Colunista:
Saúde Equina, por Tony Gusso 06/12/2011 - 13h31min
FRATURA DE FALANGE DISTAL
A falange distal ou terceira falange é um osso que fica protegido dentro dos cascos do cavalo como mostra a figura 1.
Embora este tipo de fratura não seja tão comum, quando ela acontece temos um quadro de dor, dor ao pinçamento (figura 02) e claudicação de variados graus.
Normalmente elas ocorrem por trauma e devido ao alto nível de pressão no momento do impacto no galope e no momento da chegada do animal de salto no chão. A osteíte (inflamação do osso) da falange distal também é relacionada às fraturas por fragilizar este osso.
Clinicamente, como mencionado acima, o animal apresentará dor e claudicação dificuldade em apoiar o membro afetado, casco com temperatura elevada e para o diagnostico deverá ser realizado o exame radiográfico do casco.
O tratamento deverá ser realizado com o uso de ferraduras que protejam mais a sola do membro afetado e diminuindo a expansão do casco, duchas, anti inflamatórios, repouso, cirurgia como a neurectomia e em casos raros pode–se fixar o fragmento fraturado com parafusos cirúrgicos.
O prognóstico para o esporte fica reservado, dependendo da fratura e da sensibilidade do animal. Com relação a vida e a reprodução o prognóstico normalmente é bem favorável.
Dr. Tony Gusso – tonygusso@terra.com.br Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
[ Escolher outro colunista ]
|