Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 26/05/2010 - 10h02min
Parapatibum mantém invencibilidade
PARAPATIBUM vence com facilidade
Domingo, 23, no Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, foi realizada a Prova Especial Dulce, para potrancas da nova geração, em 1.600 metros.
De ponta a ponta, venceu PARAPATIBUM (Nedawi na ganhadora de Grupo I Miss Kin, por Laramie), sinalizando que pode lutar pela liderança da turma. VALE DA LUA (Torrential) foi bom segundo, enquanto as demais não impressionaram. RAMATUELLE (First American), OGIVA EMBLEMÁTICA (Our Emblem) e SUNSHINE INDY (P.T.Indy) completaram o marcador.
A ganhadora, criação e propriedade do Haras Old Friends, foi pilotada por Marcos Ribeiro, aprendiz de primeira, e é treinada por Selmar Lobo. A distância foi percorrida em 1’37”242, na grama leve e com cerca móvel. Parapatibum correu duas vezes e ganhou as duas.
Pura Classe e Cat Thunder, inéditas vencedoras
No mesmo dia e hipódromo foi programada a Prova Especial Joaquim da Cunha Bueno, para potrancas de 2 anos, na grama, em 1.400 metros com cerca móvel. Carreira de pequeno valor, em muitos e muitos anos só revelou uma ganhadora importante. Isto acontece devido as melhores (ou mais precoces) já terem estreado e, também, pelo exagero injustificável de ter duas restrições: as inscritas, além de nunca terem corrido, têm de ser nacionais.
Como costuma acontecer em páreos para inéditos de 2 anos, recebeu número grande de inscrições e precisou ser dividida em “A” e “B”. As duas vencedoras foram CAT THUNDER (Durban Thunder e Greystoke, por Tokatee) e PURA CLASSE (Grand Slam e Secret World, por Careafolie).
A primeira deixou longe DANCING PILLOWS (Know Heights), LOVEANDFEELING (Thignon Lafré), GRAND PLACE (Play Violin) e PERSONAL EMBLEMA (Our Emblem), enquanto a outra, resistiu com dificuldade à atropelada de AVANT TOUJOURS (Siphon), com ENGLISH TRIP (Roi Normand), CURUPIRA (Mr.Fritz) e FERRARI (Dubai Dust) a seguir.
CAT THUNDER, vitória tranquila
Cat Thunder, criação do Haras Primavera e propriedade do Stud Palura, foi dirigida por Ivaldo Santana, é treinada por Luiz Carlos Soares e assinalou 1’24”599.
PURA CLASSE resiste a AVANT TOUJOURS
Pura Classe, criação do Haras Old Friends e propriedade do Stud Farda Amiga, teve a condução de Vagner Leal e é treinada por Nilson Lima. O tempo foi um pouco melhor: 1’24”442.
No sábado, a vez dos potros inéditos
Similar à prova especial para potrancas inéditas (com as mesmas limitações e também, por isso, apenas um páreo comum com título), no sábado aconteceu a Prova Especial Jayme Torres, igualmente em 1.400 metros, grama, que também por excesso de inscrições precisou ser desdobrada em três versões.
Os vencedores foram OLYMPIC FESTIVAL (Siphon e Fula’s Power, por Fast Gold), NEW EVENT (Wild Event e Laranja Seleta, por Gulch) e ECONASH (Special Nash e Vicunha Girl, por Kenético).
OLYMPIC FESTIVAL vence por diferença mínima
O primeiro, em final brigado, deixou para trás CABEÇÃO (Roi Normand), cujo piloto reclamou em vão, HERMÉS (Che Astaire) e GUARÁ–HI (Miesque’s Son). AETERNUS FULGOR (Boatman) foi quinto distanciado. Tempo: 1’25”913.
Olympic Festival, criação do Stud São Pedro e propriedade do Haras Regina, foi dirigido por Josiane Gulart e é treinado por Althayr Oliveira.
NEW EVENT com pescoço na frente
NEW EVENT, por pequena diferença, derrotou VON BRAUN (Miesque’s Son), com VINO BIANCO (Red Runner), OUTRO CAMPEÃO (Gene de Campeão) e PANETTONE (Nedawi) a seguir. Tempo: 1’25”038.
Criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade de Abdul Rahman Al Jasmi Stud, teve Sandro Paiva como piloto e é treinado por Antônio Luiz Cintra.
ECONASH não deu confiança aos rivais
E, ECONASH, o terceiro ganhador, foi quem deixou a melhor impressão, até mesmo por ter assinalado o melhor tempo, 1’24”357. Distanciou IANOMANI (Hibernian Rhapsody), VIOLINO (Nedawi), FAWKES (Know Heights) e CORRESPONDENTE (Bonapartiste).
Pertencente ao Stud Red Rafa, também seu criador, venceu sob a direção de José Aparecido, sendo apresentado por Raimundo Soares.
Super Hina ganha por abandono
SUPER HINA tira as rivais da foto
Domingo, 23, no Hipódromo da Gávea, foi realizada a Prova Especial Courageuse, para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.900 metros. Por ser na areia, até que o campo, com sete competidoras, tem de ser considerado bom.
Show de SUPER HINA (Choctaw Ridge e Sassy Doll, por Giboulee), de 3 anos, atropelando no início da reta para ganhar aos esbarros. MADEMOISELLE CATHY (First American), da mesma idade, foi bom segundo, pois também deixou as demais muito longe. A favorita TAUANE (Dancer Man), de 4 anos, chegou em terceiro, dando a impressão de estar precisando de descanso. SOL DE GAP (Lord Marcos), também de 3 anos, e SEGURA PAIXÃO (Our Emblem), da mesma idade, completaram a pedra. Não correu Kate–Five.
Super Hina, criação do Haras San Francesco e propriedade do Stud Alvarenga, foi dirigida por Tiago Josué Pereira. Apresentada por Airton Gregório, assinalou 2’00”93, na pista macia.
Kito Hope fracassa
LEÃO COROADO deixa longe o segundo colocado
No Hipódromo da Gávea, na véspera, foi corrida a Prova Especial Old Master, em 1.600 metros, para produtos de 2 anos e mais idade (felizmente, bom–senso ainda existe e nenhum proprietário inscreveu 2 anos neste páreo).
Em bonita atropelada o 3 anos LEÃO COROADO (First American e Incrível Zuca, por Ghadeer) derrotou, por aproximadamente cinco corpos, O MELHOR (Exile King), de 6 anos. Afastados, ENERGIA BERLIM (Hard Buck), de 3, e URDANZ (Shudanz), um ano mais velho, foram terceiro e quarto.
O páreo foi marcado pela surpresa e decepção, pois o excelente arenático KITO HOPE (Shudanz), de 3 anos, cumpriu performance que nada tem a ver com sua verdadeira capacidade locomotora, ao finalizar num apagado quinto lugar.
O ganhador, criação do Stud TNT e propriedade do Stud Gold Black, teve a condução de Dalto Duarte e é treinado por Venâncio Nahid. A distância foi percorrida em 1’38”28, na pista pesada.
Próximas atrações
Rio de Janeiro
Semana bem melhor no turfe carioca. Dois páreos nobres, do Grupo II, para a nova geração: os importantes GP Conde de Herzberg–Criterium de Potros, e o GP Francisco Villela de Paula Machado–Criterium de Potrancas, ambos em 1.500 metros e na grama. São Paulo
Novamente uma semana fraca. Apenas dois páreos semi–clássicos: a Prova Especial Farwell, em 1.600 metros, areia, para produtos de 3 e mais anos, e a Prova Especial José Eugênio de Rezende Barbosa, em 1.000 metros, grama, para produtos de 2 e mais anos.
[ Escolher outro colunista ]
|