Colunista:
Saúde Equina, por Tony Gusso 08/02/2011 - 11h26min
Entorses e luxações
As famosas e conhecidas torções de joelho (articulação carpal) e boleto (articulações metacarpo falangeana e matatarso falangeana) são mais comuns do que nós imaginamos. Ocorrem frequentemente em animais de esporte e são causadas principalmente pelo constante impacto exercido nas articulações dos membros.
Fazendo uma relação com o Homem, é a torção ou virada do tornozelo que dói muito e que em muitos casos precisam ser imobilizado, o que não é tão fácil de ser realizado em um animal de 500 kg.
Aquelas pisadas em falso e o desequilíbrio que observamos rotineiramente nos trabalhos e nas corridas podem ocasionar as entorses e até em situações mais graves uma luxação parcial ou total, que é a perda da relação entre os ossos de uma articulação.
Devemos lembrar que diferente das luxações totais que tem prognóstico desfavorável, as torções ou entorses são tratáveis clinicamente com sucesso na maioria dos casos. Geralmente com a volta do animal ao esporte e excelente prognóstico com relação a vida em um curto espaço de tempo, no entanto, mesmo estes casos levam a danos nas articulações que precisam ser reparados.
O aparecimento de derrames articulares, estiramento e ruptura de ligamentos, inflamação aguda, claudicação, a manqueira de apoio, são observados em sua grande maioria. Em um primeiro momento o gelo, a imobilização e o uso de antiinflamatórios são fundamentais para um pronto atendimento e uma boa recuperação, a partir daí existem as massagens locais, duchas e pensos compressivos.
Podemos até tentar culpar possíveis buracos ou irregularidades nas pistas de treinamento e corrida ou salto, mas sempre fazendo comparações com os seres humanos, o nome da causa destas lesões é a FATALIDADE. Quantas vezes nós escorregamos, perdemos o equilíbrio e torcemos nossos tornozelos, quantas vezes os jogadores de futebol saem dos gramados com lesões iguais a que vemos nos cavalos.
Isso só comprova que devemos e muito nos prevenir e prevenir nossos animais com um bom condicionamento físico. Infelizmente não estamos livres dos acidentes do acaso. Dr. Tony Gusso – tonygusso@terra.com.br
[ Escolher outro colunista ]
|