Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago

Nosso Sentimento - Stud Hulk

Power Up - Haras Figueira do Lago









Colunista:

SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 13
30/09/2010 - 17h23min

SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 13

I – INTRODUÇÃO

Chegamos à última e mais prolífica das Linhagens, ou seja, a pontuada, possivelmente, pelo mais celebrado Reprodutor nascido no século 20, PHALARIS, o extraordinário PSI criado por Lord Derby, nascido em 1913, na Inglaterra, reconhecido muito mais por sua atuação como Reprodutor, do que por sua atuação nas pistas de corrida, caracterizando–se mais como um “Handicap Horse”, do que por um “racehorse” de aproveitamento clássico.

Chegou, por duas vezes, a ser colocado em leilão, sem que fosse adquirido, não restando a Lord Derby outra alternativa, a não ser aproveitá–lo como Reprodutor.

Sem dúvida, é a Linhagem da qual deriva o maior número de “Bloodlines” e respectivos Alinhamentos que persistem até hoje, se compararmos com as demais que se perpetuaram até os dias de hoje.

Vale ressaltar que sua continuidade, entretanto, ocorreu, em sua maioria quase absoluta, por força do seu cruzamento com filhas de CHAUCER (por St. SIMON), num dos mais eficazes “Nicks” da história do PSI no século 20.

Devemos chamar a atenção, ainda, que o fabuloso NATIVE DANCER descende, por seu Alinhamento Masculino Paterno, desta Linhagem de PHALARIS, mas como vimos anteriormente, recebeu sua herança genética, integralmente, de ROI HERODE (Pai de THE TETRARCH), através de seu Segmento Materno, pontuando sua própria Linhagem.

No Brasil, temos vários Reprodutores descendentes desta Linhagem, com suas respectivas “Bloodlines” e Alinhamentos, o que nos levou a selecionar com o máximo de rigor, dentro das condições possíveis para a Criação brasileira, Reprodutores comprovados e / ou com excelente potencial para se tornarem bons Reprodutores que, efetivamente, possam contribuir para o “up grade” de nossa Criação do PSI.

II.10 – LINHAGEM de PHALARIS

• Inglaterra – Castanho Escuro – 1913 – Criador: Lord Derby

• Por POLYMELUS  X  BROMUS por SAINFOIN

• Trata–se da Linhagem de Referência de maior amplitude, no que se refere à quantidade de “Bloodlines” e Alinhamentos que a vêm perpetuando através dos tempos, desde a segunda década do século 20, através de um grande contingente de Reprodutores, descendentes por seus respectivos Alinhamentos Masculinos do Segmento Paterno, como veremos na continuidade desta Parte do Artigo.

• Campanha nas Pistas: Como vimos acima, sua campanha nas pistas, apesar de pontuada por várias vitórias, se limitaram à esfera dos “handicaps”, não apresentando um bom aproveitamento na esfera dos clássicos. Suas melhores atuações revelaram um perfil de “sprinter” alongado, evidenciando um Alcance Estamínico situado na faixa de distâncias entre os 1 200 m e os 1 600 m, na pista de grama.

• Como Reprodutor, seus resultados ultrapassaram de muito as expectativas referenciadas por sua campanha nas pistas, sendo o Reprodutor responsável pelo maior número de “Bloodlines” e respectivos Alinhamentos, pontuados por seus descendentes que atuam como Reprodutores no âmbito da Criação Mundial do PSI da atualidade. Apesar desse extraordinário histórico, foi “Champion Sire” em apenas duas Temporadas na Europa, resultado tímido se comparado com as 9 Temporadas obtidas por St. SIMON e pelas 6 Temporadas obtidas por HYPERION.

• Deve ser ressaltado, entretanto, que o seu sucesso como influente Reprodutor, foi resultado de seu cruzamento com filhas de CHAUCER, filho do fenomenal Reprodutor, St. SIMON. Desta forma, todas as “Bloodlines” derivadas da Linhagem de PHALARIS, que se perpetuaram até os dias de hoje, são pontuadas por Reprodutores descendentes dos filhos de PHALARIS com Matrizes filhas de CHAUCER, ou seja, PHAROS, FAIRWAY, irmãos próprios, e PHARAMOND.

II.10.1 – “BLOODLINE”: NORTHERN DANCER – CAN – M.C. – 1961

– Por NEARCTIC  X  NATALMA por NATIVE DANCER

– Campanha nas Pistas: Em 18 apresentações, venceu em 14 oportunidades, das quais 10 vitórias obtidas em “stakes” (Provas graduadas), com destaque para suas vitórias no Kentucky Derby (2 000 m, areia) e no Preakness Stakes (1 900 m, areia), as duas primeiras Provas da Tríplice Coroa dos USA. Deve–se ressaltar, ainda, que bateu o recorde dos 2 000 m de Churchill Downs (2 minutos cravados) ao vencer o Kentucky Derby, assim como, o recorde dos 1 400 m, em Gulfstream Park (1:22.2). Em 1964, foi declarado “Champion 3 YO Colt” nos USA e Canadá, e “Horse of  the Year” no Canadá. Devemos ressaltar que, além de sua excelente campanha nas pistas, o fato de ter batido dois recordes, o credenciava como um ótimo prospecto como Reprodutor.

– Como Reprodutor: Foi considerado como um dos melhores Reprodutores do século 20, o que se encontra refletido no fato de ter sido “Leading Sire” nos USA em 1971 e 1977 e na Grã Bretanha em 1970, 1977, 1983 e 1984. Como Avô Materno, foi “Leading Broodmare Sire” em 1991. No exercício de suas funções reprodutivas, seus inúmeros descendentes, até os dias atuais, se distribuem por todas as Regiões do planeta, refletidos nos vários Alinhamentos derivados de sua “Bloodline”. Um aspecto importante e diferenciado prende–se ao fato de que NORTHERN DANCER produz descendentes capacitados para bons desempenhos, tanto nas pistas de areia e sintéticas, quanto na pista de grama. Devemos ressaltar, ainda, que NORTHERN DANCER foi um Reprodutor, sobretudo, de “racehorses”, ou seja, de machos, mais do que de “racemares”, ou seja, de fêmeas, em corrida.

– O Alcance Estamínico de NORTHERN DANCER se situou entre os 1 400 m e os 2 000 m, pista de areia.

II.10.1.1 – ALINHAMENTO: SADLER’S WELLS – USA – M.C. – 1981

– Por NORTHERN DANCER  X  FAIRY BRIDGE por BOLD REASON

– Campanha nas Pistas: Em 11 apresentações, venceu em 6 oportunidades, em campanha desenvolvida aos 2 e 3 anos, com destaque para suas vitórias nas 2 000 Guineas e no Eclipse Stakes, duas das mais importantes Provas de Grupo 1 do Calendário Clássico britânico. Seu desempenho nas pistas foi reconhecido ao lhe ser concedido o título de “Champion Miler” na França, em 1984.

– Como Reprodutor: Sua atuação na reprodução pode ser resumida no título de Chefe de Raça que lhe foi concedido, por se tratar de um dos mais influentes e importantes Reprodutores, a partir da década de 90, na Europa. Foi “Leading Sire” na Grã Bretanha, por prêmios, em 1990 e no período de 1992 a 2002. Seus descendentes diretos, pelo Alinhamento Masculino de seus Segmentos Paternos, pontuam as Listas de “Leading Sires” em, praticamente, todos os países onde é  criado o PSI. Em toda a sua vida como Reprodutor ficou sediado na Irlanda.

– Alcance Estamínico situado na faixa de distâncias entre os 1 600 m e os 2 000 m, na pista de grama.

• HIGH CHAPARRAL – IRE – M.C. – 1999


HIGH CHAPARRAL


Pedigree de HIGH CHAPARRAL

ƒæ OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,63 m

– Campanha nas Pistas: Em 13 apresentações, venceu em 10 oportunidades, em campanha desenvolvida dos 2 aos 4 anos, em 4 países diferentes (Inglaterra, Irlanda, USA e França). De suas 10 vitórias, 6 foram obtidas em Provas de Grupo 1 e, por duas vezes, veio a obter o 3º lugar na Prova mais seletiva do Turfe europeu, ou seja, o Prix de l’Arc de Triomphe. Alcançou prêmios da ordem de £ 3,4 milhões. Em 2002, obteve os títulos de “Eclipse Champion Turf Horse” e “Co–Champion 3YO” na Europa e, em 2003, foi novamente (Eclipse Champion Turf Horse” e recebeu o maior peso no Handicap de Cavalos de mais idade (“Older Horse” na Irlanda.

– Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, SADLER’S WELLS, descende da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, enquanto, por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, DARSHAAN, descende da “Bloodline” de NASRULLAH, através do Alinhamento de NEVER BEND, via seu extraordinário filho MILL REEF. Seu Genótipo exibe uma duplicação na excelente Matriz, LALUN (Mãe de NEVER BEND), nas condições do “Rasmussen Factor” (RF).

– Alcance Estamínico: Sintonizado com a distância nobre por excelência, ou seja, os 2 400 m, pista de grama, nos moldes do Turfe europeu.

– Como Reprodutor: HIGH CHAPARRAL é considerado por experts, como um excelente prospecto para se tornar o terceiro sucessor de SADLER’S WELLS, juntando–se a MONTJEU e GALILEO, nesta missão. Em suas primeiras gerações, já produziu vários vencedores de Provas de Grupo.

– Sediado na COOLMORE STUD, Tipperary, Irlanda

– Cobertura: E 10.000 (dez mil euros), referenciados a 2009.

– E.mail: sales@coolmore.ie

– Site: www.coolmore.com  


• BLACK SAM BELLAMY – IRE – M.C. – 1999


BLACK SAM BELLAMY


Pedigree de BLACK SAM BELLAMY

ƒæ OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,68 m

– Campanha nas Pistas: Em 18 apresentações, venceu em 4 oportunidades, em campanha desenvolvida dos 2 aos 4 anos, em 5 países diferentes (Itália, Inglaterra, Irlanda, França e Alemanha), com destaque para sua vitória no Gran Premio del Jockey Club, em Milão, alcançando prêmios da ordem de £ 390 mil. Foi “Champion 3 YO” na Itália em 2002.

– Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, SADLER’S WELLS, descende da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, enquanto, por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, MISWAKI, descende da “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR. É irmão próprio do atual mais importante Reprodutor na Europa, ou seja, GALILEO e do excepcional “racehorse”, SEA THE STARS. Sua Mãe, URBAN SEA, é uma das raras “racemares” vencedoras do Prix de l’Arc de Triomphe. Seu Genótipo exibe uma Configuração Genética tendendo para o regime do “Outcross”, tendo em vista que há uma única duplicação, em linebreeding, em NATIVE DANCER.

– Alcance Estamínico: Situado na faixa de distâncias entre os 2 000 m e os 2 400 m, pista de grama.

– Como Reprodutor: Suas primeiras Gerações já assinalam alguns vencedores.

– Sediado na GESTÜT FÄHRFHOF, Alemanha

– Cobertura: E 6.500 (seis mil e quinhentos euros), referenciados a 2009.

– E.mail: gestuet@faerhof.de

– Site: www.faerhof.de 


• DOYEN – IRE – M.CE. – 2000

 
DOYEN


Pedigree de DOYEN

ƒæ OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,66 m

– Campanha nas Pistas: Em 14 apresentações, venceu em 5 oportunidades, em campanha desenvolvida dos 2 aos 5 anos, alcançando prêmios da ordem de £ 708 mil, com destaque para a sua vitória no King George VI and Queen Elizabeth Stakes – Grupo 1, Inglaterra, derrotando nossos conhecidos HARD BUCK e SULAMANI, num dos mais seletos campos desta importante Prova do Calendário Clássico inglês, pois estavam presentes 10 vencedores de Provas de Grupo 1, batendo o recorde dos 2 400 m, na pista de grama de Ascot. Este recorde representa uma efetiva sinalização para que venha a se tornar um muito bom Reprodutor. Foi o “Champion Older Horse” da Europa, em 2004.

– Genótipo:Por sua “high line” (HL), seu Pai, SADLER’S WELLS, descende da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, enquanto, por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, KRIS, descende da “Bloodline” de SHARPEN UP, configurando o excelente entrosamento genético entre descendentes de NORTHERN DANCER e SHARPEN UP. Devemos destacar que o seu Genótipo exibe um Cenário Genético tendendo para o “Outcross”, evidenciando, apenas, duas duplicações, em NATIVE DANCER e, sobretudo, na excelente Matriz, LALUN, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF).

– Alcance Estamínico: Sintonizado com os 2 400 m, pista de grama.

– Como Reprodutor: Sua 1ª Geração estreou na Temporada européia de 2009, já com Produtos com êxito em Provas de Grupo na Europa.

– Sediado no Dalham Hall Stud, Inglaterra, pertence ao DARLEY Stud.

– Cobertura: £ 7.000 (sete mil libras), referenciados a 2009.

– Site: www.darleystallions.com


• SLIGO BAY – IRE – M.C. – 1998


SLIGO BAY


Pedigree de SLIGO BAY

ƒæ OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,60 m

– Campanha nas Pistas: Em 17 apresentações, venceu em 4 oportunidades, em campanha desenvolvida dos 2 aos 5 anos, em três países diferentes (Irlanda, França e USA),  alcançando prêmios da ordem de $ 484 mil, destacando sua vitória no Hollywood Turf Cup Stakes – Grupo 1, nos USA.

– Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, SADLER’S WELLS, descende da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, enquanto, por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, HALO, descende da “Bloodline” de ROYAL CHARGER, ¾ irmão de NASRULLAH, ambos muito influenciados pelo fenomenal THE TETRARCH, através de sua fabulosa filha, MUMTAZ MAHAL. Sua Mãe, ANGELIC SONG é irmã própria da extraordinária “racemare” e Matriz, GLORIOUS SONG, “Horse of the Year” no Canadá, e dos excelentes “racehorses” e Reprodutores, DEVIL’S BAG e SAINT BALLADO. GLORIOUS SONG, por sua vez, foi a Mãe dos excelentes Reprodutores e “racehorses”, RAHY e SINGSPIEL. Estamos diante, portanto, de uma das mais qualitativas Famílias Maternas da Criação mundial do PSI, da atualidade, o que reforça a sinalização para que SLIGO BAY se apresente como um excelente prospecto para Reprodutor, o que já vem acontecendo com seus primeiros Produtos, como WIND IN MY WINGS (“srakes winner”). Seu Genótipo exibe, ainda, uma duplicação na excelente Matriz, ALMAHMOUD, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF).

– Alcance Estamínico: Situado entre os 1 800 m e os 2 400 m, pista de grama.

– Como Reprodutor: Como vimos acima, reúne todas as condições de se firmar como um bom Reprodutor, o que já vem sendo sinalizado através de WIND IN MY WINGS, “stakes winner”, componente de sua 1ª Geração.

– Sediado na ADENA SPRINGS SOUTH, Williston, Florida.

– Cobertura: $ 7.500 (sete mil e quinhentos dólares), referenciados a 2009.

– E.mail: mrecio@adenastallions.com

– Site: www.adenastallions.com


• BORREGO – USA – M.A. – 2001


BORREGO


Pedigree de BORREGO

ƒæ OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,65 m

– Campanha nas Pistas: Em 20 apresentações, venceu em 5 oportunidades, em campanha desenvolvida dos 2 aos 4 anos, alcançando prêmios da ordem de $ 2 milhões, devendo ser ressaltado que se trata do único “racehorse” que venceu o Jockey Club Gold Cup e o Pacific Classic, ambas, importantes Provas de Grupo 1, no mesmo ano. Apresentou bom desempenho, como 2 anos, tanto na pista sintética (“dirt”), quanto na grama.

– Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, EL PRADO, descende da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, através do fenomenal SADLER’S WELLS, enquanto, por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, STRIKE THE GOLD, descende da “Bloodline” de RAISE A NATIVE, através do excelente, ALYDAR. Seu Genótipo apresenta um Cenário Genético tendendo para o “Outcross”, sendo observada uma única tripla participação no extraordinário NATIVE DANCER, pressupondo um bom nível de Vigor Híbrido.

– Alcance Estamínico: Sintonizado com a distância dos 2 000 m, pista sintética.

– Como Reprodutor: Em sua 1ª Geração nas pistas, já vem sinalizando como um muito bom Reprodutor, com Produtos com bom desempenho na esfera clássica.

– Sediado na WINTERGREEN STALLION STATION, Midway, Kentucky.

– Cobertura: $ 20.000 (vinte mil dólares), referenciados a 2 009.

– Site: www.wintergreenstallionstation.com


II.10.1.2 – ALINHAMENTO: DANEHILL – USA – M.C. – 1986

– Por DANZIG  X  RAZYANA por HIS MAJESTY

– Campanha nas Pistas: Em 9 apresentações, venceu em 4 oportunidades, em campanha, praticamente, desenvolvida aos 3 anos, quando venceu suas principais Provas em 1 200 m, pista de grama, do Calendário clássico inglês. Alcançou prêmios da ordem de $ 321 mil, caracterizando–se pelo perfil de um autêntico “sprinter”.

– Como Reprodutor: Na função reprodutiva, veio a se comportar como um autêntico fenômeno, produzindo desde “sprinters” até “stayers”, sendo o primeiro Reprodutor, na Criação mundial, a alcançar a marca dos 300 “stakes winners” (vencedores clássicos), alcançando um total de 345 “stakes winners”, o que representa a incrível marca de 14% de vencedores clássicos do total de Produtos gerados durante os anos em que atuou com Reprodutor. Por 9 anos consecutivos foi o “Leading Sire” na Austrália e “Leading Sire” na Inglaterra e na Irlanda nos anos de 2005, 2006 e 2007. DANEHILL é considerado como “Sire of Sires”, devendo ser aclamado como Chefe de Raça.

– Alcance Estamínico situado na faixa de distâncias entre os 1 200 e os 1 400 m, pista de grama.


• ROCK OF GIBRALTAR – IRE – M.C. – 1999


ROCK OF GIBRALTAR


Pedigree de ROCK OF GIBRALTAR

ƒæ OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,62 m

– Campanha nas Pistas: Em 13 apresentações, venceu em 10 oportunidades, em campanha desenvolvida aos 2 e 3 anos, destacando–se a façanha de ter vencido, consecutivamente, sete Provas de Grupo 1. Alcançou prêmios da ordem de £1,3 milhões. Foi “Champion 3 Years Old” na Europa, em 2002.

– Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, DANEHILL, descende da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, através do excepcional DANZIG, enquanto, por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, BE MY GUEST, também descende da “Bloodline” de NORTHERN DANCER. Deve–se ressaltar que o seu Genótipo exibe um Cenário Genético dominado pelo inbreeding (3 X 3) no fenomenal NORTHERN DANCER, pela tripla participação da notável Matriz, NATALMA, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF) e, também, pela quádrupla participação (6 X 6 X 6 X 6) no notável e importante Reprodutor, HYPERION.

– Alcance Estamínico: Situado na faixa de distâncias entre os 1 200 m e os 1 600 m, pista de grama, caracterizando–se como um autêntico “sprinter” alongado.

– Como Reprodutor: Através de suas primeiras Gerações, já vem sinalizando como excelente prospecto como Reprodutor, em razão das boas atuações de alguns de seus Produtos.

– Sediado no COOLMORE STUD, Tipperary, Irlanda.

– Cobertura: E 27.500 (vinte e sete mil e quinhentos euros), referenciados a 2009.

– E.mail: sales@coolmore.ie

– Site: www.coolmore.com


• DYLAN THOMAS – IRE – M.C. – 2003


DYLAN THOMAS


Pedigree de DYLAN THOMAS

ƒæ OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,68 m

– Campanha nas Pistas: Em 18 apresentações, venceu em 10 oportunidades, em campanha desenvolvida dos 2 aos 4 anos, na Irlanda, Inglaterra e França, alcançando prêmios da ordem de £ 3,3 milhões, Devem ser destacadas suas vitórias nas duas principais Provas de Grupo 1 do Calendário Clássico europeu, para animais de 3 e mais anos, ou seja, o GP Arco do Triunfo, na França, e o King George VI and Queen Elizabeth Stakes, na Inglaterra. No ano de 2007, DYLAN THOMAS reuniu os seguintes títulos: “Horse of the Year”, “Champion Older Horse”, na Europa, e “Horse of the Year”, na Irlanda.

– Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, DANEHILL, descende da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, através do notável DANZIG, enquanto, por sua “middle line” (ML), seu avô Materno, DIESIS, descende da “Bloodline’ de SHARPEN UP. Deve–se destacar, ainda, no Cenário Genético exibido por seu Genótipo, entre outras duplicações, a duplicação em WAR ADMIRAL, nas condições do “X Factor” (XF), a tripla participação do importante e influente Reprodutor, NATIVE DANCER, e a quádrupla participação do notável e fundamental, HYPERION.

– Alcance Estamínico: Sintonizado com a distância dos 2 400 m, pista de grama.

– Como Reprodutor: Ingressou no Haras na Temporada de Monta de 2008, do Hemisfério Norte.

– Sediado no COOLMORE STUD, Tipperary, Irlanda.

– Cobertura: E 35.000 (trinta e cinco mil euros), referenciados a 2009.

– E.mail: sales@coolmore.ie

– Site: www.coolmore.com


• AUSSIE RULES – USA – M.T. – 2003


AUSSIE RULES


Pedigree de AUSSIE RULES

ƒæ OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,58 m

– Campanha nas Pistas: Em 12 apresentações, venceu em 4 oportunidades, em campanha desenvolvida aos 2 e 3 anos, na Irlanda, Inglaterra, França e USA, alcançando prêmios da ordem de £ 488 mil. Destaque para sua vitória no Poule d’Essai des Poulains, Grupo 1, uma das principais Provas para os 3 anos na França.

– Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, DANEHILL, descende da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, através do excepcional Reprodutor, DANZIG, enquanto, por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, ALZAO, também, descende da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, através do excelente LYPHARD (Pai de GHADEER). O Cenário Genético exibido por seu Genótipo, assinala como destaque, as duplicações em NORTHERN DANCER (3 X 4), no fabuloso FAIR TRIAL (6 X 6), e na tripla participação (4 X 4 X 5) da notável Matriz, NATALMA, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF).

– Alcance Estamínico: Sintonizado com a distância dos 1 600 m, pista de grama.

– Como Reprodutor: Sua 1ª Geração está estreando nas pistas de corrida, nesta Temporada de 2010.

– Sediado na COOLMORE STUD, Tipperary, Irlanda.

– Cobertura: E 8.000 (oito mil euros), referenciados a 2009.

– E.mail: sales@coolmore.ie

– Site: www.coolmore.com


• TIGER HILL – IRE – M.C. – 1995


TIGER HILL


Pedigree de TIGER HILL

ƒæ OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,65 m

– Campanha nas Pistas: Em 17 apresentações, venceu em 10 oportunidades, em campanha desenvolvida dos 2 aos 4 anos, alcançando prêmios da ordem de £ 749 mil. Destaque para suas duas vitórias no GP von Baden, Grupo 1, na Alemanha. Foi 3º no GP Arco do Triunfo, a principal Prova do Calendário Clássico da Europa.

– Genótipo: Por sua ‘high line” (HL), seu Pai, DANEHILL, descende da “Bloodline’ de NORTHERN DANCER, através do extraordinário DANZIG, enquanto, por sua “middle line” (ML), seu avô Materno, APPIANI II, descende da “Bloodline’ de HERBAGER, Linhagem de SON–IN–LAW. O Cenário Genético exibido por seu Genótipo, ressalta a quádrupla participação do fenomenal reprodutor, HYPERION e, como curiosidade, seu 2º Avô Materno é o nosso conhecido St. CHAD.   

– Alcance Estamínico: Sintonizado com a distância dos 2 400 m, pista de grama, a distância clássica por excelência, nos moldes do Turfe europeu.

– Como Reprodutor: Já é um Reprodutor comprovado, tendo produzido vencedores de Provas de Grupo 1, como IOTA e KONIGSTIGER.

– Sediado no KILDANGAN STUD, Irlanda, pertence ao DARLEY Stud.

– Cobertura: E 20 000 (vinte mil euros), referenciados a 2009.

– Site: www.darleystallions.com


• ORATORIO – IRE – M.C. – 2002


ORATORIO


Pedigree de ORATORIO

ƒæ OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,60 m

– Campanha nas Pistas: Em 15 apresentações, venceu em 6 oportunidades, em campanha desenvolvida aos 2 e 3 anos, na França, Irlanda e Inglaterra. Mostrou Velocidade e Precocidade ao vencer o Grand Criterium, Grupo 1, uma das principais Provas para os 2 anos na França e o Eclipse Stakes, Grupo 1, na Inglaterra, também uma das importantes Provas para os 3 anos. Foi “Champion 2 Years Old” na França, em 2004 e o “Melhor 3 Anos” na Irlanda, em 2005.

– Genótipo: Por sua “high line” (HL), seu Pai, DANEHILL, descende da “Bloodline’ de NORTHERN DANCER, através do excepcional Reprodutor, DANZIG, enquanto, por sua “middle line” (ML), seu Avô Materno, VAGUELY NOBLE, descende da “Bloodline” de AUREOLE, da Linhagem do fundamental HYPERION. O Cenário Genético exibido por seu Genótipo ressalta a proximidade da duplicação (5 X 4) no excepcional NEARCO, a tripla participação (5 X 5 X 5) do fenomenal NATIVE DANCER, e da quádrupla participação (6 X 6 X 5 X 6) no fundamental HYPERION. ORATORIO é irmão materno de nosso conhecido FAHIM.

– Alcance Estamínico: Situado entre os 1 400 m e os 2 000 m, pista de grama.

– Como Reprodutor: Sua 1ª Geração estreou nas pistas na Temporada de 2009, já sinalizando com boas perspectivas como um Reprodutor de muito bom potencial.

– Sediado na COOLMORE STUD, em Tipperary, Irlanda.

– Cobertura: E 17.500 (dezessete mil e quinhentos euros), referenciados a 2009.

– E.mail: sales@coolmore.ie

– Site: www.coolmore.com 

Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.320

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês