Colunista:
Saúde Equina, por Tony Gusso 28/06/2011 - 11h11min
TENOSINOVITE
Os tendões possuem uma membrana que os recobrem para facilitar o seu deslocamento e proporcionar movimentos as articulações. Esta membrana repleta de líquido, chamada bainha sinovial, quando inflamada recebe o nome de TENOSINOVITE.
Também conhecida como “OVAS”, esta doença tem um número considerável de causas como as artrites, os exercícios intensos e inadequados, problemas de aprumo, casqueamento e os traumas.
Clinicamente o animal apresenta aumento de volume da bolsa sinovial em função da produção exacerbada do líquido sinovial. Pode apresentar aumento discreto da temperatura local e dor a palpação, entretanto com o passar do tempo, esta dor diminui ficando apenas a bolsa aumentada e repleta de líquido.
As bainhas mais atingidas são as cárpicas, pré cárpicas, sesamóidea, társica, pré társica, cuneânea, calcânea, metacarpo falangeana e metatarso falangeana.
Como normalmente o animal acometido por este problema não apresenta claudicação imediata, a observação do tratador, treinador e veterinário é fundamental neste diagnóstico.
O tratamento consiste na infiltração local com anti–inflamatório, massagem local e repouso, além do casqueamento corretivo quando necessário.
Existe também associado ao tratamento descrito acima o uso de fisioterapia e acupuntura com bons resultados.
Mas uma vez ressaltamos a importância do tratador na saúde do seu animal e a presença constante do médico veterinário.
Dr. Tony Gusso – tonygusso@terra.com.br Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
[ Escolher outro colunista ]
|