Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

CINCO FENÔMENOS
30/06/2012 - 14h51min

CINCO FENÔMENOS

I – INTRODUÇÃO

Neste século 21, o Puro Sangue Inglês (PSI) vem passando por transformações que podem ser visualizadas em seus Genótipos (Pedigree) e seus Fenótipos (Perfil Físico).

Ao longo da história do PSI, dois modelos de Turfe se destacaram e consolidaram, o modelo de Turfe Europeu, com berço na Inglaterra, o original, daí o nome que distingue a Raça Equina destinada às Corridas, Puro Sangue Inglês (PSI), e o modelo de Turfe Norte Americano, com base nos Estados Unidos da América do Norte que, em última análise, tornou–se um derivativo, com características próprias e específicas.

As diferenças entre os dois modelos de Turfe são facilmente identificadas, pois enquanto o modelo Europeu apresenta como sua distância clássica por excelência a milha e meia (2400 m) e a Pista de Grama, e seus principais Hipódromos apresentam Pistas com um traçado caracterizado por Retas longas e Curvas abertas, o modelo Norte Americano apresenta como sua distância clássica por excelência os 10 “Furlongs” (2000 m) e a Pista de Areia / Sintética, com seus principais Hipódromos caracterizados por Retas mais curtas e Curvas mais fechadas.

Como não poderia deixar de ser, a Criação do PSI na Europa e nos Estados Unidos se ajustaram a estas características básicas, além do que, nos Estados Unidos o Turfe passou a se constituir como um poderoso “Business”, o que veio a direcionar sua Criação do PSI para atender a este Objetivo.

A partir da segunda metade do século 20, o PSI criado na Europa, de certa forma, preservou suas características básicas, mas com a nítida preocupação de acentuar a intensidade do fundamental predicado da Velocidade, mas sem perda expressiva da Stamina, diretamente correlacionada com o Vigor Híbrido (Consistência e Resistência) característico do caldeamento das Raças Equinas que culminaram no PSI.

Com a mesma cronologia, o PSI criado na América do Norte (notadamente nos USA), procurou acentuar o predicado da Velocidade e Precocidade, deixando a Stamina num segundo plano, o que pode ser avaliado pelo fato de não conseguir, há exatos 34 anos, um Tríplice Coroado, usualmente derrotados na 3ª Prova da Tríplice Coroa, o Belmont Stakes, disputado em 2400 m, na pista de areia de Belmont Park.

Além disso, para atender ao predicado da Precocidade, privilegiou a Campanha dos 2 anos, agregando extraordinário valor para a Reprodução aos jovens PSI que venham a  se destacar nessa Campanha.

A Criação Norte Americana concentrou seu Planejamento Genético, no que se refere à adoção de Reprodutores, em Descendentes de duas “Bloodlines” pontuadas por Mr. PROSPECTOR e NORTHERN DANCER, atendendo às suas características primordiais, ou seja, Precocidade e Velocidade.

A terceira “Bloodline” mais adotada pela criação Norte Americana, pontuada por NASRULLAH, gradativamente, vai sendo esvaziada e, consequentemente, a convergência para Reprodutores descendentes das duas “Bloodlines” acima citadas foi intensificada, causando problemas para integridade física do PSI criado nos USA, tendo em vista que seus melhores Produtos já não conseguem concluir sua Campanha dos 3 anos, seja por lesão física, seja por serem retirados antes que se lesionem e venham a perder o valor alcançado para o exercício da função como Reprodutor.

A Criação Europeia, por sua vez, procurando acentuar o padrão de Velocidade de seu PSI, intensificou o uso de Reprodutores Descendentes da “Bloodline” de NORTHERN DANCER e, em menor escala, em Descendentes da “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, mas sem desprezar totalmente Reprodutores Descendentes de outras “Bloodlines”, garantindo a Stamina adequada para alcançar, com sucesso, as distâncias  longas das principais Provas de seu Calendário Nobre.

Com esta tendência no Planejamento Genético adotado pelos dois modelos de Criação, surgiu um autêntico “Nick” mútuo entre Reprodutores Descendentes das “Bloodlines” de Mr. PROSPECTOR e de NORTHERN DANCER, tendência esta que também pode ser observada na Criação Sul Americana do PSI (Argentina, Brasil e Chile), da Australásia (Austrália e Nova Zelândia) e do Japão, sendo que nesta última a concentração mais intensa encontra–se em Descendentes da “Bloodline” de ROYAL CHARGER (3/4 irmão de NASRULLAH), em razão da soberba atuação de seu excepcional Reprodutor, SUNDAY SILENCE.

A diferenciada Criação Alemã do PSI concentrou seu Planejamento Genético nas Linhagens de BLANDFORD e DARK RONALD, através das  “Bloodlines” de MONSUN e ACATENANGO, resultando na produção dos PSI mais consistentes e saudáveis da atualidade, no âmbito do Turfe mundial.

Mais recentemente, sobretudo na Criação Europeia, um novo “Nick” mútuo se apresenta com amplo sucesso nas pistas, entre Descendentes de SADLER’S WELLS e DANEHILL, ambos Descendentes de NORTHERN DANCER.

Com esta perspectiva direcionada para uma expressiva concentração do Planejamento Genético da Criação internacional do PSI em Descendentes de apenas duas “Bloodlines”, Reprodutores Descendentes de outras Linhagens / “Bloodlines”, com poucas exceções, gradativa e rapidamente estão sendo alijados do Planejamento Genético da recente Criação do PSI e, consequentemente, suas respectivas Linhagens / “Bloodlines” ou já estão extintas, ou caminham aceleradamente para a extinção, reduzindo drasticamente as opções disponíveis para um diversificado e criterioso Planejamento Genético.

Como poderemos observar pelos Pedigrees dos Cinco Fenômenos que se destacaram até agora neste século 21, dois dos quais ainda permanecem em Campanha nas pistas,  ainda é visível a participação e o importante papel representado por Reprodutores descendentes de outras Linhagens / “Bloodlines”, integrando a composição dos Genótipos destes cinco extraordinários “racehorses” e “ racemares”, evidenciando a importância de sua preservação em prol da evolução do PSI pelo século 21.

Neste sentido, alerto aos Criadores brasileiros do PSI comprometidos com a elevação do nível médio da qualidade do PSI brasileiro, para que procurem trazer Reprodutores descendentes pelo Alinhamento Masculino Paterno de Linhagens / “Bloodlines” que venham a contribuir efetivamente para a preservação e manutenção da continuidade de Reprodutores descendentes de CADEAUX GENEREUX (HYPERION), SUNDAY SILENCE (HAIL TO REASON / ROYAL CHARGER), ACATENANGO (DARK RONALD), RIBOT (St. SIMON), BLUSHING GROOM / NEVER BEND (NASRULLAH), BUCKPASSER (TOM FOOL), GREEN DESERT / NIJINSKY (NORTHERN DANCER), PRIVATE ACCOUNT (DAMASCUS / TEDDY), SIR IVOR / HABITAT (SIR GAYLORD) e como não poderia deixar de ser, descendentes de SADLER’S WELLS e de DANEHILL.

Apesar de terem comparecido em Temporadas de Monta no Brasil recentemente, nunca é demais persistir na continuidade da adoção de descendentes de BLANDFORD (MONSUN) e de TOURBILLON (LINNGARI), ACK ACK / GREAT ABOVE (DUBAIS DUST / MACHO UNO) e de MAN O’ WAR (PUT IT BACK).

Lamentavelmente, Reprodutores descendentes de HURRY ON / HERBAGER, de COURT MARTIAL / FAIR TRIAL, de CRIMSON SAINT / GOLD BRIDGE, de COUNT FLEET, PHARIS e de PRINCEQUILLO / PRINCE JOHN, pelo Alinhamento Masculino Paterno, já não estão mais disponíveis.

Para se avaliar um Genótipo, torna–se necessário analisar, num primeiro momento, os três Alinhamentos Básicos, ou seja, o Alinhamento Masculino Paterno (“high line” – HL do Pedigree), o Alinhamento Masculino do Avô Materno (“middle line” – ML do Pedigree) e o Alinhamento Feminino delineado pela sequência de suas Mães (“bottom line” – BL do Pedigree) que irão proporcionar o Cenário Genético Básico do Produto.

Entretanto, a avaliação completa, necessariamente, terá que ser complementada pela análise dos demais Alinhamentos que integram o Genótipo, pois algum / alguns deles podem se impor aos demais, assim como, em seu conjunto ou isoladamente, poderão compensar alguma possível fragilidade ou vulnerabilidade que venha a se apresentar no Genótipo elaborado e / ou analisado.

II – OS CINCO FENÔMENOS


Neste século 21, cinco PSI apresentaram Campanhas de nível excepcional, caracterizando–os como autênticos fenômenos das pistas de corrida.

Dos cinco eleitos, um concluiu sua Campanha invicto, dois permanecem em Campanha invictos e dois concluíram suas Campanhas com apenas uma derrota, todos vencendo as principais Provas dos Calendários Nobres de seus respectivos países, nas distâncias compatíveis com o Alcance Estamínico de cada um.

Além dessa rara característica de Campanha, além de vencerem suas Provas mais qualificadas, o fizeram, em sua maioria, de forma relevante, fugindo da normalidade das Vitórias comuns, transformando várias delas em performances épicas.

Dois nasceram na Irlanda e os três restantes, na Austrália, Inglaterra e Estados Unidos da América do Norte (USA).

Surpreendentemente, três são Fêmeas e dois são Machos!    

II.1 – ZENYATTA – USA – F.CE. – 2004


ZENYATTA
Pedigree de ZENYATTA

•    (HL) – STREET CRY: NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR

•    (ML) – KRIS S: PHALARIS / ROYAL CHARGER / HAIL TO REASON

•    (BL) – FAMÍLIA MATERNA: 4–r: CUB MARE (F.? – 1762 – por CUB)

•    Campanha: 20 Apresentações / 19 Vitórias / 1 Colocação (2º)

De suas 19 Vitórias, 13 foram obtidas em Provas de Grupo 1 e 3 em Provas de Grupo 2.

Sua única derrota ocorreu em sua derradeira Apresentação, ao chegar em 2º lugar na Breeders’ Cup Classic (G 1), aos 6 anos, Prova que venceu aos 5 anos.

É detentora do recorde de Vitórias consecutivas (19) nos USA, obtendo o importante título, sobretudo para uma Fêmea, de “Horse of the Year” de 2010, além de ter obtido o título do “Eclipse Champion Older Female” (Campeão Eclipse Fêmea de Mais Idade) nas Temporadas de 2008, 2009 e 2010.

ZENYATTA apresenta uma expressiva curiosidade em sua extraordinária Campanha nas pistas de corrida, na contramão do que costuma ocorrer no Treinamento do PSI nos USA, onde é privilegiada a Precocidade e Velocidade, o que exige um intenso ritmo de Treinamento para o jovem PSI.

Por apresentar um Fenótipo pautado por um incomum e avantajado Porte (consta que mede 1,75 m), exibindo um acentuado desequilíbrio de seus Conjuntos Físicos e, consequentemente, de seu Perfil Físico, ZENYATTA não teve condições para receber o intenso Treinamento usualmente adotado para o jovem PSI nos USA.

Entretanto, seu Treinador (John Shireffs) acreditando em seu potencial como “racemare”, convenceu seus Proprietários (Mr. & Mrs. Jerome Moss) a terem a necessária paciência e perseverança, dando–lhe o Tempo necessário para que viesse a ajustar adequadamente seu Físico para participar das corridas.

Como sua situação física era bastante deficiente, foi necessário que o seu Condicionamento, Doma e Treinamento inicial se estendesse durante as Temporadas dos 2 e 3 anos e ZENYATTA veio a estrear somente aos 4 anos, provavelmente um acontecimento inédito na moderna história do Turfe norte americano.

Tudo indica se tratar de um caso semelhante ao do extraordinário “racehorse” e Reprodutor (o mais influente da história mundial do Turfe), o inglês ECLIPSE (1764), no século 18, que por deficiência de seu Fenótipo só estreou aos 5 anos, concluindo uma Campanha invicta em 18 Apresentações.

ZENYATTA resultou da reunião da “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, extraordinário Reprodutor fortemente influenciado por seu Avô Materno, NASHUA (Duplicado), filho de NASRULLAH ( com Tripla participação) e, portanto, pelo fenomenal THE TETRARCH, através de sua não menos fenomenal Filha, MUMTAZ MAHAL, com a “Bloodline” de ROYAL CHARGER, ¾ Irmão de NASRULLAH e, portanto, igualmente influenciado por THE TETRARCH e sua Filha, MUMTAZ MAHAL, configurando uma extraordinária concentração num dos mais importantes ícones da Velocidade Elástica de todos os tempos do Turfe mundial, ou seja, THE TETRARCH.

Para acentuar essa característica do Genótipo de ZENYATTA, observamos a Duplicação em outro extraordinário ícone da Velocidade Elástica, FAIR TRIAL, sem dúvida, um dos que mais se aproximaram de THE TETRARCH na transmissão desse predicado característico do moderno PSI..

Outro aspecto de notória importância exibido pelo Genótipo de ZENYATTA, garantindo um alto nível de Classicismo, encontra–se na Duplicação do extraordinário HYPERION, recordista europeu de Temporadas vencidas como Reprodutor, assim como, nas Duplicações de HOIST THE FLAG (“Bloodline” de RIBOT) e de HAIL TO REASON (“Bloodline” de ROYAL CHARGER), garantindo suficiente Stamina para que viesse a apresentar uma Campanha com tal Consistência e Sucesso.

II.2 – ZARKAVA – IRE – F.C. – 2005


ZARKAVA
Pedigree de ZARKAVA

•    (HL) – ZAMINDAR: NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR / GONE WEST

•    (ML) – KAHYASI: PHALARIS / NORTHERN DANCER /  NIJINSKY

•    (BL) – FAMÍLIA MATERNA: 9–c: CRAB MARE (F.T. – ? – por CRAB) / MUMTAZ MAHAL (F.T. – 1921 – por THE TETRARCH)

•    Campanha: 7 Apresentações / 7 Vitórias

ZARKAVA cumpriu sua invicta Campanha nas pistas de corrida na França, vencendo 5 Provas de Grupo 1, uma aos 2 anos, assim como, as principais Provas para Potrancas de 3 anos, o que lhe teria valido o título de Tríplice Coroada, se houvesse este título na França.

Mas o auge de sua Campanha ocorreu em sua despedida das pistas, ao vencer o GP Arco do Triunfo, tido como a Prova mais seletiva do Calendário Nobre europeu, enfrentando a primeira Turma de Machos, o que lhe conferiu a honra de se apresentar como o melhor PSI do Turfe europeu na Temporada.

Ao vencer o GP Marcel Boussac aos 2 anos, mostrou alto padrão de Precocidade e Velocidade, o que lhe garantiu o título de “Champion 2 Years Old Female” (Campeã 2 Anos) na França, na Temporada de 2007.

Aos 3 anos, ao vencer a French 1000 Guineas (correspondente à 1ª Prova da Tríplice Coroa para Potrancas na França), disputada na milha (1600 m), veio a bater o recorde da Prova, marcando o expressivo tempo, para a pista, de 1’35”20.

Apesar de curta, sua Campanha, foi de alto padrão de qualidade, e seu Criador e Proprietário (Aga Khan) visando preservar essa pedra preciosa a retirou para a Reprodução ao final de sua Temporada de 3 anos.

ZARKAVA resultou do encontro entre descendentes das “Bloodlines” de Mr. PROSPECTOR e de NORTHERN DANCER, o mais recente “Nick” do Turfe na atualidade, num “blending” (mistura) altamente qualificado para equilibrar Velocidade (Mr. PROSPECTOR) com Stamina (NIJINSKY).

Mas o aspecto de maior importância exibido pelo Genótipo de ZARKAVA encontra–se em sua “bottom line” (BL), pontuada pela sequência de suas Mães, integrantes de sua  Família Materna, pontuada no século 20 pela fenomenal MUMTAZ MAHAL e, em particular, por sua 5ª Mãe, a extraordinária “racemare” e Matriz, PETITE ETOILE Bisneta Materna de MUMTAZ MAHAL).

Além do “Nick” acima citado e da garantia de qualidade proporcionada por sua Família Materna, o Genótipo de ZARKAVA é pontuado e complementado pela Duplicação do importante “Nick” entre NASRULLAH e PRINCEQUILLO (SECRETARIAT  e MILL REEF) e da Duplicação nas condições do “Rasmussen Factor” (RF) da excelente Matriz, FLAMING PAGE (Mãe de NIJINSKY).

Esta Configuração Genética alcançou seu auge sob o ponto de vista genético com a Tripla participação do notável ícone da Velocidade Elástica, NASRULLAH, um Neto Materno de MUMTAZ MAHAL, formatando um Genótipo que se materializou no Fenótipo de ZARKAVA, personificando o perfeito equilíbrio entre a Velocidade e a Stamina, como ficou comprovado por sua excepcional Campanha nas pistas.

II.3 – SEA THE STARS – IRE – M.C. – 2006


SEA THE STARS
Pedigree de SEA THE STARS

•    (HL) – CAPE CROSS: PHALARIS / NORTHERN DANCER / DANZIG

•    (ML) – MISWAKI: NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR

•    (BL) – FAMÍLIA MATERNA: 9–h: ADELAIDE (F.CE. – 1866 – por MELBOURNE)

•    Campanha: 9 Apresentações / 8 Vitórias

Tal como ocorreu com ZARKAVA, SEA THE STARS teve uma Campanha nas pistas relativamente curta, mas de altíssima qualidade, mostrando um elevado padrão de Precocidade, Velocidade e Stamina e, assim como, ZARKAVA, venceu as principais Provas do Calendário Nobre europeu dos 1600 m aos 2400 m.

Diferentemente de ZARKAVA que realizou toda a sua Campanha na França, SEA THE STARS cumpriu sua Campanha na Irlanda, Inglaterra e França.

Tal como ZARKAVA, venceu uma Prova de Grupo na Irlanda aos 2 anos, completando e concluindo sua Campanha na Temporada dos 3 anos, vencendo as principais Provas de Grupo 1 da Inglaterra, Irlanda e França reservadas aos 3 anos e 3 anos e mais idade, entre elas o Derby de Epsom e o Arco do Triunfo, esta última considerada como a Prova mais seletiva do Turfe europeu dos últimos tempos.

Tal como ZARKAVA, em razão da excelência de sua Campanha nas pistas, foi retirado para o exercício da atividade como Reprodutor, cercado de fundadas esperanças, sobretudo por se tratar de um Irmão Materno do fabuloso GALILEO, considerado como o melhor e mais importante Reprodutor da Criação europeia do  momento.

SEA THE STARS resultou do encontro de descendentes das “Bloodlines” de NORTHERN DANCER e de Mr. PROSPECTOR, configurando o “Nick” invertido exibido pelo Genótipo de ZARKAVA (Mr. PROSPECTOR  X  NORTHERN DANCER).

O Genótipo de SEA THE STARS exibe, tanto no Segmento Paterno, quanto no Materno, o salutar “blending” (mistura) de “strains” (estirpe genética) norte americanos e europeus da mais alta qualidade, procedimento que vem sendo adotado, com amplo sucesso nas pistas, pela Criação europeia do PSI, na atualidade.

Nota–se no pedigree de SEA THE STARS, uma engenhosa combinação de Ancestrais caracterizados pela Velocidade (DANZIG; AHONOORA; TUDOR MINSTREL; NEVER BEND; Mr. PROSPECTOR) com Ancestrais caracterizados pela Stamina (SIR GAYLORD; WAR ADMIRAL; HERBAGER; PRINCE ROSE; TANTIEME; DONATELLO; BIRKHAHN), o que, em última análise, credenciou SEA THE STARS a chegar aos 2400 m dotado de expressivo nível de Velocidade proporcional a esta distância clássica por excelência nos padrões europeus.

Repetindo a ocorrência nos dois Genótipos anteriormente focalizados, atuando como uma espécie de Certificado de Garantia de Qualidade, novamente surge como elemento presente, a Tripla participação do extraordinário e temperamental Reprodutor, NASRULLAH.

Devemos observar, ainda, que o pedigree de 5ª Geração de SEA THE STARS evidencia o Sistema “Outcross” de Criação do PSI, portanto, sem Duplicações de Ancestrais até a 5ª Geração, o que lhe concede um expressivo nível de Vigor Híbrido, predicado de fundamental importância para Fundistas de reconhecida categoria.

Finalmente, cabe citar como um Fator diferenciado, a Mãe de SEA THE STARS, a notável “racemare” e Matriz, URBAN SEA, nas pistas, uma das raras Fêmeas (como ZARKAVA) a vencer o Arco do Triunfo, e como Matriz, Mãe de quatro excelentes vencedores de Provas de Grupo, entre os quais, GALILEO, tido como o melhor Reprodutor da atualidade da Criação europeia.

URBAN SEA, apesar de ter nascido nos USA foi geneticamente formulada com as características específicas da Criação alemã, ratificando sua importância no âmbito da Criação mundial do PSI da atualidade.

II.4 – BLACK CAVIAR – AUS – F.CE. – 2006


BLACK CAVIAR
Pedigree de BLACK CAVIAR

•    (HL) – BEL SPIRIT: PHALARIS / NORTHERN DANCER / NIJINSKY

•    (ML) – DESERT SUN: PHALARIS / NORTHERN DANCER / DANZIG

•    (BL) – FAMÍLIA MATERNA: 1–p: HILARITY (F.C. – 1871 – por KING TOM)

•    Campanha: 22 Apresentações / 22 Vitórias – Permanece em Campanha!

Apesar de não dispor do detalhamento das Provas vencidas por BLACK CAVIAR na Austrália, sabemos que neste país as Provas de Velocidade ocupam lugar de destaque em seu Calendário Nobre e, certamente, podemos considerar estas Provas revestidas do mais alto nível competitivo no mundo do Turfe internacional.

Frequentemente, animais australianos vencem Provas internacionais de Velocidade, usualmente disputadas na pista de grama e nas distâncias de até 1200 m.

BLACK CAVIAR veio a comprovar esta característica em sua recente Apresentação no Ascot Royal Meeting, onde veio a se apresentar, pela primeira vez e já com 5 anos, fora das pistas australianas, vencendo o Diamond Jubilee Stakes, Prova do Grupo 1, disputada em 1200 m, na pista de grama de Ascot.

Ao vencer esta Prova, ainda que por diferença mínima, BLACK CAVIAR estabeleceu um recorde muito difícil de ser alcançado, estabelecendo sua 22ª Vitória consecutiva e, muito importante, em igual número de apresentações, portanto, permanecendo invicta em sua prodigiosa Campanha.

Esta Vitória, como ressaltado por nosso jovem companheiro de RAIA LEVE, Victor Corrêa, mereceu uma deferência muito especial por parte da Rainha Elizabeth que fez questão de se deixar fotografar acariciando BLACK CAVIAR, na realidade, também uma Rainha da Velocidade.

Suas performances como emérita e invulgar “sprinter”, nos leva a recordar a famosa “The Flying Filly” (A Potranca Voadora), MUMTAZ MAHAL, até hoje considerada por muitos experts europeus como o PSI mais veloz que pisou em pistas europeias.

BLACK CAVIAR alcançou o título de “Horse of the Year” na Austrália, usualmente um título muito raro para uma Fêmea e, sobretudo, para um “Sprinter”.

Em 2010 recebeu o título de “World Champion Sprinter” (Campeão Mundial “Sprinter”) e em 2011 alcançou o elevado nível de avaliação de um PSI no mundo (135 rating), o que, também, é muito raro de ser conferido a um “sprinter” e, particularmente, a uma Fêmea.

Sua Vitória no Diamond Jubilee Stakes, veio coroar sua inusitada e soberba Campanha e nada mais apropriado para simbolizar este momento, do que receber a “benção” de uma verdadeira Rainha tão identificada com o Puro Sangue Inglês.

O Genótipo de BLACK CAVIAR guarda um certo relacionamento com a Criação brasileira do PSI, tendo em vista que seu Avô Paterno, ROYAL ACADEMY, serviu por algumas Temporadas, sobe o regime de “shuttle”, no Brasil, além da participação de KING SALMON, um dos mais importantes Reprodutores que serviram no Brasil em todos os tempos, que participa do Genótipo de BLACK CAVIAR como Bisavô Materno de HOTFOOT, Avô Materno de DESERT SUN que, por sua vez, se apresenta como o Avô Materno de BLACK CAVIAR.

BLACK CAVIAR reúne em seus dois Alinhamentos Básicos (“high line” – HL e “middle line” – ML), descendentes da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, através de NIJINSKY e de DANZIG, com mais uma terceira participação de NORTHERN DANCER que, desta forma, assume uma posição de relevo em seu Genótipo.

A Velocidade de que é portadora, entretanto, está apoiada na intensa participação de eméritos Velocistas (“sprinters”), como CRIMSON SAINT (Mãe de ROYAL ACADEMY), Filha de dois Alinhamentos caracterizados por “sprinters”, de VAIN, soberbo “sprinter” alongado australiano, que se apresenta duplicado, de SILLY SEASON, um “ flyer”, expressivo Reprodutor de “sprinters”, que também se apresenta duplicado, do notável “ Champion sprinter 3 yo” (Campeão 3 anos Sprinter) da Austrália, SNIPPETS e do excelente TUDOR MELODY, um dos mais expressivos Filhos do fenomenal “sprinter” alongado, TUDOR MINSTREL, além da presença do extraordinário Reprodutor DANZIG, um dos ícones da Velocidade Elástica do Turfe mundial, presenças que determinaram sua notável aptidão para a Velocidade.

Sua Configuração Genética, portanto, plena de Elementos caracterizados pela Velocidade, mesclada com uma pequena participação de Elementos caracterizados pela Stamina, ou seja, NIJINSKY e CREPELLO (2x), sem dúvida, foi decisiva para proporcionar o soberbo nível de Velocidade de BLACK CAVIAR.

BLACK CAVIAR é um dos  expressivos exemplos de que um “crack” nas pistas não precisa, necessariamente, ser Filho (a) de excepcionais “racehorses” e “racemares” nas pistas, tendo em vista que seu Pai, BEL SPIRIT, foi um discreto “racehorse” e sua Mãe, HELSINGE, não chegou a correr. 

II.5 – FRANKEL – GB – M.C. – 2008


FRANKEL
Pedigree de FRANKEL

•    (HL) – GALILEO: PHALARIS / NORTHERN DANCER / SADLER’S WELLS

•    (ML) – DANEHILL: PHALARIS / NORTHERN DANCER / DANZIG

•    (BL) – FAMÍLIA MATERNA: 1–k: ROUGE ROSE (F.A. – 1865 – por THORMANBY)

•    Campanha: 11 Apresentações / 11 Vitórias – Permanece em Campanha!

Estreou aos 2 anos, tendo vencido duas Provas de Grupo (1 e 2), evidenciando um alto padrão de Precocidade e Velocidade, mostrando desde então, sua aptidão para o Alcance Estamínico sintonizado na faixa de distâncias entre os 1400 m (“Flyer”) e os 1600 m (“Miler”).

Com a continuidade de sua Campanha, ficou nítida sua preferência pela milha ao vencer 6 Provas de Grupo 1 aos 3 e 4 anos nesta distância, totalizando, até este momento de sua Campanha, 7 Vitórias de Grupo 1, todas na milha, 1 Vitória em Grupo 2 (1400 m) e 1 Vitória em Grupo 3 (1400 m).

Sua última Vitória ocorreu no Royal Meeting de Ascot, numa das mais importantes Provas da milha do Calendário Nobre Inglês, ou seja, o Queen Anne Stakes, simplesmente esmagando seus adversários.

Com esta Vitória, alcançou um dos mais elevados níveis de avaliação de performance de um PSI (“Timeform Rating” = 147) que se tem conhecimento, sobretudo, quando se observa que os níveis mais elevados, usualmente, são alcançados pelos grandes Fundistas.

Na Temporada de 2010, FRANKEL obteve o título de “Champion 2 yo Colt” (Campeão 2 Anos Macho) na Europa, enquanto na Temporada de 2011, obteve o título de “Horse of the Year” (Cavalo do Ano) e “Champion 3 yo Colt” (Campeão 3 Anos Macho) na Europa.

O Genótipo de FRANKEL evidencia o que considero o mais recente “Nick” da Criação europeia, ou seja, o encontro de descendentes de SADLER’S WELLS e de DANEHILL, num “Nick” raro de acontecer, pois ambos descendem da mesma “Bloodline” pontuada por NORTHERN DANCER, tendo em vista que os “Nicks” costumam ocorrer pela afinidade entre descendentes de Linhagens e “Bloodlines” distintas.

GALILEO (Filho de SADLER’S WELLS), Pai de FRANKEL, é tido como o mais importante e produtivo Reprodutor da atualidade da Criação da Europa, enquanto seu Avô Materno, DANEHILL foi considerado como o mais importante e eficiente Reprodutor da Australásia (Austrália e Nova Zelândia), com tremenda repercussão na Criação europeia.

Enquanto GALILEO resultou do “Nick” NORTHERN DANCER / Mr. PROSPECTOR, DANEHILL resultou de uma certa afinidade entre as “Bloodlines” de NORTHERN DANCER  e de RIBOT, devendo ser observada a enorme importância constatada em seu Genótipo, refletida na Duplicação (3 X 3), nas condições do “Rasmussen Factor” (RF), na notável Matriz, NATALMA (Mãe de NORTHERN DANCER), uma condição diferenciada no Genótipo de DANEHILL.

Observando atentamente o Genótipo de FRANKEL, nota–se a Duplicação (5 X 6) em RAISE A NATIVE (Pai de Mr. PROSPECTOR), notável Reprodutor, mas reconhecido transmissor de certa fragilidade Físico–Orgânica em seus Portadores.

Ocorre que na complementação do Genótipo de FRANKEL, encontramos a Duplicação do extraordinário, consistente, resistente, transmissor do “X Factor” (XF), PRINCEQUILLO que, em última análise, atua como se fosse um antídoto genético, reduzindo substancialmente o risco de uma possível fragilidade Físico–Orgânica causada pela Duplicação de RAISE A NATIVE.

Esta observação foi corroborada pelo Genótipo do recente vencedor do GP São Paulo, INVICTUS, que apresenta a Duplicação (5 X 3) em Mr. PROSPECTOR (Filho de RAISE A NATIVE), mas igualmente apresenta como antídoto genético, a Duplicação (5 X 5) no consistente, resistente e também transmissor do “X Factor” (XF), PRINCE JOHN (Filho de PRINCEQUILLO).

Portanto, o Genótipo de FRANKEL é pontuado pelas Duplicações de notáveis Reprodutores (NORTHERN DANCER; RAISE A NATIVE; NATIVE DANCER; BUCKPASSER; e PRINCEQUILLO), mas o diferencial de seu Genótipo encontra–se na Tripla participação (4 X 5 X 5) da notável Matriz NATALMA, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF), o que ocorreu com DANEHILL, seu Avô Materno.

Desta forma, o Genótipo de FRANKEL, apresenta, apesar de uma certa pluralidade de Duplicações, um Arranjo Genético de alto padrão, com Elementos mesclando Velocidade Elástica e Stamina, portadores de “strains” europeus e norte americanos da mais alta qualificação, resultando num fenomenal milheiro (“Miler”).

III – OBSERVAÇÃO FINAL


III.1 – Devo citar, ainda, que neste século 21, presenciamos uma façanha de extraordinária Consistência e Resistência proporcionada por YEATS – IRE – M.C. – 2001 – por SADLER’S WELLS  X  LINDONVILLE por TOP VILLE, que cumpriu Campanha nas pistas dos 3 aos 8 anos, com 24 Apresentações, transformadas em 15 Vitórias, mas vencendo em quatro anos consecutivos, inclusive aos 8 anos, a celebrada e distinta Prova de Grupo 1 mais longa e melhor qualificada do Calendário Nobre da Europa, a antiga e famosa Ascot Gold Cup, disputada em 4000 m, na pista de grama, tornando–se o melhor “Stayer” de todos os tempos do Turfe mundial.

III.2 – Para fins de Análise dos Genótipos dos Cinco Fenômenos abordados neste Artigo, foram adotados Pedigrees de 6ª Geração.

Para fins de Visualização dos Genótipos dos Cinco Fenômenos, foram postados os Pedigrees de 5ª Geração.

Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com
Blog: www.goldblendconsultoria.blogspot.com
Acesso pelo RAIA LEVE: Links / Brasil / Consultoria GOLDBLEND



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês