Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
09/06/2010 - 10h47min

Agora foi a vez de Public State


PUBLIC STATE distancia STARMAN

Destinado a produtos de 3 anos e mais idade, no feriado de quinta–feira foi realizado na Gávea, Rio de Janeiro, o GP Professor Nova Monteiro, em 2.100 metros.

Apesar da sua classificação como Grupo III, mais um páreo nobre vazio, desprovido de graça e, principalmente, de importância (talvez por ser programado para a areia). Tipo do clássico que, frequentemente, apresenta diferentes ganhadores. Agora, venceu, e como muita facilidade, o 5 anos PUBLIC STATE (Public Purse e Estado de Graça, por Fast Gold). A aproximadamente cinco corpos, STARMAN (Trempolino), outro cavalo velho, de 6 anos, formou a dupla. Muito longe, VAN DELDEN (Hard Buck) e A SANGUE FRIO (Mastro Lorenzo), ambos de 3, e AMIGO GAÚCHO (Public Purse), de 5, completaram o marcador. Yes Book correu na frente e chegou em sexto e último.

Public State, criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Stud Vale das Videiras do Rio, foi dirigido por Bruno Reis, é treinado por Venâncio Nahid e assinalou 2’15”52, na pista pesada.

Alegria de Pobre confirma categoria


ALEGRIA DE POBRE ganha com autoridade

Sábado, 5,em Cidade Jardim, São Paulo, foi disputado o GP Presidente Roberto Alves de Almeida, em 1.600 metros, para éguas de 2 e mais anos.

Como quase sempre, poucas concorrentes na areia. A favorita ALEGRIA DE POBRE (Dancer Man e My Special Gallery, por Burooj) ganhou com muita firmeza, bem conduzida por Leandro Chimenes, radicado no Paraná. Sem ela, diga–se de passagem, teria sido uma carreira completamente desinteressante para um Grupo II. A mais de dois corpos, ROYAL HOME (Yagli), que ponteou, foi bom segundo. VERSILIA (Shudanz), TAKE TWO (Wild Event) e INVEJA DE BIRIGUI (Hard Buck) chegaram a seguir. Com exceção da vencedora, que tem 4 anos, as demais colocadas são um ano mais novas. Apesar da tão falada vantagem no peso, a boa 2 anos Drisca, contra as experientes mais velhas chegou em último. Não correu Union Life.

Alegria de Pobre, criação do Stud Eternamente Rio e propriedade do Stud Senhor Moreno, é treinada, no Paraná, por Marcos Vinicius Lanza. O tempo foi excelente: 1’33”164, na pista encharcada.

Vísion of Victory, batismo clássico 


VISION OF VICTORY derrota SKY PRINCESS

Destinado a éguas de 2 anos e mais idade, domingo foi disputado no Hipódromo da Gávea, o GP Antônio Carlos Amorim (GIII), em 1.400 metros.

Bom campo, com nove inscrições, atendendo aos interesses de oito proprietários (fosse na grama, teria saído cheíssimo). O triunfo terminou com a 4 anos VISION OF VICTORY (Blade Prospector e Kanta Kantora, por Khatango), que deixou SKY PRINCESS (Wild Event), também de 4 e que atropelou forte no final, a quase um corpo. Um pouco afastadas, NICE BLACK (Dodge) e SUCK OUT QUEEN (Red Runner), ambas de 3 anos, foram as terceira e quarta. CHAMA TRINA (Exotérico), da mesma idade das duas primeiras, completou a pedra.

Vision of Victory, criação do Beverly Hills Stud e propriedade de Carlos Alberto Almeida d’Oliveira, foi pilotada por Marcos Mazini, apresentada por José Bezerra da Silva e assinalou  1’27”99, na pista pesada.

Peça Única, vitória autoritária


PEÇA ÚNICA vence com facilidade

No mesmo dia e hipódromo foi corrido o Clássico Escorial (L). Na grama, surpreendentemente, apenas seis concorrentes alinharam na seta dos 2.400 metros. Isto talvez tenha acontecido por haver outra prova nobre para a turma (só que na areia), na mesma semana.

Conseguindo o batismo clássico, PEÇA ÚNICA (Fantastic Dancer e Just The First, por Hampstead), de 5 anos, ganhou com muita facilidade, deixando SOBREAVISO (Baligh), um ano mais novo, na segunda colocação. Aproximadamente seis corpos separaram os dois primeiros. Os 3 anos LANSQUENETE (King of Steel), ESPORTISTA (Roi Normand) e MOSQUITO (Cheikh) completaram o placar. Sanduka parece ter mostrado não gostar da grama. (poderia ter corrido e vencido o GP Professor Nova Monteiro).

Peça Única, criação do Stud TNT e propriedade do Stud Acqua Azul, foi conduzido por Marcello Cardoso e é treinado, como o segundo colocado, por Dulcino Guignoni. A distância foi percorrida em 2’33”14, na pista macia, com cerca móvel.

Gallahad, em final emocionante


GALLAHAD domina NUESTRO HERMANO (encoberto)

No Hipódromo de Cidade Jardim, neste dia, aconteceu a Prova Especial Giant, para produtos de 3 e mais anos, em 1.800 metros.

Atropelando forte, na reta, GALLAHAD (Hard Buck e Vexclusive Fly, por Executioner), de 3 anos, alcançou NUESTRO HERMANO (Roi Normand), um ano mais velho, no último pulo. Perto, IMPÉRIO DE BIRIGUI, de 3 anos como o ganhador e igualmente filho de Hard Buck, foi o terceiro colocado. KATITA PORÃ (Special Nash), e RUTINI (Know Heights), ambos de 4 anos, a seguir.

Gallahad, criação e propriedade do Beverly Hills Stud, teve a direção de Sílvio Generoso e é treinado por Delmar Luiz Albres. A distância foi percorrida em 1’48”892, na grama pesada.

Avaliação das provas clássicas

Os páreos nobres na areia continuam se mostrando um problema que não pode ser ignorado. Tudo bem que os puro–sangue com preferência por essa espécie de terreno precisam ter as suas oportunidades. Mas observa–se que os corredores arenáticos (de real categoria) são em número muito menor que os gramáticos, não justificando tantos clássicos serem programados nessa raia. É uma questão cultural (da criação brasileira). Por causa desse exagero (e desta teimosia) há alguns anos provas do calendário clássico brasileiro estão dando status incorreto a muitos cavalos. Não se iludam. Os compradores internacionais de cavalos não vão se impressionar com certas vitórias em provas de grupo que não poderiam, às vezes, ser classificadas como Listed Races.

Mais uma vez, esta semana, o fato aconteceu. O GP Presidente Roberto Alves de Almeida, com boa vontade deveria ser do Grupo III, e o GP Professor Nova Monteiro, assim como o GP Antônio Carlos Amorim, simples Listed Races.

Próximas atrações

São Paulo

Éguas de 3 e mais anos estarão em ação no GP José Paulino Nogueira (GIII) e as de 2 e mais anos no Clássico Edmundo Pires de Oliveira Dias (L), respectivamente, em 2.400 e 1.400 metros e na grama.

Rio de Janeiro

Éguas de 3 anos e mais idade atuarão nos 2.000 metros do Clássico Riboletta (L) e produtos de 2 anos e mais idade nos 1.000 metros da Prova Especial Sabinus. Ambos os páreos programados para a grama.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês