Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Floreando, por Milton Lodi
02/08/2012 - 17h04min

ESTATÍSTICAS DA TEMPORADA 2011/2012

1– JOCKEY CLUB BRASILEIRO – O Haras Santa Maria de Araras ganhou as duas primeiras posições entre os criadores. Como sempre o Araras se apresenta como o mais eficiente haras brasileiro, mas o Anderson teve um ano brilhante. Na estatística dos criadores da nova geração a situação se inverteu, venceu o Anderson com o Araras em segundo. Wild Event foi o líder dos garanhões mais uma vez, ratificando a sua condição de melhor reprodutor sediado em nosso país, com o ótimo nacional Redattore em segundo. Quanto aos potros da nova geração, Point Given, que veio em “shuttle” para o Anderson, e Northern Afleet, que foi também trazido em shuttle, pelo TNT, ocuparam as duas primeiras colocações. Na estatística dos proprietários , o Anderson mostrou–se o melhor e em ótima fase, com o muito ganhador Stud Alvarenga em segundo. No tocante aos treinadores, Dulcino Guignoni teve um excepcional ano, vencendo com muitos méritos, e deixando em segundo o também muito ganhador Julio Cezar Sampaio. No setor dos jóqueis, uma intensa luta só foi decidida nos dois últimos programas, tendo Vagner Borges vencido o seu tenaz competidor Dalto Duarte por pequena diferença. Isso foi o que se viu nas estatísticas do período, e deve ser ressaltada a especial performance do Haras Anderson.

2– JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO – Como de hábito, o Haras Santa Maria de Araras mostrou que continua a ser o melhor criador brasileiro, tendo dessa vez como secundante o sempre presente Haras Ponta Porã. Nos criadores da nova geração destacou–se novamente o Ponta Porã, com ótima performance, aparecendo em segundo o paulista Haras Basano, em ótimo ano. Entre os reprodutores, destacaram–se Romarin (filho de Itajara) e Nedawi, que tem produzido muitos bons filhos. Os melhores garanhões dos 2 anos foram First American e Val Royal. Quanto aos avós maternos, os melhores foram o eterno Ghadeer e Roi Normand. No setor dos proprietários, em ótimos anos lideraram o Beverly Hills Stud e o Haras Old Friends Ltda. O treinador campeão foi A.L.Cintra (Tolu), ele com S.Dornelles em segundo, ambos trabalhando em centros de treinamentos. Os dois melhores jóqueis foram Vagner Leal, que na Gávea mostrou–se um jóquei de bons recursos e de boa qualidade técnica e que em Cidade Jardim evoluiu muito, e a excelente joqueta Josiane Gulart, na verdade um caso à parte, com incrível noção de percurso e muita coragem e eficiência. V.Leal e J.Gulart merecidamente foram os destaques entre os jóqueis de Cidade Jardim.

3– JOCKEY CLUB DO RIO GRANDE DO SUL – Entre os criadores, mais uma vez aparece no topo da lista o Haras de Ponta Porã, que foi brilhantemente secundado pelo Haras Maluga. Entre os proprietários, o vencedor foi o Haras Monte Athos, seguido pelo Maluga. Os dois primeiros colocados entre os treinadores foram C.A.Moura e D.Peres. Entre os jóqueis brilharam C.Machado e C.Macedo.

4– RESUMO – Já há muitos anos que o Ghadeer continua como o melhor avô materno do Brasil em todos os tempos. No Rio e em São Paulo continua ele como grande líder ano após ano, mesmo já tendo morrido há algum tempo. Um verdadeiro fenômeno. Destacaram–se entre os Haras o Araras, o Anderson e o Ponta Porã. O reprodutor Wild Event continua como o melhor garanhão em atividade no Brasil. Outro detalhe importante que tem que ser ressaltado em relação às estatísticas de 2011/2012 foi a excepcional temporada da joqueta Josiane Gulart, um real talento na difícil profissão. Surgiram novos bons aprendizes, em Cidade Jardim apareceu o novato Francisco Leandro que um acidente interrompeu a sua especial carreira mas que já com o problema superado firma–se aos poucos como um grande valor entre os jóqueis, e na Gávea a figura de Marcelle Martins, uma joqueta iniciante e com resultados impressionantes, e se por um lado tira vantagem de ser muito leve e ter contado com uma injusta e absurda descarga de peso que muitas vezes desequilibra o normal resultado dos páreos em que monta, por outro tem evoluído muito, e mesmo quando perder a enorme vantagem deverá mostrar boa eficiência. Em resumo, é o que se poderia dizer.



<< Coluna anterior



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês