Colunista:
REPRODUTORES QUE CHEGAM TEMPORADA DE MONTA DE 2010 20/05/2010 - 20h46min
A CRIAÇÃO BRASILEIRA
REPRODUTORES QUE CHEGAM
TEMPORADA DE MONTA DE 2010
I – INTRODUÇÃO
Tenho observado que nas últimas Temporadas de Monta, a Criação Brasileira vem experimentando uma cadenciada e progressiva melhoria no seu nível médio de qualidade genética.
Apesar da manifesta tendência para a americanização da Criação brasileira, a princípio, os Reprodutores norte americanos que vinham para servir no Brasil, no que se refere aos que vinham em definitivo para nossa Criação, em sua maioria quase absoluta, com honrosas e raras exceções, eram portadores de “strains” (estirpes), no mínimo duvidosos.
A partir dos últimos 6 a 7 anos, ainda que permaneça uma séria tendência para a norte–americanização de nossa Criação, verificamos que começaram a vir para servir em nossas Temporadas de Monta, sobretudo, no Sistema de “shuttle”, Reprodutores norte americanos portadores de “strains” muito bem qualificados, que certamente irão contribuir para elevar o nível médio da qualidade de nossa Criação.
Além disso, estão chegando, mesmo dos USA, Reprodutores de Linhagens / “Bloodlines” distintas, algumas das quais isentas, total ou parcialmente, das “Bloodlines” de RAISE A NATIVE, Mr. PROSPECTOR e NORTHERN DANCER, contribuindo, desta forma, para possibilitar Genótipos “Outcross” ou tendendo para o “Outcross”, o que, em última análise, contribuirá para melhorar o debilitado nível do Vigor Híbrido do PSI, sobretudo, os descendentes da intensa e descabida adoção das “Bloodlines” pontuadas pelos Reprodutores acima citados.
É preciso ressaltar que estas “Bloodlines”, tomadas isoladamente, são portadoras de qualidade individual inquestionável e, conseqüentemente, sua utilização se intensifica entre si, promovendo o surgimento e intensificação da nefasta figura da CONSANGÜINIDADE, cujos efeitos desastrosos já são facilmente percebidos, sobretudo, na Criação norte americana, com sérios reflexos na Criação sul americana, sobretudo, no que se refere à Criação da Argentina.
A diversificação de Reprodutores descendentes de Linhagens / “Bloodlines” distintas deste reduzido número de “Bloodlines” sobre as quais estão concentrados os Planejamentos Genéticos da Criação norte americana, que estão vindo servir no Brasil, certamente, vai diluir um pouco esta excessiva concentração, proporcionando um progressivo resgate do Vigor Híbrido do PSI, resultante do caldeamento das diversas Raças Eqüinas que formataram o nosso conhecido PSI.
Reprodutores como DUBAI DUST, MACHO UNO e MUITO MELHOR, os três descendentes da célebre Linhagem norte americana pontuada por HIMYAR e difundida até nossos dias pelas “Bloodlines” do notável DOMINO, via ACK ACK / BROAD BRUSH e do excelente ROUGH’N TUMBLE, via HOLY BULL / MACHO UNO, são o exemplo nítido dessa diversificação.
Reprodutores como PUBLIC PURSE e GILDED TIME, descendentes da Linhagem típica européia pontuada pelo extraordinário TEDDY, sinônimo de Consistência e Resistência, através de sua “Bloodline” norte americana pontuada pelo não menos extraordinário DAMASCUS, são outros dois exemplos típicos dessa diversificação de Reprodutores importados dos USA.
A presença intermitente de PUT IT BACK (por HONOUR AND GLORY), descendente da Linhagem do fabuloso MAN O’ WAR, via “Bloodline” do excelente “sprinter alongado”, IN REALITY, é outra presença importante de uma autêntica Linhagem norte americana, que contribuirá, certamente, para essa salutar diversificação de opções de Reprodutores de nossa Criação do PSI.
Sinto falta, ainda, da presença na Criação brasileira, de Reprodutores da Criação norte americana, descendentes da Linhagem de PHALARIS, via a fenomenal “Bloodline” de NASRULLAH, sobretudo, através do magnífico Alinhamento pontuado por SEATTLE SLEW e seu excelente filho A P INDY.
Também da Linhagem de PHALARIS, através da fabulosa “Bloodline” européia de ROYAL CHARGER (3/4 irmão de NASRULLAH), sinto falta de um legítimo Reprodutor descendente do fantástico Alinhamento do norte americano e ídolo maior da Criação do Japão, SUNDAY SILENCE, apesar da presença de SILENT NAME para o Haras Ponta Porã.
Para reforçar esta tendência de diversificação de opções de Reprodutores chegaram e continuam chegando alguns Reprodutores descendentes de Linhagens / “Bloodlines” típicas da Criação européia, como foi o caso do excelente SINNDAR, um legítimo representante da nova tendência da Criação européia, reunindo os melhores “strains” norte americanos e europeus e de LINNGARI, excelente representante da Linhagem européia de TOURBILLON, que vem sobrevivendo graças ao extraordinário AHONOORA e seu filho INDIAN RIDGE (Pai de LINNGARI).
Se nos reportarmos à Temporada de Monta de 2008, podemos observar que, apesar da chegada de Reprodutores, seja no regime de “shuttle”, seja em definitivo, em sua grande maioria, são descendentes de RAISE A NATIVE e seu filho, Mr. PROSPECTOR (REDATTORE, NORTHERN AFLEET, POINT GIVEN, OUR EMBLEM, VETTORI, SIGNAL TAP, HOLZMEISTER, NOTABLE GUEST, WATCHMON, QAIS, entre os mais patrocinados) e de descendentes de NORTHERN DANCER (SULAMANI, AMIGONI, RED RUNNER, TIGER HEART, MOLENGÃO, TRUE CONFIDENCE, CHRISTINE’S OUTLAW, MAJOR STORM, HINTON WELLS, VAL ROYAL, entre os mais patrocinados), em sua maioria, apresentam “strains” de boa qualificação genética, ou seja, contribuindo para elevar o nível médio da qualidade genética de nossa Criação do PSI.
Nos reportando à Temporada de Monta de 2009,observamos a confirmação do predomínio de Reprodutores, em ambos os regimes, descendentes de RAISE A NATIVE e seu filho Mr. PROSPECTOR (ELUSIVE QUALITY, NORTHERN AFLEET, POINT GIVEN, ARTAX, AVANZADO, PIONEERING, REDATTORE, VETTORI, CRAFTY C. T., NOTABLE GUEST, HOLZMEISTER, WATCHMON, CAPE TOWN, entre os mais patrocinados), e de NORTHERN DANCER (SINNDAR, GOOD REWARD, RED RUNNER, TRUE CONFIDENCE, AMIGONI, TIGER HEART, SALUTE THE SARGE, SILENT TIMES, MAJOR STORM, EMIRATES TO DUBAI, MOLENGÃO, METEOR STORM, entre os mais patrocinados).
Além desses Reprodutores, descendentes das duas “Bloodlines” mais patrocinadas da Criação norte americana, mas também adotadas, em seus melhores “strains” pela Criação européia, surge o Reprodutor LINNGARI, um autêntico representante de Linhagem típica da Criação européia, ou seja, a de TOURBILLON, através da “Bloodline” de AHONOORA e de seu filho INDIAN RIDGE (Pai de LINNGARI), sinalizando, efetivamente, com a preocupação por parte de nossos Criadores, de se resgatar, progressivamente, o Vigor Híbrido do PSI brasileiro.
Não devemos esquecer de Reprodutores do Haras Estrela Energia, que foram incorporados à Criação brasileira, nesta Temporada, ou seja, ELMUSTANSER (MACHIAVELLIAN / Mr. PROSPECTOR), MUTASALLIL (GONE WEST / Mr. PROSPECTOR) e AGNES GOLD (ROYAL CHARGER / SUNDAY SILENCE), este último, desde a Temporada de Monta de 2008.
II – TEMPORADA DE MONTA DE 2010
Esta Temporada de Monta vem corroborar com o nítido movimento da Criação brasileira no sentido de dar continuidade ao objetivo primordial de elevar o nível da qualidade média de nossa Criação que, gradativamente, vai recuperando seu prestígio no âmbito da Criação mundial do PSI, ainda que reste um bom caminho a ser trilhado, até que este reconhecimento seja consolidado e formalizado.
Esta continuidade está refletida na chegada e no retorno de importantes Reprodutores, seja no regime de “shuttle”, sejam incorporados definitivamente à Criação brasileira do PSI, como veremos a seguir:
II.1 – INCORPORADOS DEFINITIVAMENTE
II.1.1 – REDATTORE – BR – M.C. – 1995
REDATTORE
Pedigree de REDATTORE
Reprodutor já consagrado, que vinha atuando, simultaneamente, nas Temporadas de Monta do Hemisfério Norte (USA) e Hemisfério Sul (BRASIL), com desempenho superior no Brasil, tendo produzido vários vencedores de Provas de Grupo, com destaque para:
1 – KAPO DI TUTTI – G1 – GRANNYS PIE por GHADEER 2 – ESTRELA DO ORIENTE – G1 – ACADEMIA REAL por BANKER’S GOLD 3 – TANGO UNO – G1 – TINA LARK por TUMBLE LARK 4 – NOTAVEL SUREÑA – G2 – ESTRELA SUREÑA por MUSIC PROSPECTOR 5 – LADYTTORE – G2 – BINOCHE por KENÉTICO 6 – DAVIGNON – G3 – DARCY por O MAIOR
Nos USA produziu o Stakes Winner, COMPARI – Mãe por DIXIELAND BAND
Além destes destaques, produziu vários colocados em Provas de Grupo e Vencedores e colocados em Listed Races e Provas Especiais.
Seu Alcance Estamínico em corrida ficou sintonizado entre os 1 600 m e os 2 000 m, na pista de grama, cumprindo excelentes performances, tanto no Brasil, quanto nos USA, somando prêmios da ordem de U$ 1700 mil.
Descende por sua “high line”, da Linhagem de NATIVE DANCER, “Bloodline” de RAISE A NATIVE, através de seu Pai, ROI NORMAND, por sua “middle line”, seu Avô Materno, DEPUTY MINISTER, descende da Linhagem de PHALARIS, via “Bloodline” de NORTHERN DANCER.
Reprodutor que ficará sediado no Haras Old Friends, em Bagé, Rio Grande do Sul.
II.1.2 – SIPHON – BR – M.C. – 1991
SIPHON
Pedigree de SIPHON
Trata–se de um Reprodutor que exerceu suas funções reprodutivas, basicamente, na Criação dos USA, onde produziu a grande maioria de seus Produtos, dos quais, nove (9) deles lograram obter prêmios acima de U$ 300 mil, com amplo destaque para:
1 – SIPHONIC – U$ 774 MIL – CHEROKEE CROSSING por CHEROKEE COLONY. 2 – I’M THE TIGER – U$ 593 MIL – LOVE MEDICINE por MINING
No Brasil, sua descendência é bem mais reduzida do que nos USA, não tendo produzido animais de maior expressão, mas sinalizando positivamente através do potro NEBBIONE, com extraordinária estréia na pista de areia e um 2º lugar na grama, em sua segunda apresentação. Potro com excelentes perspectivas para uma campanha de exceção.
Seu Alcance Estamínico ficou sintonizado na distância dos 2 000 m, pista de grama no Brasil, e também nos 2 000 m, pista de areia, no Exterior, onde se colocou e venceu importantes Provas nos USA e Dubai (2º na Dubai World Cup).
Numa Campanha das mais expressivas, ganhou mais de U$ 3 100 mil de prêmios, correndo na primeira turma dos USA, enfrentando os principais animais da geração, inclusive, o grande vencedor, CIGAR.
Descende por sua “high line” da Linhagem de St. SIMON, via “Bloodline” de SICAMBRE, através de seu Pai, ITAJARA, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, KUBLAI KHAN, descende da Linhagem de PHALARIS, via “Bloodline” dde FULL SAIL.
Está sendo incorporado, definitivamente, ao Plantel de Reprodutores da Criação brasileira, nesta Temporada de Monta de 2010, apresentando um pedigree aberto, isento de Mr. PROSPECTOR e de NORTHERN DANCER, o que deverá, se bem planejado, proporcionar bons Produtos para nossa Criação.
Ficará sediado no Haras Bagé do Sul, em Bagé, Rio Grande do Sul.
III.1 – REPRODUTORES EM “SHUTTLE”
III.1.1 – SHIROCCO – GER – M.C. – 2001
SHIROCCO
Pedigree de SHIROCCO
Primeiro Reprodutor da nova fase da Criação alemã a atuar na Criação brasileira, consagrada através de SURUMU e seus dois descendentes ACATENANGO (seu filho) e de MONSUN (seu neto materno), revelando uma Criação que prima pela Consistência, Resistência e Equilíbrio Físico, após quase 100 anos de um efetivo e constante processo de seleção.
Em cada país que correu, venceu uma Prova de Grupo 1, sendo Champion 3 anos na Alemanha e Itália.
Como um dos melhores filhos de MONSUN, refletido em sua campanha nas pistas de corrida, desenvolvida na Alemanha, Itália, USA, França e Inglaterra, vencendo quatro Provas de Grupo 1 e três de Grupo 2, apresentou um Alcance Estamínico sintonizado com a distância clássica por excelência, ou seja, os 2 400 m, pista de grama.
Como Reprodutor ainda não tem Produtos em idade de corrida.
Descende por sua “high line” da Linhagem de BLANDFORD, via “Bloodline” de BAHRAM, através de seu Pai, MONSUN, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, THE MINSTREL, descende da Linhagem de PHALARIS, via “Bloodline” de NORTHERN DANCER.
Seu Genótipo é livre de Mr. PROSPECTOR e, sendo resultado do alto padrão de seleção que caracteriza o PSI alemão, certamente, irá contribuir decisivamente para o “up grade” de nossa Criação do PSI.
SHIROCCO ficará sediado no Haras Santa Ana do Rio Grande, em Bagé, Rio Grande do Sul.
III.1.2 – REFUSE TO BEND – IRE – M.C. – 2000
REFUSE TO BEND
Pedigree de REFUSE TO BEND
Filho do fenomenal SADLER’S WELLS, irmão materno da excelente “stayer”, MEDIA PUZZLE, a rara “racemare”, vencedora da Melbourne Cup, a principal Prova de Fundo (3 200 m, grama) da Austrália, com repercussão mundial.
Sua 2ª Mãe, GRENZEN, gerou o excelente TWILIGHT AGENDA (por DEVIL’S BAG), evidenciando a bondade genética de sua Família Materna.
Sua campanha nas pistas foi refletida em 15 saídas, transformadas em 7 vitórias, das quais 4 em Provas de Grupo 1, obtidas aos 2, 3 e 4 anos, na Inglaterra e Irlanda.
Seu Alcance Estamínico ficou situado na faixa de distâncias entre os 1 600 m e os 2 000 m.
Como Reprodutor, com poucas Gerações nas pistas de corrida, produziu vencedores de Grupo 3, inclusive, com a excelente estréia de sua filha SARAFINA, vencedora por vários corpos, abrindo a perspectiva de uma campanha de exceção.
Por sua “high line”, seu Pai, SADLER’S WELLS, descende da Linhagem de PHALARIS, via “Bloodline” de NORTHERN DANCER e, por sua “middle line”, seu Avô Materno, GULCH, descende da Linhagem de NATIVE DANCER, via “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, realizando a nítida afinidade entre as “Bloodlines” de NORTHERN DANCER e de Mr. PROSPECTOR.
Apesar de ter nascido nos USA, SADLER’S WELLS serviu como Reprodutor na Irlanda, já considerado como Chefe de Raça, com características típicas que se ajustaram à perfeição à Criação européia.
Seu Genótipo, como podemos observar, reúne as duas “Bloodlines” mais adotadas pela Criação do PSI, em âmbito internacional, mas particularmente, pela Criação norte americana, e seu Planejamento Genético, deve aproveitar uma boa parte de Matrizes do “Bloodstock” brasileiro, que ainda guardam características típicas de Alinhamentos europeus.
REFUSE TO BEND ficará sediado no Haras São Quirino, em São Paulo.
III.1.3 – ELUSIVE QUALITY – USA – M.C. – 1993
ELUSIVE QUALITY
Pedigree de ELUSIVE QUALITY
Descende, por sua “high line”, de um dos mais produtivos Alinhamentos derivados da “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, pontuado por seu filho, GONE WEST, neto materno do fabuloso SECRETARIAT, Alinhamento este que vem sendo adotado, com êxito, pela Criação européia.
Sua campanha nas pistas não foi das mais produtivas, resumindo–se a 20 saídas, transformadas em 9 vitórias, apenas uma delas obtida em Prova de Grupo 3.
Entretanto, como diferencial de sua campanha nas pistas, bateu o recorde dos 1 400 m da pista de Gulfstream Park e o recorde mundial dos 1 600 m em Belmont Park, com a incrível marca de 1:31:63, sendo que recordes costumam prever bons Reprodutores.
Reprodutor consagrado, Pai de importantes “racehorses” e “racemares”, portanto, Reprodutor de machos e fêmeas, revelou Produtos da maior importância no Turfe norte americano, europeu e em Dubai, através de SMARTY JONES (Mãe por SMILE), quase Tríplice Coroado nos USA, por ter sido 2º no Belmont Stakes, RAVEN’S PASS(Mãe por LORD AT WAR), vencedor da Dubai World Cup, ELUSIVE CITY (Mãe por DAYJUR), vencedor de Grupo 1 na França e promissor Reprodutor, além da excelente “racemare”, MARYFIELD (Mãe por DESERT WINE), vencedora de Grupo 1 nos USA, entre outros vários vencedores.
Seu Genótipo, assim como o de REFUSE TO BEND, reúne as duas “Bloodlines” mais adotadas pela Criação internacional do PSI, mas sobretudo pela Criação norte americana, devendo seu Planejamento Genético aproveitar uma parte expressiva de Matrizes do “Bloodstock” brasileiro, cujos respectivos Genótipos ainda possuem traços marcantes de Alinhamentos típicos da criação européia.
ELUSIVE QUALITY ficará sediado no Haras TNT, em Bagé, Rio Grande do Sul.
III.1.4 – LINNGARI – IRE – M.A. – 2002
LINNGARI
Pedigree de LINNGARI
Reprodutor que retorna nesta Temporada de Monta de 2010, da Criação brasileira, após ter deixado 72 Matrizes servidas, na Temporada de Monta de 2009.
Descende, por sua “high line”, da Linhagem de TOURBILLON, via “Bloodline” de AHONOORA, através de seu filho, INDIAN RIDGE (Pai de LINNGARI) e, por sua “middle line”, seu Avô Materno, KAHYASI, pertence à Linhagem de PHALARIS, via “Bloodline” de NORTHERN DANCER, através do Alinhamento típico europeu, pontuado por seu filho, NIJINSKY, Tríplice Coroado da Inglaterra.
Sua campanha nas pistas de corrida foi desenvolvida na Itália, Inglaterra, UAE e Alemanha, países em que venceu Provas de Grupo 1, 2 e 3, revelando um Alcance Estamínico centrado nos 1 600 m, pista de grama.
Como Reprodutor, ainda não tem Produtos em idade de corrida.
Na realidade, como assinalamos na Introdução, a Linhagem de TOURBILLON, que no século 20 foi uma das principais a nível mundial, da qual o Brasil chegou a ser o maior detentor de seus Alinhamentos, tendo sido a base da Criação Marcel Boussac, tida como a mais importante da história do Turfe francês, sobrevive graças a AHONOORA e sues filhos INCHINOR e, sobretudo, INDIAN RIDGE.
Atualmente, é uma Linhagem e respectiva “Bloodline”, integralmente aberta e ajustável à grande maioria de Linhagens e “Bloodlines”, em âmbito internacional, o que facilita a elaboração de seu Planejamento Genético.
LINNGARI ficará sediado em São Paulo, provavelmente no Haras San Francesco, a ser confirmado.
III.1.5 – MACHO UNO – USA – M.T. – 1998
MACHO UNO
Pedigree de MACHO UNO
Reprodutor comprovado que vem ao Brasil pela primeira vez, trazendo em sua performance como Reprodutor, a MACHO AGAIN (Mãe por WILD AGAIN), vencedor de Provas de Grupo 1 e 2, com várias colocações em Provas de Grupo 1 e 2, com total de prêmios da ordem de U$ 1 800 mil, WICKED STYLE (Mãe por TREMPOLINO), vencedor de Provas de Grupo 1 e 3, e Reprodutor na Austrália, entre alguns outros vencedores, inclusive fêmeas, com destaque para SWIFTY VICTRESS, primeira Stakes Winner produzido por MACHO UNO.
MACHO UNO é irmão materno do excelente “racehorse” e Reprodutor, AWESOME AGAIN (por DEPUTY MINISTER), Pai do “Horse of the Year”, GHOSTZAPPER.
MACHO UNO descende, por sua “high line”, da importante Linhagem norte americana pontuada por HIMYAR, via “Bloodline” de ROUGH’N TUMBLE, através de seu Pai, HOLY BULL, um dos mais importantes “racehorses” dos últimos anos dos USA (Horse of the Year e Champion 3 anos).
Por sua “middle line”, seu Avô Materno, o extraordinário BLUSHING GROOM, descende da Linhagem de PHALARIS, via “Bloodline” de NASRULLAH, Reprodutor fortemente influenciado, através de seu Segmento Materno, pelo fenomenal THE TETRARCH, fonte maior da Velocidade Elástica.
Sua campanha nas pistas, exibiu Precocidade e Velocidade, ao vencer duas Provas de Grupo 1, com 2 anos, inclusive a Breeders’ Cup Juvenile St, o que lhe valeu o título de Champion 2 Anos, além de vitórias em Provas de Grupo 2 e 3 e colocações, o que lhe valeu prêmios de U$ 1 851 mil, e seu Alcance Estamínico está direcionado para a faixa de distâncias entre os 1700 m e os 2 000 m, preferencialmente na pista de areia ou sintética, o que não é um fator impeditivo de que, como Reprodutor possa produzir, também, para a pista de grama, dependendo das características dos Genótipos das Matrizes que venha a servir.
Seu Genótipo é isento de NORTHERN DANCER, fator que sempre facilita seu Planejamento Genético.
A vinda de MACHO UNO foi conduzida pela Associação de Proprietários e Criadores do Paraná, e ficará sediado no Haras São José da Serra, em São José dos Pinhais, no Paraná.
III.1.6 – GOOD REWARD – USA – M.C. – 2001
GOOD REWARD
Pedigree de GOOD REWARD
Trata–se de um promissor Reprodutor, cuja 1ª Geração nasceu em 2008 e, portanto, ainda sem idade para correr.
Está retornando para essa Temporada de Monta, tendo sido muito bem patrocinado na Temporada de Monta de 2009.
Por sua “high line”, seu Pai, STORM CAT, descende da Linhagem de PHALARIS, via “Bloodline” de NORTHERN DANCER, enquanto, seu Avô Materno, SEEKING THE GOLD, descende da Linhagem de NATIVE DANCER, via “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR.
Portador de ótima campanha nas pistas de corrida, GOOD REWARD alcançou prêmios de U$ 1 087 mil, refletidos 26 apresentações nos USA, transformadas em 5 vitórias, sendo duas delas em importantes Provas de Grupo 1, além de várias colocações em Provas de Grupo 1, 2 e 3, com um Alcance Estamínico sintonizado com os 2 000 m, pista de areia.
Como Reprodutor, em razão da qualificação de vários de seus ancestrais, nada impede que, como Reprodutor, possa produzir elementos capacitados a correr, com êxito, na pista de grama, dependendo das características dos Genótipos das Matrizes que venha a servir, em função de um Planejamento Genético criteriosamente elaborado.
Seu Genótipo reúne pelos dois Alinhamentos Básicos (“high line” e “middle line”), as “Bloodlines” mais adotadas em âmbito internacional, particularmente, pela Criação norte americana do PSI, o que, através de um criterioso Planejamento Genético, pode aproveitar uma boa parte de Matrizes que integram o “Bloodstock” da Criação brasileira, remanescentes de Alinhamentos com características européias.
GOOD REWARD ficará sediado no Haras Nacional, em Bagé, Rio Grande do Sul.
III.1.7 – ARTAX – USA – M.CE. – 1995
ARTAX
Pedigree de ARTAX
Reprodutor que retorna ao Brasil para cumprir a Temporada de Monta de 2010, tendo sido bem patrocinado na Temporada de Monta de 2009.
Trata–se de um Reprodutor que vem sendo adotado por Criadores do PSI mais voltado para a Velocidade em seu mais alto nível, sobretudo, para as pistas de Provas de Cancha Reta, mas perfeitamente ajustado para a produção voltada para as pistas de Hipódromos oficiais, em conformidade com o Genótipo das Matrizes que venha a servir.
Entre seus Produtos, merece amplo destaque, DIABOLICAL (Mãe por DAYJUR / DANZIG), que correu dos 2 aos 6 anos, alcançando prêmios da ordem de U$ 1 373 mil
Por sua “high line”, seu Pai, MARQUETRY, descende a linhagem de NATIVE DANCER, via “Bloodline’ de Mr. PROSPECTOR, enquanto, por sua “middle line”, seu Avô Materno, APALACHEE, descende da Linhagem de St. SIMON, via “Bloodline” de PRINCEQUILLO, através do Alinhamento do fabuloso ROUND TABLE.
Sua campanha nas pistas de corrida, é das mais interessantes, apresentando 25 saídas, transformadas em 7 vitórias, alçando prêmios da ordem de U$ 1 685 mil.
No que se reporta ao seu Alcance Estamínico, apresenta–se de forma, no mínimo, contraditória, uma vez que aos 2 e 3 anos ficou sintonizado na distância dos 1 700 m, pista de areia, enquanto que, aos 4 anos, seu Alcance Estamínico ficou sintonizado nos 1 200 m, pista de areia, o que lhe valeu o título de Champion Sprinter dos 4 anos, assim como, o título do Eclipse Champion.
Para respaldar as fundadas esperanças em sua atuação como Reprodutor, devemos ressaltar que durante sua campanha nas pistas, quebrou o recorde de pista de 31 aos de Dr. FAGER, para 1 400 , igualou o recorde de pista de 28 anos de Mr. PROSPECTOR, para 1 200 m e quebrou o recorde de pista de Belmont Park, para 1 200 m, todos na pista de areia.
ARTAX ficará sediado em Haras situado em Julio de Castilho, Rio Grande do Sul.
III.1.8 – SALUTE THE SARGE – USA – M.C. – 2005
SALUTE THE SARGE
Pedigree de SALUTE THE SARGE
Jovem Reprodutor que retorna para esta Temporada de Monta de 2010, após ter sido bem patrocinado na Temporada de Monta de 2009.
Reprodutor ainda sem Produtos em idade de corrida.
Por sua “high line”, seu Pai, FOREST WILDCAT, descende da Linhagem de PHALARIS, via “Bloodline” de NORTHERN DANCER, através do famoso Alinhamento pontuado por STORM CAT, enquanto, seu Avô Materno, SILVER GHOST, descende da Linhagem de NATIVE DANCER, via “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR.
Configura, portanto, um Cenário Genético reunindo as duas “Bloodlines” mais adotadas no âmbito da Criação internacional, mas sobretudo, pela Criação norte americana.
Sua campanha nas pistas resumiu–se em 12 saídas, transformadas em 4 vitórias, duas das quais em Provas de Grupo 2 e 3, alcançando prêmios de U$ 346 mil, apontando para um Alcance Estamínico situado na faixa de distâncias entre os 1 200 m e os 1 400 m, pista de areia.
Ficará sediado o Haras Cima, em São José dos Pinhais, no Paraná.
III.1.9 – PEINTRE CELEBRE – USA – M.A. – 1994
PEINTRE CELEBRE
Pedigree de PEINTRE CELEBRE
Reprodutor que está vindo para a sua primeira Temporada de Monta no Brasil.
Por sua “high line”, seu Pai, NUREYEV, descende da Linhagem de PHALARIS, via “Bloodline” de NORTHERN DANCER, enquanto, seu Avô Materno, ALYDAR (o famoso “runner up” de AFFIRMED nas três Provas da Tríplice Coroa dos USA), descende da Linhagem de NATIVE DANCER, via “Bloodline” de RAISE A NATIVE, sendo, portanto, irmão paterno de Mr. PROSPECTOR.
Sua campanha nas pistas foi curta (2 e 3 anos), mas de excelente nível de classicismo, se resumiu a 7 apresentações, transformadas em 5 vitórias, sendo três importantes Provas de Grupo 1, na França com destaque para o Arco do Triunfo, o que lhe valeu o título de Champion 3 Anos da Europa, em 1997.
Seu Alcance Estamínico está sintonizado com a distância clássica por excelência, nos moldes do Turfe europeu, ou seja, os 2 400 m, pista de grama.
Sendo filho e um dos ícones da Velocidade Elástica, NUREYEV, de acordo com o Genótipo das Matrizes que vier a servir, poderá gerar Produtos com Alcance Estamínico a partir dos 1 600 m, preferencialmente na pista de grama.
Como Reprodutor já produziu vários vencedores de Provas de Grupo 1, com destaque para PRIDE (Mãe por ALLEGED), BENTLEY BISCUIT (Mãe por LAST TYCOON) e SUDAN (Mãe por WOODMAN), CASTLEDALE (Mãe por SILVER HAWK), entre vários outros vencedores de Provas de Grupo 1, 2 e 3, em diversos países como Inglaterra, França, Itália, Austrália, USA, Hong Kong, entre outros.
Seu Genótipo reúne duas das mais adotadas “Bloodlines” da atualidade da Criação do PSI, pontuadas por NORTHERN DANCER e RAISE A NATIVE (Pai de Mr. PROSPECTOR), em âmbito internacional, mas sobretudo, pela Criação norte americana.
Portanto, trata–se de um Reprodutor comprovado que, certamente, irá contribuir para elevar o nível médio da qualidade de nossa Criação do PSI, sobretudo, através de Planejamentos Genéticos criteriosamente elaborados.
PEINTRE CELEBRE servirá no estado de São Paulo.
Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com
[ Escolher outro colunista ]
|