Colunista:
NOVOS REPRODUTORES NACIONAIS COM BAIXO PATROCÍNIO – 3ª PARTE 28/01/2010 - 10h51min
CRIAÇÃO NACIONAL – REPRODUTORES – 3ª PARTE
III – NOVOS REPRODUTORES NACIONAIS COM BAIXO PATROCÍNIO
Este Capítulo foi reservado para os novos Reprodutores nascidos no Brasil, reunindo expressivas condições potenciais para se tornarem bons Reprodutores, sem que tenham recebido boas oportunidades, em conformidade com o levantamento do Stud Book Brasileiro para a Temporada de Monta de 2008.
III.1– AY CARAMBA – BR – CASTANHO – 2000
AY CARAMBA
Pedigree de AY CARAMBA
Apesar de sua curta campanha nas pistas brasileiras, resumida em 6 apresentações, com 4 vitórias e 1 colocação, revelou–se um especialista nos 1 600 m, pista de grama, Alcance Estamínico em que produziu suas melhores performances, completou sua campanha em pistas do Exterior, de onde retornou para cumprir sua função como Reprodutor.
Seu Genótipo apresenta a conjugação do autêntico “Nick” entre ROI NORMAND com Matriz por GHADEER, reunindo o vitorioso “blending” das “Bloodlines” de RAISE A NATIVE e NORTHERN DANCER, com o diferencial de que sua Mãe, ONEFORTHEROAD, revelou–se como notável Matriz da Criação brasileira, sendo Mãe, também, de É ISSO AÍ e do excelente FLYMETOTHEMOON.
Por seu Alcance Estamínico sintonizado com os 1 600 m, pista de grama e pela excelência da produção clássica de sua Mãe, AY CARAMBA merece as devidas oportunidades, tanto em quantidade, quanto em qualidade das Matrizes que venha a servir, para que possa mostrar todo o seu potencial genético como Reprodutor.
Seu Genótipo deve se ajustar, com sucesso, à Matrizes descendentes da Linhagem de MAN O’ WAR, de TOURBILLON, através de AHONOORA, de HYPERION, através de CADEAUX GENEREUX e da Linhagem de HIMYAR, através das “Bloodlines” de DOMINO e de ROUGH’N TUMBLE.
Seu Fenótipo, com excelente equilíbrio de seu Perfil Físico, evidenciando um Porte médio, Peso compatível e Tipo tendendo para o compacto, se ajusta a Matrizes com diferentes Fenótipos e, preferencialmente, com Porte de médio para grande, visando o Alcance Estamínico para o Produto Planejado, voltado para as distâncias entre os 1 400 m e os 2 000 m, na pista de grama, em conformidade com o Genótipo da Matriz.
AY CARAMBA está sediado no Haras Doce Vale, em Bagé, Rio Grande do Sul.
III.2 – FARENHEIT – BR – CASTANHO – 2003
FARENHEIT
Pedigree de FARENHEIT
Realizou uma proveitosa campanha nas pistas de corrida, resumida em 15 apresentações, transformadas em 3 vitórias e 11 colocações, o identificando com o Alcance Estamínico sintonizado com os 1 600 m, na pista de grama e na de areia, distância em que realizou suas melhores performances.
Seu Genótipo assinala a conjugação das Linhagens de PHALARIS, “Bloodline” de BUCKPASSER, por sua “high line”, com a Linhagem de PHALARIS, “Bloodline” de NORTHERN DANCER, por sua “middle line”, a mesma estrutura genética básica do excelente “racehorse” EINSTEIN, com expressivas performances nos USA.
Seu Pai, SPEND A BUCK, neto paterno do extraordinário Reprodutor e Avô Materno, BUCKPASSER, ao que tudo indica, reúne todas as condições essenciais para se tornar um “Sire of Sires”, o que justifica FARENHEIT como um excelente prospecto para exercer as funções de Reprodutor, com sucesso.
Seu Genótipo aponta para um Cenário Genético de “outcross” absoluto de 5ª Geração, num autêntico “international outcross”, envolvendo o “blending” de “Bloodlines” típicas da Criação norte americana, européia e sul americana e, sendo livre das “Bloodlines” de Mr. PROSPECTOR e de NASRULLAH, terá seu Planejamento Genético bastante facilitado, devendo ser orientado para o Alcance Estamínico dos Produtos Planejados, situado na faixa de distâncias entre os 1 400 m e os 2 000 m, tanto para a pista de areia, quanto para a pista de grama.
Sua “bottom line”, pontuada pela seqüência de suas Mães, pertence à Família Materna 7–a, com uma prolífica produção de alto nível de classicismo, pontuada por sua 5ª Mãe, ROUSSETTE, Mãe do extraordinário XAVECO.
Assim sendo, FARENHEIT, dono de um Fenótipo de Porte médio para grande, Tipo médio e um Perfil Físico ressaltando um excelente nível de equilíbrio, merece as devidas oportunidades para que venha a demonstrar todo o seu potencial genético como Reprodutor.
FARENHEIT está sediado no Haras MARIANA.
III.3 – GORYLLA – BR – CASTANHO – 1997
GORYLLA
Pedigree de GORYLLA
Cavalo de campanha excelente nas pistas de corrida, que ainda poderia ter sido muito melhor se não viesse a perder duas corridas incríveis (2º no GP Brasil de 2002 e 3º no GP São Paulo de 2003), onde mostrou a rara virtude da reaceleração num PSI.
No Brasil, foi apresentado em 34 oportunidades, com 7 vitórias e 21 colocações, tendo vencido, na Argentina, a principal Prova do Calendário Clássico da América do Sul, o GP Carlos Pellegrini de 2003.
Por sua “high line”, descende e é um legítimo representante da Linhagem de St. SIMON, via “Bloodline” de RIBOT, com o inestimável apoio da Velocidade elástica típica da “Bloodline” de NASRULLAH, através de seu Avô Materno (“middle line”), AHMAD, excelente filho de um dos mais expressivos Reprodutores e Avôs Maternos da Criação argentina, em todos os tempos, GOOD MANNERS.
Sua “bottom line” é típica da Criação argentina de sua fase européia, contando com o apoio do extraordinário Reprodutor e Avô Materno argentino, CIPAYO, digno representante da Linhagem de BLANDFORD.
Seu Genótipo apresenta a característica de ser “Outcross” de 5ª Geração, isento das “Bloodlines” de NORTHERN DANCER e de Mr. PROSPECTOR, o que faculta o Planejamento Genético direcionado para o “international outcross”, promovendo o mix entre ótimos “strains” europeus e norte americanos, que vem sendo adotado com amplo sucesso pela Criação européia.
Seu Fenótipo, de Porte médio para pequeno, mas com um bom padrão de equilíbrio, é típico dos Fundistas, com Alcance Estamínico sintonizado com a distância clássica por excelência, ou seja, os 2 400 m, pista de grama, distância em que GORYLLA produziu suas melhores performances.
Reunindo todas as condições essenciais para realizar uma ótima campanha como Reprodutor, GORYLLA merece as devidas oportunidades, em quantidade e qualidade das Matrizes que venha a servir, para que possa mostrar todo o seu potencial como Reprodutor, respaldado, sobretudo, por uma das melhores, senão a melhor campanha de um PSI da Criação brasileira neste início do século 21.
GORYLLA encontra–se sediado no Haras TRUC, em Tijucas do Sul, Paraná.
III.4 – IDOMENEO – BR – CASTANHO – 2000
IDOMENEO
Pedigree de IDOMENEO
“Stayer” com excepcionais resultados em Provas com distâncias acima dos 3 000 m, razão pela qual, provavelmente, será mais um Reprodutor desprezado pelos Criadores, em razão da cultura que prevalece no âmbito da Criação brasileira, dsde a década de 90, que vem privilegiando, indiscriminadamente, a Velocidade e a excessiva incidência em “Bloodlines” derivadas de NORTHERN DANCER e de Mr. PROSPECTOR, abandonando, progressivamente, a valiosa Stamina, sobretudo se lembrarmos que o Turfe brasileiro foi montado e desenvolvido a partir do modelo de Turfe europeu, que privilegia o equilíbrio, em alto nível, entre a velocidade e a stamina, pista de grama. O ”stayer” com grandes qualidades refletidas nas pistas de corrida, são úteis, necessários e, até mesmo, indispensáveis para um consistente “blending” de Alinhamentos direcionados para a distância clássica por excelência, ou seja, os 2 400 m, grama, dentro do modelo europeu de Turfe que, ainda, predomina na Criação brasileira.
O “stayer” de qualidade atua como uma fonte de correção de Fenótipos e de consistência, resistência e “soundness”, predicados fundamentais para uma Criação sólida e consistente do PSI.
Sua campanha nas pistas evidencia um Alcance Estamínico direcionado para distâncias acima dos 3000 m, pista de grama, refletida em 26 apresentações, com 9 vitórias e 11 colocações, vencendo, por duas vezes, a Prova de maior distância (3 500 m, grama) do Calendário Clássico brasileiro, evidenciando um extraordinário padrão de resistência e consistência, típicas da Linhagem de HURRY ON.
IDOMENEO é um dos raros representantes da fabulosa Linhagem de HURRY ON, “Bloodline” de SASSAFRAS, que se encontra na iminência da extinção, a nível da Criação internacional, com descendentes apresentando o mais belo Fenótipo do PSI, e que contribuiu decisivamente para a sua evolução físico–genética no século 20.
O Brasil ainda detém o privilégio de possuir alguns dos poucos representantes dessa Linhagem que, gradativamente, vêm sendo desprezados pelos Criadores nacionais.
IDOMENEO é filho de um dos melhores “racehorses” criados no Brasil na década final do século 20, MUCH BETTER que, lamentavelmente, deixou reduzida progenia como Reprodutor, com destaque para IDOMENEO.
O Genótipo de IDOMENEO apresenta um cenário genético de “outcross” quase absoluto de 5ª Geração, apresentando uma única duplicação em linebreeding (5 X 5 ) no excelente Reprodutor SANDJAR.
Seu Genótipo é livre de NORTHERN DANCER e Mr. PROSPECTOR, o que facilita, expressivamente, o Planejamento Genético de suas coberturas, que devem privilegiar Matrizes contendo os “strains” de NASRULLAH, NORTHERN DANCER e Mr. PROSPECTOR e, por ser um pedigree aberto, deve se ajustar perfeitamente a Matrizes caracterizadas pela Velocidade elástica, ou seja, com Alcance Estamínico sintonizado com os 1 600 m.
Trata–se de um Reprodutor, por se tratar de um “stayer”, em que o Hiato Estamínico (“cross” de “stayer” com “sprinter”) deve ser evitado, pois, usualmente não contribui para o “up grade”, tanto do Reprodutor, quanto da Matriz.
Como “stayer”, evidentemente, é um Reprodutor que deve ser usado com parcimônia, com seu Planejamento Genético devendo ser orientado por um “expert” em PSI.
Não disponho de informações de onde se encontra sediado.
III.5 – IVOIRE – BR – CASTANHO – 2003
IVOIRE
Pedigree de IVOIRE
Apesar de curta, sua campanha foi das mais proveitosas, refletida em 11 apresentações, com 5 vitórias e 2 colocações, tendo vencido o importante GP Cruzeiro do Sul – Derby Carioca de 2007, Prova de Grupo 1, expressão maior da campanha de um 3 anos, 3ª Prova da Tríplice Coroa do Jockey Club Brasileiro, além de ter vencido a 2ª Prova desta Tríplice Coroa, o GP Francisco Eduardo de Paula Machado.
Sua atuação como Reprodutor é aguardada com fundadas esperanças, por ser filho de um dos melhores Reprodutores importados pela Criação brasileira, nestas últimas três décadas, KNOW HEIGHTS, recentemente desaparecido.
Seu Genótipo reflete a vitoriosa conjugação das “Bloodlines” de NASRULLAH, por sua “high line”, pontuada por seu Bisavô Paterno, o extraordinário MILL REEF, com a Linhagem de TOURBILLON, através da “Bloodline” de DJEBEL, por sua “middle line” (Avô Materno), apresentando, ainda, três entradas da Linhagem de St. SIMON, através das “Bloodlines” de RIBOT, pelo Segmento Paterno, e de SICAMBRE e WILD RISK, pelo Segmento Materno.
Além disso, sua “bottom line”, pontuada por uma seqüência de Mães com elevado padrão de Produção de nível clássico, pontuada por ERIDAN (5ª Mãe), que é a 3ª Mãe do excelente “racehorse”, SIPHON, Família Materna cultivada pela fabulosa Criação do Haras São José & Expedictus (Família 4–b), que foi o seu Criador.
Seu Genótipo apresenta um Cenário Genético de “outcross” absoluto de 5ª Geração, o que facilita, sobremaneira, o seu Planejamento Genético, que deve ser direcionado, preferencialmente, para o seu próprio Alcance Estamínico, sintonizado com a distância clássica por excelência, ou seja, os 2 400 m, pista de grama, em conformidade com o modelo europeu de Turfe, no qual está baseado nosso Calendário Clássico.
Por ser livre da influência das “Bloodlines” de NORTHERN DANCER e de Mr. PROSPECTOR é uma alternativa válida para o “blending” com Matrizes portando os “strains” dessas duas “Bloodlines”, além de estar aberto à maioria das “Bloodlines” disponíveis na Criação nacional e internacional.
Seu Fenótipo, caracterizado por um Porte Médio, do Tipo compacto, típico de seu Bisavô, MILL REEF, se ajusta à perfeição para a produção de Produtos Planejados, sobretudo, para distância dos 2 400 m, pista de grama, dotados de expressiva Velocidade Elástica, características presentes no seu Pai.
Por todas as observações acima, IVOIRE merece as devidas oportunidades, em quantidade e qualidade das Matrizes que venha a servir, para que possa mostrar todo o seu potencial genético, como um excelente prospecto como Reprodutor.
IVOIRE encontra–se sediado no Haras São Luiz, no Paraná.
III.6 – MUITO MELHOR – USA – CASTANHO – 2002
MUITO MELHOR
Pedigree de MUITO MELHOR
MUITO MELHOR não tem campanha nas pistas de corrida brasileiras, nem informações sobre sua campanha no Exterior (USA).
Seu aproveitamento como Reprodutor prende–se ao fato de ser descendente, por sua “high line”, da Linhagem de HIMYAR, através da notável “Bloodline” do excepcional Reprodutor, DOMINO, um dos ícones da Criação norte americana, cuja representatividade, na Criação brasileira, neste momento, resume–se ao bom Reprodutor, DUBAI DUST (1994), de quem é irmão paterno.
Por outro lado, trata–se de um irmão materno do notável “racehorse”, BERNARDINI, vencedor de mais de U$ 3 milhões, em pistas norte americanas.
Seu Genótipo apresenta a conjugação da “Bloodline” de DOMINO, por sua “high line”, com a “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR, por sua “middle line”, via um dos mais efetivos de seus Alinhamentos, pontuado por FAPPIANO, além de evidenciar um Cenário Genético de “outcross” absoluto de 5ª Geração, uma vez que as duplicações exibidas em seu pedigree são convergentes a ambos os Segmentos, Paterno e Materno.
Assim sendo, e sobretudo por sua descendência em “direct line” com DOMINO e pela produção de excelente nível de classicismo de sua “bottom line”, MUITO MELHOR merece ter um adequado patrocínio, tanto em quantidade, quanto em qualidade das Matrizes que vier a servir, para que possa mostrar todo o seu potencial genético refletido em seu pedigree.
MUITO MELHOR encontra–se sediado no Haras TNT, em Bagé, Rio Grande do Sul.
Continua...
Orlando Lima – omlimapsi@gmail.com
[ Escolher outro colunista ]
|