Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 9
19/08/2010 - 09h33min

A CRIAÇÃO NACIONAL

SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 9

II.5 – LINHAGEM de DARK RONALD

• Grã–Bretanha – 1905 – Castanho – Criador: Edward Kennedy

• Note–se que seu Criador, Edward Kennedy, também foi o Criador do fenomenal THE TETRARCH.

• Por BAY RONALD  X  DARKIE por THURIO

• Campanha nas Pistas: Em 7 apresentações, venceu em 3 oportunidades, devendo–se ressaltar sua vitória no Prince of Wales Stakes, em 2 400 m. Um aspecto invulgar de sua campanha, ocorreu após a sua estréia vitoriosa aos 2 anos, pois devido a uma séria lesão, ficou afastado das pistas por dois anos, mas ao retornar, venceu suas principais Provas.

• Seu Pai, BAY RONALD (1893), foi um dos ícones na transmissão de Consistência e Resistência, descendente da famosa Linhagem de TOUCHSTONE (1831), referendada pelo extraordinário Reprodutor, HAMPTON (1872). Sua longa e rigorosa campanha nas pistas foi caracterizada por correr sempre contra os principais “racehorses” de sua Geração, com 5 vitórias em 26 apresentações, refletindo suas características primordiais de Consistência e Resistência, chegando a correr em dois dias seguidos, vencendo na segunda apresentação, o importante Champion Stakes, carregando elevado peso.

• Genótipo: Podemos observar uma característica interessante e insinuante em sua Configuração Genética, pois era “outcross” até a sua 4ª Geração, reunindo os principais Reprodutores do século 19, com destaque para STOCKWELL, o Imperador dos Reprodutores, filho da excepcional POCAHONTAS (1837), além dos “linebreedings”, na verticalidade da 5ª Geração, em TOUCHSTONE, MELBOURNE, RATAPLAN (também filho da excepcional POCAHONTAS), e o “Rasmussen Factor” (RF), 5 X 5 na excelente Matriz QUEEN MARY (1843).

• Como Reprodutor, DARK RONALD iniciou esta atividade na Inglaterra, onde veio a produzir o excepcional “stayer”, SON–IN–LAW, que estabeleceu uma Linhagem própria, caracterizada por excelentes “stayers”, com destaque para HERBAGER, que vem sustentando esta Linhagem, praticamente extinta por seu Alinhamento Masculino Paterno. Foi na Alemanha, entretanto, que DARK RONALD veio a se tornar um dos pilares da atual Criação alemã, produzindo, entre outros, PRUNUS, HEROLD (Derby alemão) e WELLENSTEIN, todos lideraram a “Sire List”, sendo que, PRUNUS a liderou por cinco Temporadas. Foi através de HEROLD que estabeleceu o Alinhamento que perpetuou sua Linhagem, através de seus descendentes, ALCHIMIST– BIRKHAHN– LITERAT– SURUMU e ACATENANGO.

• A Criação brasileira não dispõe de Reprodutor descendente de DARK RONALD pelo Alinhamento Masculino Paterno, razão pela qual sugerimos, adiante, alguns Reprodutores desta Linhagem, que poderão contribuir expressivamente para elevar o padrão da qualidade genética de nossa Criação. Devemos observar, entretanto, que temos um descendente de DARK RONALD, através da Linhagem de seu filho, SON–IN–LAW, que se encontra praticamente extinta a nível da Criação internacional do PSI, na figura do Reprodutor VACHER.

II.5.1 – “BLOODLINE”: SURUMU – GER – M.A. – 1974

– Por LITERAT  X  SURAMA por RELIANCE

– Campanha nas Pistas: Em 9 apresentações, venceu em 3 oportunidades, sendo duas Provas de Grupo 1 e uma de Grupo 2, destacando–se sua vitória no Derby alemão, em 2 400 m, pista de grama.

– Como Reprodutor foi múltiplo “Champion Sire” na Alemanha, tendo produzido os vencedores do Derby alemão, ACATENANGO, MONDRIAN  e TEMPORAL e o vencedor do Derby italiano, OSORIO, Provas de Grupo 1 do Calendário Clássico europeu, disputados em 2 400 m, pista de grama.

– Foi Campeão Avô Materno na Alemanha, sendo Avô Materno do extraordinário MONSUN, revisado no Artigo anterior, na Linhagem de BLANDFORD. ATENÇÃO: No citado Artigo, no parágrafo sobre a participação de MONSUN, no lugar da expressão: “SURUMU, Pai de MONSUN”, leia–se “KONIGSSTUHL, Pai de MONSUN”, tendo em vista que SURUMU é  o Avô Materno de MONSUN.

– Apesar de ter se revigorado através da participação de ACATENANGO e seus descendentes, esta “Bloodline” não está livre da ameaça de extinção, tendo em vista que os resultados atuais mais expressivos são derivados da participação de MONSUN, como Reprodutor, o que vem ofuscando os excelentes resultados obtidos, até então, por descendentes desta “Bloodline”.

– Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.

• OSORIO – GER – M.A. – 2000



OSORIO


Pedigree de OSORIO

ƒæ OBSERVAÇÕES:

o Altura: 1,64 m

o Campanha nas Pistas: Resumiu–se a 7 apresentações, dos 2 aos 5 anos, devendo–se observar que não cumpriu campanha aos 4 anos, e suas 3 vitórias ocorreram aos 2 e 3 anos, com destaque para sua vitória no Derby italiano, Grupo 1, em 2 400 m, pista de grama.

o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, SURUMU, descende da Linhagem de DARK RONALD, através da seqüência de notáveis Reprodutores da seletiva Criação alemã, enquanto, por sua “middle line’, seu Avô Materno, VITIGES, descende da “Bloodline” do ícone da Consistência e Resistência do moderno PSI, ou seja, SICAMBRE, pertencente à Linhagem de St. SIMON. Sua Configuração Genética é isenta da presença de descendentes das “Bloodlines” de NORTHERN DANCER e de Mr. PROSPECTOR, o que irá facilitar expressivamente o seu Planejamento Genético. O aspecto mais positivo de sua participação na Criação brasileira está no fato de trazer bem próximo o nobre “strain” do extraordinário SURUMU, artífice maior da magnífica Criação alemã da atualidade.

o Alcance Estamínico: Situado entre os 2 000 m e os 2 400 m, pista de grama.

o Como Reprodutor: Sua primeira Geração nasceu em 2007, constituída de apenas 11 Produtos, que estrearam na Temporada de 2009, sem maiores destaques. Sua 2 ª e 3ª Gerações são muito reduzidas.

o Sediado na NEWSELLS PARK STUD

o E.mail: info@newsells–park.com

o Site: www.newsells–park.com

II.5.1.1 – ALINHAMENTO: ACATENANGO – GER – M.A. – 1982

– Por SURUMU  X  AGGRAVATE por AGGRESSOR

– Campanha nas Pistas: Verdadeira lenda alemã sob a forma de um Cavalo de Corrida, ACATENANGO teve 24 apresentações, transformadas em 16 vitórias, das quais 7 em Provas de Grupo 1, em campanha desenvolvida na Alemanha, França e Inglaterra. Por três Temporadas, ACATENANGO foi “Horse of the Year” na Alemanha.

– Como Reprodutor, na década de 90, foi “Champion Sire” por quatro Temporadas, curiosamente, nos anos ímpares, a partir de 1993.

– Como costuma ocorrer com Reprodutores típicos da Criação alemã, ACATENANGO já desponta como excelente Avô Materno, sendo que, em nossa Criação brasileira, consta, apenas, uma única Matriz, filha de ACATENANGO, pertencendo ao excelente Criador brasileiro, Luiz Antonio Ribeiro Pinto, Haras São Francisco da Serra.

– Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.

• LANDO – GER – M.C. – 1990



LANDO


Pedigree de LANDO

ƒæ OBSERVAÇÕES:

o Altura: 1,65 m

o Campanha nas Pistas: Em 23 apresentações, venceu em 10 oportunidades, em campanha desenvolvida dos 2 aos 5 anos, em quatro países diferentes (Alemanha, Itália, França e Japão), vencendo 7 Provas de Grupo 1, culminando com sua vitória na Japan Cup aos 5 anos, o que lhe valeu o apelido de “Globetrotter”. Foi Campeão 3 anos na Alemanha em 1993 e “Champion Older Horse” na Alemanha em 1994. Concluiu sua campanha nas pistas, alcançando a extraordinária soma em prêmios de £ 1.939.839 (quase 2 milhões de libras).

o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, ACATENANGO, como já vimos, descende da Linhagem de DARK RONALD, caracterizada pela Consistência e Resistência e, também pela Longevidade, o que justifica, plenamente, seu aproveitamento, como Reprodutor, apesar da idade (1990). Por sua “middle line”, seu Avô Materno, SHARPMAN, descende da linhagem de NATIVE DANCER, através da fabulosa “Bloodline” de SHARPEN UP, do qual é filho. Sua Configuração Genética revela um nítido exemplo do potencial mitocondrial, através do processo conhecido como “sex linked”, representado pela presença da duplicação em irmão e irmã próprios e, no caso específico de LANDO, situados, respectivamente em sua “high line” e “bottom line”, na verticalidade da 4ª Geração, portanto, na modalidade do “inbreeding”, o que torna esta duplicação mais diferenciada positivamente.

o Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.

o Como Reprodutor: LANDO produziu inúmeros vencedores de Provas de Grupo 1, na Europa, com destaque para a incrível campanha de seu filho, PAOLINI, cujos detalhes serão vistos a seguir. Como uma espécie de certificação de suas características de Consistência e Resistência, LANDO vem  transmitindo, com alta freqüência, essas qualidades para seus filhos, conforme observado nas campanhas deles por diversos países, com resultados expressivos.

o Sediado no Haras d’ETREHAM, na França.

o Cobertura: E 10.000 (dez mil euros)

o E.mail: champion@etreham.com

o Site: www.etreham.com

• PAOLINI – GER – M.A. – 1997



PAOLINI


Pedigree de PAOLINI

ƒæ OBSERVAÇÕES:

o Altura: 1,65 m

o Campanha nas Pistas: Em 28 apresentações, obteve 5 vitórias, três das quais obtidas em Provas de Grupo 1, com 10 colocações (de 2º e 3º lugares) nas 8  Provas do Circuito mundial do PSI, campanha desenvolvida dos 2 aos 7 anos, em 7 países diferentes (Alemanha, Itália, Canadá, USA, Hong Kong, Singapura e Emirados Árabes Unidos), obtendo a façanha de vencer a Dubai Duty Free, Grupo 1, em 1 800 m, pista de areia, aos 7 anos de idade, o que demonstra, efetivamente, suas qualidades relacionadas com a Consistência, Resistência e Longevidade. Alcançou prêmios de £ 1.984.279 (quase dois milhões de libras), repetindo a campanha de seu Pai, LANDO.

o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, LANDO, como vimos acima, descende da Linhagem de DARK RONALD, um dos pilares da atual Criação alemã do PSI, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, STANFORD, descende da fabulosa “Bloodline” de NASRULLAH, Reprodutor bastante influenciado por THE TETRARCH, através de sua fenomenal filha, MUMTAZ MAHAL. Sua Configuração Genética apresenta–se no Sistema “Outcross” de 5ª Geração, refletindo um alto padrão de Vigor Híbrido.

o Alcance Estamínico: Dos 2 000 m aos 2 400 m, pista de grama e de areia.

o Como Reprodutor: Sua primeira Geração estreou nas pistas em 2009, já com vários vencedores, mas sem maiores destaques a nível clássico.

o Sediado no GESTÜT HOF ITTLINGEN, na Alemanha.

o Cobertura: E 4.750 (quatro mil, setecentos e cinqüenta euros) – 2008

o E.mail: ostermann.richter@paolini–world.de

o Site: www.paolini–world.de

• SABIANGO – GER – M.A. – 1998



SABIANGO


Pedigree de SABIANGO

ƒæ OBSERVAÇÕES:

o Altura: 1,64 m

o Campanha nas Pistas: Em 19 apresentações, venceu em 7 oportunidades, das quais 2 de Grupo 1, obtidas na Alemanha e nos USA, países em que desenvolveu sua campanha, realizada dos 2 aos 6 anos. Ressalte–se, referendando as características típicas dos descendentes desta Linhagem de DARK RONALD (Consistência, Resistência e Longevidade), que SABIANGO alcançou uma de suas vitórias de Grupo 1 aos 6 anos, no Charles Wittingham Memorial Handicap, em Hollywood Park, nos USA. Desta forma, obteve vitórias dos 2 aos 6 anos, com exceção de sua campanha aos 4 anos.

o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, ACATENANGO, como já vimos acima, descende da linhagem de DARK RONALD, através da “Bloodline” de SURUMU, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, BEAU’S EAGLE, descende da Linhagem de HYPERION, através da “Bloodline” de RIGHT ROYAL V, ou seja, a mesma do último dos descendentes de HYPERION voltado para distâncias de Fundo, o nosso conhecido Reprodutor, SARAMON, do Haras SANTA AMÉLIA. Sua Configuração Genética reflete o Sistema “Outcross” de 5ª Geração, refletindo expressivo padrão de Vigor Híbrido do PSI.

o Alcance Estamínico: Dos 2 000 m aos 2 400 m, pista de grama.

o Como Reprodutor: Sua primeira Geração nasceu em 2007, tendo estreado nas pistas na Temporada de 2009, já com vários vencedores, embora sem nenhum maior destaque a nível clássico.

o Sediado no GESTÜT FÄRHOF, na Alemanha.

o Cobertura: E 4.000 (quatro mil euros) – 2008

o E.mail: gestuet@faehrhof.de

o Site: www.faehrhof.de


II.6 – LINHAGEM de TEDDY

– França – Castanho – 1913 – Criador: Edmond Blanc

– Por AJAX  X  RONDEAU por BAY RONALD

– Campanha nas Pistas: Sua Campanha foi extremamente prejudicada pela eclosão da 1ª Grande Guerra Mundial, refletida em 8 apresentações, transformadas em 6 vitórias, a maioria obtida na Espanha, onde foram simuladas Provas Clássicas, equivalentes as da França e Inglaterra.

– A seqüência de seus Pais, em Alinhamento pontuado pelo extraordinário Reprodutor STOCKWELL, evidencia uma série de notáveis Reprodutores, como seu Avô Paterno FLYING FOX (1896), Tríplice Coroado inglês e seu Pai, AJAX (1901), invicto em 5 apresentações, todas em Provas do primeiro nível do turfe francês. TEDDY foi um lídimo representante deste Alinhamento extraordinário do PSI.

– Sua Mãe, RONDEAU (1900), sendo filha do consistente e resistente, BAY RONALD, transmitiu estas características fundamentais para seu filho TEDDY, portanto, neto materno de BAY RONALD que, igualmente, as vem retransmitindo para a sua descendência.

– Como Reprodutor TEDDY exerceu extraordinária influência para seus descendentes, sobretudo na transmissão dessas duas preciosas características (Consistência e Resistência), o que lhe valeu o título de “Sire of Sires”, pela primeira vez concedido a um PSI. São inúmeros os seus destacados filhos e descendentes, exercendo sua atividade reprodutiva na França, de onde exportado para os USA em 1931, onde continuou a exercer, com grande eficácia, esta atividade. Dele descendem, entre muitos outros, na França, o extraordinário “racehorse” e Reprodutor, TANTIEME, um dos raros vencedores, por duas vezes, do Prix de l’Arc de Triomphe, enquanto que, nos USA, foi representado pelos extraordinários Reprodutores, SIR GALLAHAD III e BULL DOG, este último sendo o Avô Paterno do extraordinário Tríplice Coroado, CITATION, até pouco tempo, detentor do recorde com 16 vitórias sucessivas, e no Brasil, através de neto paterno, FORMASTERUS, Pai do bi–campeão do GP Brasil, HELÍACO.

– Deve ser ressaltado que o grande perpetuador da Linhagem de TEDDY até os dias de hoje, DAMASCUS, descende, pelo Alinhamento Paterno, de um dos menos credenciados Alinhamentos entre os seus descendentes, ou seja, o de  SUN TEDDY – SUN AGAIN – SUNGLOW – SWORD DANCER, Pai de DAMASCUS que, em sua Configuração Genética, evidencia a efetiva afinidade entre as Linhagens de TEDYY e de TOURBILLON, tendo em vista que seu Avô Materno, MY BABU, é filho de DJEBEL, o mais importante entre os filhos de TOURBILLON

– No Brasil, o Haras São José & Expedictus, utilizou, com excelentes resultados, esta afinidade entre descendentes de FORT NAPOLEON (TOURBILLON) e de FORMASTERUS (TEDDY).

– Lamentavelmente, esta Linhagem de Teddy encontra–se em rota de extinção, vivendo às custas de uns poucos Reprodutores descendentes de DAMASCUS, da Criação norte americana, como o Reprodutor, que será detalhado mais adinte.

II.6.1 – “BLOODLINE”: DAMASCUS – USA – Castanho – 1964

– Por SWORD DANCER  X  KERALA por MY BABU

– Campanha nas Pistas: Em 32 apresentações, venceu em 21 oportunidades, vencendo importantes Provas do Calendário Clássico norte americano, o que lhe valeu os títulos de “Horse of the Year”, “Champion 3 yo Colt” e “Champion Handicap Male”, título este que veio a compartilhar com o extraordinário BUCKPASSER, sendo, ainda, o 3º melhor “racehorse” na pista de grama. Estabeleceu “tracks records” (recordes de pista), uma expressiva sinalização para a sua futura atividade como Reprodutor. DAMASCUS participou e venceu a chamada “Corrida do Século” nos USA, o Woodward Stakes de 1967, na qual, além de DAMASCUS, participaram Dr. FAGER e BUCKPASSER, os três cotados entre os 16 melhores “racehorses” do século 20 nos USA, possibilidade muito difícil de ocorrer numa mesma corrida.

– Como Reprodutor, em nada ficou a dever à excelência de suas performances como “racehorse”, sendo o responsável direto pela sobrevivência da Linhagem de TEDDY, mostrando uma expressiva afinidade com Matrizes descendentes das “Bloodlines” de NORTHERN DANCER, RAISE A NATIVE (Pai de Mr. PROSPECTOR) e de NASRULLAH, justamente, as “Bloodlines” de maior repercussão na Criação norte americana. A continuidade de sua “Bloodline” está entregue aos seus excelentes filhos, PRIVATE ACCOUNT (Pai do invicto PERSONAL ENSIGN e do nosso conhecido PUBLIC PURSE), de TIME FOR A CHANGE (Pai de LADY TELL YOU, Mãe dos nossos conhecidos TOP SIZE e SINISTRO), TIMELESS MOMENT (Pai do Champion GILDED TIME), entre outros.

– DAMASCUS como um autêntico descendente da Linhagem de TEDDY e, portanto, também de BAY RONALD, desempenhou excelente papel como Avô Materno, sendo que suas filhas vieram a gerar mais de 125 “Stakes Winners” (Vencedores Clássicos).

– Alcance Estamínico: Dos 1 800 m aos 2 400 m, pista de areia e de grama.

• SKIP AWAY – USA – M.T. – 1993



SKIP AWAY


Pedigree de SKIP AWAY

ƒæ OBSERVAÇÕES:

o Altura: 1,68 m

o Campanha nas Pistas: Trata–se de uma das melhores campanhas realizadas por um “racehorse” nos USA, em todos os tempos, constituindo–se de 38 apresentações, transformadas em 18 vitórias, com 16 colocações (2º e 3º lugares), dos 2 aos 5 anos, sendo que alcançou 10 vitórias em Provas de Grupo 1, totalizando U$ 9.616.360 (quase 9,7 milhões de dólares), demonstrando uma Consistência e Resistência muito acima da média. Deve–se registrar como um feito extraordinário, ter vencido 5 Provas de Grupo 1 aos 5 anos de idade, o que lhe valeu os títulos de “Horse of the Year”, e de “Champion Older Male”.

o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, SKIP TRIAL, descenda da Linhagem de TEDDY, através da “Bloodline” de DAMASCUS, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, DIPLOMAT WAY, descende da “Bloodline’ de NASRULLAH, como já vimos anteriormente, Reprodutor fortemente influenciado pelo fenomenal THE TETRARCH, através de sua, também, fenomenal filha, MUMTAZ MAHAL, conhecida como “The Flying Filly” (A Potranca Voadora), tida por muitos como o PSI mais veloz de todos os tempos, nas pistas da Europa.

o Alcance Estamínico: Dos 1 800 m aos 2 000 m, pista de areia / sintética.

o Como Reprodutor: SKIP AWAY produziu um expressivo número de vencedores em pistas norte americanas, em boa parte vencedores de “Stakes” (Clássicos), mas nenhum que se aproximasse de seu potencial como “racehorse”, razão pela qual o valor de sua Cobertura decaiu nos anos em que vem exercendo sua atividade como Reprodutor. A expectativa de seu desempenho como Reprodutor era muito grande, tendo em vista sua extraordinária performance como “racehorse”, o que não chegou a se concretizar, pois não produziu qualquer Produto que a justificasse, depreciando expressivamente o valor de seus Serviços como Reprodutor. Deve–se observar, entretanto, que produziu um elevado número de “Stakes winners” (vencedores clássicos), o que justificaria, plenamente, seu aproveitamento como Reprodutor, sobretudo aqui no Brasil, onde encontrará Matrizes que, de certa forma, deverão se ajustar adequadamente ao seu Genótipo. Finalmente, é preciso ter em mente que se trata de um dos raros Reprodutores descendentes desta fabulosa Linhagem de TEDDY, da qual todo Criador que, efetivamente, procure elevar o padrão de qualidade de seu Plantel de Matrizes, deverá ter, pelo menos, uma ou duas Matrizes com descendência direta dessa Linhagem, tendo em vista o extraordinário desempenho de seus Reprodutores no exercício das funções de Avô Materno.

o Sediado na HOPEWELL FARM, Midway, Kentucky, USA.

o Cobertura: U$ 10.000 (dez mil dolares) – 2008

o Site: www.hopewellfarm.com  

Continua...

Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês