Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 03/02/2010 - 11h50min
Grata–Italia, primeira líder
No Hipódromo de Cidade Jardim, sábado, 30, foi realizado o Clássico Presidente Luiz Alves de Almeida (L), para potrancas de 2 anos, programado para 1.000 metros, na grama. Infelizmente, em virtude das constantes chuvas caídas em São Paulo, teve de ser transferido para a areia e a distância consequentemente alterada para 1.100 metros.
GRATA–ITÁLIA (Choctaw Ridge e Grata Persona, por Phone Trick) e UVA PRETA (Dodge), vencedoras em janeiro, na estreia da geração, prevaleceram na ordem. Um corpo separou–as no disco. As cinco outras concorrentes chegaram afastadas, tendo XANGAI NIGHT (Torrential), EMBARASS (Forever Buck) e UNE MUSIQUE (Wild Event) completado o marcador.
A ganhadora, criação e propriedade do Haras San Francesco, foi conduzida por Nelito Cunha, é treinada por Jorge Garcia e assinalou 1Â’04”457, na areia pesada.
Desejada Duda não teve adversárias
Também no sábado, mas no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi disputado o Clássico Ministério da Agricultura (L), para potrancas de 2 anos.
Em 1.200 metros, na areia, teve como vencedora a favorita DESEJADA DUDA (Gilded Time e Duda Desejada, por Punk), que impressionara muito ao estrear. Ganhou com facilidade, deixando a promissora SUPER PIPA, sua irmã paterna e estreante, na dupla. VITÓRIA DESEJADA (Crimson Tide) e EASY DOES IT (First American), afastadas, chegaram a seguir.
Desejada Duda, criação do Stud Alvarenga e propriedade da Coudelaria Alvarenga Desejada, foi conduzida por Dalto Duarte é treinada por Júlio Cezar Sampaio e assinalou 1Â’14”21, na areia macia.
Novo show de Desejado Thunder
Domingo, 31, no Hipódromo da Gávea, foi corrido o Clássico Hernani Azevedo Silva (L), para potros de 2 anos, em 1.200 metros, areia.
Novamente, DESEJADO THUNDER (Durban Thunder e Glorious Magee, por Spend A Buck) esmagou os que ousaram enfrentá–lo. COM SABOR (Bonapartiste) e TORA TORA TORA (Inexplicable), foram segundo e terceiro colocados a perder de vista. Apenas os três foram inscritos.
Desejado Thunder, criação e propriedade do Stud Alvarenga, foi conduzido por Marcos Mazini, é treinado por Júlio Cezar Sampaio e assinalou 1Â’14”08, na areia leve.
Avaliação das provas clássicas
Os Clássicos Ministério da Agricultura (L) e Hernani Azevedo Silva (L) tiveram campos reduzidos, como vem acontecendo há muitos anos, em consequência, obviamente, da inexplicável aversão dos proprietários de produtos de 2 anos por provas na pista de areia. Do Clássico Presidente Luiz Alves de Almeida (L), pouco há que comentar. Potrancas de 2 anos ainda verdes, sendo, por isso, muito cedo para uma avaliação correta.
Próximas atrações
São Paulo
O fim de semana terá como atrativos o GP Linneo de Paula Machado (GIII), em 2.000 metros, que, por sua colocação no calendário clássico, tem a função específica de servir de teste (e talvez de seletiva) para o GP Latino–Americano; e o Clássico Presidente Herculano de Freitas (L), onde potrinhos da nova geração terão o primeiro compromisso clássico, em 1.000 metros. Surpreendentemente, mesmo programado para a grama, recebeu poucas inscrições. Curioso o fato de que proprietários (e também treinadores) de potros ainda perdedores não tenham percebido que muitos teriam amplas possibilidades se inscritos.
Rio de Janeiro
Para produtos de 3 anos e mais idade, estão programadas para o fim de semana no Hipódromo da Gávea duas Listed Races: o Clássico Luiz Rigoni, em 1.500 metros, e o Clássico São Francisco Xavier, em 1.000 metros. Ambos na grama.
[ Escolher outro colunista ]
|