Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago

Nosso Sentimento - Stud Hulk

Power Up - Haras Figueira do Lago









Colunista:

REPRODUTORES IMPORTADOS COM BAIXO PATROCÍNIO – 5ª PARTE
25/02/2010 - 10h36min

CRIAÇÃO NACIONAL – REPRODUTORES – 5ª PARTE

IV – REPRODUTORES IMPORTADOS COM BAIXO PATROCÍNIO

Nos Artigos que venho escrevendo sobre a movimentação da Criação brasileira do PSI, estabeleci o Índice de Concentração (IC), refletindo a relação entre o número de Matrizes servidas e o número de Reprodutores que as serviram, em cada Temporada de Monta, no caso, a Temporada de 2008, Geração nascida em 2009, por ser o levantamento do Stud Book Brasileiro que tenho como referência.

Nessa Temporada de 2008, o Índice de Concentração (IC) foi 14, ou seja, na média, cada Reprodutor serviu 14 Matrizes, o que me levou a determinar que os Reprodutores com Baixo Patrocínio, foram os que serviram 13 ou menos Matrizes, portanto, com menor probabilidade estatística de lograrem êxito no desempenho de sua função.

Assim sendo, nesta 5ª Parte desta série sobre Reprodutores na Criação Nacional, estou analisando os Reprodutores importados, com bom potencial genético, que serviram menos de 14 Matrizes na Temporada de Monta de 2008.

IV.1 – PARME – USA – CASTANHO – 1991


PARME

 
Pedigree de PARME

PARME cumpriu campanha na França, sem maiores detalhes, onde venceu Prova de Grupo 3, razão pela qual não se pode precisar seu Alcance Estamínico, que apontam para distância entre os 1 600 m e os 2 000 m, pista de grama.

Seu Genótipo apresenta uma das Composições Genéticas mais notáveis a serviço da Criação brasileira, apresentando a excelente conjugação das “Bloodlines” de NASRULLAH, por sua “high line”, via o extraordinário continuador dessa “Bloodline”, ou seja, “BLUSHING GROOM, e por sua “middle line”, a “Bloodline” de ROYAL CHARGER, ¾ irmão de NASRULLAH, reforçando a participação da fenomenal MUMTAZ MAHAL, a principal fonte de Velocidade do PSI, no século 20, através do extraordinário Reprodutor HABITAT (Avô Materno).

Sua “bottom line”, simplesmente, é notável, pertencente à Família 9, com produção de alto nível de classicismo, tendo produzido a excepcional PAWNEESE, sendo que sua Mão, PETROLEUSE, é a 2ª Mãe do extraordinário “racehorse” e Reprodutor, PEINTRE CELEBRE, vencedor do Grand Prix de l’Arc du Thriomphe.

Seu Genótipo apresenta duplicações, sob a forma de linebreeding 3 X 5 em NASRULLAH e 5 X 5 em BULL DOG, dois extraordinários Reprodutores da história do Turfe mundial, no século 20.

PARME, pela excelência de sua Composição Genética, reúne todas as condições para exercer, com sucesso, a função de Reprodutor e, sobretudo, a função de Avô Materno e, portanto, suas filhas deverão se comportar como preciosas Matrizes para a Criação brasileira.

Considero PARME como um dos mais expressivos desperdícios promovidos pela Criação brasileira, provavelmente, em razão de seu Porte pequeno e Peso leve, Perfil Físico, até certo ponto, inexpressivo, num momento em que o Criador brasileiro, seguindo os preceitos da Criação norte americana, em sua grande maioria, está avaliando a qualidade do PSI nacional com base em seu Porte e Peso avantajados, usualmente, inadequados para chegar, com sucesso, ao Alcance Estamínico voltado para as distâncias de Fundo.

O Planejamento Genético para PARME deve ser direcionado para o Alcance Estamínico de seus Produtos Planejados, situado na faixa de distâncias entre os 1 600 m e os 2 000 m, pista de grama, em conformidade com as características genéticas dos Genótipos das Matrizes que vier a servir.

PARME encontra–se sediado no Haras SANTARÉM, em São José dos Pinhais, Paraná.

IV.2 – FACTORY ORDER – USA – CASTANHO – 1996


Pedigree de FACTORY ORDER

Trata–se de PSI importado no ventre para o Brasil, onde cumpriu campanha nas pistas, com 11 apresentações, 3 vitórias e 2 colocações, em Provas Eliminatórias etárias, sem maior destaque, mostrando um Alcance Estamínico voltado para os 2 000 m, pista de grama.

Seu Genótipo aponta para a conjugação da Linhagem de NATIVE DANCER, “Bloodline” de SHARPEN UP, por sua “high line”, tendo o excelente Reprodutor DIESIS como Pai, com a Linhagem de PHALARIS, “Bloodline” de NORTHERN DANCER, por sua “middle line”, tendo o muito bom DANZATORE como Avô Materno.

Desta forma, sendo descendente da fabulosa “Bloodline” de SHARPEN UP, responsável por excelentes “racehorses” e “racemares”, no âmbito do Turfe europeu, pelo menos teoricamente, indica FACTORY ORDER como um bom prospecto como potencial Reprodutor, desde que venha a ter adequada chance para externar seu potencial.

Seu Genótipo evidencia um Cenário Genético de “outcross” quase absoluto de 5ª Geração, apresentando uma tripla participação, sob a forma de linebreeding 4 X 5 X 5 em NATIVE DANCER, fator positivo para um criterioso Planejamento Genético.

Sua “bottom line”, pontuada pela seqüência de suas Mães, da Família 9–h, desenvolvida pela Criação norte americana, tem como ponto fundamental, sua 4ª Mãe, POCAHONTAS (USA), Mãe do notável “racehorse” e Reprodutor, TOM ROLFE, Pai do excelente Reprodutor HOIST THE FLAG.

Assim sendo, seria oportuno, apesar de sua fraca campanha nas pistas, que FACTORY ORDER viesse a ter melhores oportunidades como Reprodutor, inclusive, porque juntamente com PUNCH PUNCH, são os dois únicos representantes da fabulosa “Bloodline” de SHARPEN UP atuando na Criação brasileira.

FACTORY ORDER encontra–se sediado no Haras AMPARO, em São Paulo.

IV.3 – SPECIAL NASH – IRE – ALAZÃO – 1995


Pedigree de SPECIAL NASH

Com campanha nas pistas desenvolvida na Itália, SPECIAL NASH se apresentou em 7 oportunidades, todas aos 2 anos, transformadas em 4 vitórias e 1 colocação, revelando expressiva precocidade, sintonizando seu Alcance Estamínico entre os 1 500 m e os 1 800 m, pista de grama.

Seu Genótipo aponta para o encontro das “Bloodlines” de NASRULLAH, através de BLUSHING GROOM, seu Avô Paterno, por sua “high line”, com a de NORTHERN DANCER, através de um de seus melhores filhos na função de Avô Materno, NORTHFIELDS, por sua “middle line”, numa das mais celebradas conjugações genéticas caracterizadas pela Velocidade Elástica.

Seu Pai, NASHWAN, é considerado como um dos mais brilhantes filhos de BLUSHING GROOM, filho da extraordinária Matriz HEIGHT OF FASHION. Sua “bottom line”, pertencente à Família 6–d, não prima pela produção de um alto nível de classicismo, sendo que SPECIAL NASH é o seu principal Produto, desde sua 3ª Mãe, sendo típica da Criação européia.

A seqüência de seus Avôs Maternos, pontuando sua Diagonal Decrescente do Segmento Materno, é composta por notáveis Reprodutores, como pode ser observado em seu pedigree.

Seu Genótipo aponta para um Cenário Genético de “outcross” quase absoluto de 5ª Geração, apresentando uma única duplicação, sob a forma de linebreeding 5 X 5 em NEARCO, obra–prima de Federico Tesio, por muitos considerado como o mais importante Reprodutor do século 20.

Seu Fenótipo, de Porte médio, Tipo médio e Peso compatível, destaca–se pelo equilíbrio de seu Perfil Físico, sendo adequado, em consonância com as características de seu Genótipo, para a elaboração do Planejamento Genético dos Produtos Planejados, visando o Alcance Estamínico voltado para a faixa de distâncias entre os 1 600 m e os  2 400 m, na pista de grama, em conformidade com as características do Genótipo das Matrizes que venha a servir.

Por todas as observações acima, SPECIAL NASH, caso parecido com seu primo genético PARME, merece melhores oportunidades para que possa mostrar seu real potencial para exercer adequadamente sua função como Reprodutor.

SPECIAL NASH pertence a um Condomínio e a última informação que disponho assinala que estava sediado no Haras VALE VERDE, em São Paulo.

IV.4 – MATISSE – GB – CASTANHO – 1991


Pedigree de MATISSE

Ainda que tenha nascido na Inglaterra, MATISSE, cumpriu campanha nas pistas de Cidade Jardim, São Paulo, apresentando–se em 13 oportunidades, transformadas em 4 vitórias e 7 colocações, tendo vencido o Clássico Albert Santos Dumont (Listed Race), levando a concluir que seu Alcance Estamínico ficou na faixa de distâncias entre os 1 400 m e os 1 600 m, pista de grama, numa campanha longe de chamar a atenção dos criadores brasileiros, motivo primordial para que não obtivesse o desejado patrocínio. Apesar dessa campanha limitada, inadequada para patrocinar um Reprodutor, MATISSE apresenta um Genótipo incomum, em termos de qualidade genética, para a Criação brasileira que, uma vez mais, deixa de usar um Reprodutor com origem na melhor Criação mundial do PSI da atualidade, ou seja, a Criação Aga Khan.

Simplesmente, MATISSE é irmão paterno de DAYLAMI e de KALANISI, dois dos artífices da Criação Aga Khan, todos eles, filhos do extraordinário Semental, DOYOUN, tendo como Avô Materno, BE MY GUEST, possivelmente, o melhor dos filhos de NORTHERN DANCER no desempenho da função de Avô Materno.

Desta forma, o Genótipo de MATISSE assinala a conjugação das “Bloodlines” de NASRULLAH, por sua “high line”, e de NORTHERN DANCER, por sua “middle line”, interação genética tradicional na produção de expoentes da Velocidade Elástica, a nível do Turfe mundial.

Sua “bottom line”, pontuada pela seqüência de suas Mães, pertencente à Família 6–e, apresenta como sua 4ª Mãe, a excelente Matriz, ALL MOONSHINE, filha de uma das dez mais importantes Matrizes da Criação mundial do PSI no século 20, sua 5ª Mãe, a fenomenal SELENE, Mãe de HYPERION (entre os mais importantes Reprodutores do século 20), PHARAMOND II, HUNTER’S MOON e SICKLE (ancestral de NATIVE DANCER).

Seu Genótipo aponta, ainda, para duplicação, sob a forma de linebreeding, em dois dos mais importantes Reprodutores do século 20, ou seja, 5 X 5 em NEARCO (Federico Tesio) e 5 X 4 em TUDOR MINSTREL (Lord Derby). 

Com as raras oportunidades que lhes foram concedidas, produziu duas muito boas “racemares”, APOSTA CERTA e NEW PLAY, o que nos conduz a acreditar que venha a se tornar um excelente Avô Materno.

Dono de um Fenótipo dotado de um Perfil Físico de extremo equilíbrio, com Porte, Tipo e Peso compatíveis para um Reprodutor com potencial para gerar Produtos com Acance Estamínico entre os 1 600 m e os 2 400 m, pista de grama, MATISSE deveria merecer as devidas oportunidades, em quantidade e qualidade de Matrizes, para que, efetivamente, possa demonstrar todo o seu potencial genético.

Pelas informações recebidas, MATISSE encontra–se sediado na Fazenda e Haras ELDORADO, no Estado do Rio de Janeiro.

IV.5 – PEINADOR – ARG – TORDILHO – 1995


Pedigree de PEINADOR

Trata–se de um irmão próprio do excelente “sprinter”, muito bom Reprodutor e já assinalando como um bom Avô Materno, PUNK, Pai do excelente “racehorse” QUARI BRAVO.

Com uma campanha nas pistas resumida em 3 apresentações, sem qualquer resultado, não é possível avaliar, com precisão, seu Alcance Estamínico que, por similaridade com o seu irmão PUNK, deve estar voltado para distâncias curtas, em torno dos 1.000 m.

Seu Genótipo aponta para o encontro da Linhagem de PHALARIS, “Bloodline” de NASRULLAH, por sua “high line”, com a Linhagem de BLANDFORD, “Bloodline” de BLENHEIM, por sua “middle line”, ambas caracterizadas pela Velocidade Elástica.

Pontuando sua “high line”, encontramos o tordilho GREY SOVEREIGN, um “sprinter / miler” de alta performance nas pistas de corrida, ponto de partida para uma série de Pais tordilhos, com destaque para CARO, extraordinário “racehorse” e Reprodutor, sendo que o Alinhamento sem interrupção de Reprodutores tordilhos, pela “high line”, demonstra um alto nível de qualidade genética, quase tão importante, quanto o Alinhamento sem interrupção da seqüência de Mães tordilhas, pela “bottom line”.

O Genótipo de PEINADOR, desde sua 5ª Geração assinala a participação de cinco ancestrais tordilhos, evitando, em qualquer hipótese, o aparecimento da indesejada figura do Hiato Estamínico, em razão do peso da participação aptitudinal “Intermediate” na sua Composição Genética.

Sua “bottom line”, com origem na França e continuada na Argentina, não vem primando por uma produção com bom nível de classicismo, tendo como destaque PUNK, seu irmão próprio.

PEINADOR, ao que tudo indica, em função de seu pressuposto Alcance Estamínico voltado para distâncias curtas, vem sendo usado para a Criação voltada para Provas de Cancha Reta, mas poderá ser aproveitado, tal como seu irmão, para um Planejamento Genético para distâncias mais longas, com sucesso, dependendo das características dos Genótipos das Matrizes que venha a servir.

Ao que tudo indica, encontra–se sediado no Haras SANTA ROSA DO SUL, situado no Rio Grande do Sul. 

IV.6 – THOMPSON ROUGE – IRE – ALAZÃO – 1999


THOMPSON ROUGE

 
Pedigree de THOMPSON ROUGE

Trata–se de um Reprodutor irlandês, perfeitamente adaptado ao Hemisfério Sul, como refletem os resultados alcançados em suas apresentações em pistas brasileiras.

Sua 1ª fase como “racehorse” foi desenvolvida em pistas francesas, onde venceu uma “Listed Race”, colocando–se em 2º e 3ª em Provas de Grupo 2, realizadas em distâncias entre os 2 100 m e os 2 400 m, pista de grama.

Sua 2ª fase como “racehorse” foi desenvolvida em pistas brasileiras, onde logrou vencer uma Prova de Grupo 2, duas Provas Especiais, colocando–se em 3º em Prova de Grupo 3 e de Grupo 1 (GP do Paraná), evidenciando que seu Alcance Estamínico é direcionado para os 2 400 m, pista de grama, mas também com muito bom desempenho em pista de areia.

THOMPSON ROUGE, resulta do atual “nick” entre as “Bloodlines” de Mr. PROSPECTOR e de NORTHERN DANCER, por sua “high line”, tendo como Pai, MACHIAVELLIAN, um dos melhores filhos de Mr. PROSPECTOR como Reprodutor, já sinalizando, efetivamente, como “Sire of Sires”, e por sua “middle line”, tendo como Avô Materno, GREEN DANCER, um dos melhores filhos do Tríplice Coroado inglês, o extraordinário NIJINSKY II.

De sua “bottom line”, da qual não temos maiores registros de sua produção, devemos assinalar que pertence à Família 16–h, cultivada por Federico Tesio, e pontuada pela extraordinária “racemare” e Matriz, SCEPTRE.

O seu Planejamento Genético deve ser orientado, preferencialmente, para o Alcance Estamínico direcionado para a faixa de distâncias entre os 1 600 m e os 2 400 m, pista de grama ou de areia, em conformidade com a característica genética da Matriz que vier a servir.

O Fenótipo de THOMPSON ROUGE mostra um Perfil Físico de grande equilíbrio, caracterizado por um Porte médio para grande, Tipo longilíneo, Peso compatível, evidenciando uma perspectiva de excelente ajuste aos Fenótipos de Matrizes, visando Produtos com Alcance Estamínico para distâncias mais longas.

Pelas observações acima citadas, THOMPSON ROUGE merece maiores oportunidades como Reprodutor, inclusive, por encontrar na Criação brasileira, ainda, uma boa variedade de Matrizes livres das “Bloodlines” de Mr. PROSPECTOR e de NORTHERN DANCER, das quais descende.

THOMPSON ROUGE, pelas últimas informações recebidas, está sediado no Haras Ponta Porã, Mato Grossso, sendo administrado pela Agência TBS.

Continua...

Orlando Lima –
omlimapsi@gmail.com



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.320

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês