraordinário raçador norte americano, BUCKPASSER, sobretudo após a perda de HARD BUCK, tendo em vista que os poucos Reprodutores descendentes dessa “Bloodline” no Brasil (JERRY SPECIAL e FARENHEIT), Filhos de SPEND A BUCK, não têm obtido o mínimo de oportunidades para revelar seu potencial como Reprodutores.

• Resta–nos ressaltar a ausência continuada no Grupo de Elite, de Reprodutor descendente da “Bloodline” do “Cavalo do Século 20”, RIBOT (Linhagem de St. SIMON), sempre importante para enriquecer o Planejamento Genético da Criação do PSI, sobretudo para o PSI (Fundista) ajustado para a distância clássica por excelência, ou seja, os 2400 m, pista de grama, assim como, de Representantes das “Bloodlines” de DOMINO e de ROUGH N’ TUMBLE, ambos pertencentes à importante, mas esquecida Linhagem norte americana pontuada por HIMYAR, chamando a atenção para o fato do Vencedor do Derby da Gávea de 2013, MOJITO, ser Filho de DUBAI DUST, pertencente à “Bloodline” de DOMINO, notável influência para a Criação norte americana em expressivo período do século 20.

 

Autor: Orlando Lima                            

e.mail: omlimapsi@gmail.com

Blog: www.goldblendconsultoria.blogspot.com 

Acesso pelo RAIA LEVE: Links / Brasil / Consultoria Goldblend

Fotos: Internet



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês