Colunista:
Saúde Equina, por Tony Gusso 08/11/2011 - 10h49min
FARINGITE
A faringe é uma parte da garganta do animal que fica entre a boca, a laringe e suas estruturas, sendo comum tanto ao trato respiratório quanto ao digestório.
Sua inflamação, conhecida como faringite normalmente é causada por vírus ou bactérias, processos alérgico ou ocasionado por trauma simplesmente por estar em contato direto com o ar e alimentos. Passagem de sondas e equipamentos para exames de forma inadequada, seja por imperícia ou pela agitação excessiva do animal no momento do procedimento, também são considerados possíveis causas.
Os sinais clínicos se apresentam pelo incômodo e dificuldade do animal no momento da mastigação e deglutição, tosse, secreção nasal, dor de garganta e em alguns casos febre. Pode estar associada a outros processos inflamatórios como as gripes ou mesmo a processos mais graves como as pneumonias. Em ambas a membrana mucosa que reveste a faringe estará inflamada podendo ou não aparecer secreção purulenta.
Normalmente a faringite não acontece sozinha e sim acompanhada de inflamação das estruturas vizinhas como a laringe, inflamações das bolsas guturais, hiperplasias foliculares e aumento de linfonodos.
O exame endoscópico é a forma precisa de se fazer um bom diagnóstico. Associado a ele, o exame clínico e exames laboratoriais de sangue e lavados para cultura e antibiograma também são importantes.
O tratamento consiste no uso de antiinflamatórios sistêmicos, inalação, antibióticoterapia específica no combate ao agente causador e anti sépticos locais.
Este é um problema comum e que acomete todo tipo de cavalo. Desta forma a observação diária é a maneira mais eficiente de se prevenir maiores danos e desconforto ao seu animal.
Procure sempre um médico veterinário!!!
Dr. Tony Gusso – tonygusso@terra.com.br Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
[ Escolher outro colunista ]
|