Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 7
28/07/2010 - 10h10min

A CRIAÇÃO NACIONAL

SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 7

I – INTRODUÇÃO

Na Parte anterior, vimos uma sinalização positiva, no que se refere ao patrocínio de Reprodutores sediados no Brasil e, particularmente, ainda que de forma muito tênue, uma tímida melhoria no nível de patrocínio de Reprodutores nascidos no Brasil.

Devemos ressaltar, entretanto, que esta sinalização está direcionada aos Reprodutores sediados no Brasil ou que vieram pelo Sistema de “shuttle”, que obtiveram o melhor patrocínio nas últimas cinco (5) Temporadas de Monta.

Sem dúvida, devemos dar maiores oportunidades ao Reprodutor nascido no Brasil, que apresentaram Campanha de alto padrão Clássico (Provas de Grupo), no Brasil e / ou no Exterior, pois, além de um Genótipo e Fenótipo de bom padrão genético e físico, a indicação mais efetiva para o seu aproveitamento como Reprodutor, é a qualidade de suas performances nas pistas de corrida.

Ainda encontramos Reprodutores brasileiros, vencedores de Provas de Grupo 1 e portadores de campanhas diferenciadas, inclusive, vencedores de Provas graduadas na Argentina, que se encontram sem o devido amparo, em termos de oportunidades como Reprodutores.

Os Reprodutores importados, seja definitivamente, seja no Sistema de “shuttle”, são imprescindíveis para elevar o nível da qualidade do Genótipo e do Fenótipo do PSI nacional, mas o aproveitamento dessas importações será tanto mais produtivo quanto melhor qualificados sejam esses Reprodutores trazido para servir nas Temporadas de Monta do Brasil (Hemisfério Sul), usualmente, vindos do Hemisfério Norte.

Entretanto, o mais importante, e que deveria nortear as importações desses Reprodutores, seria a seleção deles por suas Linhagens de Referência, respectivas “Bloodlines” e respectivos Alinhamentos, que melhor se ajustem ao Plantel de Matrizes da Criação do PSI nacional, proporcionado a ampliação das opções possíveis entre essas Linhagens, “Bloodlines” e Alinhamentos.

Evidentemente, sobretudo para os Reprodutores vindos pelo Sistema de “shuttle”, deve–se atentar para a sua viabilidade econômico–financeira que, nem sempre, se ajusta à efetiva necessidade da diversificação de Linhagens, “Bloodlines” e Alinhamentos, que proporciona o resgate do Vigor Híbrido (Consistência e Resistência) do PSI, seja em âmbito internacional, quanto nacional.

Lamentavelmente, a questão Comercial, quase sempre, predomina sobre as efetivas necessidades genéticas, isto é, Reprodutores que, apesar de comprovados, pertencem à Linhagens, “Bloodlines” e Alinhamentos sem apelo comercial.

Para viabilizar operacionalmente a elaboração dos Planejamentos Genéticos, estabeleci uma divisão dos Reprodutores, por suas Linhagens de Referência, respectivas “Bloodlines” e respectivos Alinhamentos, cada uma dessas divisões, pontuadas por notáveis Reprodutores que proporcionaram e continuam proporcionando o “up grade” do PSI, no âmbito da Criação mundial, sobretudo, a partir do início do século 20, com duas únicas exceções, de Reprodutores (HIMYAR – 1875 e St. SIMON – 1881) que nasceram no final do século 19.

Na Temporada de Monta de 1987 / 1988, a Criação Brasileira registrava no Stud Book Brasileiro, cerca de 906 Reprodutores e 9500 Matrizes, sendo que selecionei cerca de 22 Linhagens de Referência diferentes.

Na última Temporada de Monta (2008 / 2009), a Criação Brasileira esteve representada por 242 Reprodutores e 3776 Matrizes registrados no Stud Book Brasileiro, assinalando uma drástica queda, nessa Atividade criatória, em apenas 22 anos.

Em conseqüência, as 22 Linhagens de Referência representadas na Criação do PSI nacional há 22 anos atrás, ficaram reduzidas a apenas 10 Linhagens de Referência representadas na Criação nacional pelos Reprodutores registrados na última Temporada de Monta de 2008 / 2009.

Para agravar a situação do nível da qualidade genética da Criação nacional, destas 10 Linhagens de Referência, apenas duas dominam, de forma quase absoluta, o panorama das oportunidades oferecidas a seus descendentes, em detrimento dos poucos Reprodutores descendentes das oito (8) Linhagens restantes, com raras exceções.

Nesta direção, as sugestões que passarei adiante, têm como finalidade primordial, preencher certas lacunas genéticas existentes em nossa Criação, em termos da ausência ou de reduzida representação de certos Alinhamentos Paternos, levando em consideração que determinados Reprodutores, por seu elevado valor de cobertura, inviabiliza, por completo, sua vinda ao Brasil, inclusive no Sistema de “shuttle”.

Em última análise, as sugestões para a vinda de Reprodutores para a Temporada de Monta de 2011, será norteada pelos aspectos envolvendo a QUALIDADE genética e física e Campanha nas Pistas de Corrida de cada Reprodutor, assim como, o preenchimento das lacunas deixadas por Linhagens de Referência, “Bloodlines” e Alinhamentos, ausentes ou reduzidas em suas representações na Criação nacional.

Observamos que, mesmo as Linhagens e respectivas “Bloodlines” melhor representadas, poderão ter algum Reprodutor sugerido, quando seu respectivo Alinhamento não está representado ou se encontra pouco representado.

II – LISTAGEM DOS REPRODUTORES POR LINHAGEM DE REFERÊNCIA

II.1 – LINHAGEM DE HYPERION

• Grã Bretanha – 1930 – Alazão – Criador: Lord Derby.
• Por GAINSBOROUGH  X  SELENE por CHAUCER (St. SIMON)
• Campanha nas Pistas: 13 apresentações, com 9 vitórias, dos 1 000 m  aos 2 600 m, destacando–se sua vitória no importante Derby de Epsom (2 400 m) de 1933, vencendo o nosso conhecido KING SALMON.
• Seu Pai, GAINSBOROUGH, foi Tríplice Coroado na Inglaterra, por sua vez, filho do excepcional “racehorse”, BAYARDO, filho de BAY RONALD, ícone da Consistência e Resistência do PSI, do século 20.
• Sua Mãe, SELENE, embora não tenha participado das principais Provas do Calendário europeu, foi apresentada 22 vezes, com 15 vitórias, esbanjando um alto padrão de Consistência e Resistência, como uma autêntica neta paterna do fenomenal St. SIMON.
• Como Reprodutor, HYPERION foi “Leading Sire Champion” em seis (6) Temporadas de Monta, 2º lugar em quatro (4) e 3º em uma (1), o melhor desempenho de um Reprodutor, na Europa, no século 20.
• Como Avô Materno, venceu as estatísticas por duas (2) Temporadas, sendo 2º cinco (5) Temporadas.
• Até hoje, HYPERION (1,56 m) é considerado como o menor vencedor do Derby de Epsom e, ao nascer, era tão pequeno e desajeitado que esteve para ser sacrificado (caso parecido com seu descendente no Brasil, FAREWELL), separado dos demais Potros de Lord Derby, só não sendo vendido devido à experiência, conhecimento e premonição do excepcional Treinador, George Lambton, que enxergou no pequeno HYPERION, um grande potencial genético, tendo correspondido em todos os sentidos.

II.1.1 – “BLOODLINE”: TUDOR MINSTREL – GB – M.CE. – 1944

– Por OWEN TUDOR (HYPERION)  X  SANSONNET por SANSOVINO
– Campanha:10 apresentações, com 8 vitórias
– Alcance Estamínico: Dos 1 000 m aos 1 600 m – “sprinter” alongado  

II.1.1.1 – ALINHAMENTO: CADEAUX GENEREUX – GB – M.A. – 1985

– Por YOUNG GENERATION (TUDOR MINSTREL) X SMARTEN UP por SHARPEN UP
– Campanha: 15 apresentações, com 7 vitórias
– Alcance Estamínico: Dos 1 000 m aos 1 200 m, pista de grama – Campeão “sprinter” da Europa em 1988 e 1989.

• BAHAMIAN BOUNTY – GB – M.A. – 1994



BAHAMIAN BOUNTY


Pedigree de BAHAMIAN BOUNTY

o OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,62 m
– Campanha: Sete (7) apresentações, com 3 vitórias, tendo vencido as principais Provas Clássicas da Campanha dos 2 anos, dotado de excepcionais padrões de Precocidade e Velocidade, chegando a ser comparado à fenomenal Velocidade de MUMTAZ MAHAL.
– Acidente: Por ter se machucado seriamente nas Ancas, não pode exibir todo o seu potencial genético na continuidade de sua campanha na pistas.
– Genótipo: Por ser livre de NORTHERN DANCER, apresenta  excelente afinidade com Matrizes descendentes desta fabulosa “Bloodline”.
– Alcance Estamínico: Dos 1 000 m aos 1 200 m, pista de grama.
– Como Reprodutor, produziu dois (2) Campeões europeus “sprinters”, assim como, já produziu vencedores de Provas de Grupo em 2 000 m.
– Cobertura: £ 9.000,– (nove mil libras)
– Sediado no THE NATIONAL STUD, Inglaterra.
– E.mail: stallions@nationalstud.co.uk

• PASTORAL PURSUITS – GB – M.CE. – 2001


PASTORAL PURSUITS


Pedigree de PASTORAL PURSUITS

o OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,62 m
– Campanha: 10 apresentações, com 6 vitórias, dos 2 anos aos 4 anos, vencedor de Provas de Grupo 3, 2 e 1, sendo esta, a célebre July Cup, principal Prova para “sprinters” da Europa, batendo recordes aos 2 e 3 anos, todas em pista de grama.
– Fenótipo: Típico de “sprinters”, com Porte caracterizado por expressiva Massa Muscular, ao mesmo tempo em que exibe um perfeito equilíbrio de seu perfil físico e de seus Conjuntos Físicos.
– Genótipo: Livre da influência de Mr. PROSPECTOR, o que aponta para um bom “encaixe genético” com Matrizes descendentes desta “Bloodline”.
– Alcance Estamínico: Dos 1 200 m aos 1 400 m – “sprinter” / “flyer”.
– Como Reprodutor, em sua primeira Geração, já produziu vencedor de Prova de Grupo no importante Royal Meeting em Ascot, Inglaterra.
– Cobertura : £ 4.500,– (quatro mil e quinhentas libras)
– Sediado no: THE NATIONAL STUD, Inglaterra.
– E.mail: stallions@nationalstud.co.uk

• TOYLSOME – GB – M.A. – 1999

 
TOYLSOME


Pedigree de TOYLSOME

o OBSERVAÇÕES:

– Campanha: 36 apresentações, com 16 vitórias, desenvolvida na França, Inglaterra e Alemanha, vencedor de Prova de Grupo 1 na França e de Grupo 3 na Alemanha, deve ser ressaltado o fato de ter vencido por 4 vezes, a mesma Prova de Listed Race (LR), na Alemanha, mostrando um alto padrão de Vigor Híbrido (Consistência e Resistência) aliado a um alto nível de Velocidade típica dos Velocistas, o que lhe valeu o título de “Champion Sprinter”.
– Genótipo: Revela que é livre da influência de Mr. PROSPECTOR, o que lhe concede, como Reprodutor, amplas possibilidades de bom “encaixe genético” com Matrizes descendentes desta “Bloodline”.
– Alcance Estamínico: Dos 1 200 m aos 1 400 m – “sprinter” / “flyer”.
– Ingressou na Reprodução na Temporada de Monta de 2008, e sua primeira Geração nascerá em 2009, devendo estrear nas pistas de corrida em 2011. Portanto, trata–se de um Reprodutor ainda não comprovado, mas com excelente perspectiva e potencial genético, para se afirmar como um bom Reprodutor, sobretudo, para produzir “sprinters”, “flyers” e “milers”.
– Cobertura : E 5.000 (cinco mil euros) .
– Sediado no: GESTÜT ERFTMUHLE, Alemanha.
– Website: www.gestuet–erftmuehele.de

II.1.2 – “BLOODLINE”: FORLI – ARG – M.A. – 1963

– Por ARISTOPHANES (HYPERION) X TREVISA por ADVOCATE
– Campanha: 10 apresentações, com 9 vitórias – Um dos mais importantes “racehorses” da Argentina em todos os tempos, invicto e Quádruplo Coroado e Cavalo do Ano na Argentina e recordista dos 1 700 m em Hollywood Park – USA.
– Extraordinário Reprodutor, sendo o Pai de FOREGO, por três anos consecutivos, Cavalo do Ano nos USA.
– Alcance Estamínico: Dos 1 600 m aos 3 000 m, pista de grama

II.1.2.1 – ALINHAMENTO: EFISIO – GB – M.C. – 1982

– Por FORMIDABLE (FORLI) X ELDORET por HIGH TOP
– Campanha: 23 apresentações, com 8 vitórias.
– Alcance Estamínico: 1 600 m, pista de grama – “Champion miler” na Itália
– Como Reprodutor, produziu quatro (4) Campeões na Europa.

• LE VIE DEI COLORI – GB – M.C. – 2000



LE VIE DEI COLORI


Pedigree de LE VIE DEI COLORI

o OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,64 m
– Campanha: 24 apresentações, com 14 vitórias – Desenvolvida dos 2 aos 5 anos, vencedor de Provas de Grupo 1, 2 e 3, na Itália, França e Inglaterra – Campeão “sprinter” aos 2 anos e Campeão “miler” aos 3 anos, na Itália – Venceu Prova de Grupo 2 (Challenge Stakes, Newmarket) aos 5 anos, evidenciando uma alto padrão de Vigor Híbrido (Consistência e Resistência), aliado a um alto nível de Velocidade típica dos “flyers”.
– Genótipo: Livre da influência de Mr. PROSPECTOR, torna–se um excelente prospecto para se ajustar adequadamente ao Genótipo de Matrizes descendentes de Mr. PROSPECTOR. Por ser descendente de HYPERION, e por sua Configuração Genética, trata–se de um Reprodutor aberto à quase totalidade de Matrizes descendentes das Linhagens de Referência e respectivas “Bloodlines”, ainda disponíveis no âmbito da Criação mundial e, particularmente, em nossa Criação do PSI.
– Fenótipo: Apresenta um padrão físico espetacular, evidenciando um perfeito equilíbrio entre sua expressiva Massa Muscular e o seu perfil físico, típico de grandes “sprinters”.
– Alcance Etamínico: Dos 1 100 m aos 1 700 m, pista de grama – Perfeito exemplo de um “Sprinter” alongado.
– Como Reprodutor, sua primeira Geração está estreando nas pistas na atual Temporada de 2010 e, consequentemente, apesar do ótimo potencial genético e físico, não pode, ainda, ser considerado como um Reprodutor comprovado.  
– Cobertura: “On Application” (Sob Consulta)
– Sediado no RATHBARRY STUD, Cork, Irlanda
– Email: rathbarr@iol.ie
– Website: www.rathbarrystud.com


II.2 – LINHAGEM DE TOURBILLON

• França – M.CE. – 1928 – Criador: Marcel Boussac
• Por KSAR  X  DURBAN por DURBAR
• Em suas 11 apresentações, veio a vencer em 6 oportunidades, inclusive o Derby Francês e outras de Grupo, como o Prix Lupin, o Prix Grefulhe, o Prix Hocquart, todas na França, e o Zukunfys Rennen, na Alemanha.
• Alcance Estamínico: Dos 1 000 m aos 1 200 m, pista de grama
• Como Reprodutor, por 11 Temporadas, freqüentou as principais da “Sire list” na França, sendo “Champion Sire” em 3 dessas Temporadas.
• Pelo Alinhamento Masculino Paterno (“high line” de seu pedigree), é a única Linhagem que ainda mantém viva a Estirpe de BYERLEY TURK, Dinastia de HEROD.
• Sua supremacia na Criação francesa foi de tal ordem que, em determinada Temporada, dos 10 melhores potros de 2 anos classificados no “Handicap Optional”, três (3) eram filhos dele próprio, três ( 3) eram filhos de DJEBEL (seu filho) e um (1) era filho de GOYA (seu filho), fato tão inusitado que esses potros ficaram conhecidos como “The Magnificent Seven”.
• O Brasil, em determinado período entre as décadas de 60 e 70, chegou a ter a supremacia dessa Linhagem, graças às presenças de COARAZE, FORT NAPOLÉON e CADIR, chegando a vender o invicto EMERSON (por COARAZE) para a Criação francesa.
• Devemos ressaltar que, atualmente, praticamente não há Reprodutores descendentes da Linhagem de TOURBILLON (via Alinhamento Paterno) sediados no Brasil.  
• O único vestígio dessa Linhagem no âmbito de nossa Criação do PSI está na presença do Reprodutor LINNGARI, que participou da Temporada de 2009 e participará da Temporada de 2010.

II.2.1 – “BLOODLINE”: AHONOORA – GB – M.A. – 1975

– Por LORENZZACIO  X  HELEN NICHOLS por MARTIAL
– Campanha: 16 apresentações, com 7 vitórias – Vencedor de Provas de Grupo 2 e 3 do Calendário Clássico da Inglaterra, para “sprinters”.
– Alcance  Estamínico: 1 000 m, pista de grama – Autêntico “sprinter” estilo europeu.
– Reprodutor que está dando continuidade à Linhagem de Referência de TOURBILLON, através da “Bloodline” de DJEBEL, firmando–se como o perpetuador dessas importantes, Linhagem e “Bloodline”, fundamentando, desta forma, sua própria “Bloodline”, inclusive, por se tratar de um “sprinter”, quando a Linhagem de TOURBILLON se caracterizou pela produção de eméritos Fundistas.
– A partir destas observações, os Reprodutores descendentes desta “Bloodline”, ainda que, com características de “sprinters”, apresentam um expressivo potencial para produzir elementos voltados para distâncias mais longas, dependendo do Alcance Estamínico das Matrizes que venham a servir.

II.2.1.1 – ALINHAMENTO: INDIAN RIDGE – IRE – M.A. – 1985

– Por AHONOORA  X  HILLBROW por SWING EASY
– Campanha: 11 apresentações, com 5 vitórias
– Alcance Estamínico: Dos 1 000 m aos 1 400 m, pista de grama – “Sprinter” de reconhecida categoria.
– Reprodutor eleito como Chefe de Raça, com vários vencedores de Provas de Grupo 1, 2 e 3.

• INDIAN HAVEN – GB – M.A. – 2000

 
INDIAN HAVEN


Pedigree de INDIAN HAVEN

o OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,70 m.
– Campanha: 12 apresentações, com 3 vitórias – Venceu as 2 000 Guineas (G 1), na Irlanda.
– Alcance Estamínico: 1 600 m, pista de grama – Qualificado como “miler”.
– Genótipo: Livre da influência de Mr. PROSPECTOR, o que abre um leque de oportunidades para o Planejamento Genético do qual venha a participar.
– Fenótipo: Porte Grande, com altura de 1,70 m, do Tipo Médio, evidenciando um perfeito equilíbrio de seu Perfil Físico e de seus Conjuntos Físicos, sobretudo, do importante Conjunto Cabeça / Pescoço.
– Como Reprodutor, com apenas duas Gerações em corrida, já produziu vencedor de Prova de Grupo.
– Cobertura: E 6.000 (seis mil euros)
– Sediado no IRISH NATIONAL STUD
– E.mail: jlynch@irish–national–stud.ie
– Website: www.irish–national–stud.ie

• DOMEDRIVER – IRE – M.C. – 1998

 
DOMEDRIVER


Pedigree de DOMEDRIVER

o OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,58 m
– Campanha: 21 apresentações, com 6 vitórias, dos 2 aos 5 anos, mostrando um expressivo nível de Vigor Híbrido (Consistência e Resistência) – Venceu a “Breeders’ Cup Mile”, Grupo 1, em Arlington – USA, batendo o extraordinário ROCK OF GIBRALTAR. Foi o melhor filho de INDIAN RIDGE nas pistas de corrida.
– Alcance Estamínico: 1 600 m, pista de grama – Qualificado com um dos bons “milers” de sua Geração, obtendo os títulos de melhor “2º Top Rated Older Miler in Europe” (Segundo Melhor Milheiro de Mais Idade na Europa), aos 4 anos e “Top Rated Older Horse (miler) in France” (Melhor Milheiro de Mais Idade na França) aos 5 anos.
– Genótipo: Sua Configuração Genética é isenta da influência de Mr. PROSPECTOR, facilitando, através de um leque de opções, o Planejamento Genético do qual venha a participar.
– Fenótipo: Porte Médio, do Tipo tendendo para o Compacto, evidenciando uma grande harmonia e equilíbrio de seu Perfil Físico e de seus Conjuntos Físicos, típico dos grandes “milers”, como ele certificou em sua Campanha nas pistas de corrida.
– Como Reprodutor, com apenas três Gerações nas pistas de corrida, já vem sinalizando como um bom potencial para a produção de vencedores de nível clássico e de Provas de Grupo.
– Cobertura: E 7.000 (sete mil euros)
– Sediado no HARAS DE FRESNAY – LE – BUFFARD, França
– E.mail: fresnayagricole@harasfresnay.com
– Website: www.harasfresnay.com

• NAMID – GB – M.CE. – 1996



NAMID


Pedigree de NAMID

o OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,62 m
– Campanha: 9 apresentações, com 5 vitórias – Destaque para sua vitória em Prova de Grupo 1 (Prix de l’Abbaye de Longchamp), a principal Prova para “sprinters” da França. Foi o “Champion Older Sprinter In Europe” (Campeão Velocista de Mais Idade na Eurpa) e “Champion Older Horse in Ireland” (Campeão Cavalo de Mais Idade na Irlanda) aos 4 anos.
– Alcance Estamínico: Dos 1 000 m aos 1 200 m, pista de grama – Qualificado como um dos bons “sprinters” de sua Geração na Europa.
– Genótipo: Sua Configuração Genética é livre da influência de Mr. PROSPECTOR, o que vem facilitar, através de um leque de opções, o Planejamento Genético de que venha a participar. Seu Avô Materno, TATE GALLERY, é irmão próprio de NORTHERN DANCER.
– Fenótipo: Porte Médio, do Tipo Médio, evidenciando um ótimo nível de equilíbrio e harmonia de seu Perfil Físico e de seus Conjuntos Físicos, facilitando o “encaixe físico” com Matrizes que apresentem Porte Médio e Grande, de qualquer Tipo (Longilíneo, Médio e Compacto).
– Como Reprodutor, foi “Champion Sire First Crop” (Campeão Reprodutor de 1ª Geração), na Inglaterra / Irlanda em 2004, sendo, reconhecidamente, Reprodutor Campeão de 2 anos. Já vem, portanto, sinalizando como um Reprodutor comprovado, caracterizado pela transmissão de Precocidade e Velocidade.
– Cobertura: “On Application” (Sob Consulta) 
– Sediado no RATHBARRY STUD, Cork, Irlanda.
– E.mail: rathbarr@iol.ie
– Website: www.rathbarrystud.com

• LINNGARI – IRE – M.A. – 2002



LINNGARI


Pedigree de LINNGARI

o OBSERVAÇÕES:

– Altura: Não disponível. Criador: The AGA KHAN’S STUD
– Campanha: 21 apresentações, com 9 vitórias, aos 3, 4 e 5 anos, alcançando cerca de 1, 5 milhões de euros em prêmios. Venceu Provas de Grupo 1, 2 e 3 em campanha desenvolvida em países como Itália, Alemanha, Emirados Árabes Unidos – UAE e Inglaterra.
– Alcance Estamínico: 1 600 m, pista de grama – Qualificado como um autêntico “miler” de repercussão internacional.
– Genótipo: Sua Configuração Genética é isenta da influência de Mr. PROSPECTOR, o que, como já vimos anteriormente, abre um grande leque de opções, facilitando a elaboração do Planejamento Genético do qual venha a participar.
– Fenótipo: Aparenta um Perfil Físico caracterizado por um Porte de Médio para Grande, do Tipo Médio, típico do Fenótipo que se ajusta e corrige eventuais problemas com os Fenótipos de Matrizes que venha a servir. Ressalta um excelente nível de equilíbrio e harmonia de seus Conjuntos Físicos.
– Como Reprodutor, ainda não tem Produtos em idade de corrida, e estará servindo pela segunda vez consecutiva na Temporada de Monta de 2010, no Brasil, em regime de “shuttle”.
– Cobertura: R$ 4 500,00 (quatro mil e quinhentos reais).
– Sediado no Haras SAN FRANCESCO, em Tatuí, São Paulo. 

II.2.1.2 – ALINHAMENTO: INCHINOR – GB – M.A. – 1990

– Por AHONOORA  X  INCHMURRIN por LOMOND
– Campanha: 10 apresentações, com 5 vitórias, pista de grama – Vencedor de Provas de Grupo 3 na Inglaterra e colocações em Provas de Grupo 1.
– Alcance Estamínico: 1 400 m, pista de grama – Qualificado como um autêntico “flyer”.
– Como Reprodutor, chegou a produzir vários vencedores de Provas de Grupo 1, com destaque para CAPE OF GOOD HOPE, que alcançou Prêmios da ordem de $ 2 800 000,00 (dois milhões e oitocentos mil dólares), além de NOTNOWCATO, triplo vencedor de Provas de Grupo 1, na Inglaterra.

• NOTNOWCATO – GB – M.A. – 2002


NOTNOWCATO


Pedigree de NOTNOWCATO

o OBSERVAÇÕES:

– Altura: 1,65 m
– Campanha: 20 apresentações, com 7 vitórias, pista de grama, dos 2 aos 5 anos, o que evidencia um bom nível de Consistência e Resistência. Venceu três Provas de Grupo 1 na Inglaterra. Venceu grandes nomes de sua Geração, como DYLAN THOMAS, GEORGE WASHINGTON e AUTHORIZED.
– Alcance Estamínico: 2 000 m, pista de grama – Qualificado como Meio–Fundista.
– Genótipo: Sua Configuração Genética mostra que é livre da influência de Mr. PROSPECTOR, o que facilita e abre um grande leque de opções para a elaboração do Planejamento Genético do qual venha a participar. Resulta de um das mais efetivas afinidades, desprezada pelos Criadores, a nível nacional e internacional, entre descendentes das Linhagens de TOURBILLON e de HYPERION. Apesar de ser neto paterno e materno de dois renomados “sprinters”, veio a se firmar como um excelente Meio–Fundista (2 000 m).
– Fenótipo: Porte de Médio para Grande, do Tipo Longilíneo, modelo tendendo para o leve, perfeito equilíbrio e harmonia entre seus Conjuntos Físicos e Perfil Físico, evidenciando um Fenótipo típico de ótimos Meio–Fundistas e Fundistas.
– Como Reprodutor, teve o reconhecimento do grande, tradicional e histórico Criador inglês, Lord Derby, por sua expressiva Campanha nas pistas de corrida, sendo que sua primeira Geração nasceu em 2009 e, portanto, ainda sem idade para corrida, o que, em última análise, o coloca como Reprodutor ainda não comprovado, apesar de reunir todas as condições necessárias para se tornar um excelente prospecto como Reprodutor.
– Cobertura: £ 8.000 (oito mil libras)
– Sediado no STANLEY HOUSE STUD, Newmarket, Suffolk, Inglaterra.
– E.mail: stanley@stanleyhousestud.com
– Contato: London Thoroughbred Services – e.mail: lts@lts–uk.comwww.lts–uk.com

Continua…

Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês