Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago

Nosso Sentimento - Stud Hulk

Power Up - Haras Figueira do Lago









Colunista:

CRIAÇÃO NACIONAL – REPRODUTORES – 7ª PARTE
25/03/2010 - 11h03min

CRIAÇÃO NACIONAL – REPRODUTORES – 7ª PARTE


I – INTRODUÇÃO

Pelos Artigos anteriores desta série, notadamente o mais recente, pode–se verificar o tamanho do desequilíbrio das Linhagens e respectivas “Bloodlines”, das quais descendem a grande maioria dos Reprodutores sediados e dos Reprodutores que vêm em regime de “shuttle” para as Temporadas de Monta no Brasil.

Em sua maioria esmagadora, são descendentes, por seus Alinhamentos Paternos (“high line” dos pedigrees), das “Bloodlines” de NORTHERN DANCER e de Mr. PROSPECTOR, seguindo, rigorosamente, o perfil da Criação norte americana.

Como conseqüência natural e inexorável, estamos começando a trilhar a mesma trajetória da Criação dos USA, onde há 32 anos não temos um vencedor da Tríplice Coroa, porque os candidatos que vencem as duas primeiras pernas (KY Derby – 2000 m e Preakness St – 1900 m), Provas típicas do Turfe nos USA, não conseguem vencer a terceira perna, o Belmont Stakes, realizado em 2400 m, exigindo um padrão de Stamina não compatível com o perfil da Criação do PSI nos USA.

Como reiteradamente venho repetindo em meus Artigos, o Turfe no Brasil segue o padrão europeu, refletido no traçado das pistas de seus principais Hipódromos, tendo como pista de preferência, a de grama, características que estão privilegiadas no Calendário Clássico do Jockey Club Brasileiro e no Jockey Club de São Paulo.

Mais uma vez venho ressaltar que nada tenho contra a Criação norte americana, que segue rigidamente seu perfil de Criação, privilegiando a Velocidade em detrimento da Stamina.

Muito menos sou contrário aos Reprodutores descendentes das “Bloodlines” de NORTHERN DANCER e de Mr. PROSPECTOR, sobretudo, quando seus Alinhamentos Paternos são os que apresentam maior intensidade de Velocidade Elástica, sem prejuízo maior para a presença de um aceitável padrão de Stamina, exibindo uma qualidade genética sem contestação.

Sou contra o flagrante desequilíbrio que vem se instaurando na Criação nacional do PSI, com a convergência exagerada para Reprodutores descendentes dessas duas “Bloodlines”, acarretando a iminência da extinção de Linhagens e “Bloodlines” que contribuíram e continuam contribuindo, ainda que com reduzido plantel de representantes, para a evolução do PSI.

Estamos atingindo um perigoso patamar de Consangüinidade, cujos efeitos já podemos sentir, refletidos na fragilidade físico–orgânica de grande número de bons animais que mal conseguem completar a Temporada dos 3 anos.

Finalmente, devemos ressaltar, sendo uma observação de fundamental importância, que a tendência atual da Criação européia do PSI, com resultados indiscutíveis, e de alto padrão de qualidade genética, consiste, basicamente, no “blending” (mistura) dos melhores “strains” (estirpes) europeus e norte americanos.

Portanto, a Criação nacional encontra–se na contra–mão da atual tendência da Criação européia, a partir da qual foi baseada e desenvolvida nossa Criação, até o final da década de 70.

Assim sendo, concluindo esta série de Artigos sobre a Criação Nacional, focalizando os Reprodutores, vou listar, por Linhagem e “Bloodline”, os Reprodutores que acredito possam contribuir, efetivamente para elevar o nível do padrão médio da qualidade do “Bloodstock” brasileiro.

Não poderia deixar de enfatizar o dilema, muito compreensível, entre Reprodutores de Linhagens / “Bloodlines” que certamente viriam a contribuir para elevar o padrão de qualidade de nossa Criação, e dos Reprodutores com apelo comercial que, nem sempre ou raramente, contribuem, efetiva e consistentemente, para a melhoria do nosso padrão de Criação.

Lamentavelmente, os Proprietários do PSI, no Brasil como nos USA, só têm olhos e valorizam os Produtos com mais de 500 kg, descendentes de NORTHERN DANCER e Mr. PROSPECTOR, em total dissonância de seus Fenótipos, com as distâncias de Fundo, pista de grama, características que prevalecem nas principais Provas do Calendário Clássico de nossos principais Hipódromos.

Para concluir esta Introdução, é importante ressaltar que os Reprodutores que serão listados a seguir, têm como aspecto primordial para a sua seleção, seja definitiva ou em regime de “shuttle”, a viabilidade econômico–financeira (Custo / Benefício), campanha nas pistas, Reprodutor comprovado ou um bom prospecto para a reprodução, independentemente de suas Linhagens / “Bloodlines” e do país de origem de sua Criação, além da idade, sendo fundamental que estejam em plena forma física e gozando de plena saúde.

Mas o aspecto primordial da seleção refere–se à deficiências constatadas de certas Linhagens / “Bloodlines” de Reprodutores, praticamente ausentes em nossa Criação atual.

II – REPRODUTORES e suas LINHAGENS / “BLOODLINES”

• BAHAMIAN BOUNTY – GB – ALAZÃO – 1994 – CADEAUX GENEREUX  X  CLARENTIA por BALLAD ROCK – Linhagem: HYPERION; Bloodline: TUDOR MINSTREL – Velocidade Elástica típica de um “sprinter” alongado, com alto padrão de precocidade.


• PEINTRE CELEBRE – USA – ALAZÃO – 1994 – NUREYEV  X  PEINTURE BLEUE por ALYDAR – Linhagem: PHALARIS; Bloodline: NORTHERN DANCER – Vencedor do Arco do Triunfo, Velocidade na distância, Fenótipo espetacular, muito bom Reprodutor de vários vencedores de Grupo 1.


• COMPTON PLACE – GB – ALAZÃO – 1994 – INDIAN RIDGE  X  NODEY por NEBBIOLO – Linhagem: TOURBILLON; Bloodline: AHONOORA – Campeão “Sprinter” de 3 Anos na Europa, Reprodutor de vários vencedores de Grupo 2.


• Dr. FONG – USA – ALAZÃO – 1995 – KRIS S  X  SPRING FLIGHT por MISWAKI – Linhagem: PHALARIS; Bloodline: ROYAL CHARGER – Excelente “miler” na Europa, Reprodutor de vencedores de Grupo 1, Bloodline praticamente inexistente em nossa Criação.


• NAMID – GB – CASTANHO – 1996 – INDIAN RIDGE  X  DAWNSIO por TATE GALLERY – Linhagem: TOURBILLON; Bloodline: AHONOORA – Excelente Reprodutor europeu, Pai de vários vencedores de Provas de Grupo, Alcance Estamínico entre 1000 m e 1200 m, alto padrão de precocidade. “Champion Sire” de 2 anos.


• BEAT HOLLOW – GB – CASTANHO – 1997 – SADLER’S WELLS  X  WEMYSS BIGHT por DANCING BRAVE – Linhagem: PHALARIS; Bloodline: NORTHERN DANCER – Vencedor de mais de £ 1,2 milhões, com produção vencedora de Provas de Grupo, Reprodutor com comprovado padrão de Consistência e Resistência, com Alcance Estamínico entre os 1600 e os  2000 m.


• APTITUDE – USA – CASTANHO ESCURO – 1997 – A. P. INDY  X  DOKKI por NORTHERN DANCER – Vencedor de Provas de Grupo, com mais de £ 1,2 milhões de prêmio, Alcance Estamínico entre os 1700 m e os 2000 m, Reprodutor de vencedores de Provas de Grupo 1.


• MIZZEN MAST – USA – TORDILHO – 1998 – COZZENE  X  KINEMA por GRAUSTARK – Linhagem: PHALARIS; Bloodline: NASRULLAH – Alcance Estamínico entre os 1400 m e os 1800 m, vencedor de Grupo 1, já produziu vencedores de Provas de Grupo, excepcional Fenótipo.


• MACHO UNO – USA – TORDILHO – 1998 – HOLY BULL  X  PRIMAL FORCE por BLUSHING GROOM – Linhagem: HIMYAR; Bloodline: ROUGH’N TUMBLE – Vencedor de U$ 1,8 milhões, Alcance Estamínico entre os 1700 m e os 1800 m, Reprodutor de vencedor de Grupo 1.


• DOMEDRIVER – IRE – CASTANHO – 1998 – INDIAN RIDGE  X  NAPOLI por BAILLAMONT – Linhagem: TOURBILLON; Bloodline: AHONOORA –Vencedor de mais de U$ 800 mil, vencedor de Grupo 1, “Champion Miler” da Europa, Alcance Estamínico de 1600 m, considerado o melhor filho do Chefe de Raça, INDIAN RIDGE, muito bem colocado na estatística européia de Sires de 2009.


• SABIANGO – GER – ALAZÃO – 1998 – ACATENANGO  X  SPIRIT OF EAGLE’S por BEAU’S EAGLE – Linhagem: DARK RONALD; Bloodline: ACATENANGO – “Racehorse” de extraordinária Consistência e Resistência, Alcance Estamínico entre os 1600 m e os 2400 m, refletindo excelente padrão de Vigor Híbrido, sendo um excelente prospecto como Reprodutor e futuro Avô Materno.


• BLACK SAM BELLAMY – IRE – CASTANHO – 1999 – SADLER’S WELLS  X  URBAN SEA por MISWAKI – Irmão materno dos fantásticos GALILEO e SEA THE STARS, vencedor de Grupo 1, ótimo prospecto como Reprodutor, Alcance Estamínico entre os 2000 m e os 2400 m.


• FIREBREAK – GB – CASTANHO – 1999 – CHARNWOOD FOREST  X  BREAKAWAY por SONG – Linhagem: MAN O’ WAR; Bloodline: IN REALITY – Vencedor de £ 1,6 milhões, Alcance Estamínico entre os 1000 m e os 1600 m, portanto, um “sprinter” alongado, Precocidade e Consistência, ótimo Custo / Benefício, mesma Linhagem de PUT IT BACK, excelente prospecto como Reprodutor.


• AVONBRIDGE – GB – CASTANHO – 2000 – AVERTI  X  ALESSIA por CAERLEON – Linhagem: MAN O’ WAR; Bloodline: IN REALITY – “Sprinter” consistente, Alcance Estamínico entre 1000 m e  1200 m, “Champion Sprinter” europeu de 2005, reunindo as condições necessárias para um muito bom prospecto como Reprodutor.


•  CLODOVIL – IRE – TORDILHO – 2000 – DANEHILL  X CLODORA por LINAMIX – Linhagem: PHALARIS; Bloodline: NORTHERN DANCER – Bom vencedor com Alcance Estamínico de 1600 m, em sua 1ª Geração produziu vencedores de Provas de Grupo 2 e 3. Trata–se de um bom filho de DANEHILL.


• DOYEN – IRE – CASTANHO – 2000 – SADLER’S WELLS  X  MOON CACTUS por KRIS – Linhagem: PHALARIS; Bloodline: NORTHERN DANCER – Excelente “racehorse”, com Alcance Estamínico para a distância de 2400 m, consistente e resistente, extraordinária campanha e excelente prospecto como Reprodutor, sendo um filho do fenomenal SADLER’S WELLS.


• KRIS KIN – USA – ALAZÃO – 2000 – KRIS S  X  ANGEL IN MY HEART por RAINBOW QUEST – Linhagem: PHALARIS; Bloodline: ROYAL CHARGER – Alcance Estamínico para os 2400 m, vencedor do Derby de Epsom, já com vencedor de Grupo 3 em sua 1ª Geração. Ótimo padrão de Custo / Benefício.


• LE VIE DEI COLORI – GB – CASTANHO – 2000 – EFISIO  X  MYSTIC TEMPO por EL GRAN SENOR – Linhagem: HYPERION; Bloodline: FORLI – Vencedor de 14 corridas em 24 apresentações, em três países (Itália, França e Inglaterra, Campeão aos 2 e 3 anos na Itália, Alcance Estamínico dos 1100 m  aos 1700 m, belíssimo Fenótipo e ótimo Custo / Benefício, reunindo excelentes condições para um muito bom prospecto para Reprodutor e futuro Avô Materno.


• VITA ROSA – JPN – ALAZÃO – 2000 – SUNDAY SILENCE  X  ROSA NAY por LYPHARD – Linhagem: PHALARIS; Bloodline: ROYAL CHARGER – Com excelente campanha no Japão, é considerado como o melhor filho do fabuloso SUNDAY SILENCE sediado na Europa, importante Bloodline para a Criação brasileira, Alcance Estamínico situado entre os 1800 m e os 2200 m, com ótima perspectiva para se tornar um ótimo prospecto como Reprodutor.


• SHIROCCO – GER – CASTANHO – 2001 – MONSUN  X  SO SEDULOUS por THE MINSTREL – Linhagem: BLANDFORD; Bloodline: BAHRAM – Alcance Estamínico sintonizado com os 2400 m, considerado como “the  world’s best older horse” ao se retirar para a reprodução, reunindo todas as condições para se tornar um excelente prospecto como Reprodutor e certamente um excelente futuro Avô Materno, campanha de £ 1,3 milhões.


• PASTORAL PURSUITS – GB – CASTANHO ESCURO – 2001 – BAHAMIAN BOUNTY  X  STAR por MOST WELCOME – Vencedor da principal Prova de Velocidade da Europa (July Cup), múltiplo vencedor de Provas de Grupo 1, 2 e 3, Alcance Estamínico entre 1200 m e 1400 m, Fenótipo poderoso típico dos “sprinters”, reunindo as condições para um muito bom prospecto como Reprodutor.


• BANDINI – USA – CASTANHO ESCURO – 2002 – FUSAICHI PEGASUS  X  DIVINE DIXIE por DIXIELAND BAND – Linhagem: NATIVE DANCER; Bloodline: Mr. PROSPECTOR – Alcance Estamínico voltado para as distâncias entre os 1400 m e os 1800 m, recordista da milha (“track record”), vencedor de Grupo 1, Reprodutor Campeão de 2 Anos de 2006.


• LIBRETTIST – USA – CASTANHO ESCURO – 2002 – DANZIG  X  MYSTERIAL por ALLEGED – Linhagem: PHALARIS; Bloodline: NORTHERN DANCER – Excelente “racehorse”, bateu por três vezes ao Cavalo do Ano, MANDURO, Alcance Estamínico entre os 1400 m e os 1600 m, tendo vencido 7 de suas primeiras 8 corridas, filho do fenomenal DANZIG.


• GIACOMO – USA – TORDILHO – 2002 – HOLY BULL  X  SET THEM FREE por STOP THE MUSIC – Linhagem: HIMYAR; Bloodline: ROUGH’N TUMBLE – Vencedor do Kentucky Derby, levantou em prêmios U$ 2,4 milhões, Alcance Estamínico sintonizado com os 2000 m, Genótipo totalmente livre de NORTHERN DANCER  e Mr. PROPECTOR, reunindo as condições necessárias para um excelente prospecto como Reprodutor e futuro Avô Materno.


• WILKO – USA – ALAZÃO – 2002 – AWESOME AGAIN  X  NATIVE ROOTS por INDIAN RIDGE – Linhagem: PHALARIS; Bloodline: NORTHERN DANCER – Vencedor de U$ 2,4 milhões, vencedor de Grupo 1, Alcance Estamínico sintonizado com 1700 m, com todas a condições de se apresentar como um excelente prospecto como Reprodutor.


• EINSTEIN – BR – CASTANHO ESCURO – 2002 – SPEND A BUCK  X  GAY CHARM por GHADEER – Campanha consistente dos 3 aos 7 anos, com 30 corridas transformadas em 11 vitórias, desenvolvidas no Brasil e USA, com U$ 2,9 milhões em prêmios, Alcance Estamínico centrado nos 2000 m, com todas as condições necessárias a um excelente prospecto para Reprodutor.


• ARCHIPENKO – USA – CASTANHO – 2004 – KINGMAMBO  X  BOUND por NIJINSKY – Linhagem: NATIVE DANCER; Bloodline: Mr. PROSPECTOR – Vencedor de U$ 1 milhão, vencedor de Grupo 1, Alcance Estamínico entre os 1800 m e os 2000 m, Reprodutor jovem, com excelentes perspectivas para se tornar um ótimo Reprodutor, filho de um “Sire of Sires”.


• TIAGO – USA – CASTANHO – 2004 – PLEASANT TAP  X  SET THEM FREE por STOP THE MUSIC – Linhagem: St. SIMON; Bloodline: RIBOT – Jovem Reprodutor descendente da Linhagem de St. SIMON, cujos descendentes desempenharam papela da maior importância para nossa riação. Certamente, um precioso Avô Materno no futuro. Vencedor de U$ 2,4 milhões, vencedor de Grupo 1, Alcance Estamínico situado nos 1800 m.

OBSERVAÇÃO: Não tenho a pretensão de ter esgotado as indicações de Reprodutores que, efetivamente, seja como Reprodutor, seja como futuro Avô Materno, venham contribuir para elevar o nível de qualidade de nossa Criação do PSI, não constando dessa lista, Reprodutores que já estiveram na Temporada de Monta de 2009 do Brasil, com perspectivas do mais alto nível para apoiar a elevação do nível de qualidade genética de nossa Criação, e que, possivelmente e provavelmente, retornarão para Temporada de Monta de 2010, a saber:

1º – ELUSIVE QUALITY – USA – CASTANHO – 1993 – GONE WEST  X  TOUCH OF GREATNESS por HERO’S HONOR –  Linhagem: NATIVE DANCER; Bloodline: Mr. PROSPECTOR.


2º – SINNDAR – IRE – CASTANHO – 1997 – GRAND LODGE  X  SINNTARA por LASHKARI – Linhagem: PHALARIS; Bloodline: NORTHERN DANCER.


3º – ARTAX – USA – CASTANHO ESCURO – 1995 – MARQUETRY  X  RAGING APALACHEE por APALACHEE – Linhagem: NATIVE DANCER; Bloodline: Mr. PROSPECTOR.


4º – LINNGARI – IRE – ALAZÃO – 2002 – INDIAN RIDGE  X  LIDAKIYA por KAHYASI – Linhagem: TOURBILLON; Bloodline: AHONOORA.

Estes quatro Reprodutores prestaram e esperamos que continuem prestando uma colaboração indiscutível para elevar a qualidade genética da Criação brasileira do PSI.

O Criador brasileiro, entretanto, não deve desprezar a participação dos Reprodutores de nossa própria Criação, sobretudo os que apresentaram excelentes campanhas nas pistas de corrida, e que sejam descendentes, pelo Alinhamento Paterno, de Linhagens e, acima de tudo, de Bloodlines livres da influência de NORTHERN DANCER e / ou Mr. PROSPECTOR, para que tenhamos a disponibilidade de opções de Linhagens e Bloodlines para o Planejamento Genético que possa resgatar a excelente qualidade do PSI brasileiro das décadas de 50, 60 e 70.

FIM

Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.320

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês