Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago

Nosso Sentimento - Stud Hulk

Power Up - Haras Figueira do Lago









Colunista:

OS FUNDISTAS
01/02/2011 - 14h37min

OS FUNDISTAS

I – INTRODUÇÃO

Em conformidade com o modelo de Turfe europeu, que foi a base para a implantação e desenvolvimento do modelo de Turfe no Brasil, foi convencionado como a distância nobre por excelência, a milha e meia, ou seja, os 2 400 m, na pista de grama.

Assim sendo, o Calendário Clássico dos dois principais Hipódromos brasileiros, privilegia como suas principais Provas, o Derby Paulista e o GP São Paulo, disputadas em Cidade Jardim, o GP Cruzeiro do Sul – Derby e o GP Brasil, disputados na Gávea, Provas de Grupo 1, disputadas nos 2 400 m, pista de grama.

As entidades do Turfe internacional chegaram à conclusão que esta distância reúne os mais efetivos predicados que determinam o perfeito equilíbrio entre a VELOCIDADE e a STAMINA.

Tomando–se como referência a Temporada de 2010, vamos analisar os animais que se destacaram em suas performances, nesta distância, tanto na pista de grama, a maioria quase absoluta, quanto na pista de areia, onde apenas um deles se destacou, são os especialistas, conhecidos como Fundistas.

II – ANIMAIS SELECIONADOS

II.1 – MORYBA – M.C. – 10.07.2006

II.1.1 – Criador: Haras SÃO JOSÉ & EXPEDICTUS

II.1.2 – Proprietário: Stud CORREAS

 


Moryba


Pedigree Moryba


II.1.3 – CAMPANHA: 11 Apresentações, convertidas em 3 vitórias e 8 Colocações, com destaque para 1º GP Brasil (G1 – 2400 m), e vitória em G1 e LR – Colocações em Provas de G1, G2 e G3.

II.1.4 – Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.

II.1.5 – Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, HARD BUCK, descende da Linhagem de PHALARIS, “Bloodline” de BUCKPASSER, Alinhamento de BUCKAROO.

Por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, descende da Linhagem de HYPERION, “Bloodline” de OWEN TUDOR, Alinhamento de RIGHT ROYAL.

Sua “bottom line” (BL), delineada pela sequência de suas Mães, descende da Família Materna 1–k, que apresenta como referência maior a notável Matriz, ROUGE ROSE, ancestral de importantes “racehorses” e “racemares” da Criação mundial do PSI, sobretudo por ser a Mãe do notável Reprodutor BEND OR, um dos mais importantes e influentes da Criação mundial do PSI, em todos os tempos.

O Cenário Genético refletido em seu pedigree de 5ª Geração, evidencia o sempre produtivo “encaixe genético” entre descendentes das Linhagens de PHALARIS  e de HYPERION, neste caso, refletindo a salutar convergência entre uma “Bloodline” característica da Criação norte americana (BUCKPASSER) e uma “Bloodline” típica da Criação européia (OWEN TUDOR), união que vem apresentando excelentes resultados nas pistas européias, promovendo, em alto nível, o desejado equilíbrio entre a Velocidade Elástica e a Stamina, para a distância de Fundo por excelência.

O seu Genótipo apresenta um Cenário Genético caracterizado pelo sistema “Outcross” de 5ª Geração, mostrando uma única Duplicação Convergente em seu Segmento Materno, sob a forma de linebreeding, em FORT NAPOLEON, o que não compromete o alto padrão de Vigor Híbrido refletido em seu Genótipo, característico do sistema “Outcross”.

Em última análise, MORYBA apresenta um Genótipo sob medida para excelentes performances na distância dos 2 400 m, pista de grama, distância em que chegará com um alto padrão de Velocidade proporcional a um expressivo Fundista.

II.2 – SAL GROSSO – M.C. – 26.07.2006

II.2.1 – Criador: Stud TNT

II.2.2 – Proprietário: Stud TNT



Sal Grosso


Pedigree de Sal Grosso


II.2.3 – Campanha:
12 Apresentações, transformadas em 3 Vitórias e 8 Colocações, com destaque para o 1º GP São Paulo (G1 – 2400 m), com 1 vitória em Prova de  G1 –  Colocações em Provas de  G1, G2, G3 e PE.

II.2.4 – Alcance Estamínico: Na faixa de distâncias entre os 2 000 m e os 2 400 m, pista de grama.

II.2.5 – Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, OUR EMBLEM descende da Linhagem de NATIVE DANCER, “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR.

Por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, KENMARE, descende da Linhagem de PHALARIS, “Bloodline” de NASRULLAH, Alinhamento de ZEDAAN.

Por sua “bottom line” (BL), delineada pela sequência de suas Mães, descende da Família Materna 22–d, que se reporta à excepcional Matriz, WAFFLES, Mãe de MANNA, um dos melhores filhos Fundistas de PHALARIS.

O “encaixe genético” entre as “Bloodlines” de Mr. PROSPECTOR  e de NASRULLAH, privilegia em alto nível a característica da Velocidade Elástica que, conjugadas com as presenças de PRIVATE ACCOUNT (Avô Materno de OUR EMBLEM) e de LUTHIER (Avô Materno de KEN DE SARON – e também de nosso conhecido ROI NORMAND), permitiram que SAL GROSSO chegasse às distâncias de Meio–Fundo ( 2 000 m) e de Fundo (2 400 m), dotado de expressiva Velocidade, proporcional a estas distâncias. 

Além disso, o Cenário Genético refletido em seu pedigree evidencia o sistema “Outcross” Absoluto de 5ª Geração, ou seja, ausência total de Duplicações, sejam as Clássicas / Convencionais, sejam as Convergentes a um dos Segmentos, Paterno e / ou Materno, propondo um alto padrão de Vigor Híbrido, típico de Fundistas de boa qualidade e categoria.

Finalmente, devemos observar que, mais uma vez, o “blending” (mistura) de bons “strains” norte americanos (Mr. PROSPECTOR) e europeus (GREY SOVEREIGN, LUTHIER), resultou num Meio–Fundista e Fundista de muito boa qualidade.

II.3 – ANOTHER XHOW – M.A. – 10.10.2006

II.3.1 – Criador: Haras TRUC

II.3.2 – Proprietário: Stud ALVARENGA


Another Xhow



Pedigree de Another Xhow


II.3.3 – Campanha: 20 Apresentações, convertidas em 2 Vitórias e 14 Colocações, com destaque para o 1º GP A.J. Peixoto de Castro Jr. (G1 – 2400 m) – Colocações em Provas de G1, G2 e LR.

Devemos assinalar, ainda, que ANOTHER XHOW foi o vencedor da Taça Ouro – Caliente, composta por três Provas de Grupo 2, disputadas em 2 400 m.

II.3.4 – Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.

II.3.5 – Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, SUSPICIOUS MIND, descende da Linhagem de St. SIMON, “Bloodline” de WILD RISK, Alinhamento de LE FABULEUX.

Por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, STUKA, descende da Linhagem de NATIVE DANCER, “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, Alinhamento de JADE HUNTER.

Por sua “bottom line” (BL), delineada pela sequência de suas Mães, descende da Família Materna 9–c, apresentando como referência maior, LADY JOSEPHINE e sua fenomenal filha, MUMTAZ MAHAL, ícone das Matrizes do século 20.

O Cenário Genético exibido por seu pedigree evidencia a confluência genética entre descendentes da Linhagem de St. SIMON e de NATIVE DANCER, neste caso, entre as “Bloodlines” de WILD RISK e de Mr. PROSPECTOR, proporcionando um “encaixe genético” de excelente nível de interatividade.

Seu Genótipo mostra um Cenário Genético de “Outcross” Absoluto de 5ª Geração, refletindo um alto padrão de Vigor Híbrido, chegando a evidenciar um certo predomínio, nos Alinhamentos que estruturam o seu Genótipo, da Stamina sobre a Velocidade, o que se encontra refletido em sua característica primordial de emérito atropelador, na distância de Fundo.

Quando da realização de seu Planejamento Genético, o objetivo maior foi o de obter um Produto com Alcance Estamínico típico de um bem sucedido Fundista, a partir de um Reprodutor especializado na milha, o que foi alcançado.

Temos que ressaltar, ainda, a decisiva influência para incrementar seu nível de Velocidade, de sua Família Materna, pontuada pela fenomenal MUMTAZ MAHAL, artifício, muitas vezes adotado pela Criação Aga Khan.

Finalmente, mais uma vez, devemos registrar que seu Genótipo aponta para o “blending” (mistura) de “strains” de ótimo padrão genético, típicos da Criação européia (WILD RISK) e da Criação norte americana (Mr. PROSPECTOR).   

II.4 – TIME FOR FUN – M.C. – 28.07.2004

II.4.1 – Criador: Haras SÃO JOSÉ DA SERRA

II.4.2 – Proprietário: Stud YATASTO


Time For Fun



Pedigree de Time For Fun


II.4.3 – Campanha: 30 Apresentações, convertidas em 14 Vitórias e 8 Colocações, com destaque para o 1º GP Cruzeiro do Sul – Derby da Gávea (G1 – 2400 m) e Vitórias em 9 Provas de G2 e 2 Provas de G3 – Colocações em PE e G2.

II.4.4 – Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.

II.4.5 – Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, YAGLI, descende da Linhagem de NATIVE DANCER “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, Alinhamento de JADE HUNTER.

Por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, NEW COLONY, descende da Linhagem de St. SIMON, “Bloodline” de RIBOT, Alinhamento de TOM ROLFE.

Por sua “bottom line” (BL), delineada pela sequência de suas Mães, descende da Família Materna 1–s, de origem irlandesa, pontuada pela pequenina JEST (Mãe de HUMORIST – Derby de Epsom), continuada pela Criação argentina e, recentemente, desenvolvida, com amplo sucesso, pela Criação brasileira.

TOP HAT (GP Brasil) é descendente desta Família Materna.

Observando–se o Cenário Genético de TIME FOR FUN, verificamos sua similaridade com o de ANOTHER XHOW, pois tomando–se por base seus dois Alinhamentos Básicos ( HL e ML), vemos que descendem das mesmas Linhagens, mas em posição invertida (NATIVE DANCER  X  St. SIMON), além do que EFFERVESCING (também descendente de St. SIMON) se apresenta como Avô Paterno de ANOTHER XHOW e 2º Avô Materno de TIME FOR FUN.

O Genótipo de TIME FOR FUN evidencia um Cenário Genético caracterizado pelo “Outcross” Absoluto de 5ª Geração, refletindo um alto padrão de Vigor Híbrido, predicado fundamental para um Fundista, habilitando a suportar sem maiores problemas, o usual rigor do treinamento para os Fundistas diferenciados, como TIME FOR FUN, o que está categoricamente comprovado pela excelência de sua campanha nas pistas obtendo resultados de alto nível, apesar de sua idade mais avançada.

Mais uma vez, devemos ressaltar a fundamental fórmula de sucesso, reunindo “strains” de alta qualidade genética típicos da Criação norte americana (Mr. PROSPECTOR) e da Criação européia (RIBOT).

II.5 – TÔNEMAÍ – M.C. – 25.07.2006

II.5.1 – Criador: Haras SANTA MARIA DAS ARARAS

II.5.2 – Proprietário: Stud LECCA


Tônemaí



Pedigree de Tônemaí


II.5.3 – Campanha:
13 Apresentações, convertidas em 5 Vitórias e 5 Colocações, com destaque para o 1º GP Francisco Eduardo de Paula Machado (G1 – 2 000 m), com duas vitórias em Provas de G2 – Colocações em Provas de G1, G2, G3 e LR.

II.5.4 – Alcance Estamínico: Situado na faixa de distâncias entre os 2 000 m e os 2 400 m, na pista de grama.

II.5.5 – Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, WILD EVENT, descende da Linhagem de PHALARIS, “Bloodline” de ICECAPADE, Alinhamento de WILD AGAIN.

Por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, JULES, descende da Linhagem de NATIVE DANCER, “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, Alinhamento de FORTY NINER.

Por sua “bottom line” (BL), delineada pela sequência de suas Mães, descende da Família Materna 16, com origem na Criação européia, referenciada a ANETTE e sua filha AGNES, e desenvolvida pela Criação norte americana, caracterizando–se por uma farta Produção de vencedores.

O Cenário Genético refletido no pedigree de TÔNEMAÍ assinala uma certa afinidade observada entre descendentes das “Bloodlines” de ICECAPADE (3/4 irmão de NORTHERN DANCER) e de Mr. PROSPECTOR, privilegiando a característica da Velocidade Elástica, típica da Criação norte americana.

Seu Genótipo evidencia uma importante Duplicação, sob a forma de linebreeding (5 X 5), nas condições exigidas pelo “Rasmussen Factor” (RF), na excelente Matriz, NATALMA (Mãe de NORHERN DANCER), tipo de duplicação que costuma contribuir para resultados diferenciados nas pistas e na Reprodução.

Além desta Duplicação Convencional / Clássica, podemos observar mais duas Duplicações Convergentes, no Segmento Paterno, em NEARCTIC (Pai de NORTHERN DANCER), em linebreeding (4 X 5) e no Segmento Materno, em RAISE A NATIVE (Pai de Mr. PROSPECTOR), em linebreeding (5 X 5).

Trata–se, portanto, de um pedigree típico da Criação norte americana, diferenciado pelo Alcance Estamínico sintonizado com distâncias de Meio–Fundo e Fundo e pelo alto rendimento observado em pista de grama.

II.6 – FLYMETOTHEMOON – M.C. – 23.09.2005

II.6.1 – Criador: Haras DOCE VALE

II.6.2 – Proprietário: Haras DOCE VALE


Flymetothemoon


Pedigree de Flymetothemoon


II.6.3 – Campanha: 16 Apresentações, convertidas em 4 Vitórias e 7 Colocações, com destaque para o 1º GP São Paulo (G1 – 2400 m), mais uma vitória em Prova de G1 –  Colocações em Provas de G1, G2 e LR.

II.6.4  – Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.

II.6.5 – Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, ROI NORMAND, descende da Linhagem de NATIVE DANCER, “Bloodline” de RAISE A NATIVE, Alinhamento de EXCLUSIVE NATIVE.

Por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, GHADEER, descende da Linhagem de PHALARIS, “Bloodline” de NORTHERN DANCER, Alinhamento de LYPHARD.

Por sua “bottom line” (BL), delineada pela sequência de suas Mães, descende da Família Materna 26, com origem e típica da Criação européia e continuada pela Criação brasileira, com amplo sucesso, pois dela descendem excelentes “racehorses” e “racemares”, como MOLENGÃO, ONEFORTHEROAD e AY CARAMBA.

O Cenário Genético exibido pelo pedigree de FLYMETOTHEMOON, mostra a confluência genética, com boa intensidade de afinidade entre descendentes das “Bloodlines” de RAISE A NATIVE  e de NORTHERN DANCER, privilegiando a Velocidade Elástica voltada para distâncias de Fundo, tendo em vista que EXCLUSIVE NATIVE (Pai de ROI NORMAND) é o Pai de AFFIRMED, o último Tríplice Coroado dos USA, há cerca de 34 anos.

Seu Genótipo aponta para um Cenário Genético caracterizado pelo sistema “Outcross” Absoluto de 5ª Geração, pressupondo um alto nível de Vigor Híbrido, predicado importante para Fundistas de boa categoria.

Observando–se seus Alinhamentos Básicos, mais uma vez, verificamos que sua estrutura genética reúne “strains” de alta qualidade genética da Criação norte americana e da Criação européia, que vem proporcionando excelentes “rachorses” e “racemares”, no âmbito do Turfe europeu.

II.7 – LEWIS – M.C. – 30.10.2006

II.7.1 – Criador: Haras LLC

II.7.2 – Proprietário: Haras LLC


Lewis



Pedigree de Lewis


II.7.3 – Campanha:
7 Apresentações, convertidas em 3 Vitórias e 3 Colocações, com destaque para o 1º GP Cruzeiro do Sul (G1 – 2400 m) – Colocação em Prova de G2.

II.7.4 – Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.

II.7.5 – Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, THIGNON LAFRÉ, descende da Linhagem de HURRY ON , “Bloodline” de SASSAFRAS.

Por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, ROANOKE, descende da Linhagem de St. SIMON, “Bloodline” de RIBOT, Alinhamento de HIS MAJESTY.

Por sua “bottom line” (BL), delineada pela sequência de suas Mães, descende da Família Materna 11–f, com origem e típica da Criação européia, com uma Produção caracterizada por expressivo número de vencedores.

Seu Genótipo apresenta um Cenário Genético totalmente atípico em relação aos Cenários Genéticos usualmente adotados pela atual Criação mundial do PSI, pois reúne descendentes de duas Linhagens típicas da Criação européia de um passado recente, mas altamente qualificada, sob o ponto de vista genético, privilegiando decisivamente a Stamina, compatível com sua característica de Fundista, mas sem desprezar um alto nível de Velocidade proporcional à distâncias de Fundo.

Seu Genótipo aponta para um Cenário Genético caracterizado pelo sistema “Outcross” de 5ª Geração, apresentando uma única Duplicação Convergente no Segmento Materno, sob a forma de linebreeding (5 X 3) no fenomenal RIBOT.

Assim sendo, seu Genótipo reflete um altíssimo padrão de Vigor Híbrido, predicado fundamental para um Fundista bem sucedido.

II.8 – XIN XU LIN – M.C. – 19.09.2007

II.8.1 – Criador: Haras PIRASSUNUNGA

II.8.2 – Proprietário: José Renato Cruz e Tucci


Xin Xu Lin



Pedigree de Xin Xu Lin


II.8.3 – Campanha: 7 Apresentações, convertidas em 5 Vitórias e 3 Colocações, com destaque para o 1º GP Carlos Pellegrini (G1 – 2400 m, ARG.) e o 1º GP Derby Paulista (G1 – 2400 m) – Colocação em Prova de G2.

II.8.4 – Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.

II.8.5 – Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, WONDERTROSS, descende da Linhagem de PHALARIS, “Bloodline” de NORTHERN DANCER, Alinhamento de DANZIG.

Por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, PLEASANT VARIETY, descende da Linhagem de St. SIMON, ‘Bloodline” de RIBOT, Alinhamento de HIS MAJESTY.

Por sua “bottom line” (BL), delineada pela sequência de suas Mães, descende da Família Materna 14, com origem na Criação européia, continuada pela Criação argentina e desenvolvida pela Criação brasileira, apresentando Produção com um bom contingente de vencedores.

XIN XU LIN apresenta um Genótipo evidenciando um Cenário Genético que aponta para a confluência entre descendentes das Linhagens de PHALARIS e de St. SIMON, numa afinidade histórica, possivelmente, a mais importante afinidade no Turfe mundial em todos os tempos, de PHALARIS com filhas de CHAUCER (filho de St. SIMON), que ainda funciona expressivamente até os dias de hoje.

Seu Genótipo ressalta, ainda, a excelência, no exercício da função de Avô Materno, por parte dos descendentes da Linhagem de St. SIMON, como foi visto em TIME FOR FUN e LEWIS.

Seu Genótipo apresenta um Cenário Genético caracterizado pelo sistema “Outcross” Absoluto de 5ª Geração (ausência total de Duplicações em Ancestrais até a 5ª Geração), pressupondo um alto nível de Vigor Híbrido, predicado de fundamental importância para Fundistas bem sucedidos.

Apesar de seus Alinhamentos Básicos (HL e ML) apontarem para a Criação norte americana, temos que levar em consideração que a “Bloodline” de RIBOT, pertencente à Linhagem de St. SIMON, apesar de florescer nos USA, onde RIBOT serviu, tem origem e é típica da Criação européia, o que, em última análise, promove a reunião de “strains” de alta qualidade genética, da Criação norte americana (DANZIG) e da Criação européia (RIBOT), fórmula que vem obtendo extraordinário sucesso no Turfe europeu, particularmente, na produção de excelentes Fundistas.

II.9 – Mr. NEDAWI – M.C. – 07.08.2004

II.9.1 – Criador: Haras OLD FRIENDS

II.9.2 – Proprietário: STUD HOLE IN ONE


Mr.Nedawi



Pedigree de Mr.Nedawi


II.9.3 – Campanha: 30 Apresentações, convertidas em 11 Vitórias e 10 Colocações, com destaque para o1º GP Dardo Rocha (G1 – 2400 m – ARG), 1º GP Carlos Ramires (G1 – 2400 m – URU) e 1º GP Paraná (G1 – 2400 m – BR), com vitórias em Provas de G2 (4 x), G3 (2x) e PE – Colocações em Provas de G1, G2, G3, PE e LR.

II.9.4 – Alcance Estamínico: Situado na faixa de distâncias entre os 2 000 m e os 2 400 m, pista de areia.

II.9.5 – Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, NEDAWI, descende da Linhagem de PHALARIS, “Bloodline” de NASRULLAH, Alinhamento de BLUSHING GROOM.

Por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, CRYPTOCLEARANCE, descende da Linhagem de NATIVE DANCER, “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, Alinhamento de FAPPIANO.

Por sua “bottom line” (BL), delineada pela sequência de suas Mães, descende da Família Materna 2–c, com origem na Europa, sendo continuada e desenvolvida nos USA e, embora não apresente nenhum Produto de maior relevo, sua Produção é pontuada por um expressivo número de vencedores.

Seu Genótipo apresenta um Cenário Genético reunindo em seus dois Alinhamentos Básicos, as “Bloodlines” de NASRULLAH  e de Mr. PROSPECTOR, privilegiando, em seu nível mais elevado, a Velocidade Elástica voltada para as distâncias de Meio–Fundo e Fundo, esta última alcançada em razão de sua alta categoria refletida no seu desempenho na pista de areia.             

Seu Genótipo, refletido em seu pedigree, aponta para um Cenário Genético caracterizado pelo sistema de “Outcross” Absoluto de 5ª Geração, pressupondo um alto nível de Vigor Híbrido, predicado fundamental para Fundistas bem sucedidos, e que, particularmente no caso de Mr. NEDAWI, possibilitou que alcançasse êxitos em Provas de Grupo 1, de caráter internacional, aos 6 anos de idade.

Pode–se observar, ainda, que os Alinhamentos que participaram da estrutura de seu Genótipo, pontuados por HERBAGER (SON–IN–LAW), VAGUELY NOBLE (HYPERION) e TOM ROLFE (RIBOT), privilegiando a Stamina, proporcionaram o Alcance Estamínico de Mr. NEDAWI, sintonizado com os 2 400 m, sendo sua nítida preferência pela pista de areia, certamente, foi herdada de seu Avô Materno, CRYPTOCLEARANCE, filho de Mr. PROSPECTOR.

FIM

Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.320

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês