Colunista:
SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 8 10/08/2010 - 15h30min
A CRIAÇÃO NACIONAL
SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 8
II.3 – LINHAGEM de St. SIMON
• Inglaterra – 1881 – C.E. – Criador: Príncipe Batthianny
• Por GALOPIN X Sta. ANGELA por KING TOM
• Campanha nas Pistas: Invicto em 10 saídas aos 2 e 3 anos, com destaque para a sua vitória na famosa e tradicional Ascot Gold Cup (4 000 m), por mais de 20 corpos, derrotando o extraordinário “stayer”, TRISTAN.
• Seu Pai, GALOPIN (1872), venceu 10 de 11 apresentações, e um 2º lugar, vencendo dos 1 000 m aos 2 400 m (Derby Stakes). Foi “Leading Sire” na Inglaterra / Irlanda, nos anos de 1888, 1889 e 1898.
• Sua Mãe, Sta. ANGELA (1865), teve como Pai, KING TOM, um dos três extraordinários filhos da fenomenal Matriz POCAHONTAS (1837). Gerou St. SIMON aos 16 anos, efetivamente, seu primeiro filho de importância, razão pela qual St. SIMON não foi pré inscrito nas principais Provas do Calendário Clássico da Inglaterra.
• Como Reprodutor, St. SIMON e seus descendentes estabeleceram uma Linhagem caracterizada por excepcional potencial genético e por uma marcante longevidade, pois desde de seu Pai, ele próprio e seus principais descendentes, viveram até a proximidade dos 30 anos. Foi “Champion Sire” por 9 Temporadas, de 1890 a 1896, 1900 e 1901, só perdendo para SIR PETER (Derby de 1787), “Champion Sire” por 10 Temporadas. Foi um dos mais importantes “Sire of Sires” da história do Turfe europeu, em todos os tempos.
• Como Avô Materno, sua influência ainda foi mais relevante, o que pode ser avaliado pelo fato de que GALOPIN (Pai), St. SIMON e seus primeiros filhos, PERSIMMON, WILLIAM THE THIRD, St. FRUSQUIN e CHAUCER, estabeleceram a incrível e inédita façanha de liderarem o “ranking” de Avôs Maternos por 16 Temporadas. Certamente, foi a mais importante Linhagem de Avôs Maternos em todos os tempos, como pudemos constatar no Brasil, pela atuação de WALDMEISTER, papel detalhado no Artigo “Os Principais Avôs Maternos do Brasil” (1974 a 1997), publicado na extinta Revista JCB. Atualmente, no Brasil, ainda podemos sentir essa influência, na atuação de seus descendentes, EFFERVESCING, NEW COLONY (TIME FOR FUN), possivelmente a ser continuada por SUSPICIOUS MIND e, em futuro próximo, por GORYLLA (filho de NEW COLONY), iniciando sua atividade como Reprodutor.
• Lamentavelmente, esta fabulosa Linhagem, por seu Segmento Paterno, Alinhamento Masculino (“high line” do pedigree), está em rota de extinção, o que deve ser evitado a todo custo, sobretudo para o modelo de Turfe europeu, ainda seguido pelo Turfe no Brasil, através da importação de Reprodutores em atividade no Exterior, dos quais selecionei alguns, detalhados adiante, e do aproveitamento dos raros Reprodutores brasileiros descendentes desta extraordinária Linhagem. Devemos levar em consideração, finalmente, que a extraordinária Linhagem de PHALARIS, praticamente, só prosperou através de filhas de CHAUCER (filho de St. SIMON), servidas por PHALARIS, estabelecendo, possivelmente, o mais importante “Nick” da Criação do PSI, no século 20.
• Devo ressaltar, ainda, que a duplicação de descendentes St. SIMON, seja em “inbreeding”, seja em “linebreeding”, usualmente, costuma resultar em elementos extraordinários e diferenciados, como pode ser vista nas figuras dos fenomenais, BAHRAM, PHAROS, FAIRWAY, HYPERION, NEARCO, RIBOT, entre muitos outros.
II.3.1 – “BLOODLINE”: RIBOT – ITÁLIA – M.C. – 1952
– Por TENERANI X ROMANELLA por EL GRECO (PHAROS)
– Campanha nas Pistas: Invicto em 16 apresentações. “O Cavalo do Século 20”. Foi Campeão 2 anos da Itália em 1954; Campeão 3 anos da Itália em 1955; Campeão Older Horse na Itália em 1956; Campeão Older Horse na Grã Bretanha em 1956; Campeão Older Horse na França em 1956.
– Como Reprodutor, foi “Champion Sire” na Inglaterra e Irlanda em 1963, 1967 e 1968. É o principal responsável pela perpetuação da Linhagem de St. SIMON até os dias de hoje, embora correndo um sério risco de extinção.
– Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama
– Criador: Federico Tesio – O Mago
• BOREAL – GER – M.A. – 1998
BOREAL
Pedigree de BOREAL
ƒæ OBERVAÇÕES:
o Altura: 1,64 m
o Campanha nas Pistas: Em 14 apresentações, dos 3 aos 5 anos, vencendo por 3 vezes, com destaque para sua vitória no Grosser Preis Von Baden (G 1 – 2 400 m, Derby alemão) e na Coronation Cup (G 1 – 2 400 m – Inglaterra).
o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, JAVA GOLD, descende de RIBOT, através do excelente GRAUSTARK, seu Avô Paterno, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, TARIM, descende da extraordinária “bloodline” de TUDOR MINSTREL, sendo livre da “bloodline” de Mr. PROSPECTOR, o que irá facilitar o seu Planejamento Genético.
o Alcance Estamínico: Situado entre os 2 000 m e os 2 400 m, pista de grama.
o Como Reprodutor: Em suas primeiras Gerações, já produziu vencedores na Alemanha, França e Itália.
o Cobertura: E 6.000 (seis mil euros)
o Sediado na GESTÜT AMMERLAND – Alemanha
o E.mail: info@ammerland–gestuet.de o Site: www.ammerland–gestuet.de
• PLEASANTLY PERFECT – USA – M.C. – 1998
PLEASANTLY PERFECT
Pedigree de PLEASANTLY PERFECT
ƒæ OBSERVAÇÕES:
o Altura: 1,73 m
o Campanha nas Pistas: Em 18 apresentações, dos 3 aos 6 anos, venceu em 9 oportunidades, com destaque para suas vitórias na Breeders’ Cup Classic (G 1 – 2 000 m – USA) e na Dubai World Cup (G 1 – 2 000 m – UAE) e no Pacific Classic Stakes (G 1 – 2 000 m – USA), alcançando prêmios no valor de U$ 7.789.880 (quase sete milhões e oitocentos mil dólares).
o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, PLEASANT COLONY, é neto paterno de RIBOT, através do excelente Reprodutor, HIS MAJESTY, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, AFFIRMED, é descendente da “bloodline” de RAISE A NATIVE, sendo o último Tríplice Coroado norte americano, há cerca de 33 anos.
o Alcance Estamínico: 2 000 m, pista de areia / sintética.
o Como Reprodutor: Sua primeira Geração completou 2 anos em 2008, com grande número de vencedores e vários vencedores de “Stakes”, com destaque para SHARED ACCOUNT (mais de U$ 500.000 de prêmios).
o Cobertura: U$ 30.000 (trinta mil dolares) em 2008
o Sediado no LANE’S END, Versailles, Kentucky, USA.
o E.mail: lanesend@ix.netcom.com o Site: www.lanesend.com
• TIAGO – USA – M.CE. – 2004
TIAGO
Pedigree de TIAGO
ƒæ OBSERVAÇÕES
o Altura: Não disponível!
o Campanha nas Pistas: Em 21 apresentações, dos 2 aos 5 anos, venceu em 6 oportunidades, com destaque suas vitórias no Santa Anita Derby (G 1 – 1 800 m – USA) e no Goodwood Stakes (G 1 – 1 800 m – USA), alcançando prêmios no valor de U$ 2.358.270 (mais de 2,3 milhões de dólares)
o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, PLEASANT TAP, descende da “bloodline” de RIBOT, através de seu excelente filho, HIS MAJESTY, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, STOP THE MUSIC, descende da “bloodline” de ROYAL CHARGER, este um ¾ irmão do fabuloso NASRULLAH, portanto, ambos, fortemente influenciados pelo fenomenal THE TETRARCH, através de sua também fenomenal filha, MUMTAZ MAHAL (“The Flying Filly”). TIAGO é irmão materno de GIACOMO (HOLY BULL), milionário vencedor do Kentucky Derby, e sua Configuração Genética é totalmente livre da influência de NORTHER DANCER e de Mr. PROSPECTOR, o que, em muito, facilitará seu Planejamento Genético.
o Alcance Estamínico: 1 800 m, pista de areia / sintética.
o Como Reprodutor: Iniciou esta atividade na Temporada de Monta de 2010.
o Cobertura: U$ 5.000 (cinco mil dólares)
o Sediado no ADENA SPRINGS, Paris, Kentucky
o E.mail: HWalsh@adestallions.com o Site: www.adenastallions.com
II.4 – LINHAGEM de BLANDFORD
• Inglaterra – 1919 – C – Criador: Lord Derby
• Por SWYNFORD X BLANCHE por WHITE EAGLE
• Campanha nas Pistas: Resumida em apenas 4 apresentações, das quais venceu em 3 oportunidades, com destaque para sua vitória no Princess of Wales Stakes (G 2 – 2 400 m – Inglaterra).
• Seu Pai, SWYNFORD (1907), era descendente da Linhagem de ISONOMY (1875), ambos foram ótimos “racehorses” e melhor Reprodutores, seu Avô Materno, WHITE EAGLE, também era descendente da Linhagem de ISONOMY e, portanto, estabelecendo o “inbreeding” 4 X 4 em ISONOMY.
• Como Reprodutor, BLANDFORD, chegou a ser considerado como o mais importante europeu no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais, título referendado por ter produzido 4 vencedores do Derby de Epsom, ou seja, TRIGO (1929), BLENHEIM (1930), WINDSOR LAD (1934) e BAHRAM (1935). Foi “Champion Sire” na Inglaterra por duas Temporadas, produzindo vencedores de 308 corridas, com apenas 9 Gerações.
• No exercício da função de Avô Materno, seus descendentes vêm exercendo uma expressiva influência para a Criação mundial do PSI, sobretudo, através de seu diferenciado filho, VIEUX MANOIR e dos filhos deste, como VAL DE LOIR, MOURNE e LE HAAR.
• Lamentavelmente, a Linhagem de BLANDFORD caminha a passos largos para a extinção, por seu Alinhamento Masculino Paterno, processo que não se consumou devido ao renascimento da “bloodline” de BAHRAM, através de SURUMU, o ícone da atual Criação alemã, e de seu filho, MONSUN.
• No Brasil, sua continuidade depende, quase que exclusivamente, da descendência masculina de DANCER MAN, preservando a importante “bloodline” de MAHMOUD (Derby de Epsom de 1936 em recorde), filho de BLENHEIM e responsável pela notável Matriz, ALMAHMOUD (filha), Mãe de NATALMA, por sua vez, Mãe do fabuloso NORTHERN DANCER.
II.4.1 – “BLOODLINE”: BAHRAM – GB – C – 1932
– Por BLANDFORD X FRIAR’S DAUGHTER por FRIAR MARCUS
– Campanha nas Pistas: Venceu as 9 apresentações das quais participou, tornando–se um dos raros Tríplices Coroados da Inglaterra, invicto, tal qual ocorrera com ROCK SAND em 1903.
– Como Reprodutor: Em última análise, sua campanha como Reprodutor não correspondeu às expectativas que gerou em relação à grandeza de sua campanha nas pistas de corrida. Ainda assim, veio a produzir, na Inglaterra, a elementos diferenciados como TURKHAN, PERSIAN GULF e BIG GAME, este último, seu melhor Produto, tanto nas pistas de corrida, quanto como Reprodutor. Por ter desapontado como Reprodutor, BAHRAM foi exportado para os USA e, posteriormente, para a Argentina, onde veio a morrer. BAHRAM tinha um Temperamento dócil fora das pistas, mas comportava–se como um leão quando entrava nas pistas para correr, Temperamento este considerado ideal pelo grande Criador, Federico Tesio.
– Mas foi exatamente um dos menos credenciados de seus filhos, PERSIAN GULF, que acabou por estabelecer, na Alemanha, o Alinhamento, pontuado por MONSUN, que veio a salvar da extinção a “Bloodline” de BAHRAM e, provavelmente, a Linhagem de BLANDFORD.
– Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.
– Criador: HH Aga Khan III
II.4.1.1 – ALINHAMENTO: MONSUN – GER – CE – 1990
– Por KONIGSSTUHL X MOSELLA por SURUMU
– Campanha nas Pistas: Em 23 apresentações, obteve 12 vitórias, dos 2 000 m aos 2 400 m, em Provas de Grupo 1, 2 e 3, campanha desenvolvida na Alemanha.
– Como Reprodutor: Tornou–se um dos principais artífices da atual Criação alemã, juntamente com ACATENANGO, ambos influenciados pelo fundamental SURUMU. Produziu excelentes “racehorses”, detalhados adiante, caracterizados pelo equilíbrio entre a Velocidade e a Stamina, revelando primorosos Fenótipos, caracterizados pelo equilíbrio de seu Perfil Físico, pela Consistência e Resistência, resgatando o combalido Vigor Híbrido do PSI, como resultado de uma rigorosa seleção de mais de 50 anos.
– Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.
– Criador: Gestuet Isarland.
• MANDURO – GER – CE – 2002
MANDURO
Pedigree de MANDURO
ƒæ OBSERVAÇÕES:
o Altura: 1,62 m
o Campanha nas Pistas: 18 apresentações, transformadas em 10 vitórias, dos 2 aos 5 anos, vencendo Provas de Grupo 1, 2 e 3, devendo–se ressaltar que, em suas 5 apresentações aos 5 anos, venceu todas, com destaque para três Provas de Grupo 1, ou seja, o Prix Jacques Le Marois (1 600 m), o Prince of Wales’s Stakes (2 000 m) e o Prix d’Ispahan (1 800 m), evidenciando uma Consistência invulgar para um PSI da atualidade. Foi Campeão 2 anos na Alemanha.
o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, MONSUN, descende da “bloodline” de BAHRAM, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, BE MY GUEST, descende da “bloodline” de NORTHERN DANCER. Deve ser ressaltado, ainda, que o Avô Materno de BE MY GUEST é o fabuloso TUDOR MINSTREL, o que veio a lhe proporcionar um excepcional padrão de Velocidade Elástica.
o Alcance Estamínico: dos 1 600 m aos 2 000 m, pista de grama.
o Como Reprodutor: Ingressou na reprodução na Temporada de Monta de 2008 do Hemisfério Norte e, portanto, seus Produtos deverão iniciar campanha nas pistas em 2011.
o Cobertura: E 40.000 (quarenta mil euros) em 2008.
o Sediado no KILDANGAN STUD, Irlanda – DARLEY STUD
o E.mail: mbuckley@kildangan.com o Site: www. darleystallions.com
• SHIROCCO – GER – C – 2001
SHIROCCO
Pedigree de SHIROCCO
ƒæ OBSERVAÇÕES:
o Altura: 1,66 m
o Campanha nas Pistas: Em 13 apresentações, obteve 7 vitórias, dos 3 aos 5 anos, campanha desenvolvida na Alemanha, Itália, USA, França e Inglaterra, vencendo 4 Provas de Grupo 1, alcançando prêmios no valor de E 1,3 milhões (um milhão e trezentos mil euros). Foi Campeão 3 anos na Alemanha e Itália.
o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, MONSUN, descende da “bloodline” de BAHRAm, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, THE MINSTREL, descende da “bloodline” de NORTHERN DANCER, apresentando–se como um dos ícones da Velocidade Elástica da atual Criação mundial do PSI.
o Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.
o Como Reprodutor: Seus primeiros Produtos nasceram em 2008, iniciando suas respectivas campanhas nesta Temporada de 2010. SHIROCCO estará servindo nesta Temporada de Monta de 2010 (Hemisfério Sul) no Brasil.
o Cobertura: £ 10.000 (dez mil libras) em 2009.
o Sediado no DALHAN STUD, Inglaterra – DARLEY STUD
o E.mail: dlaidlaw@darley.co.uk o Site: www.darleystallions.com
• SAMUM – GER – A – 1997
SAMUM
Pedigree de SAMUM
ƒæ OBSERVAÇÕES:
o Altura: 1,62 m
o Campanha nas Pistas: Em 14 apresentações, venceu em 6 oportunidades, aos 2 e 3 anos, em campanha desenvolvida dos 2 aos 5 anos, ficando invicto na campanha dos 2 anos, através de duas apresentações. Aos 3 anos venceu duas Provas de Grupo 1 na Alemanha, com destque para o Grosser Preis von Baden (2 400 m), caracterizando–se como muito bom Fundista. Toda a sua campanha foi desenvolvida na Alemanha.
o Genótipo: Por sua “high line”, seu Pai, MONSUN, descende da “bloodline” de BAHRAM, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, OLD VIC, descende da “bloodline” de NORTHERN DANCER.
o Alcance Estamínico: 2 400 m, pista de grama.
o Como Reprodutor: Em suas primeiras Gerações nas pistas, já produziu vencedores de Provas de Grupo 1, 2 e 3, revelando–se como Reprodutor de muito bom potencial na seqüência de suas funções reprodutivas.
o Cobertura: E 10.000 (dez mil euros) em 2008
o Sediado no GESTÜT KARLSHOF, Alemanha.
o E.mail: gestuet.karlshof@t–online.de o Site: www.karlshof.com
Continua…
Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com
[ Escolher outro colunista ]
|