Colunista:
Saúde Equina, por Tony Gusso 22/11/2011 - 13h54min
FRATURAS CARPIANAS
Nos cavalos atletas de alta performance, assim como no Homem que pratica esportes de grande impacto sobre os músculos, ossos, ligamentos, tendões e articulações as lesões de variados graus, localizações e prognósticos são comuns.
Vamos falar um pouco das fraturas carpianas mais popularmente conhecida como fraturas de joelho. Os ossos do carpo ficam no membro anterior entre o osso radio e ulna e o osso metacarpo como mostra a figura 1.
Figura I
Sete ossos compões esta articulação, o osso carpo acessório, osso cárpico ulnar, osso cárpico intermédio, osso cárpico radial, osso cárpico IV, osso cárpico III e osso cárpico II (figura II).
Figura II
Os ossos mais comuns onde encontramos as fissuras e fraturas nos animais de alta performance são o osso cárpico radial, osso cárpico intermédio e osso cárpico III pelo alto grau de pressão e força que o galope do animal exerce sobre estes osso e suas estruturas adjacentes.
Os sinais comuns deste tipo de problema são o aumento de volume articular causado pela produção excessiva de líquido sinovial, aumento da temperatura local, dor na flexão do membro e claudicação.
O exame radiográfico é a única forma de diagnóstico preciso para se determinar a localização e extensão da lesão.
O tratamento consiste nos casos de fissura do uso de anti inflamatórios, massagens locais e descanso. Nas fraturas a cirurgia com a retirada de fragmentos ósseos ou o uso de parafusos para fixação é a solução indicada e recomendada. Vale lembrar que cada animal tem uma recuperação diferente do outro e que o retorno ao exercício após o procedimento cirúrgico deverá ser feito de forma lenta e consciente.
Consulte sempre o médico veterinário para um prognóstico preciso e para a manutenção da saúde do seu animal !!!
Dr. Tony Gusso – tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
[ Escolher outro colunista ]
|