Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 10/02/2010 - 10h43min
Rio Miranda conquista fácil triunfo
Sábado, 6, no Hipódromo de Cidade Jardim, em São Paulo, foi disputado o GP Linneo de Paula Machado (GIII), para produtos de 3 anos e mais idade, em 2.000 metros.
Com um campo inexplicavelmente fraco e prejudicado, sobretudo tecnicamente, pela mudança da grama para a areia, o 3 anos RIO MIRANDA (Red Runner e Luz do Luar, por Gold Legend) venceu por mais de 10 corpos, deixando VIOLIN DEL BARRIO (Pleasant Variety), de 4 anos, e GALOPE FORTE (Roi Normand), de 5, na luta pela dupla, que acabou favorável ao primeiro. Longe, CANUTI (Burooj), de 4 anos, e ROCKWELL (P.T. Indy), de 3, completaram o marcador. Shark Attack, Other Rock, Beijo do Vampiro e Cheval dÂ’Or não correram.
Criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Stud Sulino, o ganhador foi dirigido por Aderlandia Alves e apresentado por Marcos Guimarães Campos. A distância foi percorrida em 2Â’01”814, na areia encharcada.
Entre os potros, Ed American
Ainda em Cidade Jardim, surpreendentemente com apenas quatro inscrições, foi corrido o Clássico Presidente Herculano de Freitas (L).
Venceu ED AMERICAN (First American e Cuca Legal, por Cigar Toss) que, assim, permaneceu invicto. Teoricamente primeiro líder da turma, deixou a ¾ de corpo ARMAS E FLORES (Gilded Time), em boa atuação. UAREOUTLAW (ChristineÂ’s Outlaw) foi terceiro afastado e CABERNET TIME (Gilded Time), último longe.
Ed American, criação do Haras Di Cellius e propriedade do Stud Marisa Star, foi pilotado por Ivaldo Santana e é treinado por Luiz Carlos Soares. Os 1.000 metros, na grama pesada, foram percorridos em 57”675.
Special Class, retorno vitorioso
Também no sábado, na pista de grama do Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, em 1.000 metros, foi disputado o Clássico São Francisco Xavier (L), para produtos de 3 e mais anos, que, em virtude da carência de páreos de grupo para os velocistas, sempre reúne bons campos.
Conforme o esperado, SPECIAL CLASS (Wild Event e Ivy League, por Ghadeer), de 4 anos, mostrou superioridade ao vencer com firmeza. Nas posições imediatas e com boas atuações, GRAN TINTORETTO (Monsieur Renoir), também de 4 anos, e UNIBOY DI JOB (Job di Caroline), este dois anos mais velho. BARÃO DE PIATÃ (Music Prospector), 4 anos, e REY CHARDONNAY (Redattore), de 3, completaram o placar.
A ganhadora, criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, foi conduzida por Jean Pierre, é treinada por Roberto Morgado Neto e assinalou 56”40, na pista leve, com cerca móvel.
Iso Inconteste, mais uma vez
No dia seguinte, na Gávea, aconteceu o Clássico Luiz Rigoni (L), para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.500 metros, na grama.
Num campo de qualidade, novo êxito de ISO INCONTESTE (Golden Voyager e Colette, por Burooj), de 4 anos, repetindo o bonito estilo dos anteriores: do fundo do pelotão para exibir impressionante aceleração na reta, a tempo de ainda alcançar a égua TEMPERO CARIOCA (Torrential), também de 4 e corrida da mesma forma. Atropeladas emocionantes e reveladoras destes dois interessantes milheiros.
SABERETE (Wild Event), da mesma idade, foi bom terceiro. Cansou no final, após participar da luta nos metros iniciais. VAN DELDEN (Hard Buck), de 3 anos, e STOP SHOP (Put It Back), de 4, vieram a seguir. Iso Inconteste, criação do Haras Santarém e propriedade do Stud Palura, foi dirigido por Carlos Lavor e é treinado por Luiz Arthur Fernandes. Os 1.500 metros foram percorridos em 1Â’28”37, na grama leve, com cerca móvel.
Avaliação das provas clássicas
Por sua colocação no calendário clássico paulista (aproximadamente um mês antes dos 2.000 metros do GP Latino–Americano), o GP Linneo de Paula Machado (GIII) surge como teste (e, quem sabe, como seletiva) para a grande carreira sul–americana. Por isso, geralmente tem peso de Grupo II. Surpreendentemente, este ano reuniu um campo fraco, sem qualquer ganhador clássico. Difícil de explicar, até porque o GP São Paulo não está tão longe assim.
O Clássico Luiz Rigoni (L), para produtos de 3 anos e mais idade, correspondeu à grupagem. Três concorrentes com vitória em prova de grupo.
O Clássico São Francisco Xavier (L), para produtos de 3 anos e mais idade, também cumpriu com a sua finalidade. Uma ganhadora de três provas de grupo deu caráter especial à carreira.
O Clássico Presidente Herculano de Freitas (L), por ser o primeiro para potros de 2 anos, ainda muito verdes, não dá possibilidade aos observadores de uma análise precisa.
Próximas atrações
Compreensivamente, uma semana de carnaval muito fraca em termos turfísticos. Tanto no Rio quanto em São Paulo, apenas provas especiais para produtos de 3 anos e mais idade, ambas na grama, em 2.000 metros e 1.400 metros, respectivamente.
[ Escolher outro colunista ]
|