Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 13/01/2010 - 11h02min
Bat First surpreende
Sábado, 9, na areia do Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, foi disputado o Clássico Presidente João Tobias de Aguiar (L), para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.200 metros.
Resultado frustrante para a cátedra. Retilínea, de 3 anos, com retrospecto altamente promissor, chegou fora do marcador em atuação decepcionante. Enquanto isso, BAT FIRST (First American e Bâtard, por Midnight Tiger), da mesma idade e que ainda não animara na esfera nobre, conseguiu o batismo clássico, derrotando em boa lei, por quase um corpo, a 4 anos ALEGRIA DE POBRE (Dancer Man). NOTA DEZ (Hennessy), SEPARADA (Dodge) e COME UN FIORE (Redattore), de 4 anos, chegaram a seguir.
Bat First, criação da Fazenda e Haras Calunga Agropecuária e propriedade do Stud Crespi, foi conduzida por Francisco Leandro. Treinada por Antônio Luiz Cintra assinalou 1Â’09”979, na areia pesada. Foi a sua quarta vitória, em dez apresentações.
Ptvalentine, no último pulo
No mesmo dia, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi corrida a Prova Especial Talvez!, em 1.200 metros, areia, para produtos de 3 anos e mais idade.
Entre os seis candidatos, venceu o 5 anos PTVALENTINE (P.T. Indy e DevilÂ’s Sweetheart, por DevilÂ’s Bag), que somava resultados mais convincentes. Sua vitória, porém, foi extremamente difícil, conseguida no último galão, pois SELO GURI (True Confidence), de 3 anos, ofereceu–lhe enorme resistência, depois de ter ponteado a carreira desde a partida. Em ótimo terceiro, descontando muito no final, o 7 anos PUEBLO BONITO (Dodge). CHILAVERT (Ibero), outro veterano, da mesma idade, e GRAN TINTORETTO (Monsieur Renoir), de 4 anos, completaram o marcador. Nixon in China não correspondeu.
O ganhador, criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Stud Palura, foi dirigido por Bruno Reis e apresentado por Osmar Loezer. Assinalou 1Â’13”20, na pista macia.
Poty Indy, galope de saúde
Domingo, no Hipódromo Brasileiro, foi realizada a Prova Especial Fernando Ramos Lemgruber, em 1.400 metros, areia, para éguas de 3 anos e mais idade.
Disparada, em cânter, prevaleceu POTY INDY (P.T.Indy e Veracidad, por Exbourne), de 5 anos, uma das mais velhas, fato que desmerece as mais novas. As 4 anos CHAMA TRINA (Exotérico) e HOT HONEY (Crimson Tide) foram razoáveis segundo e terceiro. No complemento da pedra, PRIMERA PALABRA (Dubai Dust), de 5 anos, e SHOW OF TIJUCAS (Torrential), de 4. Rainha Romana fracassou.
A ganhadora, criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Stud Michelle e Priscilla, foi dirigida por Dalto Duarte, é treinada por Julio Cezar Sampaio e registrou 1Â’27”39, na pista macia.
Avaliação das provas clássicas
Vou novamente manifestar minha opinião a respeito dos páreos nobres para velocistas. Os resultados mostram, a toda hora, que as fêmeas não necessitam de páreos exclusivos. Assim, o Clássico Presidente João Tobias de Aguiar (L) seria bem mais interessante (e importante) se fosse aberto também aos machos. Resumindo: as fêmeas estão tendo mais oportunidades.
Próximas atrações
Rio de Janeiro
No feriado do dia 20 será realizado o tradicional GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, para produtos de 3 e mais idade, este ano voltando aos 2.200 metros de outrora (obviamente pela reta grande). E, no próximo final de semana vão acontecer a Prova Especial Paulo Cesar Catalano, também para produtos de 3 e mais anos, em 1.400 metros; e as Provas Especiais João Vieira e Joiosa, ambas para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.600 e 1.200 metros, respectivamente. Todas na areia.
[ Escolher outro colunista ]
|