Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 16/06/2010 - 12h11min
Tropa de Elite consegue o batismo clássico
Sábado, o Jockey Club de São Paulo fez disputar no seu Hipódromo de Cidade Jardim, o GP José Paulino Nogueira (GIII), para éguas de 3 e mais anos, em 2.400 metros, pista de grama.
O campo foi surpreendentemente fraco, ausentes quase todas as melhores éguas, que haviam se colocado no último OSAF. Desta maneira, qualquer das inscritas poderia vencer, sendo eleita favorita Enchantress Lady, que mancou na entrada da reta. A vitória terminou com a americana TROPA DE ELITE (Street Cry e Cincinnatti, por Midnight Tiger) com UNA GLÓRIA (Red Runner), a pescoço, na dupla. Muito perto, LADYTTORE (Redattore), única no páreo com vitória em prova de grupo, foi terceira colocada, ÓPERA LINDA (Nedawi) e UIOBÁ (Kahyasin), também próximas, completaram o placar. A ganhadora e a quinta colocada têm 4 anos e as outras três, são um ano mais novas.
Tropa de Elite, criação de A.Mendes, B.Uc & Darley e propriedade do Stud Cala di Volpe, foi pilotada por Nelito Cunha e é treinada por Althayr Oliveira. A distância foi percorrida em 2’32”557, na grama leve, com cerca móvel.
Mais novos brilham no quilômetro
Sábado, no Hipódromo da Gávea a principal carreira foi a Prova Especial Sabinus, para produtos de 2 anos e mais idade, no quilômetro gramado.
Em distâncias curtas, já ficou provado que os 2 anos podem com os mais velhos (ainda que possam, no futuro, se ressentir do esforço prematuro) e, assim, o que se viu foi o predomínio absoluto de dois potros de ótima categoria, DESEJADO THUNDER (Durban Thunder e Glorious Magee, por Spend A Buck) e UM FOGUETE (Dodge). Aliás, por enquanto, em minha opinião, aquele é o potro mais interessante até agora aparecido nesta geração (não creio ser propriamente um velocista). GORINO, de 4 anos, irmão paterno do segundo colocado, foi bom terceiro. Os demais, não impressionaram. SACO DE BATATA (Tale of the Cat), de 4 anos, e FIRST RATE (Arambaré) de 3, completaram a pedra.
Desejado Thunder, criação e propriedade do Stud Alvarenga, teve a condução de Edson Ferreira Filho, e foi apresentado por Airton Gregório. Assinalou 57”34, na grama pesada, com cerca móvel.
Yesterday Gold: vitória da geração mais nova
Ainda no Hipódromo de Cidade Jardim, foi realizado, domingo, o Clássico Edmundo Pires de Oliveira Dias (L), na grama, para éguas de 3 e mais anos, em l.400 metros.
Em campo sem nenhuma concorrente com vitória clássica, êxito fácil, obtido de ponta a ponta, pela 2 anos YESTERDAY GOLD (Romarin e Midou, por Vert Amande). Em bom segundo, a aproximadamente quatro corpos, terminou a 4 anos SAFIRA REAL (Rackstraw). A seguir, BEL’S PHONE (Romarin), também de 4 anos, UNION LIFE (Wild Event), de 2 , e DINANZI (Rêve Doré), de 3. Não correu Daylight Dancer. Yesterday Gold, criação do Haras Santa Luzia da Água Branca e propriedade do Stud Mr.Prospector, teve a direção do aprendiz de primeira, Marcos Ribeiro, apresentada por P.A.Carvalho e assinalou 1’22”942, na grama macia, com cerca móvel, um bom tempo.
Super Hina derrotou Gororoba do Ipê
No Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, o melhor páreo foi o Clássico Riboletta (L). realizado domingo, na pista de grama.
Nove éguas de 3 anos e mais idade. alinharam na seta dos 2.000 metros e o triunfo ficou com SUPER HINA (Choctaw Ridge e Sassy Doll, por Giboulee) que dominou, com firmeza a favorita GOROROBA DO IPÊ (Caro Tordilho). Um pouco afastadas, DANNY WELLS (Forever Buck), MARIA LILIA (Yagli) e LAS LILAS (Confidential Talk) completaram o marcador. Maria Lilia tem 5 anos e as demais, 3.
Super Hina, criação do Haras San Francesco e propriedade do Stud Alvarenga, foi pilotada por Marcos Mazini e apresentada por Airton Gregório. O tempo da prova foi 2’09”20, na pista pesada, com cerca móvel.
Avaliação das provas clássicas
As duas carreiras nobres realizadas em São Paulo, com toda certeza, não fizeram jus as suas classificações. O GP José Paulino Nogueira contou com, apenas, uma ganhadora de grupo, parecendo uma Listed Race. Por sua vez, o Clássico Edmundo Pires de Oliveira Dias, não teve em seu campo, nenhuma ganhadora clássica (Barbada do Urubu correu um páreo comum, na milha, programado para a mesma semana).
Já na Listed Race corrida no Rio, Clássico Riboletta, haviam duas ganhadoras de grupo entre as nove concorrentes.
Próximas atrações
São Paulo
Para essa semana está programado o GP General Couto de Magalhães, em 3.218 metros, grama, por sua classificação de Grupo II, a principal carreira da temporada paulista para os fundistas de 3 e mais anos.
Rio de Janeiro
No Hipódromo da Gávea será corrido, no domingo, o Clássico Eurico Solanés (L), em 1.400 metros, grama, para produtos de 2 anos e mais idade, e no sábado, as Prova Especial Pharas, para os fundistas de 3 anos e mais idade, em 3.000 metros, grama, e Prova Especial Helíaco, também para 3 anos e mais idade, em 1.900 metros, areia.
[ Escolher outro colunista ]
|