Colunista:
Saúde Equina, por Tony Gusso 30/08/2011 - 14h31min
EPISTAXE
Hoje abordaremos mais um tema referente ao sistema respiratório, a EPISTAXE, que é a perda de sangue pelas narinas.
A epistaxe, hemorragia nasal ou rinorragia pode ser uni ou bilateral. Ocorre pela rica vascularização desta mucosa, se dividindo em anterior e posterior simplesmente para facilitar a localização anatômica deste sangramento.
A epistaxe anterior se restringe a porção final do trato respiratório, ou seja, a mais próxima ao exterior da narina e posterior, que tem sua localização na porção mais interna deste sistema como a laringe, faringe e pulmão.
Como causa deste sangramento podemos ter os traumas diretos sobra a narina e a cavidade nasal, as fraturas dos ossos nasais, feridas na mucosa nasal, processos alérgicos, infecções bacterianas e virais, ambientes muito secos e até mesmo uma simples fragilidade vascular da mucosa nasal assim como a que acontece nos humanos.
Nos casos mais graves o sangramento pode ter origem nas bolsas guturais, lesões na faringe, doenças respiratórias graves como as broncopneumonias e hemorragias pulmonares causadas por exercício.
Em todos os casos o animal apresentará algum nível de dificuldade respiratória, desconforto, podendo haver auscultação patológica das vias aéreas, bem como apatia, diminuição do apetite e os sinais clínicos do quadro infeccioso quando este for a causa do sangramento (Infecções).
Depois de diagnosticado o sangramento o próximo passo será cessa–lo, seja por compressão, gelo ou ducha na cabeça e região nasal, termo cauterização, eletro cauterização ou com o uso de medicamentos sistêmicos e locais através de sondagem.
O exame endoscópico é a melhor forma de se identificar e localizar o sangramento. Os exames ultra sonográficos pulmonares e os exames laboratoriais poderão ser usados também no auxilio para diagnosticar a causa e identificar os quadros secundários.
Consulte sempre o médico veterinário e faça um bom trabalho na prevenção das doenças.
Dr. Tony Gusso – tonygusso@terra.com.br Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
[ Escolher outro colunista ]
|