Colunista:
De Turfe um pouco..., por Mário Rozano 28/04/2012 - 10h43min
Immaculate um cavalo argentino... ou brasileiro? Vence o Especial República Federativa Del Brasil no El Bosque
Immaculate e Pablo Falero
A sintonia entre Immaculate, Pablo Gustavo Falero e o treinador Carlitos Viviani se evidencia a cada aparição do neto de St Chad. A vitória conquistada pelo trio sobre o excelente tordilho Aristocity, no Especial República Federativa do Brasil principal prova da jornada de ontem no aconchegante e importante Hipódromo de La Plata, ostenta a homenagem do circo platense e oportuniza a ocasião para celebrar a relação do crack com o Brasil. Immaculate foi criado no Haras Mar Del Plata, sobre a gestão superior do manager Alejandro Garcia Romero, para a Fazenda Mondesir Ltda (Paulo César Peixoto de Castro Palhares).
Lady Irene, a mãe de Immaculate, procede do sire inglês St Chad – filho de St. Paddy ganhador de prova de Tríplice Coroa inglesa, em Caerphilly, égua também vencedora de prova da Tríplice Coroa inglesa – que chegou ao Brasil trazido da Inglaterra pelo Mondesir quando este estava estabelecido em São Paulo. Lady Irene teve curta campanha obtendo três vitórias. Sua segunda mãe, Bela Irene (dois impactos), filha do notável Sabinus (Hypério (BRZ)), elemento de extraordinário desempenho nas pistas, vencedor do GP Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro de 1968 entre outros. Sabinus foi o garanhão que representou o marco fundamental da chamada “idade moderna” da criação do Haras Santa Maria de Araras e responsável pela produção da primeira campeã do estabelecimento, a potranca Hula Hoop, detentora de quatro provas estrelares. A terceira mãe, Hae (vencedora de G1), por Zuido, como Sabinus, deixou seu nome registrado na história do GP Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro de 1960.
Ontem Imamculate, que pertence a Pablo Gustavo Falero, se impôs somando mais uma estrelar em seu turfe recorde com o astro oriental esbanjando classe e posando para a objetiva no esplelho. Após a carreira declarou o jóquei: “Tratei de correr tranquilo, fiquei com os de trás, nos 800 vinha com muita sobra. Quando já na reta o cavalo trocou de mãos, pressenti que ganharia. Immaculate é nobre e por este caminho vamos ter mais festas pela frente”. Concluiu “Fafá”.
O franco favorito Aristocity (City West), eventual de $1,80, a três corpos do laureado determinou a dupla e deixou em terceiro, a ½ corpo Empire Aztec (Editor’s Note), fechou o quarteto a 2 corpos de desvantagem APTOR (Aptitude).
Destacada a performance do pupilo do “Hombre Del Rifle”, representado pelo compositor Carlos Massara, que registrou a marca de 2’11”27s para os 2.100 metros da pista de areia revolta dos Eucaliptos. O alazão de 5 anos, nascido na Argentina em 21 de agosto de 2006, por Hennessy (Storm Cat) em Lady Irene por St. Chad, completa uma campanha de 25 atuações, com 9 impactos (5 estrelares) e 10 figurações (três clássicas), acumulando a expressiva soma de $709.960,00 em recompensas.
Vitorias na esfera clássica de Immaculate: Especial República Federativa Del Brasil (La Plata); Clásico Comparación – Listed (La Plata); Clásico Forli – G2 (San Isidro); GP de Honor – G1(Palermo) e Clásico Trieste – Listed (San Isidro).
Fotos: Damián Fitzsimons e Gustavo Duprat
[ Escolher outro colunista ]
|