Colunista:
Saúde Equina, por Tony Gusso 06/09/2011 - 13h47min
ORQUITE
Orquite, um processo inflamatório que acomete os testículos, pode ter como causa um trauma direto como batidas, pancadas, coices ou mesmo processos infecciosos como exemplo a brucelose.
Esta inflamação pode acometer um ou os dois testículos e como sinal clínico o animal apresentará dor a palpação, aumento de temperatura local, perda da forma anatômica normal, dor ao caminhar e nos casos mais graves dificuldade em se levantar, bem como queda de performance e a presença de sangue na urina (hematúria).
Além da orquite, o epidídimo, que é uma estrutura que fica junto ao testículo e é responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozoides, pode inflamar concomitantemente.
Devido a estes processos, a esterilidade pode ocorrer de forma temporária ou permanente bem como a queda da qualidade da produção espermática e a qualidade dos espermatozoides. Outra consequência é o processo autoimune com a formação de anticorpos anti espermatozoide. Por este motivo é grande a importância dos exames andrológicos após o tratamento.
Uma outra avaliação que deverá ser realizada é a presença ou não de edemas e sangue na bolsa escrotal ou mesmo a hidrocele, que é a presença de liquido entre o testículo e a túnica vaginal, uma estrutura que recobre o testículo.
O tratamento deverá ser realizado com duchas locais, anti inflamatório e nos casos onde o tratamento não obteve resultado ou a identificação da inflamação tenha sido realizada de forma tardia, a orquiectomia (castração) deverá ser indicada.
Consulte sempre seu médico veterinário.
Dr. Tony Gusso – tonygusso@terra.com.br Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
[ Escolher outro colunista ]
|