Colunista:
Saúde Equina, por Tony Gusso 27/12/2011 - 10h57min
FRATURA DE OLÉCRANO
O olécrano, osso que faz parte do osso rádio e pertence ao membro anterior do equino, tem função importante no movimento fazendo parte da articulação úmero–radio–ulnar e apoiando e servindo para inserção de alguns músculos como os do cotovelo, seus ligamentos e tendões.
Sua fratura ocorre mais frequentemente em potros do que em animais adultos, principalmente por coices, traumas como pancadas e batidas, tanto por quedas como na tentativa de se soltar de cercas e/ou arames.
Clinicamente o animal apresentará claudicação de variados graus, dor a palpação, aumento de volume local (inchaço), aumento de temperatura local e em alguns casos o animal poderá ficar deitado por não conseguir fazer o arranque para se levantar.
O diagnóstico, além do exame clínico, será feito através de exame radiográfico para se avaliar o tamanho da lesão, posição e sua gravidade.
Nos potros, caso a fratura seja simples sem alto grau de comprometimento das estruturas, o tratamento poderá ser conservativo. Nos casos mais graves o uso de placa e parafusos para redução da fratura será indicado com bom resultado.
Vale lembrar que o tempo entre a fratura ocorrer e o primeiro atendimento serão sempre importantes para um bom prognóstico.
Consulte sempre o médico veterinário, somente ele poderá fazer um prognóstico preciso e manter a saúde do seu animal !!!
Dr. Tony Gusso – tonygusso@terra.com.br Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
[ Escolher outro colunista ]
|