Colunista:
SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 10 24/08/2010 - 11h15min
A CRIAÇÃO NACIONAL
SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 10
ERRATA: Um atento e estudioso Leitor, me informou sobre dois problemas, um dos quais bastante importante, sobre Reprodutores referenciados na Parte 9 desta série de Artigos sobre as Sugestões de Reprodutores:
1º – O Reprodutor OSORIO já morreu.
2º – O Reprodutor LANDO, não se encontra mais sediado no Haras d’ETREHAM, na França, tendo retornado ao GESTÜT FÄHRHOF, na Alemanha.
II.7 – LINHAGEM de HIMYAR
• USA – Castanho – 1875 – Criador: B.G. Thomas (DIXIANA FARM)
• Por ALARM X HIRA por LEXINGTON
• Trata–se da Linhagem de Referência mais antiga, entre as que foram estabelecidas por mim a partir do final do século 19, e do século 20, tendo em vista que o seu Reprodutor de Referência, HIMYAR, nasceu em 1875 e, até hoje, se perpetua através de duas “Bloodlines”, uma das quais, pontuada por um importante Reprodutor da Criação norte americana, DOMINO.
• Campanha nas Pistas: 27 apresentações, com 14 vitórias e 10 colocações (2º e 3º lugares), com destaque para o 2º lugar obtido no Kentucky Derby, obtendo vitórias dos 1 000 m aos 2 800 m.
• Seu Pai, ALARM (1869), era filho de AMERICAN ECLIPSE (1855) que, por sua vez, era filho de ORLANDO (1841), vencedor do Derby de Epsom, que levou para os USA o Alinhamento Masculino Paterno pontuado pelo lendário POT8’OS (1773), este último, filho do mais influente e fenomenal ancestral do PSI da atualidade, ECLIPSE (1764).
• Seu Avô Materno, LEXINGTON (1850), é considerado por muitos experts, como o mais importante Reprodutor norte americano, em todos os tempos, tendo liderado a “Sire List” dos USA por 16 Temporadas (de 1861 a 1874, 1876 e 1878), assim como, foi também um de seus mais importantes Avôs Maternos.
• Como Reprodutor, HIMYAR liderou a “Sire List” dos USA em 1893, mas seu maior destaque refere–se ao seu fabuloso filho, DOMINO (1891) e, também, ao seu importante filho, PLAUDIT (1895), justamente, os dois Reprodutores que pontuaram as suas duas “Bloodlines” que vêm se perpetuando até os dias atuais.
• Trata–se de uma Linhagem que, apesar de sua importância histórica para a Criação norte americana, atualmente, possui um número muito reduzido de representantes, o que não afasta, totalmente, a perspectiva de extinção pelo Alinhamento Masculino Paterno, a médio prazo.
• Como uma Linhagem tipicamente norte americana, apresenta a inusitada característica de ser totalmente aberta, facilitando expressivamente o Planejamento Genético envolvendo seus descendentes.
• A Criação brasileira conta, atualmente, com dois Reprodutores descendentes da “Bloodline” de DOMINO, através do Alinhamento de ACK ACK, ou seja, DUBAI DUST e MUITO MELHOR, enquanto, pela “Bloodline” de PLAUDIT, através de ROUGH’N TUMBLE, está chegando ao Brasil, pelo Sistema de “shuttle”, para sta Temporada de Monta de 2010, o Reprodutor MACHO UNO.
II.7.1 – “BLOODLINE”: DOMINO – USA – M.CE. – 1891
– Por HIMYAR X MANNIE GRAY por ENQUIRER
– Esta “Bloodline” foi perpetuada, mais recentemente, pelo Alinhamento de ACK ACK (1966) e pontuada por seu filho BROAD BRUSH (1983).
– Campanha nas Pistas: Em 25 apresentações, venceu 19 corridas, somando mais 3 colocações, sendo que concedia elevados pesos em algumas corridas que venceu e nas que logrou colocações. Aos 2 anos de idade, venceu as 7 corridas das quais participou, o que lhe valeu os títulos de “Champion 2 yo Colt” e “Horse of the Year” em 1893, exatamente o ano em que seu Pai, HIMYAR, venceu a estatística para Reprodutores nos USA. Aos 3 anos, venceu 8 corridas, estabelecendo o recorde de pista no Flying Stakes. Aos 4 anos, venceu 4 corridas, já apresentando problemas em seus locomotores (sempre correu ligado), encerrou sua campanha nas pistas.
– Como Reprodutor produziu, apenas, um total de 20 Produtos, uma vez que veio a morrer, inesperadamente, aos 6 anos de idade, não chegando a completar duas Temporadas de Monta. Ocorreu que, dos 20 Produtos, 8 foram “Stakes Winners” (Vencedores Clássicos), conferindo–lhe a incrível marca de 42% de aproveitamento clássico, quando, nessa época, esse percentual girava em torno dos 3%. Seu filho COMMANDO, obteve o título de “Horse of the Year” em duas Temporadas, sendo que, juntamente com seu excepcional filho, COLIN (invicto em 15 apresentações), promoveram a perpetuação de sua “Bloodline” até os dias atuais, através do Alinhamento pontuado por ACK ACK e seu filho BROAD BRUSH.
– Alcance Estamínico: Dos 1 800 m aos 2 000 m, pista de areia.
II.7.1.1 – ALINHAMENTO: ACK ACK – USA – M.CE. – 1966
– Por BATTLE JOINED X FAST TURN por TURN–TO
– Campanha nas Pistas: Apresentou uma campanha nas pistas quase idêntica ao de seu famoso ancestral, DOMINO, refletida em 27 apresentações, com 19 vitórias e 6 colocações, com 15.3 hands (1,60 m) de altura. Em 1971, obteve os títulos de “Horse of the Year”, “Champion Older Male” e “Champion Sprinter”. Venceu 13 “Stakes” e Handicaps durante a sua campanha.
– Como Reprodutor, ACK ACK teve o mérito de resgatar a “Bloodline” de DOMINO, que estava prestes a ser extinta por seu Segmento Paterno (Alinhamento Masculino Paterno), ao produzir destacados “racehorses” e “racemares”, com destaque para seu filho, YOUTH, que atuou como regular Reprodutor no Brasil, dono de excelente campanha nas pistas de corrida, sendo “Champion Turf Horse” nos USA em 1976, mas sobretudo, através de seu filho BROAD BRUSH de excelente campanha nas pistas, sendo o vencedor da “Sire List” em 1974 nos USA. BROAD BRUSH está cumprindo o importante papel de dar continuidade à “Bloodline” de seu ancestral, DOMINO, tal qual o fez seu Pai, ACK ACK.
– Alcance Estamínico: Dos 1 200 m aos 2 000 m, pista de areia.
• INCLUDE – USA – M.C. – 1997
INCLUDE
Pedigree de INCLUDE
ƒæ OBSERVAÇÕES:
o Altura: 1,65 m
o Campanha nas Pistas: Em 20 apresentações, venceu em 10 oportunidades, com destaque para a sua vitória no Pimlico Special H – Grupo 1, alcançando prêmios no valor de U$ 1.659.560 (quase 1,7 milhões de dólares).
o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, BROAD BRUSH, como vimos acima, descende da “Bloodline” de DOMINO, através do Alinhamento de ACK ACK, enquanto, por sua “middle line’, seu Avô Materno, STOP THE MUSIC, descende da “Bloodline” de ROYAL CHARGER, ¾ irmão de NASRULLAH, como já vimos, fortemente influenciado por THE TETRARCH. Sua Configuração Genética assinala a tripla participação de TURN–TO, em inbreeding (4 X 4), além do linebreeding (5 X 5) em RIBOT e o “Rasmussen Factor” (RF) na excelente Matriz, HIDDEN TALENT, sob a forma de linebreeding (4 X 5). É livre da influência da “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, o que irá facilitar o seu Planejamento Genético.
o Alcance Estamínico: 1 800 m, pista de areia / sintética.
o Como Reprodutor: Em sua 1ª Geração, produziu 2 vencedores de Grupo 1, já tendo produzido 5 vencedores de Grupo 1 (referência de 2008), inclusive, PANTY RAID que superou a marca do milhão de dólares em prêmios. Vem demonstrando passar Precocidade e ótimo padrão de equilíbrio entre Velocidade e Stamina para seus filhos. Até então, vem mostrando uma certa supremacia na produção de fêmeas, o que sinaliza, desde já, como um provável muito bom Avô Materno.
o Sediado no AIRDRIE STUD, Midway, Kentucky.
o Cobertura: U$ 35.000 (trinta e cinco mil dolares), referenciado a 2009.
o E.mail: info@airdriestud.com
o Site: www.airdriestud.com
II.7.2 – “BLOODLINE”: PLAUDIT – USA – M.CE. – 1895
– Por HIMYAR X CINDERELLA por TOMAHAWK
– Campanha nas Pistas: Em 20 apresentações, alcançou 8 vitórias e 5 colocações, sendo que aos dois anos venceu o Champagne Stakes – Grupo 1 e, numa corrida para todas as idades, venceu o 4 anos BEN BRUSH, famoso “racehorse” nos USA. Aos 3 anos venceu o Kentucky Derby, sua maior façanha nas pistas.
– Como Reprodutor, produziu uma dúzia de “Stakes Winners”, destacando–se KING JAMES, vencedor de vários “Stakes”, que deu seqüência a esta “Bloodline”. PLAUDIT era irmão materno de HASTINGS, bisavô paterno de MAN O’ WAR.
– Alcance Estamínico: 2 000 m, pista de areia.
II.7.2.1 – ALINHAMENTO: ROUGH’N TUMBLE – USA – M.C. – 1948
– Por FREE FOR ALL X ROUSED por BULL DOG
– Campanha nas Pistas: Em 16 apresentações, obteve 4 vitórias e 9 colocações, numa campanha sem maiores destaques.
– Como Reprodutor, teve o grande mérito de dar continuidade a esta “Bloodline’ de PLAUDIT, tendo como mérito mais expressivo, ter produzido o excepcional “racehorse” Dr. FAGER, detentor de uma das melhores campanhas de um “racehorse”, em todos os tempos nos USA, que não teve o mesmo destaque como Reprodutor. Mas na continuidade deste Alinhamento, passando ao largo de Dr. FAGER, ROUGH’N TUMBLE conseguiu manter a sua seqüência através de importantes Reprodutores como QUESTIONNAIRE (1927), até chegar ao fabuloso HOLY BULL (1991), com extraordinária campanha nas pistas, refletida em 13 vitórias de 16 apresentações, o que lhe valeu os títulos de “Horse of the Year” e “Champion 3 yo Colt” de 1994, correspondendo plenamente como Reprodutor, a partir do qual esta “Bloodline” está se consolidando, através de importantes filhos que veio a produzir.
• MACHO UNO – USA – M.T. – 1998
MACHO UNO
Pedigree de MACHO UNO
ƒæ OBSERVAÇÕES:
o Altura: 1,65 m
o Campanha nas Pistas: Em 14 apresentações, venceu em 6 oportunidades, alcançando prêmios no valor de U$ 1.851.803 (quase 1,9 milhões de dolares), com destaque para sua vitória na Breeders’ Cup Juvenile – Grupo 1, obtida aos 2 anos, além de vitórias em Provas de Grupo 2.
o Genótipo: Por sua “high line’, seu Pai, HOLY BULL, descende da “Bloodline” de PLAUDIT, através do Alinhamento de ROUGH’N TUMBLE, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, BLUSHING GROOM, descende da “Bloodline” de NASRULLAH, Reprodutor fortemente influenciado, por seu Segmento Materno, pelo fenomenal THE TETRARCH. Sua Configuração Genética apresenta–se com a característica do Sistema “Outcross” de 5ª Geração, livre da influência da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, características que facilitam o seu Planejamento Genético.
o Alcance Estamínico: 1 800 m, pista de areia / sintética.
o Como Reprodutor: Já comprovado, por ter produzido vencedores de Grupo 1 nos USA, com destaque para WICKED STYLE (TREMPOLINO) e MACHO AGAIN (WILD AGAIN). MACHO UNO está servindo na Temporada de Monta do Hemisfério Sul, no Brasil e, como é descendente de uma Linhagem (HIMYAR) caracterizada pela Permeabilidade com Matrizes descendentes da grande maioria de Linhagens / “Bloodlines”, seu retorno para uma próxima Temporada, contribuirá, efetivamente, para elevar a qualidade média da Criação nacional do PSI. MACHO UNO é irmão materno do muito bom Reprodutor AWESOME AGAIN nos USA.
o Sediado no Haras São José da Serra (Shuttle)
o Cobertura: U$ 20.000 (vinte mil dólares) com referência a 2009.
o E.mail: falecom@agenciatbs.com.br
o Site: www.agenciatbs.com.br
• GIACOMO – USA – M.T. – 2002
GIACOMO
Pedigree de GIACOMO
ƒæ OBSERVAÇÕES:
o Altura: Não disponível
o Campanha nas Pistas: Em 16 apresentações, venceu em 3 oportunidades, com destaque para sua vitória no Kentucky Derby – Grupo 1, a principal Prova do Calendário Clássico dos USA, alcançando prêmios no valor de U$ 2.537.316 (2,5 milhões de dólares).
o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, HOLY BULL, descende da”Bloodline” de PLAUDIT, através do Alinhamento de ROUGH’N TUMBLE, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, STOP THE MUSIC, descende da “Bloodline” de ROYAL CHARGER, ¾ irmão de NASRULLAH, portanto, fortemente influenciado, por seu Segmento Materno, pelo fenomenal THE TETRARCH. Sua Configuração Genética se apresenta em conformidade com o Sistema “Outcross” de 5ª Geração, tal como seu irmão paterno, MACHO UNO. GIACOMO é livre da influência de Mr. PROSPECTOR e de NORTHERN DANCER, o que facilita consideravelmente seu Planejamento Genético. Devemos ressaltar que seu Pai, HOLY BULL, foi “Horse of the Year” de 1994 nos USA.
o Alcance Estamínico: 2 000 m, pista de areia / sintética.
o Como Reprodutor: Ainda não comprovado, pois ainda não tem Produtos em idade de corrida, mas levando em consideração as diversas semelhanças, genéticas e físicas, assim como, de campanha nas pistas, com seu irmão paterno, MACHO UNO, reúne as condições necessárias para que venha a se tornar um bom Reprodutor, sendo, portanto, uma excelente opção ao seu irmão, MACHO UNO, na hipótese de que este não possa retornar ao Brasil para a próxima Temporada de Monta de 2011.
o Sediado no ADENA SPRINGS de Kentucky
o Cobertura: U$ 12.500 (doze mil e quinhentos dólares) referenciada a 2009
o E.mail: jkckjbrothers@msn.com
o Site: www.adenastallions.com
Continua...
Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com
[ Escolher outro colunista ]
|