Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 02/06/2010 - 10h40min
Tsonga, novo líder?
TSONGA vence com firmeza
Domingo, 30, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi disputado o GP Conde de Herzberg (GII) – Criterium de Potros, em 1.500 metros.
O panorama da turma de 2 anos modificou–se completamente, até pelo fato de que os dois melhores até aqui, Desejado Thunder e Desejado Sun, não estavam presentes. Deixando impressão lisonjeira, a vitória, muito firme, terminou com TSONGA (Our Emblem e Love That Hill, por Deputy Commander), que na terceira exibição conquistou o segundo êxito e primeiro clássico. Na dupla, a mais de três corpos, MATÉRIA PRIMA (Mensageiro Alado) em boa atuação. UNIX (Signal Tap) e JELOUSY (Grand Slam), este não reproduzindo na grama suas esplêndidas corridas na areia, foram terceiro e quarto. SASSARICANDO (Bernstein) completou o marcador.
Tsonga, criação e propriedade do Stud TNT, foi conduzido por Luiz Duarte e é treinado por Venâncio Nahid. A distância foi percorrida em 1’27”99, na pista leve, com cerca móvel. Sua segunda mãe é irmã inteira do craque Sandpit.
Agora, resta aguardar as próximas carreiras para aquilatar a reais possibilidades do ganhador em outras provas importantes para a geração.
Ama–Tiri volta a correr bem
AMA–TIRI domina BELUR
No Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, foi realizada a Prova Especial Farwell, para produtos de 3 e mais anos, na areia.
O triunfo pertenceu ao 4 anos AMA–TIRI (Inexplicable e Miss Gorgeous, por Minstrel Glory), que derrotou o favorito BELUR (First American), um ano mais novo. ASK ME NOT (Araçaí), de 4 anos, GIEL (Ghadeer) e PERESTROIKA (Vettori), estes de 5, completaram o placar.
Ama–Tiri, criação do Haras Xará/Haras Mineral Park e propriedade do Stud Gold Black, foi pilotado por Mário Fontoura e é treinado por Pedro Nickel Filho. Os 1.600 metros foram percorridos em 1`36”058, na pista leve.
Desejada Duda continua líder
DESEJADA DUDA não deu confiança às rivais
Para potrancas de 2 anos, sábado, 29, na Gávea, foi disputado o GP Francisco Villela de Paula Machado (GII) – Criterium de Potrancas, como o dos potros, também em 1.500 metros.
Como era de se esperar, recebeu muitas inscrições. E, DESEJADA DUDA (Gilded Time e Duda Desejada, por Punk), após providencial descanso de dois meses, ganhou de maneira insofismável, voltando a exibir grande capacidade locomotora, o que não acontecera em sua última vitória. A vários corpos, PAN DE AZÚCAR (Notation) foi bom segundo, com SUPER PIPA, irmã paterna da ganhadora, em terceiro. ALL IN (Choctaw Ridge) e MA PETITE (King of Steel) chegaram em seguida. Desejada Duda, criação do Stud Alvarenga e propriedade da Coudelaria Alvarenga Desejada, teve a direção de Marcos Mazini e foi apresentada por Airton Gregório. Tempo, 1’28”67, na grama leve, com cerca móvel.
Heath Row, vitória convincente
HEATH ROW ganha páreo forte
Nesse dia, no Hipódromo de Cidade Jardim, aconteceu a Prova Especial José Eugênio de Rezende Barbosa, para produtos de 2 e mais anos, em 1.000 metros, grama.
O excelente 2 anos ED AMERICAN (First American) enfrentou os mais velhos, foi o favorito, mas não passou de um quarto lugar, perdendo a invencibilidade. Também reaparecendo de providencial parada, HEATH ROW (Dodge e Amalfi Nera, por Suspicious Mind), de 3 anos, conseguiu expressivo êxito, embora por pequena diferença. Seu irmão paterno, PODEROSO VULCANO, de 2 anos, e QANDAHAR (Romarin), de 4, chegaram a seguir. DEZ QUILATES (Quinze Quilates), de 3 anos, foi o quinto colocado. O páreo poderá ter resultado diferente se corrido novamente pois, menos de três corpos separaram o primeiro do último colocado. Criação da Coudelaria Baptista e propriedade do Stud A.M.L., o vencedor foi conduzido por V.Rocha e é treinado por Luiz Roberto Feltran, ambos profissionais do Paraná. Assinalou 55”066, na pista leve.
Jéca, o melhor potro paranaense
Sexta–feira, 28, no Hipódromo do Tarumã, Paraná, foi corrido o Clássico Criadores (L), para produtos de 2 anos, em 1.600 metros.
Vitória de JÉCA (Inexplicable e Volition, por Ghadeer) sobre ABSTRATO (Major Storm). A seguir, um pouco afastados, QUALITY SLEW (Desejado) e VOGANTE (Belo Colony), com PLANO PERFEITO (Our Emblem) completando a pedra. O ganhador, criação do Haras J.B.Barros e propriedade do Rio Iguassú, teve a condução de J.Ventura, é treinado por Ademar B. Pereira e assinalou 1’40”5, na areia macia.
Avaliação das provas clássicas
O GP Conde de Herzberg (GII) e o GP Francisco Villela de Paula Machado (GII), programados para final de maio, já começam a indicar os melhores da geração carioca. A impressão é que seus vencedores têm futuro.
O Clássico Criadores (L) tem boa dotação e deveria receber inscrições dos melhores 2 anos paulistas na areia, o que surpreendentemente não aconteceu.
Próximas atrações
São Paulo
Programados para o fim de semana em Cidade Jardim, estão o GP Presidente Roberto Alves de Almeida (GII), para éguas de 2 e mais anos, em 1.600 metros, areia, e a Prova Especial Giant, em 1.800 metros, grama, para produtos de 3 e mais anos.
Rio de Janeiro
Na Gávea, duas carreiras nobres para produtos de 3 anos e mais idade: o GP Professor Nova Monteiro (GIII), em 2.100 metros, areia, e o Clássico Escorial (L), 2.400, grama. Para éguas de 2 anos e mais idade, os turfistas terão o GP Antônio Carlos Amorim (GIII), em 1.400 metros, areia.
[ Escolher outro colunista ]
|