Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 – PARTE 6
14/07/2010 - 11h54min

A CRIAÇÃO NACIONAL

SUGESTÕES DE REPRODUTORES: TEMPORADA DE MONTA DE 2011 (PARTE 6)

I – INTRODUÇÃO

Apesar de ainda não ter sido iniciada a atual Temporada de Monta (15 de agosto de 2010) da Criação Nacional do PSI, julgo de fundamental importância que os Criadores Brasileiros do PSI e suas respectivas Associações, em todos os seus níveis, Nacional e Regionais, venham a se unir e reunir, para traçarem, de forma conjunta e consensual, a estratégia para a vinda de Reprodutores sediados no Hemisfério Norte, que poderão atuar ao lado dos Reprodutores definitivamente sediados no Brasil, para a Temporada de Monta de 2011.

Devo ressaltar, antes de prosseguir com o objetivo deste Artigo, a urgente necessidade de se aumentar o contingente de Matrizes da Criação Nacional, sempre procurando aumentar o nível médio da qualidade genética e física deste Plantel Nacional de Matrizes, aproveitando este período da crise econômica que atingiu os Estados Unidos, com séria repercussão na Economia da Europa, refletindo em preços mais acessíveis para a aquisição de valiosas Matrizes nestes dois Mercados do PSI, problema este que, gradual e rapidamente, está sendo devidamente contornado e, consequentemente, os preços acessíveis deverão cessar.

Como foi possível observar nas “Conclusões” do Artigo anterior, a supremacia, entre os Reprodutores melhor patrocinados nestas últimas cinco Temporadas de Monta, de descendentes das “Bloodlines” de Mr. PROSPECTOR e de NORTHERN DANCER, é flagrante, promovendo um sério desequilíbrio entre os Reprodutores descendentes de Linhagens de Referência, “Bloodlines” e respectivos Alinhamentos disponíveis para o Planejamento Genético das próximas Temporadas de Monta, agravando a intensidade da Consanguinidade do PSI, sobretudo na Criação norte americana que, nitidamente, já acusa os problemas inerentes a este grave problema, em última análise, refletido na progressiva perda do Vigor Híbrido do PSI da atualidade.
Evidentemente, a vinda de Reprodutores do Hemisfério Norte, sobretudo dos já comprovados de melhor categoria, para atuar na nossa Temporada de Monta (Hemisfério Sul), deverá ocorrer nas condições do regime de “shuttle”, onde não pode ser descartado o aspecto comercial, fundamental para viabilizar a operação que envolverá a negociação da vinda do Reprodutor.

Ocorre que, muitas vezes, a necessidade de uma Criação por Reprodutores descendentes de Linhagens e “Bloodlines” sem maiores apelos comerciais, não se ajusta à real necessidade de ordem técnico–genética, como vem ocorrendo em nossa Criação do PSI.

Assim sendo, estamos diante de uma equação complexa, difícil de ser resolvida, porque as duas “Bloodlines” dominantes, gradativamente, estão, literalmente, “engolindo” outras “Bloodlines” das poucas Linhagens que nos restam, situação que vem se acelerando a partir da década de 70 e, assim sendo, estamos falando de um pequeno período de apenas 40 anos.

Ao que tudo indica, entretanto, observando–se a movimentação de Reprodutores na Criação Brasileira do PSI, sobretudo, para esta Temporada de Monta de 2010, começamos a perceber uma sinalização direcionada para uma reação em relação a esta perigosa tendência, simplesmente pela importação, a maioria através do regime de “shuttle”, de Reprodutores como SHIROCCO, LINNGARI, MACHO UNO, SIPHON e PUT IT BACK, descendentes de Linhagens de Referência e respectivas “Bloodlines” e Alinhamentos que caminham a passos largos para a extinção, por seus Segmentos Paternos.

Para tornar mais complexa a situação e ao mesmo tempo, amenizando os efeitos drásticos da crescente Consanguinidade, vemos a Criação Nacional importando, também em sua grande maioria sob o regime de “shuttle”, Reprodutores de “strains” (estirpes) de qualidade superior, ainda que descendentes das “Bloodlines” predominantes nestas últimas Temporadas de Monta, dentre os quais, apenas como exemplo, aponto SINNDAR, ROYAL ACADEMY, MARK OF STEEM, ELUSIVE QUALITY, ARTAX, REFUSE TO BEND, PEINTRE CELEBRE, entre alguns outros, todos, devidamente comprovados.

Além dessas observações, adicionando maior intensidade na complexidade da equação acima citada, temos importantes Alinhamentos pertencentes às “Bloodlines” predominantes, que têm uma tímida representatividade em nossa Criação, como as de SADLER’S WELLS, DANEHILL, apesar de contarmos com o excelente Reprodutor, CRIMSON TIDE e do bom Reprodutor ASTOR PLACE, descendentes do Alinhamento  de SADLER’S WELLS e, pelo Alinhamento de DANEHILL, com os promissores, mas ainda não comprovados Reprodutores, AMIGONI e SILENT TIMES.

Pela “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, apesar do grande contingente de seus descendentes paternos em atividade na Criação brasileira, vejo uma tímida representação de Alinhamentos que se destacam na Criação internacional do PSI, como a de GONE WEST, apesar de contarmos com a presença do notável ELUSIVE QUALITY nas duas Temporadas de 2009 e 2010, de MISWAKI (excelente Avô Materno), com apenas um Representante (INEXPLICABLE), de JADE HUNTER, apesar de contarmos com a presença do muito bom Reprodutor, YAGLI, e do Alinhamento de KINGMAMBO, apesar da presença do promissor NOTABLE GUEST.

Sob o ponto de vista do nível da qualidade genética da atual Criação do PSI, seja em âmbito nacional, quanto internacional, sentimos e lamentamos a ausência de Reprodutores descendentes da fabulosa Linhagem de HYPERION, ícone da Velocidade Elástica (do “sprinter” ao “stayer”), da Consistência e Resistência físico–orgânica (Vigor Híbrido) que, atualmente, sobrevive às custas da célebre “Bloodline” de TUDOR MINSTREL, através do Alinhamento de CADEAUX GENEREUX e do Alinhamento do notável Reprodutor argentino, FORLI, através de seu neto Paterno,o “miler” EFISIO.

Devemos lembrar que nossa Criação mantém o único Representante da Linhagem de HYPERION, caracterizado para distâncias mais longas, em âmbito internacional, ou seja, SARAMON, quase que completamente esquecido no Rio Grande do Sul.

Em situação muito parecida com a Linhagem de HYPERION, encontramos a Linhagem do extraordinário Reprodutor francês, TOURBILLON, maravilhosa criação de Marcel Boussac que, atualmente, sobrevive graças a “Bloodline” de AHONOORA, através dos Alinhamentos de INDIAN RIDGE e de INCHINOR, apesar de contarmos, nas Temporadas de Monta de 2009 e de 2010, com a presença do promissor Reprodutor, LINNGARI.

Em situação mais cômoda, em razão dos excelentes resultados alcançados, sobretudo no Turfe europeu, encontramos os excelentes descendentes da Linhagem de BLANDFORD, “Bloodline” do Tríplice Coroado inglês, invicto, BAHRAM, através do extraordinário Alinhamento de MONSUN, e de descendentes da Linhagem do excelente Reprodutor DARK RONALD, viga mestra da atual Criação alemã, através da “Bloodline” do excelente ACATENANGO, observamos a extrema necessidade de incorporar à nossa Criação, Reprodutores descendentes dessas duas “Bloodlines”, visando elevar o nível da qualidade genética de seu “Bloodstock”, sem perder a necessária intensidade de Velocidade.  

Outra Linhagem à beira da extinção é a pontuada pelo fenomenal St. SIMON, ainda que passemos a contar, definitivamente, com o excelente “racehorse” e muito bom Reprodutor, SIPHON.

Por incrível que possa parecer, esta Linhagem ainda está viva, no Turfe internacional, graças à Criação norte americana, da qual já tivemos servindo no Brasil, o excelente Reprodutor NEW COLONY, descendente da “Bloodline” do fenomenal RIBOT.

Por se tratar de uma Linhagem cujos Reprodutores, usualmente, se tornam excelentes Avôs Maternos, como podemos assinalar pela atuação de EFFERVESCING, devemos cultivar seus Reprodutores, adicionando elementos que, certamente, irão contribuir para o “up grade” da Criação Nacional do PSI.

A Linhagem do ícone da Criação norte americana, MAN O’ WAR, sobrevive graças à “Bloodline” do “miler” alongado, IN REALITY, apesar de contarmos, com a presença do excelente Reprodutor PUT IT BACK, com excelentes resultados, nas poucas Temporadas que vem servindo no Brasil.

Assim sendo, seria importante que tivéssemos mais representantes, como Reprodutores, dessa “Bloodline”, pois, certamente, iriam contribuir, decisivamente, para um sensível melhoria na qualidade de nossa Criação.

Uma expressiva ausência, no âmbito de nossa Criação, que considero de fundamental importância para elevar o nível de sua qualidade genética, refere–se à Linhagem de Referência de PHALARIS, mais especificamente, à “Bloodline” de NASRULLAH, como já vimos, Reprodutor fortemente influenciado pelo fenômeno, THE TETRARCH, no que se refere ao Alinhamento de SEATTLE SLEW, e particularmente, através de seu filho, A.P.INDY e respectivos filhos.

Ainda da “Bloodline” de NASRULLAH, os Alinhamentos de NEVER BEND e de GREY SOVEREIGN, que vêm sendo adotados com grande freqüência na elaboração do Planejamento Genético da melhor Criação da atualidade, sobretudo do Turfe europeu, ou seja, a Criação Aga Khan, contam com uma reduzidíssima participação em nossa Criação, como o promissor Reprodutor, vencedor do Derby Carioca, IVOIRE (NEVER BEND), e os Reprodutores BONAPARTISTE e PITU DA GUANABARA (GREY SOVEREIGN).

Devemos ressaltar, entre os Reprodutores melhor patrocinados nestas últimas cinco Temporadas de Monta, a expressiva participação (25%) de Reprodutores brasileiros, servindo um expressivo número de Matrizes (27%), ficando atrás, apenas, dos Reprodutores norte americanos (50%) que serviram a metade (50%) do total de Matrizes, no período em foco.

Este resultado, sem dúvida, é dos mais expressivos para uma Criação que procura sua consolidação qualitativa, abrindo maiores oportunidades para os Reprodutores brasileiros, desprezados por um longo período por seus próprios Criadores.

Não poderíamos concluir esta Introdução, sem enfatizar a fundamental importância para dois aspectos primordiais que devem orientar os Criadores brasileiros:

1º – Sempre ter em mente que o modelo de Turfe adotado no Brasil segue o modelo europeu, refletido no traçado das pistas de nossos dois principais Hipódromos, caracterizados por curvas amplas e retas finais longas e no Calendário Clássico desses dois Hipódromos, privilegiando Provas em distâncias mais longas, realizadas em pista de grama.

2º – O aspecto mais grave, que reflete a séria retração da Atividade Criatória do PSI no Brasil, nestes últimos 22 anos, vendo despencar o número de Matrizes servidas, registradas no Stud Book Brasileiro para a Temporada de Mota de 1987 (cerca de 9500 Matrizes), para o número de Matrizes servidas na Temporada de Monta de 2009, quando o Stud Book Brasileiro, exatamente, 3776 Matrizes.

Diante dessas observações consignadas desde o Artigo anterior (Parte 5) e ressaltadas nesta Introdução, passaremos a oferecer aos Criadores brasileiros que desejem importar Reprodutores do Hemisfério Norte, uma série de sugestões, a partir do próximo Artigo, de Reprodutores que, em meu julgamento, levando em consideração as lacunas assinaladas de Reprodutores descendentes de Linhagens e respectivas “Bloodlines” e Alinhamentos, ausentes ou timidamente representados em nossa Criação do PSI e que, certamente, poderão contribuir para elevar o seu nível da qualidade, genética e física.

Continua...

Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês