Colunista:
Saúde Equina, por Tony Gusso 23/08/2011 - 11h41min
CONTRATURA DE TENDÃO
Abordaremos em nossa matéria semanal um problema que pode ocorrer tanto em animais jovens (recém nascidos) quanto em animais mais velhos, a contratura do tendão.
Esta patologia do aparelho locomotor equino altera os ossos, partes da articulação como ligamentos e cápsula articular, interfere diretamente na angulação da articulação, posicionamento e desgaste do casco.
A deformidade pode ocorrer de forma congênita em potros pelo seu mau posicionamento intra uterino, fatores genéticos, alterações embrionárias, instabilidades articulares e má formações ósseas durante o crescimento embrionário ou deficiência nutricional da égua. Estas alterações de ângulo, normalmente das articulações do boleto (metacarpo– falangeana) do membro anterior são as mais comuns de serem encontradas mas pode atingir também as articulações do carpo e seus ligamentos.
A deformidade adquirida ocorre logo após o desmame e está relacionada a inúmeros fatores como dor (artrites, fisite, osteocondrite dissecante – OCD e etc), má nutrição, excesso de proteína e carboidrato na alimentação, desequilíbrio cálcio–fósforo, deficiência de vitaminas, inflamações tendíneas, inflamações musculares e o uso indiscriminado de anabolizantes.
Dividida em três graus, a contratura vai do leve onde há apoio da pinça do casco quando o animal está em pé até o severo quando o animal apoia a própria parede do casco (muralha) e deixa a sola a mostra.
Podemos ter envolvimento dos músculos e dos tendões do músculo flexor digital superficial e profundo concomitantemente ou em separado. Somente um exame clínico bem apurado poderá identificar as estruturas acometidas, além da ultra sonografia para um diagnóstico preciso.
Os sinais clínicos são a dificuldade em permanecer em pé logo após o nascimento, projeção do boleto para frente, casco deformado e dor ao se manter em pé com posição dos posteriores projetada para frente na tentativa de aliviar o apoio e o peso dos membros torácico.
O tratamento varia do grau da contratura, sua causa e estruturas envolvidas, iniciando com um casqueamento e ferrageamento corretivo, correção e balanceamento nutricional, uso de talas e massagens, fisioterapia, antiinflamatórios e o tratamento cirúrgico com incisão total do tendão com contratura ou mesmo a tentativa de alongamento deste.
Assim que houver suspeita ou dúvida, procure seu médico veterinário. Desta forma poderá evitar situações como a das imagens abaixo, levando o animal a dor e desconforto.
Relato de Caso:
Indicação cirúrgica.
Figuras 1 e 2 – Potro jovem com contratura dos tendões do musculo flexor digital superficial e profundo nos dois membros anteriores e projeção do boleto para frente.
Figura 3 – Projeção dos membros posteriores para frente na tentativa de aliviar o peso dos membros torácicos e alivio da dor.
Dr. Tony Gusso – tonygusso@terra.com.br Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
[ Escolher outro colunista ]
|